Meu filho mais novo, do alto dos seus nove anos de idade – que aqui em casa são “dez”, porque função de pai é ajudar o filho a crescer – vai cumprir daqui a pouco, se o mesário não encrencar, o ritual democrático de escolher não apenas o Presidente, mas o futuro de seu país.
Como naquele distante 1989, ainda com a boa e segura cédula de papel, foi minha filha mais velha, hoje com 34 anos, que marcou o “X” no nome do Brizola em meu lugar, embora eu nunca tivesse votado para escolher um Presidente.
E, no voto difícil, resistente, das eleições que deram início ao reinado tucano, o voto foi do Bernardo. Hoje, com orgulho, sei que ele, lá em São Paulo, vai ajudar um dia a mudar, um dia, aquela terra de brasileiros de todos os lugares , a qual, para ser ainda mais imensa do que é, falta aprender o verso do Tom Jobim e entender que é impossível ser feliz sozinha.
É um pequeno rito, que muitos acharão tolo e desimportante, mas que a mim tem um significado vital.
Dou-me o direito, por ele , deixar de falar hoje não como blogueiro político, cheio de análises e avaliações, para ser o que hoje o que sou, você e todo brasileiro ou brasileira somos: senhor de sua vida e de 200 milhões de vidas.
E não há como enfrentar esta imensidão de vidas sem olhar para a a sua, pequenina, e perguntar, como Caetano faz em Cajuína (não adianta, Caetano, você não estraga o grande poeta que é): “existirmos, a que será que se destina?”
O que me faz feliz não é a vida tenho, porque ela já me deu muito, deu demais.
Deu-me a oportunidade de viver – e em alguns momentos perceber – o lugar e o tempo que não me pertencem, mas que devo ajudar a fazer melhor para eles, como eles para seus filhos e, antes, meus pais e meus avós para mim.
Lugar e tempo fazem o caldo humano onde navegam nossas pequenas existências.
Um mar onde se pode escolher dois horizontes: a pretensão ou o sonho.
Escolhi sempre o segundo, porque a primeira não se leva da jornada e o segundo segue eterno, em outras naves, em outras almas, em outros homens e mulheres.
Tecendo um fio que costura os tempos.
Ao qual chamamos História.
Que passa diante de nosso olhos e ao alcance dos dedos até de uma criança.
Viva o povo brasileiro!
45 respostas
Arrepiante, parabéns!
Nunca estive tão emocionado numa eleição! Que o povo se mantenha lúcido e na paz!
Você diz que Caê é poeta. Não, você é que é poeta, é você que sensibiliza os nossos corações, daqueles que amam esta Pátria e este povo, que amam a Humanidade, os cidadãos dignos e bons de todo o Planeta. Vamos votar como você, com amor e confiança no futuro promissor deste ´Brasilzão, com cada vez menos desigualdade, cada vez mais Educação, Saúde, Saneamnto básico e bem estar para todos. Beijo no seu coração e de todos que se envolvem neste Blog maravilhoso, que cosntou da lista de blogs excelenetes que panfletei aos milhares, sobretudo junto aos jovens. Um domngo maravilhoso, apesar do frio.
Dilma 13!!!
VIVA!
A Globo, hoje, de plantão, com um Bonner todo prosa, às vezes, noutros momentos aparece de senho carregado, para informar notícias que poderiam prejudicar Dilma. Ainda bem que a audiência é pífia, e a grande maioria está na internet colhendo informações, interagindo e enviando informações também. Se a eleição for liquidada neste domingo, com a reeleição de Dilma, será uma cacetada na mídia recalcada e mentirosa. Se formos ainda a um 2º turno, saibam todos, a mídia comandada por uma Globo, que é conhecida por um “olho” míope, num combate que devemos ficar atentos. A Globo não obedece a Lei das Concessões públicas, dá uma de imparcial enquanto todos nós sabemos que não é. Vamos votar, então, como este texto nos indica.
po! Fernando, pegou pesado assim ue choro. Maravilha de texto, estou muito emocionado.
Ao término da crônica já estava, ao ler os comentários, fiquei com os olhos cheios de lágrimas! Estou emocionado, os nervos à flor da pele, os dedos ‘coçando’ para dar meu voto nisto que vocês registraram. Avante Brasil, avante povo brasileiro, este povo tão bem retratado pelos versos do Fernando. Um beijo no coração de todos!
