O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, sorteado para ser o relator de um habeas corpus protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se declarou suspeito para julgar o caso. Fachin explicou que tem relação pessoal com uma das pessoas que assinaram a ação.
“Declaro-me suspeito com base no art. 145, I, segunda parte, do Código de Processo Civil, c.c. o art. 3º do Código de Processo Penal, em relação a um dos ilustres patronos subscritores da medida.”, justificou Fachin.
Se Fachin impedir-se porque é ou foi amigo de advogado de parte, depois de tantas décadas de carreira jurídica, terá de fazê-lo dezenas ou centenas de vezes no tribunal.
Já Gilmar Mendes, claro, não se declarou impedido de julgar a causa patrocinada pela diretora de seu instituto privado de Direito. Portanto, ao menos em tese, sua subordinada.
A ética, portanto, gagueja e treme.
E não é inédito falar o que já se disse naquele plenário, que os canalhas são ousados.
A democracia tem defensores trêmulos; o golpe tem mastins ferozes.
O pobre povo brasileiro não tem patronos.
Restou-lhe um, acossado, perseguido, vitimado por uma monstruosa campanha de incriminação.
Ricardo Lewandowski, presidente do STF, vai redistribuir o processo.
Mais um dia – mais quantos dias – de país sobressaltado, a esperar para saber se um juiz local, num transbordamento de atitudes, vai executar seus desígnios, enquanto os éticos titubeiam.
Enganam-se, porém, os que acham que a ousadia é monopólio dos canalhas.
Se a Justiça não ampara o Direito, é torta como é o injusto.
E os justos não podem aceitar o injusto sem lutar, porque assim canalhas também serão.
View Comments (43)
O que foi que Lula falou mesmo?
"Acovardado"
Estão se destruindo esses ministros...!!
Resolve isso logo...!!! Segue a lei e pronto..
Estar acovardo é MUITO diferente de ser covarde...
Deixe de filigranas, ELES SÃO UNS BUNDÕES.
Se declarou suspeito pois é formado em direito assim como os advogados das partes.
O nome disso é medo.
E se cair com uma Rosa Webber ou Celso de Mello, BABAU!
É Rosa Weber.
A da "literatura jurídica".
É meu caro! Já era! Isso porque é "indicada" pelo ex marido da Dilma. Que me perdoem todos aqui que apoiam a Dilma, mas de fato, como afirmam alguns: é uma anta!
Fernando,
Os velinhos estão se cagando de medo. Com excessão do Gilmau. este sim tem culhão.
Viu como a verdade dita pelo Lula os deixou "indignados"?
Volto a afirmar: se o governo ou o PT dependerem do STF, estão todos fodidos.
Creio que o gimau tem é o apoio total do PIG. Não penso que seja questão de "culhão".
Jossimar. Com todo o suporte que a grande mídia dá aos sabujos do Sistema e a "literatura jurídica" qualquer um "tem culhão".
Tenho dúvidas, mas acho que o problema é a amizade dele com outro paranaense... ou a afinação política de ambos...
Pois eu acho que o STF,é o centro do GOLPE DE ESTADO.Eles não tem FÔRO para julga-los,seus cargos são quase vitalícios,ganham uma fortuna,seja o governo que for,NÃO TEM OUTORGA,e nem covardes são,eles são,é outra coisa,que todos sabem.E nem estão aí,para nós !
Lula tinha e tem razão!!! STF acovardou-se!!! Lula conhece como ninguém a alma dos políticos deste país!!! Ele que nunca teve medo de nada na vida, nem dos generais, nem da ditadura, que tinham um enorme respeito e medo dele, pois sabia que ele é um LÍDER! Mas nós vamos pro pau!!! Não vai ter golpe nunca mais neste país!!! Vamos pra rua, pra Brasília, não vai sobrar um deputado federal e senador, nem juízes golpistas, nem ministros do supremo covardes!!!
Já é a segunda acoelhada desse senhor Ministro oriundo do Paraná.
Mudar a diretoria da PF eh urgente. Esse pataquara do junguesen, já está começando a querer acoelhar o Ministro da Justiça. Vamos botar a polícia pra trabalhar dentro da lei Ministro.
Fachin tá merecendo mesmo o predicado de acovardado. Mas ele tem um motivo para se sentir impedido. Ao contrário do tucano Gilmar (PSDB-MT).