Fachin dá-se por impedido no HC de Lula; já Mendes faz comício no STF

confucio

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, sorteado para ser o relator de um habeas corpus protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se declarou suspeito para julgar o caso. Fachin explicou que tem relação pessoal com uma das pessoas que assinaram a ação.

“Declaro-me suspeito com base no art. 145, I, segunda parte, do Código de Processo Civil, c.c. o art. 3º do Código de Processo Penal, em relação a um dos ilustres patronos subscritores da medida.”, justificou Fachin.

Se Fachin impedir-se porque é ou foi amigo de advogado de parte, depois de tantas décadas de carreira jurídica, terá de fazê-lo dezenas ou centenas de vezes no tribunal.

Já Gilmar Mendes, claro, não se declarou impedido de julgar a causa patrocinada  pela diretora de seu instituto privado de Direito. Portanto, ao menos em tese, sua subordinada.

A ética, portanto, gagueja e treme.

E não é inédito falar o que já se disse naquele plenário, que os canalhas são ousados.

A democracia tem defensores trêmulos; o golpe tem mastins ferozes.

O pobre povo brasileiro não tem patronos.

Restou-lhe um, acossado, perseguido, vitimado por uma monstruosa campanha de incriminação.

Ricardo Lewandowski, presidente do STF, vai redistribuir o processo.

Mais um dia – mais quantos dias – de país sobressaltado, a esperar para saber se um juiz local, num transbordamento de atitudes, vai executar seus desígnios, enquanto os éticos titubeiam.

Enganam-se, porém, os que acham que a ousadia é monopólio dos canalhas.

Se a Justiça não ampara o Direito, é torta como é o injusto.

E os justos não podem aceitar o injusto sem lutar, porque assim canalhas também serão.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

43 respostas

  1. O que foi que Lula falou mesmo?
    “Acovardado”
    Estão se destruindo esses ministros…!!
    Resolve isso logo…!!! Segue a lei e pronto..

  2. Se declarou suspeito pois é formado em direito assim como os advogados das partes.
    O nome disso é medo.

      1. É meu caro! Já era! Isso porque é “indicada” pelo ex marido da Dilma. Que me perdoem todos aqui que apoiam a Dilma, mas de fato, como afirmam alguns: é uma anta!

  3. Fernando,
    Os velinhos estão se cagando de medo. Com excessão do Gilmau. este sim tem culhão.
    Viu como a verdade dita pelo Lula os deixou “indignados”?
    Volto a afirmar: se o governo ou o PT dependerem do STF, estão todos fodidos.

    1. Jossimar. Com todo o suporte que a grande mídia dá aos sabujos do Sistema e a “literatura jurídica” qualquer um “tem culhão”.

  4. Tenho dúvidas, mas acho que o problema é a amizade dele com outro paranaense… ou a afinação política de ambos…

  5. Pois eu acho que o STF,é o centro do GOLPE DE ESTADO.Eles não tem FÔRO para julga-los,seus cargos são quase vitalícios,ganham uma fortuna,seja o governo que for,NÃO TEM OUTORGA,e nem covardes são,eles são,é outra coisa,que todos sabem.E nem estão aí,para nós !

  6. Lula tinha e tem razão!!! STF acovardou-se!!! Lula conhece como ninguém a alma dos políticos deste país!!! Ele que nunca teve medo de nada na vida, nem dos generais, nem da ditadura, que tinham um enorme respeito e medo dele, pois sabia que ele é um LÍDER! Mas nós vamos pro pau!!! Não vai ter golpe nunca mais neste país!!! Vamos pra rua, pra Brasília, não vai sobrar um deputado federal e senador, nem juízes golpistas, nem ministros do supremo covardes!!!

  7. Já é a segunda acoelhada desse senhor Ministro oriundo do Paraná.
    Mudar a diretoria da PF eh urgente. Esse pataquara do junguesen, já está começando a querer acoelhar o Ministro da Justiça. Vamos botar a polícia pra trabalhar dentro da lei Ministro.