Fernando Brito,
A sua luta eh a nossa luta. O seu sonho de um pais cidadão passa por nossas almas e vai traduzindo-se nos belos e certeiros textos que você produz.
Difícil conter a emoção e a ansiedade em momento tão importante. São os valores mais caros que estão em jogo. Eh a crença maior de pudermos, tal qual a lenda do beija-flor, fazermos a nossa parte e contribuir com as gotas da esperança para a construção de um projeto de pais maior que as forças mesquinhas possam arquitetar.
Eu acredito.
acabei de Votar,levei meu filho comigo, só que agora ele vota,assim como eu, seu voto foi por um País melhor para todos. Votamos Dilma, votamos PT, com a razão e com o coração.Viva o Povo rasileiro
É com você agora, DILMA. Tá lá sacramentado esperando anunciar a vitória no primeiro turno. Parabéns, Brasil! Você venceu!
Maravilhoso. Quem é poeta é você. Que emociona, arranca lágrimas como as minhas. Viva o Brasil de Lula, Dilma e viva o Brasil da inclusão de todos os brasileiros.
Brito, camaradas de luta,tomo emprestado ao Chico os versos:
“A História é um carro alegre
Cheio de um povo contente
Que atropela indiferente
Todo aquele que a negue
É um trem riscando trilhos
Abrindo novos espaços
Acenando muitos braços
Balançando nossos filhos”
Assim é que ela vai se escrevendo, o infindável “café com pão, café com pão, café com pão” desenhando os tempos, as vezes sombrios, a densa noite de chumbo a oprimir nossas vidas, as vezes o sol brilhante e o azul profundo destes céus de nossa América tropical, mas sempre as nossas mãos e pés, nosso andar, trabalhar, comer, respirar, viver, sonhar.
É sempre de nosso sangue, carne, tendões e ossos que se escreve a História. É sempre da materialidade de nossos corpos e da virtualidade de nossos sonhos, do que somos e do que queremos ser.
Hoje sinto o gosto doce de sonhar com um tempo em que sejamos grandes, tão grandes quanto tantos que já nos oprimiram. Hoje sinto o desejo imenso de que cumpramos nosso destino e ideal, que a esfuziante mistura de peles, culturas, falares, humanidade, que formou esse maravilhoso Povo, que floresça ante o mundo, que resgate a solidariedade e amizade no mundo, que sejamos o gigante gentil, o povo que não quer viver da carne e do sangue e da opressão das outras gentes.
É para isso que eu voto. É para que meus filhos, meus netos (se um dia a Felicidade mos der), meu vizinho e meu compatriota, meu irmão de qualquer canto deste nosso planeta azul possa ser feliz e viver em paz.
E porque não vejo sequer uma gota perdida disto nos demais candidatos, é por isso que votei Dilma.
Maravilha de comentário….
Só na alma da esquerda passam esses sentimentos fraternos e solidários, por um Brasil justo para todos, para que todos possam usufruir do bom.
Faço minhas as palavras da Lidia Virni!
Nesta semana A Felha jogou confete em si mesma convidando personalidades para serem Ombudsman por um dia.
Por incrível que pareça, o Sr. Joaquim Barbosa pôs a nu a parcialidade do pasquim.
Na coluna de hoje a Ombudsman escreve que a Felha não é parcial com a presidente e mostra dados.
Desonestidade intelectual exposta!
No site do Ombudsman a coluna do Sr.Barbosa não aparece.
O detrito que flutua na maré baixa só faz aumentar.
Banda Larga para Todos e Regulação Econômica da Mídia devem ser prioridades priorizadas no novo governo. (perdoem a paródia com a sustentabilidade sustentada tão em voga nesta campanha)
Grande Fernando!
Chorei…que energia linda nos carrega esse dia, acordando e vendo meus pais, irmãos, filhos, sobrinhos, sonhando e vibrando com a imensa possibilidade de usando o poder voto, poder da o troco nessa imprensa tão sórdida que anos a fio tentam destruir um projeto de Nação…estou emocionado demais, estou pura emoção… fora ministro da justiça tucano, fora fora ministro das comunicação da globo…Viva Guerrilheira/Guerreira Dilma… essa seria uma vingança linda contra aquele coro entoado na abertura da Copa do Mundo, VTNC voces da Imprensa escrita falada e televisada que não suporta o meu País Feliz…
Emocionante, Fernando. Porque, afinal, estamos todos e todas apenas de passagem por aqui. Mas que nossa breve passagem conduza outros seres humanos e um futuro cada vez melhor. Continuemos lutando!
