Estratégia da extrema-direita é a provocação

bolao

Os episódios de ontem, quando um bolsonarista fingiu ser apoiador de Manuela Dávila para gravar um vídeo pró-fascista e a estupidez de um imbecil que foi criar caso com Ciro Gomes na saida de um evento público provam, para quem ainda não percebeu, que os grupos de extrema direita estão agindo com uma estratégia  – e, talvez, um comando –  em comum.

Estão loucos para levarem uns tapas ou serem xingados, gravando em vídeo, e se exibirem como “vítimas da violência”.

Sabem que contam com a cumplicidade da mídia, que os trata como se fossem atores legítimos do processo político – e não são.

São reles agentes provocadores e, como tal, deveriam ser, quando passarem do ponto em que é possível ignorá-los, levados pela polícia e responsabilizados na Justiça.

O “problema” é que, tal como a mídia, polícia e Justiça, em parte,são cúmplices destes monstrinhos.

Sim, tem-se de reconhecer que algumas pessoas, achando que isso é ser de esquerda, fizeram também provocações e “escrachos”, algo bem diferente de protestos, estes legítimos.

Importante, porém, é entender qual é a razão disso e, por ela, conservar a calma, acima e além do que seria razoável.

A polarização, no Brasil, tornou-se, além de absurda, generalizada.

E não por culpa da esquerda.

O sistema midiático-judicial nos jogou nisso.

E tenta nos fazer esquecer que o povão está, até agora, observando e tentando entender o que se passa, mesmo que muitas vezes acabe por repetir a cantilena da imprensa.

Quem está sendo vítima de arbítrio, repressão e constrangimento é o campo progressista, a começar por Lula, encarcerado em Curitiba.

O que está acontecendo é revelador e há outros indícios de que agressão e desespero se espraiam por áreas que, em tese, dizem ter sido “beneficiadas” politicamente com o prisão de Lula.

Ou ACM Neto desistiu da candidatura por desambição e responsabilidade com suas funções de prefeito de Salvador?

Pensem, reflitam, não se deixem levar pela justa indignação com o que está se passando. Transformem-na em diálogo  com a população, sigam o conselho de Lula no seu discurso: andem por suas pernas, falem por sua boca, partilhem com ele a serenidade com que se arrosta o destino.

Recordo aos amigos a frase de Brizola : vamos em frente, com a tranquilidade de quem tem a verdade, a certeza e a História a seu lado.

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

60 respostas

  1. Exatamente: “Sabem que contam com a cumplicidade da mídia, que os trata como se fossem atores legítimos do processo político – e não são. São reles agentes provocadores e, como tal, deveriam ser, quando passarem do ponto em que é possível ignorá-los, levados pela polícia e responsabilizados na Justiça.”

  2. Caro Fernando, comungo do seu comentário. Apesar da raiva repentina que nos dá ao vermos qq imbecil desses provocando a todos que pensam diferente, temos que ter em mente que é “exatamente isso que eles buscam”: criar um factóide político e jogar na mídia canalha que nós conhecemos muito bem. Façamos um exercício de paciência diária. Com quem é extremamente coxinha-fascista, nem perca o seu tempo tentando dialogar. Mas há algumas pessoas que não simpatizam com a esquerda mas também estão vendo absurdos em todo o processo falso do Lula. São essas pessoas que devemos trazer para o nosso lado. Saudações democráticas.

  3. “Conheceis a verdade e a verdade vos libertará”, disse Jesus, o grande revolucionário. Ou seja: apuremos o nosso senso de justiça e de verdade para que possamos nos apropriar de conhecimentos que estão além de nossa zona de conforto.

    1. Muito bonito e justo. Mas infelizmente estamos em tempos de guerra. A luta de classes exige mais do que a filosofia ou a teologia nos podem oferecer.

  4. Excelente, Brito: “Brizola : vamos em frente, com a tranquilidade de quem tem a verdade, a certeza e a História a seu lado.”

  5. Porra,Brito,sou fã número 1 das suas análises e admiro profundamente sua ponderação……mas definitivamente…não tá dando pra levar bordoada de tudo que é lado e manter a calma e tal.Desculpe,mas não tenho este espírito….nem sei que nome dar a isso,viu!!!!

    1. Também discordei. A situação já está completamente deteriorada, não vai ser engolir sapos que vai mudar alguma coisa. A comitiva de Lula levou tiros e a mídia inverteu tudo, então não adianta o que fizermos ou não fizermos, eles nos culparão de qualquer jeito.
      Além do mais há um fator decisivo: a prisão de Lula nos colocou definitivamente como a parte violentada neste processo, perante a opinião pública. Qualquer reação que tivermos agora será considerada de defesa, pela grande maioria do povo que é o que interessa.