  8. Fachin tá merecendo mesmo o predicado de acovardado. Mas ele tem um motivo para se sentir impedido. Ao contrário do tucano Gilmar (PSDB-MT).

  9. A Rosa Weber é parente da mulher do Aécio.
    Ela é daquelas que diz não ter provas, mas a
    literatura a permite condenar.
    O Filho trabalha na GLOBOGOLPE.

    STF COVARDE!

    O único ousado, destemido é o Gilmar
    que não está nem aí para sua suspeição…
    Aliás quanto mais Processos contra o Pt cair nas
    mãos dele , melhor…
    Ele mata no peito em segundos.
    Mais goleador do que o Fux.

    Realmente a justiça é cega, muda, surda e persecutória.

  10. Por que esse covarde não pede demissão? Seu papel é defender a constituição e as leis, se não sabe o que é justo pede para sair porque é um incapaz.

  11. Fachin é um fraco e está defendendo seus próprios interesses no Paraná. Covarde!
    Rosa Weber foi assessorada por Moro no mensalão, quando disse que a literatura permitia a ela condenar Zé Dirceu sem provas.
    O pedido é cristalino e a jurisprudência do STF também. Qualquer decisão fora o deferimento será nova agressão à Constituição.

  12. Quer saber Fernando, o Lula tem razão o STF está acovardado mesmo, o processo foi para a ministra Rosa Weber, adivinha o que vai acontecer, tenho certeza que ela não vai ser julgar impedida.

  13. Não é estranho que estejamos aqui discutindo as mazelas do STF, como se ele fosse um “parlamento político” ?

    As mazelas internas deles não interessam.

    Interessa é o cumprimento da constituição.

    Justiça. Só a Justiça.

    Já seria uma grande coisa!

  14. Vargas, vc acredita em papai noel, saci, coelho da páscoa, etc…. Lamento mas o povo tá fundido!

    1. Correção, Macunaíma:
      Eu só acredito mesmo em Saci.
      Saci é o símbolo do maior time de todos os temos, hehehe

  15. “Ricardo Lewandowski, presidente do STF, vai redistribuir o processo” Já foi sorteado para Rosa Weber, aquela que teve como assessor no mensalão o Juiz Sergio Moro, aquela que disse que ” não tenho prova cabal contra Dirceu, mas a literatura jurídica me permite condená-lo”, mas a sentença proferida poderia ser reescrita da seguinte forma “não tenho prova cabal contra Dirceu, mas estou cagando de medo da Globo e, devido a isso, vou condenar o Dirceu, antes ele do que eu”. É essa a interpretação que passará à História. Não esperem outra coisa que não o Lula se ferrar nas mãos de Rosa Weber.

  16. Fernando;

    Concordo em quase tudo que vc escreveu mas o Fachin, que se mixou na questão da comissão do impeachment, nesse caso tem razão, ele é padrinho da filha de um dos advogados.

    Um abraço

  17. Tá difícil. Fachin se diz suspeito, tirando o corpo fora, pois, o que tem a ver o fato dele ser padrinho da filha de um dos advogados? Então o que dizer de Gilmar Dantas, que é antipetista de carteirinha e ainda por cima julgou a ação de uma funcionária da empresa dele? Aí a nova sorteada é Rosa Weber, que foi assessorada pelo antipetista e agente da CIA Sérgio Moro durante o julgamento do Mensalão. Claro que ela vai negar o pedido (será surpresa se ela, pela primeira vez na vida, tiver uma posição independente). O PT está colhendo os frutos das péssimas escolhas que fez para os cargos de ministros do STF (à exceção talvez de Teori, Barroso e Lewandowski).

  18. Prezado Fernando Brito.

    Pela primeira vez vejo um magistrado evocar um artigo de alguma lei para manifestar.

    “Declaro-me suspeito com base no art. 145, I, segunda parte …..”

    “Pipocou”, mas usou um artigo.

    Poderia ter sido: “O LULA não é o LULA, mas LULA”

  19. De onde menos se espera é que nada acontece. Barão tinha razão.

    O fato grave é a interferência dum poder em outro poder.

