Estadão assume o “Tribunal da Lava Jato”, o juízo de exceção

A chamada do Estadão, agora à noitinha, dizendo que foi negado o pedido de visita de Ciro Gomes e  dos dirigentes do PDT a Lula usa, no título, a involuntária admissão de que o ex-presidente está mesmo submetido a um juízo de exceção: Tribunal da Lava Jato nega a Ciro, Lupi e Figueiredo visita a Lula na cadeia.

É isso mesmo, temos a Vara da Lava Jato (a de Moro) e o Tribunal da Lava Jato (o TRF-4) e o relator da Lava Jato no STF (Edson Fachin).

É o inverso – e tão odioso quanto – do foro privilegiado.

Mereceria o nome de “foro amaldiçoado”.

Aliás, a decisão do STFm que acabou com a prerrogativa de foro para 10% dos que dela se beneficiavam – os deputados e senadores – e a manteve para os 90% de privilegiados: juízes e promotores.

Eles continuam a ser julgados apenas nas cortes superiores, mesmo que surrupiem um Porsche como aquele famoso juiz do caso Eike Batista ou assassinem a namorada.

Mas vai ser uma festa para os chefetes políticos locais e para as futuras candidaturas de juízes.

Porque os adversários políticos tradicionais, no máximo, tiram políticos do cargo com eleições e os novos poderosos os tiram com uma pena de prisão.

Vamos produzir milhares de “morinhos”.

Um dia, a história jurídica deste país registrará este tempo com vergonha. Muita vergonha.

 

Fernando Brito:

View Comments (12)

  • Isso é disfuncional mesmo para os golpistas. É que "eles" não tem outra alternativa. Enquanto não encontrarem uma maneira de estabilizar, garantir e perpeturar seu poder, ou seja, enquanto não destruirem o PT e as outras forças que orbitam em torno desse partido, "eles" não poderm desmobilizar o arbítrio jurídico que colocaram em movimento.

  • ELES NÃO TEM VERGONHA PELO QUE FAZEM,NÓS DEVERÍAMOS SENTIR VERGONHA PELO QUE NÃO ESTAMOS FAZENDO.

  • Se for verdade evitaram um constrangimento ao Presidente Lula de ter que receber os representantes de um partido de direita.

  • Esse empoderamento pode ser rastreado desde a AP 470. Mas torna-se descarado após passagem da Embaizadora Americana Liliana Ayalde pela América do Sul. Ela produziu nota sobre o valor de um amigo no supremo Paraguaio, de onde saiu às vésperas de Golpe. Veio para o Brasil e fez o mesmo.

  • Imagina-se como estão sendo as sessão deste tribunal que o Estadão fala, quando está julgando quem pode e quem não pode visitar o Lula. Alvoroço, falando todo mundo ao mesmo tempo, trazem fichas para exame, voltam com mais fichas... Como fazem a seleção? Será por "limpeza" ideológica? A revista Veja, por exemplo, é limpeza total, acesso 100%. E o Esquivel deve ser sujeira total, barrado 100%. O Ciro fica aí pelo meio, mas não tem um grau de limpeza ideológica que seja confiável para o Mister Golpe. Barrado, então. Esse Figueiredo aí, basta dizer que ele foi o relator que destinava 25% da grana do pré-sal para a saúde pública e 75% para a educação pública! Um pecado mortal, que São Gandra nos proteja! Isso iria trazer educação de altíssima qualidade para todos os pobres do país! Um escárnio! Só isso aí é o bastante para o Mister Golpe equipará-lo ao Bin Laden.

  • Ciro ABUTRE ! Quanto a "lavavaAjato": ninguém mais acredita nesse pastelão armado pela Cia, mercado financeiro e donos do mundo. Aguardaremos a visita do amigo L. Boff e continuaremos a lutar pela única pauta possível: É LULA OU NADA ! ????????????????????????????

  • Sr.Fernando.Qualquer sociedade que permitiu no passado,e permite no presente,PODER SEM OUTORGA,merecem ambas,o que temos.Ou seja,se no passado,tivemos CASTAS DE PRIVILEGIADOS,continuamos a te-las no presente.Merecemos,todos nós,isso que temos.

  • Não haverá tribunais de exceção, com exceção do Tribunal da Lava Jato.

  • Só uma observação: não é o "tribunal da Lava Jato", mas sim o "Tribunal Contra o Lula", visto que a LJato é absurdamente parcial e seletiva: existe a "Ljato do PSDB" como um todo, a "LJato da mulher do Cunha", a "Ljato do Aécio" e etc etc.

  • A esquerda tem que ganhar a maioria no congresso para derrotar o golpe.
    Ganhar a presidência em si não dá o poder necessários para por fim ao golpe, tem que ganhar o congresso. E cadê a lista de deputados e senadores de esquerda sendo divulgadas para a população? Vamos ocupar o poder ganhando a maior bancada da história no congresso. Um congresso de esquerda para derrotar os o golpe e os corruptos golpistas da midia, do judiciário e dos bancos!

Related Post