      1. A direita prendeu o Lula porque acredita que derrubando o rei a batalha estará ganha. E estará mesmo se continuarmos com esta lenga lenga de calma, acreditem na justiça, porra e tal….
        Façamos como eles. Temos um inimigo que precisa ser destruído. Chama-se globo.
        Temos de incendiar aquela porra com os marinho dentro e todas as suas afiliadas pelo brasil.
        O dia em que isto acontecer teremos derrubado o rei deles. tenho certeza de que os outros peões deles colocarão o rabo entre as pernas. Somos a maioria, se nos organizarmos massacraremos literalmente TODOS ELES.

    2. Tem uma frase que me deram essa semana, acho que repeti-la como um mantra a esses energúmenos pode ajudar… a comemoração da prisão de Lula parece coisa de baratas comemorando a vitoria do inseticida. Não custa tentar.

    3. Concordo. Calados e passivos perdemos TODAS e os golpistas não aliviaram nem recuaram 1 milimetro.
      Pelo contrário, quanto mais recuamos, mais eles se sentiram fortalecidos e avançaram mais.

    4. O problema não é revidar, é dar a eles um vídeo de um bolzinazi sendo espancado. Quem tiver o correto espírito, responda com alguma ironia fina, Contar até 100, se necessário. Deixar o rato fascista sair de cena rindo de sua cara de estátua é uma derrota da qual saímos vencendo. Mas que dá réiva, ah dá…

  6. Importante registrar que Resistir e Lutar por Democracia e Lula Livre não podem ser bandeiras a fortalecer a musculatura do fascismo estatal e privado que se entranhou em nosso País.
    #LulaValeALuta

  7. Pois AS DIREITAS,ao longo de sua história,fazem esse tipo de provocação,para que se consume,aquilo que todos eles buscam.A supressão da manifestação do povão,e instalação de DITADURAS,hoje lideradas pelo JUDICIÁRIO,esse PODER,sem nenhuma OUTORGA e que por isso mesmo,não esta preocupado com a maioria do povão.É a DITADURA da TOGA.Se não tiverem sucesso,chamam os MILICOS.Esse é o propósito.

  8. Percepção oportuna e rápida do que está acontecendo. Estão doidos para melar as eleições através de um estado de sítio implantado pelas FFAA a pretexto de convulsão social. Os blogs também estão sendo populados por inocentes úteis que xingam Ciro Gomes e atribuem a ele notícias falsas, instrumentalizados pelo MBL, para impedir que ele se destaque como a alternativa da esquerda nas eleições. Estes ataques servem a dois senhores: à direita e ao pt (ou talvez seja a um único senhor) que, o pt hegemônico como é, não admite uma candidatura sem suas bênçãos e, ainda por cima, de esquerda.

  9. RELES AGENTES PROVOCADORES

    Não sou a favor da violência. Se estiver perto de mim, procuro afastar. Mas, se, neste movimento, o fascista ousar uma ação violenta, deve tomar uma porrada sim! Apanhar quieto já é estupidez, não paz.

  10. Mudando de assunto. O lula está preso desde sábado e as esquerdas estão pensando o que vão fazer até agora ? O Brasil precisa de uma Frente Ampla de esquerda incluindo Ciro Gomes. Manuela Dávila, Boulos, e Haddad, Ou Lula ou Frente Ampla ou não voto em ninguém.

    1. Sinceramente estou pessimista. Duvido de uma frente ampla de esquerda. O que eu acho que vai acontecer é um segundo turno entre Bolsonaro e Marina ou Alckmin, e a esquerda anulando em massa o voto, dando a eleição de bandeja para um dos três. Depois teremos quatro anos terríveis, mas com a Mídia pintando o Brasil de cor-de-rosa como se tudo estivesse perfeito. Depois uma reeleição graças à propaganda positiva e mais quatro anos de desgraça, para só então, bem do fundo do poço, o povo acordar e eleger um novo governo de esquerda, que deve durar 8 ou 12 anos, para depois a mídia e a elite conseguirem de novo implantar insatisfação e recomeçar o ciclo.

  11. Quando começar o horário eleitoral é preciso explicar para o povo quem são os candidados a presidente que apoiaram o golpe contra a Dilma.

    eu já anulei meu voto para prefeito da minha cidade, porque os TRÊS PRIMEIROS COLOCADOS TRAÍRAM O LULA E DILMA.

  12. Já foram cumpridas as etapas Honduras e Paraguai do golpe. Agora vem a fase Ucrânia, Egito, Líbia. Otoridades já estão nos EUA recebendo instruções.

