Falas de Temer e Mercadante mostram um Governo sem forças para lutar

As entrevistas de Aloysio Mercadante e de Michel Temer, hoje, são, não há como negar, um “jogar a toalha” do Governo Dilma.

Claramente o que se está propondo é permitir a continuidade formal do Governo, mas sem sua própria identidade. Melhor dizendo, sem a adesão total ao projeto nacional que, herdado de Lula, tentou-se manter no primeiro mandato e prometeu-se continuar no segundo.

Nem mesmo esta capitulação – que, certamente, foi decidida diante do quadro de desagregação da base aliada no Congresso – talvez funcione, porque foram nove meses de omissão – sete do segundo governo e dois entre a eleição e a posse – de perda de comando político do país, mesmo com a vitória das urnas.

Há saliva demais na boca de boa parte da oposição partidária e extra-partidária – esta já empolgada até a medula com um projeto fascistóide, que, se não empolga as massas, ainda assim chantageia as demais forças de direita, que teme ser colocada no “saco” de uma acordo político.

Ainda assim, reconheça-se, parece ser o possível para Dilma Rousseff, que escolheu se tornar um lame duck (“pato manco”, expressão comum nos Estados Unidos para presidentes incapazes de se reeleger ou de fazer seu sucessor, que governam formalmente, mas sem poder real).

O outro caminho, o de mobilizar a população, já não estava aberto, desde que, há tempos, ela recusou o papel de líder da mudança política e passou a preocupar-se mais com a imagem de sua honradez, a qual jamais se questionou.

Os 7 a 1 da Alemanha na seleção brasileira talvez sejam o melhor retrato dos sete meses do segundo Governo Dilma, onde se assistiu, com total apatia, o “baile” do adversário.

Poderia ter mudado de atitude no um a zero, no dois a zero…

Mas congelou…

Resta contar que seja verdadeira a história do técnico alemão de que orientou seus comandados a evitarem a humilhação.

As forças que representam a mudança precisam encontrar – ou reencontrar, com Lula – o seu caminho.

Talvez, como no futebol, precisemos recobrar o espírito das “feras do Saldanha”.

O que, sem Saldanha, parece difícil.

Fernando Brito:

View Comments (102)

  • Rodrigo Janot, procurador-geral, vence eleição interna na PGR, nesta quarta-feira (5-08-2015).

    • Minha opinião. Reconduzido, Janot partirá, por interesse tucano, contra Cunha, Collor, talvez Calheiros e, certamente, contra o PT, Dilma e Lula. Também acho que, para recompor a base empresarial em favor da tucanalha, os empreiteiros presos na Leva Jeito serão aliviados.

    • Helena, é só o começo da picada..
      E aí Fernando Brito, o PDT (Partido Democrático Trabalhista) do seu mentor Brizola acabou de abandonar a base do governo na Câmara, tá faltando coragem para eles também???
      Eu acho que tá sobrando coragem para o PDT que mesmo sendo da base contrariou o governo votando sempre por unanimidade a favor do trabalhador, toda bancada votou contra o 'ajuste fiscal' que não passou de tungada nos direitos trabalhistas e previdenciários do trabalhador pobre.
      E agora, os pedessitas são coxinhas, são reacionários, são elitistas, são pusilânimes????
      Ou são corajosos em reconhecerem a hora de mudar de rumo?

      • TROLHA SOLTO: ai procurar uma rola cloves. Sua turma é terrorista não tem moral pra falar de corrupção de ninguém não seu fracassado.

        • Vai procurar uma rola cloves. Sua turma é terrorista não tem moral pra falar de corrupção de ninguém não seu fracassado.

      • Rapaz, você é muito tolo mesmo, mas é bom que tenhamos aqui a sua presença, em nome da biodiversidade. É, também, um bo exercício de paciência. Se eu deixei alguma coisa foi o PDT, depois de mais de 30 anos. Por isso, por ética (vc conhece isso?)já disse diversas vezes que não faço comentários sobre meu antigo partido e disso já avisei os leitores. Mas os faço sobre o Governo que é meu -pelo meu voto - e de todos, pela maioria dos votos. Não teria e não tive medo de falar que parte das mudanças na Previdência era correta, como o caso de pensões pagas por um ou dois meses de contribuição, a pessoas em pleno vigor. Idem contra as fraudes das demissões combinadas para receber salário-desemprego. Já buscava isso quando estava no Ministério do Trabalho, em 2012. Defendo este governo, o governo eleito pelas urnas para ser continuidade do projeto de soberania, justiça e desenvolvimento iniciado por Lula mais do que o próprio Governo se defende. E não o faço por ser do PT, o que não sou, ou por ter negócios com o Governo, que não tenho. Não é hora de mudar o rumo, o problema é perder o rumo.

          • Tenho ódio de ignorantes que têm medo da concorrência dos mais inteligentes, mesmo que pobres!!!

        • Resposta na medida e em alto nivel !

          Parabens a você, nesta e em outras datas !!

        • Obrigado pela resposta, ao menos não fugiu como outros tolos dessa biodiversidade tijoleira.
          Interessante, você se diz portador de ética por não querer comentar a importante decisão de um Partido comprometido com o trabalhismo que abandonou a base do governo Dilma na Câmara só pelo fato de nele já ter militado...
          Brito, conta outra.
          Você comenta sobre todos partidos e políticos do presente e do passado de dentro e fora do país com a desenvoltura de um beija-flor.
          Mas é um comentarista seletivo.
          A saída do PDT da base do governo implica em mais enfraquecimento da Presidenta Dilma, pode ser estopim de revoada de outros aliados pró-esquerda (ao menos do discurso) e por fim reforça que esse governo é contra trabalhadores e não terá menor reação popular na hora de sal degolar.
          Você que se diz ético mudou de Partido, mudou de rumo, porque que outros não podem fazer o mesmo?

          • E mesmo depois de o Fernando ter lhe trucidado naquela magnífica resposta,você não sossega.

            Todos aqui já sabem que você e direitista e que só vem aqui apenas para provocar os outros.

          • Meu caro, acho que você teve preguiça de ler - ou entender - a resposta do Brito. pq te cegas? Leia novamente e veja que as perguntas da sua tréplica foram respondidas por ele antes dela ser publicada. Parece não conseguir distinguir alho de bugalhos...

      • O que o Brizola faria nesse momento agonizante?
        Defenderia esse governo errático que está rumando o país à recessão econômica e à crise de governabilidade,
        ou
        faria que nem o Paulinho da Viola buscaria novos rumos,
        que nem estão fazendo do seu partido PDT e p seu ex partido PTB???
        Veja Sartre, esse sim modelo de intelectual e ética, rompeu com a URSS quando essa deturpou os princípios socialistas invadindo a extinta Tchecoslováquia.
        Coragem agora é reconhecer que a era Lula-dilma foi um fiasco e apressar a sua agoniação com um tiro curto e certeiro, que pode o bloguista chama de 'solução paraguaia'.
        Detalhe, aquele país voltou à normalidade e desenvolvimento depois da escorraçada do decepcionante e frustrante Lugano.

      • Penso onde estaria Brizola nessas horas... Certamente não ao ladao de FHC, Aécio, Caiado, etc. Por certo que estaria defendendo o governo, mesmo que não concordando com parte das decisões ele entenderia o momento e seria um grande aliado contra o retrocesso da direita vira-latas e lambe-botas. Não esqueçamos que Dilma é a criação de Brizola.

  • Reproduzindo comentário de outro post...

    Acho que ficar batendo o tempo todo nessa tecla de golpe, impeachment, mais ajuda os golpistas do que qualquer outro.

    Os blogs progressistas em momentos colaboram com o governo, mas as vezes atrapalham e tornam as situações piores do que estão.

    Blogueiros, POR FAVOR, parem de fazer exatamente o que a direita quer... aumentar a sensação de desânimo e desesperança.
    Quem tiver cansado do atual governo, espero que lembre vai vir caso a direita assuma o poder (bate na madeira três vezes).

    • Lunna turma do crovis. Solução? ai procurar uma rola lunna. Sua turma é terrorista não tem moral pra falar de corrupção de ninguém não seu fracassado.

  • "Ex-diretores do Banco Central em 1999 e o banco FonteCindam foram condenados a devolver pouco mais de R$ 3,7 bilhões aos cofres públicos por causa de prejuízos causados em operações de compra e venda de dólares naquele ano, além de ter que pagar multas superiores a R$ 1 bilhão; decisão foi tomada nesta quarta (5) pelo Tribunal de Contas da União; os condenados são Chico Lopes, ex-presidente do Banco Central; os ex-diretores do FonteCindam Roberto Jose Steinfeld (já falecido), Fernando Cesar Oliveira de Carvalho e Luiz Antonio Andrade Gonçalves; os ex-diretores do Banco Central Claudio Ness Mauch e Demosthenes Madureira de Pinho Neto". [Fonte: Brasil 2475 de Agosto de 2015 às 20:20].

    • Sabe quando o Brasil vail vai ver um tusta devolvido? Nunquinha. Esqueça, inimputáveis.

      • Estou em dúvida mas por ser de SC Rodrigo cheira a crovis disfarçado. Pero in dúbio pro réu!!! (Os idiotas dos corretores ortográficos metem acento em latim). Sorry!

  • "O Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (5) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 por escola e revelou que as dez melhores escolas públicas do ensino médio estão no Nordeste. Ao todo, 15.640 instituições de ensino tiveram os dados divulgados, nas quais 1.295.954 estudantes fizeram o Enem". [Fonte: Agência Brasil, 05-08-2015].

      • Só que nasci em Minas. Sabe o que é o mineiro? Nordestino cansado que vinha pro Rio e parou no meio do caminho.

      • Por força da profissão trabalhei em muitos lugares e por muitas "veredas" andei por esse imenso Brasil, inclusive em terra mineira, onde pela primeira vez degustei o pão-de queijo, eita trem bão sô ...!! Por lá me contaram da saga dos "nordestinos cansados" que iam ficando, ou se agasalhando pelo caminho. E pelo mesmo motivo conheço também o Nordeste, e a terra paraibana conheço tim por tim. A Paraíba comemora hoje o aniversário de sua conquista (05-08-1585), portanto 430 anos. [risos !!].

        • Temos que tomar uma Pitú (apesar de pernambucana) conterrâneo. Afinal o Brasil começa em Minas e sobe (e não abaixa).

  • O extremamente moderado Mário Covas dos anos 90 era mais ¨progressista¨do que o PT de hoje. Aliás nos anos 90 o PT era apenas oposição. No anos 80 era a pseudo-esquerda. Hoje o papel da pseudo-esquerda é ocupado pelo PSOL. Quanto à esquerda esta está morta e enterrada desde 1989 depois de longa e comprometedora agonia.

    • Mesmo truque subliminar da CIA: Carlos Alberto Gasparin vai procurar uma rola. Sua turma é terrorista não tem moral pra falar de corrupção de ninguém não seu fracassado.

      • Mario Covas está enterrado até o pescoço na eficiência paulista de 1 km de metro por ano! Poupem -me. Paulista sempre foi incompetente!!!!

          • Obrigado todos que criticaram meu comentário pois assim me dá a chance de esclarecer. Calma gente eu sou de esquerda. Defendo a superação do capital e a emancipação humana através da revolução social tal como proposta por Marx. Desculpem-me mas o PT nunca foi de esquerda e isto está mais do que provado. Sinto muito mas o PT nunca esteve sequer a esquerda no arco político do capital. Essa posição foi ocupada nos anos 80 por Brizola.

  • Mal assessorada, cercada de Ministros ridículos, Levy que está a serviço do grande Capital, o Brasil não merece, mas o PT e o governo federal merecem o que estão passando. Não era isso esperávamos de um partido que com Lula, fez tanto pelo Brasil.

    • Deurival Castro tu é da turma do crovius. Vai procurar uma rola deurival. Sua turma é terrorista não tem moral pra falar de corrupção de ninguém não seu fracassado.

  • Mercadante é um dos indivíduos mais burros que eu já tive ocasião ver e ouvir em um debate eleitoral. Não sei como este individuo esta no PT.

    • O problema que, ao contrário de Lula, Dilma se cercou de mediocridades. Provavelmente para não ofuscar a própria.

      • Irion crovis vai procurar uma rola cloves. Sua turma é terrorista não tem moral pra falar de corrupção de ninguém não seu fracassado.

  • E o pessoal da Pistola...que cursou direito -meio torto- agora quer ganhar das tetas da viúva, 90% do ganho dos mais altos cargos do judiciário, os ministros do stf. Daí pergunto, então é este o país que está com problemas nas contas do Estado. A Dilma daqui a pouco, vai fazer como o Desgoverno Sartori lá no RGS, parcela o Salário dos pelados e mantém em dia a turma da elite do judiciário, do parlamento e agora o pessoal da pistola. Bueno educação e saúde pra quê...faz como nos states quem pode paga pra se curar e estudar, quem não pode se sacode e vai votar nos ricos e limpar chão!

    • Esse Dinio é trolha está usando a mesma técnica do crovis já comentada mais acima. Os trolhas mudaram a técnica e nomes dos robôs.
      No caso do dinio ele se finge de revoltado usando como alvo o judiciário que é uma unanimidade na esquerda mas, tenta atiçar a esquerda contra a Dilma com a frase: "parcela o Salário dos pelados e mantém em dia a turma da elite do judiciário...". Olha como esses trolhas se denunciam. Usam o termo pejorativo "pelados" em lugar de por exemplo pobres. Quem usaria o termo pelados em lugar de pobres???? A canalha nazipaulista. Tendo em vista as evidencias e pelo dominio do fato, dinio, meu conselho para você é o mesmo do cróvis: Vai procurar uma rola dinio. Sua turma é terrorista não tem moral pra falar de corrupção de ninguém não seu fracassado.

      • Caro Antônimo bom dia. Lamento deveras a tua atitude pouco cordial e deselegante de comentar meu post. Primeiro nem sei o que significa ser "trolha", se puderes me explicar em nome do nosso augúrio cultural, agradeço. Mas, dispensando teu lado desnecessário ofensivo -pelo atual acirramento dos ânimos, atá entendo- passemos para a tréplica: - Primeiro sou Gaúcho da fronteira, índio criado no meio do mato, no fogo de chão e tomando banho de sanga no verão e de bacia com água esquentada no fogão à lenha, no inverno. Então já sabes minhas origens. Depois fui pra Poa estudar engenharia, onde entrei no movimento estudantil de esquerda, em luta por liberdade e um País melhor para todos. Só pra te resumir -já falei isto aqui- conheci a Presidenta Dilma pessoalmente, numa solenidade no Palácio Piratini -sede do Governo Gaúcho- à época com o GRANDE OLÍVIO DUTRA, como Governador. Era a definição de quais Cidades seriam sede da UERGS -a Universidade Estadual do RGS- pela qual eu fui o relator da Comissão da minha cidade para tentarmos conquistar um Campus, pois na minha região só rico filho de fazendeiro fazia curso superior, e o Olívio quebrou este paradigma, e depois o Tarso Genro com a Universidade do Pampa. Quanto ao judiciário, ontem foi aprovada a equiparação absurda de 90% ao STF -nada contra os Delegados da PF e da Pol.Civíl e aos Procuradores- mas de onde sai o dinheiro é um só lugar...nossos impostos. E todos sabemos o efeito cascata que terá nos Estados e Municípios inclusive. Então por isto usei o termo "pelado" que é usual na minha região de origem, quando nos referimos aos pobres, e eu sou um deles, eu sou pelado, porém luto para que todos os "pelados" do nosso País e do mundo, sejam respeitados, tenham dignidade e seus direitos básicos respeitados. Só que num Governo que luta para diminuir as desigualdades, um Congresso politiqueiro e irresponsável, como este, criar "nichos" de Elites Salariais, em detrimento de outros, não acho justo. Tenho na minha família, professor com o salário parcelado este mes, porque o Gov. Sartori do RGS alega não ter como pagar em dia a folha, nem de Brigadianos, Bombeiros e inspetores de Polícia...mas o Judiciário recebeu integral e os Deputados e toda a Assembléia também. Aí, amigo, te pergunto, achas justo isto? Espero ter esclarecido minha posição, e fiz isto em respeito à tua indignação, que é a mesma minha ! E só te peço uma coisa, não me compara como "coxinha de direita" que aí sim tu me ofende...e não precisamos disto, né, pra enriquecer nossa cultura e seguir na luta por um Brasil MAIS JUSTO. Grande abraço.

  • Acho que no momento, o pensamento secreto da mineira, a presidenta Dilma Rousseff, talvez seja algo semelhante ao da frase que segue.

    "Me tomam por quem? Uma imbecil? Sou algo que se molda do jeitinho que se quer? Isso é o que todos queriam, na realidade. Mas não vão conseguir, porque quando descobrirem que estou verde já estarei amarela. Eu sou do contra. Sou a Elis Regina de Carvalho Costa, que poucas pessoas vão morrer conhecendo". [Elis Regina, cantora brasileira].

Related Post