Estratégia da extrema-direita é a provocação

Os episódios de ontem, quando um bolsonarista fingiu ser apoiador de Manuela Dávila para gravar um vídeo pró-fascista e a estupidez de um imbecil que foi criar caso com Ciro Gomes na saida de um evento público provam, para quem ainda não percebeu, que os grupos de extrema direita estão agindo com uma estratégia  – e, talvez, um comando –  em comum.

Estão loucos para levarem uns tapas ou serem xingados, gravando em vídeo, e se exibirem como “vítimas da violência”.

Sabem que contam com a cumplicidade da mídia, que os trata como se fossem atores legítimos do processo político – e não são.

São reles agentes provocadores e, como tal, deveriam ser, quando passarem do ponto em que é possível ignorá-los, levados pela polícia e responsabilizados na Justiça.

O “problema” é que, tal como a mídia, polícia e Justiça, em parte,são cúmplices destes monstrinhos.

Sim, tem-se de reconhecer que algumas pessoas, achando que isso é ser de esquerda, fizeram também provocações e “escrachos”, algo bem diferente de protestos, estes legítimos.

Importante, porém, é entender qual é a razão disso e, por ela, conservar a calma, acima e além do que seria razoável.

A polarização, no Brasil, tornou-se, além de absurda, generalizada.

E não por culpa da esquerda.

O sistema midiático-judicial nos jogou nisso.

E tenta nos fazer esquecer que o povão está, até agora, observando e tentando entender o que se passa, mesmo que muitas vezes acabe por repetir a cantilena da imprensa.

Quem está sendo vítima de arbítrio, repressão e constrangimento é o campo progressista, a começar por Lula, encarcerado em Curitiba.

O que está acontecendo é revelador e há outros indícios de que agressão e desespero se espraiam por áreas que, em tese, dizem ter sido “beneficiadas” politicamente com o prisão de Lula.

Ou ACM Neto desistiu da candidatura por desambição e responsabilidade com suas funções de prefeito de Salvador?

Pensem, reflitam, não se deixem levar pela justa indignação com o que está se passando. Transformem-na em diálogo  com a população, sigam o conselho de Lula no seu discurso: andem por suas pernas, falem por sua boca, partilhem com ele a serenidade com que se arrosta o destino.

Recordo aos amigos a frase de Brizola : vamos em frente, com a tranquilidade de quem tem a verdade, a certeza e a História a seu lado.

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (60)

  • Exatamente: "Sabem que contam com a cumplicidade da mídia, que os trata como se fossem atores legítimos do processo político – e não são. São reles agentes provocadores e, como tal, deveriam ser, quando passarem do ponto em que é possível ignorá-los, levados pela polícia e responsabilizados na Justiça."

  • Caro Fernando, comungo do seu comentário. Apesar da raiva repentina que nos dá ao vermos qq imbecil desses provocando a todos que pensam diferente, temos que ter em mente que é "exatamente isso que eles buscam": criar um factóide político e jogar na mídia canalha que nós conhecemos muito bem. Façamos um exercício de paciência diária. Com quem é extremamente coxinha-fascista, nem perca o seu tempo tentando dialogar. Mas há algumas pessoas que não simpatizam com a esquerda mas também estão vendo absurdos em todo o processo falso do Lula. São essas pessoas que devemos trazer para o nosso lado. Saudações democráticas.

  • "Conheceis a verdade e a verdade vos libertará", disse Jesus, o grande revolucionário. Ou seja: apuremos o nosso senso de justiça e de verdade para que possamos nos apropriar de conhecimentos que estão além de nossa zona de conforto.

    • Muito bonito e justo. Mas infelizmente estamos em tempos de guerra. A luta de classes exige mais do que a filosofia ou a teologia nos podem oferecer.

  • Excelente, Brito: "Brizola : vamos em frente, com a tranquilidade de quem tem a verdade, a certeza e a História a seu lado."