    1. Essa fase só não começou há muito tempo, porque somos um povo inerte, sem reação a nada.

  13. Eu concordo, eles, afinal, já não conseguem fazer mais nada, além de palhaçada. Tudo e todas as escolhas que fazem, dão errado, nada sai como eles planejam, só lhes resta a farsa e a provocação, e insistir em pregar pra convertidos, ao mesmo tempo em que vão perdendo fiéis, sem saber o que fazer. E nós, sigamos. Quando a economia entrar em colapso, quando não der mais pra segurar, quando as empresas começarem a deixar o país, a recessão mostrar as garras, de fato, todo esse ódio cultivado pela globo e pela imprensa aberta brasileira, que hoje é mirado em Lula e no pt vai mudar de alvo, e aí, amigão, quer ver.

  14. Claro que não podemos atirar no carro do Bolsonaro. E devemos lamentar o atropelamento do desmaiado em São Bernardo. Mas até Cristo deu petelecos nos vendilhões do templo. E cá pra nós, não ficou bonita aquela tinta vermelha no prédio da Cármen Lúcia?

    1. Gostaria de ver todo pintado de vermelho o maldito predio da Fiesp em SP. Com seus patos e agora sapos.

    2. O problema da tinta no prédio é que atingiu gente que, por mais coxinha que fosse, não era a Carmen Lúcia. Se fosse no carro dela, teria sido melhor. Não temos o direito de dar munição para os golpistas acusarem a esquerda de trogloditas, mas temos todo o direito de desrespeitá-los na mesma altura que pisam na Constituição.

  15. Eles não precisam de reação de parte da esquerda para demonizarla.
    Mas não tenho sangue de barata,como pedir calma pra quem perdeu seu emprego,está condenado a escravidão da nova lei trabalhista,perderá(é só aguardar após as eleições) direito a aposentadoria ,vê o cara que o ajudou a ter esperança que as coisas mudariam ser perseguido e preso sem provas ??POR DEUS ATÉ QUANDO SEREMOS OS ETERNOS REPUBLICANOS ???ATÉ QUANDO RECUAREMOS ENTANTO ELES SÓ AVANÇAM??? REPETIREMOS DILMA??O LULA ENTREGANDO-SE AO SISTEMA CRIMINOSO EM LUGAR DE CONFRONTA-LO????
    NÃO COMIGO NÃO, FAÇO USO DO INTELECTO PARA NÃO VIRAR UM PRIMATA ,MAS TODO TEM LIMITE E ELE JÁ FOI ULTRAPASSADO FAZ TEMPO.

  16. A globosta está contando os dias e noites do gigante Lula na PF, eles estao presos também esses canalhas fascistas, parece mentira tá lá de plantão na porta da PF 24 horas acampados

    1. Estão fazendo da prisão do Lula um Big Brother! É capaz de chegar a filmagem do filme da Lava Jato 2.

  17. O que os provocadoes querem e fazer tumulto e depois se fazerem de vitima pra sair na globo qual é a intenção de um cara ir na reunião da oposição fazer provocação e so uma sair no pig depois se fazer de vítima ignore so isso .sem ibope não irão fazer provocação

  18. É possível chegar um momento de não retorno e aos partidos de centro direita não restar alternativa a não ser apoiar Bolsonaro e suas milícias.
    FHC vai ter que pedir asilo.

  19. Em 2013 o Rui Costa Pimenta já denunciava uma escalada facista e a aglutinação da direita para soltar seus Pitbulls na rua, na época o pessoal da própria esquerda achou que ele era louco, se não houver uma forte mobilização das forças progressistas eles vão ditar as pautas destas eleições, o pior cego é aquele que não quer mobilização do campo progressista ou fascismo, não tem mais volta

  20. Recomendo:
    Aprender a distinguir quem merece uma explicação, quem merece apenas uma resposta e quem não merece absolutamente nada.

  21. QUEM PODE SE VOLUNTARIAR PARA AJUDAR O BLOG?
    Fernando, dê as coordenadas. O que você pode terceirizar a voluntários que te ajudem.
    É hora de formarmos comitês de auto-defesa em todas as esferas!!!
    Aqui é uma baita trincheira.
    À LUTA!

  22. O duro de tudo isso é ver o canalha do Ciro Gomes dizer que a prisão atual do Lula não é política! Ele está favorecendo com isso a lavajato! Ele se acha acima de qualquer perigo de abrirem um processo contra ele! É claro que “bom de voto como ele é”, nunca os golpistas precisarão se preocupar com ele!! Odeio esse traidor! Nunca votei nesse invejoso, que dá uma de nacionalista! Agora sei que agi certo à época! Que falta faz o Brizola! Esse grande estadista que mesmo tendo alguns motivos para ficar irritado com Lula, jamais agiria como o covarde e oportunista Ciro tucano Gomes! Meu voto esse verme jamais terá!!!

  23. Para mim o Ciro, ao contrapor à posição das esquerdas com relação ao Lula, tenta conquistar os votos conservadores antipetistas. A direita não tem um candidato apresentável( Bolsonaro é uma aberração) e Ciro quer ocupar esse vazio. Sabe que suas chances no campo da esquerda é limitado por sua própria escolha.