Levei meu filho de quatro anos para votar! Sai da cabine de votação feliz, com a consciência tranquila que fiz o certo, para meu país e meu estado, e o meu filho, vai aprendendo, desde cedo a ser cidadão, a entender a importância desse momento! Viva Dilma! Via a democracia! Viva ao Brasil!
13; 13; 000; 13; 13
No Rio.
Bonito! O caminho está demarcado e seguiremos em frente. Os filhos e netos terão a oportunidade de participar de forma mais ampla do que as gerações anteriores.Bonito!
VIVA! Fernando.
É impossível – a não ser para aqueles que não se importam com absolutamente nada e não tem sensibilidade pelo significado do que esse dia representa- não se emocionar em dia de eleição. Remete-me ao tempo em que acompanhava meu pai no interior do Paraná, entregando cédula de casa em casa, em suas campanhas para prefeito (eleito três vezes) e vereador. É o dia de maior significado na vida de todo brasileiro consciente. E, parafraseando o Brito, VIVA O POVO BRASILEIRO!
Hoje é dia de votar contra a ESCRAVATURA mais de cem anos após seu fim eminentemente legal !
VOTAR PELA LIBERDADE DE UM POVO ! PELA SOBERANIA DE UMA NAÇÃO ! POR UM FUTURO ALTIVO PARA NOSSOS FILHOS E NETOS !
VOTAR POR UM NOVO TEMPO, UMA NOVA HISTÓRIA !
BRITO, obrigado pelo farol desvendando as pedras no meio do trajeto para o porto seguro !
Grande abraço e vamos em frente !
Petrópolis, RJ, 5/10/2014
Acabamos de votar. Moramos no centro, e até a sessão eleitoral atravessamos todo o centro a pé, ida e volta.
Cá, os eleitores do PT são discretos e alardeiam a opção.
Hoje acontece algo novo por acá, do resto não se vê nem adesivo nas roupas, muito menos bandeiras. Gozado!
Minha história de eleitora se parece com a sua, minhas filhas votavam por mim, quando crianças e sempre concordaram com meu voto. Hoje, adultas há certo tempo, fomos votar falando dessa enorme emoção que dá. De ser história, de fazer história.
Viva o povo brasileiro!!!!!!!!!!
Obs. só consegui escrever quando as lágrimas pararam de subir da alma aos olhos…
Quando cheguei no colégio onde voto, com minha esposa e minha filha caçula e vi tanta gente reunida e em paz, cada um levando no coração os seus candidatos, eu imediatamente pensei, tem candidatos e jornalistas que vão morrer sem conhecer o povo brasileiro, candidatos e jornalistas que nunca vão aprender o que é uma eleição democrática. Quero parabenizar aqui a minha candidata Dilma, pela sua campanha, impecável, usando todo o tempo para dizer o que fez, o que faltou ser feito e o que irá fazer nos próximos quatro anos. Boa sorte para V.Excia. e seus aliados de longos tempos e de última hora.
Lindo post Fernando !
Só alegria………na espera !
Em 89 fui afogar as mágoas da derrota do Lula no 2o turno no Lamas. Aquilo lá parecia um túmulo. Hoje, morando fora da cidade do Rio, vou comemorar com a família a vitória da Dilma (até porque 2o turno com mais de 45 por cento dos válidos é só partir pro abraço)
E Fernando e eu pensei que era o único a fazer isso!!! Levar meu filho pra “votar”, ensinar a ele a importância daquele momento. E sim, tem mesário que quer atrapalhar nossos gestos. Ele não entendem que o gesto é uma ação, mas seu significado é um mundo.
Acabei de dar a minha contribuição como cidadão, militante, petista, sonhador e um lutador do povo sempre preocupado com melhores dias para a nossa população. Votei em Dilma. Lúdio, Wellington, Ságuas para Dep. Federal e Prof. Gilmar Soares para Dep. Estadual. Torcendo para Dilma liquidar a fatura no 1º turno e para Lúdio travar o bom combate no 2º turno aqui em Mato Grosso.
Em 89, com minha filha recém nascida e recém saída da unidade intermediaria neonatal, ‘mas vingando’, vesti-a como a mim, com uma camiseta vermelha (numa Porto Alegre de vermelho e consciente da importância daquele pleito e que foi gorado pela patifaria) e fui votar no segundo turno, no Lula.
Este ritual se sucedeu Eleição pós eleição, já morando no Mato Grosso, até que um mesário a impediu de ‘me ajudar’ a votar, pois já estava na puberdade…
Hoje ela já vota com o título dela e continua votando na esquerda!!!
Abraços e felicidades para todos.
A situação do jornalista Carone é muito preocupante. Será que nada pode ser feito?
http://jornalggn.com.br/noticia/a-justica-mineira-carone-e-o-direito-penal-do-inimigo
A Justiça mineira, Carone e o “direito penal do inimigo”
– See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/10/04/uma-imagem-que-vale-mil-palavras/comment-page-1/#comment-49960
A situação do jornalista Carone é muito preocupante. Será que nada pode ser feito?
http://jornalggn.com.br/noticia/a-justica-mineira-carone-e-o-direito-penal-do-inimigo
A Justiça mineira, Carone e o “direito penal do inimigo”
16:55 saindo para o comite , muita emoçao,viva o povo brsileiro, viva tijolaço, viva cafezinho, viva todos os limpos de concien?ia.
Felicidade!!!
Pras cabeças Dilma!!!
Fernando, é preciso lembrar o significado da “Ética da Responsabilidade”, apresentado por Weber, em “A Política como Vocação”, que diz que, não se deve “onerar terceiros com os resultados de suas próprias ações, na medida em que as pôde prever”. É também Weber quem diz que o homem politicamente maduro é aquele que “tem consciência de uma responsabilidade pelas consequências de sua conduta e realmente sente essa responsabilidade no coração e na alma”. Seu texto é um poema sobre um homem politicamente maduro, que vota com coração e alma. E ensina isso aos seus filhos.
Exilado em São Paulo, depois de 12 ANOS pude finalmente votar “em transito” para presidente.
Coloquei minha camisa vermelha e cumpri minha doce obrigação.
Muita emoção ao digitar o 13 e ver a imagem da nossa presidenta DILMA.
Agora é torcer para liquidar logo a fatura.
Sempre admirei você pelos seus textos, mas desta vez, rapaz… foi no fígado!! Parabéns!!
Também levei meus filhos pequenos, que aqui em casa também somos dez, para registrarmos na urna e na memória esta eleição histórica para o povo brasileiro. Rogo a tudo que há de verdadeiro no universo para que não nos roubem nas urnas como em 1989 e que a Dilma tenha força e coragem para derrubar o PIG no novo mandato.
http://refazenda2010.blogspot.com.br/ only!
Fernando, 5/10/2014, 20:18h.
No TSE o resultado parcial está muuuito esquisito, Dilma 41 e playboy com 37, a fada com 21. De onde saíram os 37? Você acredita que saíram da Dilma? Nem que a vaca tussa! Brizola-Proconsult de novo?
Sem falar de São Paulo e Paraná.
Vamo pra rua!!!!!
Resultado do primeiro turno cheirando a fraude !
Fiquei decepcionado com os blogs politicos hoje. Passam a campanha inteira fazendo várias análises, e no dia D, o mais importante, quase não tivemos cobertura. Tivemos que nos contentar com globonews. Achei que hoje teríamos uma cobertura bacana, hoje. Que pena…
Fernando, gosto bastante das suas análises políticas, embora não concorde com tudo.
Lembro que criança não vota, não é o mesário que é chato, é a lei.
Já fui mesário e já vi de tudo, pai brigando pra levar criança, marido brigando pra ir votar com a esposa, ou neto com avó. Nada disso pode, pra assegurar o prosseguimento do processo democrático…
Abs,
Luís
Com muito prazer, digo que meu primeiro voto também foi em 1989, e votei no Brizola, seu pai. Tinha 19 anos de idade, adorava a bravura do Brizola e me fascinava sua oratória, me chamou atenção a sua luta contra a poderosa rede Globo. E já naquele tempo percebia muito bem o mal desse canal de televisão. Sentia claramente o cheiro forte da malandragem do Fernando Collor, e minha segunda opção, depois do Brizola era o Lula.