  • Porra,Brito,sou fã número 1 das suas análises e admiro profundamente sua ponderação......mas definitivamente...não tá dando pra levar bordoada de tudo que é lado e manter a calma e tal.Desculpe,mas não tenho este espírito....nem sei que nome dar a isso,viu!!!!

    • Também discordei. A situação já está completamente deteriorada, não vai ser engolir sapos que vai mudar alguma coisa. A comitiva de Lula levou tiros e a mídia inverteu tudo, então não adianta o que fizermos ou não fizermos, eles nos culparão de qualquer jeito.
      Além do mais há um fator decisivo: a prisão de Lula nos colocou definitivamente como a parte violentada neste processo, perante a opinião pública. Qualquer reação que tivermos agora será considerada de defesa, pela grande maioria do povo que é o que interessa.

      • A direita prendeu o Lula porque acredita que derrubando o rei a batalha estará ganha. E estará mesmo se continuarmos com esta lenga lenga de calma, acreditem na justiça, porra e tal....
        Façamos como eles. Temos um inimigo que precisa ser destruído. Chama-se globo.
        Temos de incendiar aquela porra com os marinho dentro e todas as suas afiliadas pelo brasil.
        O dia em que isto acontecer teremos derrubado o rei deles. tenho certeza de que os outros peões deles colocarão o rabo entre as pernas. Somos a maioria, se nos organizarmos massacraremos literalmente TODOS ELES.

    • Tem uma frase que me deram essa semana, acho que repeti-la como um mantra a esses energúmenos pode ajudar... a comemoração da prisão de Lula parece coisa de baratas comemorando a vitoria do inseticida. Não custa tentar.

    • Quando pedidos, não se nega um tapa ou um copo de água.

    • Concordo. Calados e passivos perdemos TODAS e os golpistas não aliviaram nem recuaram 1 milimetro.
      Pelo contrário, quanto mais recuamos, mais eles se sentiram fortalecidos e avançaram mais.

    • O problema não é revidar, é dar a eles um vídeo de um bolzinazi sendo espancado. Quem tiver o correto espírito, responda com alguma ironia fina, Contar até 100, se necessário. Deixar o rato fascista sair de cena rindo de sua cara de estátua é uma derrota da qual saímos vencendo. Mas que dá réiva, ah dá...

  • Importante registrar que Resistir e Lutar por Democracia e Lula Livre não podem ser bandeiras a fortalecer a musculatura do fascismo estatal e privado que se entranhou em nosso País.
    #LulaValeALuta

  • Pois AS DIREITAS,ao longo de sua história,fazem esse tipo de provocação,para que se consume,aquilo que todos eles buscam.A supressão da manifestação do povão,e instalação de DITADURAS,hoje lideradas pelo JUDICIÁRIO,esse PODER,sem nenhuma OUTORGA e que por isso mesmo,não esta preocupado com a maioria do povão.É a DITADURA da TOGA.Se não tiverem sucesso,chamam os MILICOS.Esse é o propósito.

  • Percepção oportuna e rápida do que está acontecendo. Estão doidos para melar as eleições através de um estado de sítio implantado pelas FFAA a pretexto de convulsão social. Os blogs também estão sendo populados por inocentes úteis que xingam Ciro Gomes e atribuem a ele notícias falsas, instrumentalizados pelo MBL, para impedir que ele se destaque como a alternativa da esquerda nas eleições. Estes ataques servem a dois senhores: à direita e ao pt (ou talvez seja a um único senhor) que, o pt hegemônico como é, não admite uma candidatura sem suas bênçãos e, ainda por cima, de esquerda.

  • RELES AGENTES PROVOCADORES

    Não sou a favor da violência. Se estiver perto de mim, procuro afastar. Mas, se, neste movimento, o fascista ousar uma ação violenta, deve tomar uma porrada sim! Apanhar quieto já é estupidez, não paz.

Related Post