  24. Cara…fosse só por aplauso, serias artista e não jornalista. apesar que artistas, muitas vezes são vaiados…Então, Brizola morreu de infarto, com a “generosa” colaboração do estresse de pelear com a Globo !!! Seu grande projeto com Darcy e Niemeyer, os CIEPs, aos poucos vai sendo “sepultado” pela “Elite do Atraso” …A Globo cada vez mais Poderosa e dona do Brasil…LULA preso, com RISCO REAL de SER ASSASSINADO !…Não vejo onde a “verdade, a certeza e a História …” estão do lado do Povo ?…Pastores não gostam de camperear “ovelhas rebeldes” …quanto mais manso o rebanho, melhor pra “curar” …

  25. Essa prática sempre existiu!!! como sempre existiram os alertas para que não revidássemos às provocações!!!. É difícil? , sabemos perfeitamente que é,porém, temos que ter em mente que o nosso ídolo maior “LULA” a tudo resisti, e quando revida é na classe , com a sabedoria e a cordialidade de um “GENTLEMANT”. Vamos ter isso como nossa BANDEIRA DE LUTA!!! UNI-VOS com CLASSE E COM SABEDORIA!!! FORÇA E GARRA PRA TDS!!!

    1. O melhor video da semana, grande gesto! Com mais meia dúzia desses a gente tirava os bolzi da linha…

  26. Ah Fernando, você tem razão, é claro. Mas o problema é que somos humanos. Ao contrário da gentalha que faz coro aos psicopatas de Curitiba e ao capitão da imbecilidade violenta, nós somos humanos. Ou se organiza uma reação bem orquestrada, com datas e manifestações orientadas para “não aceitar provocações”, ou os atos isolados de pessoas ou grupos continuarão a crescer em raiva…Na ditadura militar custamos para aprender isso, mas alguns anos depois do golpe já havia uma organização nesse sentido. Espero que não demoremos tanto agora. Nosso tempo é de urgência.

  27. Atenção com esse pessoal do GLJ (Globo-LavaJato), nao se parecem nem um pouco com a turma do GLS mas as siglas são muito próximas…rsss

  28. Bolsonaro só cresceu porque a Direita precisava de extremistas de direita para fazerem o trabalho imundo de desmoralizar muita gente de bem como se fosse “lixo” para se jogar pela janela. Aporte das redes sociais abundante lhe foi dado. Cumplicidade de grupos religiosos fincados nas comunidades pobres. Natural que, quando a direita puder prescindir do trabalho imundo vai transformar a extrema direita em lixo e atirá-la pela janela do avião, porque ela causa arrepios no mundo civilizado, onde a Direita brasileira vai ter que atuar para fazer seus grandes negócios. Neste momento, creio que os da Direita ainda não podem dispensar Bolsonaro. Muita coisa ainda tem que ser resolvida por eles na base da porrada.

  29. Concordo, em parte. Porque já está mais que provado que com a extrema direita, não adianta bondade, compreensão e muito menos republicanismo. O que a vence é a nossa organização e mobilização. São, covardes por natureza !

  30. “Recordo aos amigos a frase de Brizola : vamos em frente, com a
    tranquilidade de quem tem a verdade, a certeza e a História a seu lado.”
    E vamos todos parar na cadeia.
    Caros, mostrem ao povo quem é o verdadeiro inimigo. Ele atende pelo nome de Globo.
    Vamos incendiar aquele puteiro com os marinhos dentro. só assim o brasil estará livre.
    O inimigo é a globo e é ela que temos de destruir.

  31. São autênticos e reais os áudios em que um energúmeno se comunicou com os pilotos do monomotor que levou Lula de São Paulo a Curitiba na noite de sábado, 7 de abril.

    O diálogo começa com uma orientação macabra: “Tá autorizado abrir a porta aí [do avião], e colocar esse lixo [Lula] pra fora”. A partir daí, seguiu-se o seguinte diálogo:

    [piloto do avião] – “Atenção os colegas na fonia, vamos tratar só o necessário tá? Que é meu trabalho aqui, vamos respeitar nosso trabalho. Obrigado”;

    [energúmeno] – “Eu respeito, mas manda esse lixo janela abaixo”;

    [controladora de tráfego aéreo, que interceptou o diálogo] – “Pessoal, a frequência é gravada e ela pode ser usada contra a gente. Então mantenham a fraseologia padrão na frequência, por gentileza. Quem tá falando agora é o [inaudível]. Por gentileza, mantenham a fraseologia padrão”;

    Esta é a Pfzinha nazista!!!

  32. Perfeita a análise, temos de ter sangue de barata em uma hora dessas, os caras estão muito bem assessorados e preparados, não vamos cair na cilada que caiu o Ciro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.