    Não havia nada que impedisse a nomeação do Lula como ministro. Do ponto de vista objetivo e legal, nada impedia a nomeação.

    Transformaram um ato normal do executivo numa batalha jurídica.

    Estão cassando os direitos políticos do Lula, transformando o judiciário num poder paralelo, um super poder, que não respeita a independência do executivo.

    Os togados, como bem lembrou um dos ministros do STF, estão criando conflitos, quando deveria resolvê-los.

    A necessidade patológica de mostrar que não são obedientes ao governo que os nomeou cria absurdos e joga o país numa crise institucional.

  20. Covarde safado,é a segunda vez que tira o CÚ da reta,para que ser ministro,só para ganhar nosso dinheirinho na maciota,covardão,bunda mole,e já tem idade para ser Homem com H.

  21. Com todo o vício do sistema de sorteio do STF, que permite que o sorteio de 10 processos pra 11 juízes caia 7 vezes para o mesmo magistrado (Gilmar Mendes), ainda sim, o Fachin recebeu o processo. Desistiu. O sorteio deu Rosa Weber. Se o sorteio não der Gilmar Mendes, eles vão ficar se julgando impedidos. Quando todos eles se considerarem impedidos quem vai julgar vai ser o Gilmar Mendes. Com a sorte que tem GM com a distribuição dos processos, eu acredito que ele ficaria mais rico se passasse a jogar sistematicamente na loteria.

  22. Fachin não errou, agiu honestamente e se sentiu impedido de julgar, coisa que não ocorre com o tucano Gilmar (PSDB-MT), este não tem vergonha na cara e nem honestidade. Mas sobre o Fachin, ele pode ser honesto, mas terá que provar que não é um covarde. Por enquanto fica a imagem de covarde, mas honesto.

  23. Gilmar Mendes enfiou o golpe do Ministério de Última Hora no monossílabo de Lula! O dinheiro do PAC já estava lá na Casa Civil esperando ele fazer a distribuição para recompor a base, só que não! Lula será conhecido como o Ministro Miojo, ou seja o Mi-Mi… Mas o Mi-Mi-Mi está grande e o desespero dos blogueiros estatizados pior ainda, tanto que até as bravatas de Wadih Damous são noticiadas como se fossem algo sério. PHA escreveu: Damous acabará com os vazamentos; FB escreveu: Damous fará o impeachment de Gilmar… ômôfi, os sérios que querem rir um pouco podem olhas alguns posts seus, Fernandinho. E cuidado com Damous… Ele é o super-herói sulamericano das esquerdas. Tem o anseio de substituir Bolívar. Hehehe.

  24. BATER À PORTA OU BATER NA PORTA DO STF?!

    … Se ‘nois’ deixar a “neosortuda” (sic) ‘miniSTRA’ *’Rosa Maria Weber Idiota da Roça’ mandar o [eterno] presidente Lula para o abate do magarefe sérgio ‘mor(T)o’ no frigorífico maligno da ‘Guantánamo do Paraná’…
    [*segundo o à época senador Demóstenes Torres – em sabatina no Senado Federal]

    … Se ‘nois’ deixar esta ‘tragédia anunciada’ acontecer… ‘Nois’ seremos indignos para todo e sempre!…

    Honesto, fiel, leal, generoso, sapiente e impávido povo trabalhador brasileiro, a questão crucial que urge:
    BATER À PORTA OU BATER NA PORTA DO STF?!

  25. Fachin é natural de Rondinha, Rio Grande do Sul. Posso estar enganado, mas Leonel Brizola não deixaria por menos e o chamaria de “gaúcho bunda mole”, como comumente são chamados os frouxos aqui no Estado mais meridional do nosso grande país.

  26. Uma sugestão ao sr. GILMAR MENDES LARGA A TOGA E VAI DEFENDER NARCOTRAFICANTES COMO JÁ FEZ cARLINHOS CACHOEIRA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *