EUA dão ultimato à Venezuela pelo Twitter

John Bolton, assessor de Segurança Nacional do governo Donald Trump, num gesto de extrema arrogância, fez um ultimato, pelas redes sociais, às autoridades venezuelanas.

O Ministro da Defesa, Vladimir Padrino, o presidente da Suprema Corte,  Maikel Moreno e ao comandante da Guarda Presidencial, Iván Hernández  foram instados a que retirem do poder Nicolás Maduro em troca de uma anistia e a serem, por sua vez,  retirados da lista de sanções norte-americanas.

“Seu tempo acabou”, disse, dirigindo-se aos três pelo Twitter. “Esta é a sua última chance. Aceitem a anistia do presidente interino, Juan Guaidó, e protejam a Constituição. Retirem Maduro, e nós os retiraremos da nossa lista de sanções. Fiquem com Maduro e e vão afundar com o navio”.

É evidente que, desta forma, nenhum dos três vai atendê-lo.

Pode ser, até, que a situação de Maduro tenha ficado insustentável a médio prazo, mas não há possibilidade de que as forças armadas entreguem o poder a Guaidó depois do “putsch” de hoje.

Muito ao contrário. Além dos 25 militares – nenhum de alta patente – que pediram asilo à Embaixada do Brasil, o líder oposicionista Leopoldo López, que foi libertado esta madrugada da prisão domiciliar que cumpria, entrou, há poucos minutos, na Embaixada do Chile.

Quem está prestes a derrubar um governo não procura asilo em embaixada.

Fernando Brito:

View Comments (45)

  • Bota arrogância nisto! Que linguagem mais imprópria existe pior do que esta para um país falar com outro. Não há o mínimo respeito. Os americanos são caipiras ricos. E eles estão precisando de petróleo pertinho de casa...

  • Esse bigodinho do século XIX do Bolton, sei não...

    Acho que ele deve ir secretamente nas madrugadas se encontrar com Olavo de Carvalho, em Richmond, para discutir coisas estratégicas como "mamadeira de piroca".

  • Russia e China precisam dar a resposta a Bolton . O mundo não está mais monopolizado , agora é oligopólio . Aqui na região o Brasil já é deles , vamos dividir .

    • A arrogância esse sujeitinho é asquerosa. Os EUA nos carregaram junto para o fundo do poço dessa camarilha do Trump...com o Bozo de mascote latino na coleira.

    • China e Rússia não precisam dar resposta a Bolton ou aos EUA. Eles se arrebentam sozinhos. São pessoas ridículas que não precisam de ninguém para por neles o nariz de palhaço. Eles mesmo fazem isso.

  • Regra de 3: Os EUA estão para o século 21 assim como a Alemanha estava para a Europa nos anos 30; o brazil está para os EUA assim como a República de Vichy estava para a Alemanha na segunda guerra mundial.

  • Como diria o Garrincha: "Já combinaram com os russos?". Hoje teríamos que perguntar se o Tio Sam aloprado já combinou com os russos e com os chineses? Lá também tem bomba. E aos montes!

    • A maior ditadura da história da humanidade ,nada será possível enquanto os povos não tomarem ciência disso.

      • Roma era assim também. Demorou, mas caiu. Não tem nada nesse mundo que permaneça para sempre. Vai para o saco por um motivo ou outro.

  • As patas fedorentas dos obesos porcos americanos,não serão colocadas em solo venezuelano.
    O lado bom da humanidade ganhou uma batalha,mas,a luta continúa,sempre será assim enquanto um único porco imperialista ainda estiver vivo.

  • Ser idiota, não é monopólio do Brasil.
    Força Maduro. Mete bronca nesses traidores.
    Guaidó e Bolso na cadeia já.

    • Maduro insustentável à médio prazo? Que porra é essa? É um governo de um só, de um ditador, Brito? É revolução bolivariana de um só? Ou é uma revolução social com apoio de grande parte da população, da intelectualidade e das Forças Armadas? E China e Rússia nesse processo? Não compre o discurso da direita internacional.

      • Ditador ? Ele foi eleito. Querem o petróleo venezuelano. Acorda!

      • E por que você acha que Maduro resiste? Porque a população pode não apoiar 100% de suas políticas mas apoia menos ainda uma rendição aos EUA. Até mesmo uma tentativa de golpe fajuta como essa de hoje, por exemplo, sairia vencedora se houvesse uma grande maioria da população pronta a lutar para escorraçar Maduro. Nesse caso o alto comando militar seria obrigado a capitular diante de uma ação desse naipe. Ainda mais tendo todo o apoio e ameaças dos EUA para derrubarem Maduro. Não, meu caro, não é uma ditadura de um só. Venezuela é assunto muito mais complexo do que isso.

        • O governo da Venezuela é o governo democrático, eleito por um povo que não acredita mais nas mentiras da imprensa empresarial de sua elite, porque tem para se informar grandes meios de comunicação que rivalizam com ampla vantagem com aqueles meios claramente mentirosos. Estes meios, estruturados pelo presidente Chávez, são um fator de defesa popular ainda mais poderoso que os caças e os mísseis antiaéreos que a Rússia instalou por lá.

        • Foi o que falei , nao se pode usar o jargao do ditador solitário para um homem eleito e com apoio popular . Pobre é esse discurso de retirar uma peça e tudo volta ao normal . A estratégia da imprensa mundial é fazer com que todas as forças se voltem para uma figura maior, o ditador , quando se trata, na verdade, de uma revolução social em marcha. Vc pode derrubar o líder , mas nao cai um regime. O regime cai por si só ou /e é derrubado como um todo.

  • A Venezuela deveria prender e julgar esse pilantra Guaido, o boneco amestrado dos EUA. Como foi traição nacional e tentativa de insurreição armada (além das dezenas e dezenas de mortes que ele ajudou a causar ao povo venezuelano) esse traíra deveria ser condenado ao paredón. Mas, a esta altura o rato do Guaido deve ter se escondido dentro de alguma embaixada de país que se alia incondicionalmente aos imperialistas estadunidenses.

Related Post