Falta um gesto para sermos “70%” e estarmos #Juntos

Celso Rocha de Barros, hoje, na Folha, resume em poucas linhas a situação de fraqueza de Jair Bolsonaro que impediu, até agora, que ele desfechasse o golpe autoritário que sempre mirou:

As chances de sucesso de um golpe bolsonarista já foram maiores: quando tinham Moro e o lavajatismo na mão, quando tinham o dobro de aprovação popular, quando a reeleição de Trump parecia certa, quando ainda havia quem acreditasse em Paulo Guedes, quando Bolsonaro ainda não havia sido o pior governante do mundo no combate à pandemia. Mas mesmo um golpe fraco pode ser bem-sucedido se não encontrar resistência.

Na última frase está o cerne da questão: a nossa capacidade de resistência foi desmantelada, erodida, quase destruída pela era do ódio à política que marcou a maior parte deste década.

Para viabilizar-se uma frente política, como é absolutamente necessário hoje, é preciso romper esta prática que, afinal, é a responsável por ter acontecido o inconcebível: legitimar-se, pelo voto, a ascensão de um psicopata com pretensões golpistas, como se a democracia pudesse escolher seu algoz para dirigi-la.

Todos – partidos, políticos, mídia, ministério público, juízes, Polícia Federal – estão na raiz deste processo que hoje as deixou em impotentes diante deste monstro que pariram.

A reedição de frente democráticas, a que se refere a manchete de capa da Folha – “Manifestos pró-democracia buscam clima de Diretas Já após ataques de Bolsonaro” – não depende, como diz seu mais importante manifesto – o #Juntos – de ” deixar de lado velhas disputas em busca do bem comum”.

Trata-se de recusar, também, os métodos que estas disputas tomaram e que nos levaram ao que temos, tal como naquele distante 1984 tratou-se de recusar o golpe militar – igualmente apoiado por muito dos integrantes do movimento, duas décadas antes – como forma de ascender ao poder.

Para chegarmos ao movimento das Diretas Já houve, antes, o processo de reintegração na vida brasileira daqueles que dela foram excluídos pelas leis do arbítrio. Sem a volta deles, os cassados e exilados, na plenitude de seus direitos, não teria havido o reencontro do país com a liberdade.

Hoje, como então, mais do que eles exigirem, todos exigiam, mesmo alguns de seus mais ferrenhos adversários.

Nos dias de hoje é preciso que se reconheça que há um personagem que só pode dar a esta frente democrática o vínculo popular que ela precisa ter. Ninguém duvida, a crer no número que intitula um destes movimentos – o Somos 70% – que a metade, ou quase isso, o tem como referência.

Sabe-se que retirá-lo da política foi a pedra de toque do nefasto processo que nos conduziu ao desastre em que nos encontramos e é preciso fazer cessar esta causa quando se quer pôr fim às consequências.

Não é possível reconstruir a democracia sem que se readmita, nos seus anos finais ao menos, o mais importante personagem de duas décadas de sua reedificação no pós ditadura. Tratá-lo como um marginal é manter vivo o que gerou o monstro, o ódio doentio.

É tão forte o sentido disto que, sem citar-lhe o nome, todos sabem de quem se fala.

Formar ombro a ombro com os que ajudaram nas origens do nosso infeliz presente exige superar diferenças e rancores. E para isso acontecer, é preciso que seja mútuo, do contrário será falso.

Há que desfazer o nó central desta trama desastrosa que nos amarou e prendeu a um regime intolerável, se queremos desmanchá-la.

Fernando Brito:

View Comments (54)

  • Qual é o projeto de Lula ou pt para o Brasil? Se existir, como ele se afinaria com outros projetos já explicitados na esquerda? Estaria o pt disposto a sentar numa mesa redonda ou insistiria, como sempre, em tomar a cabeceira e ditar as ordens?

    • Não consegue segurar o seu cirismo .
      Mas,o teste do Haddad não foi uma experiência suficientemente concreta como para não perceber ainda que será o LULA ,o único sujeito a mexer com as massas????

      • Ciro nunca foi esquerda,só mentecaptos pensam que sim,como o moço acima.

      • Haddad perdeu EM TODAS AS URNAS de SP! Isso nunca aconteceu na história desse estado e o que fez Lula? Pôs um gado dele de SP para PERDER! Ele sabia sim que iria perder pois não é burro! Lula deixou de lado um projeto progressista, com idéias novas de Ciro para se defender de uma injustiça! A pauta de um cidadão nunca poderá ser maior que a pauta de um país! É isso o principal erro do PT de SP além de ser corrupto e dar as mãos ao PMDB de Temer! Ces querem tapar o sol com a peneira! Acordem! Lula morreu para 2/3 da população e NUNCA mais terá esses votos de volta mesmo tendo um Bolsonaro do outro lado!

        • Cara acorda se o seu Coroné PRESTASSE pra alguma coisa teria chegado ao segundo turno.Vocês queriam mais de 5 mil diretórios apoiando um privatista?
          Diga ao seu Coroné de merda para primeiro crescer em votos,educação,lealdade e verdade,depois sim esse prostituto de partidos poderá ganhar alguma eleição.

          • Não rebateu nada do que falei é pq é verdade! Cadê os argumentos? Refute qq coisa que eu disse! Haddad já assinou o manifesto, Dino tb são "direita" tb? O PT não participou ativamente dos Diretas Já e vai perder o bonde de novo por causa do ódio! Quando Ciro fala que Lula tá magoado e conduzido pelo ódio a injustiça que fizeram nos julgamentos é outra verdade! Pq somente Rui Costa teve uma vitória esmagadora e hoje se perguntar a um baiano como eu deve ter mais de 90% e se uniu a ACM Neto para uma causa comum? Pq ele sabe q não se governa sozinho e sim costurando interesses do povo e da nação! O PT erra novamente deixando o país a deriva e pensando só em Lula!

          • O PT NÃO PARTICIPOU DAS DIRETAS JÁ?
            OU ÉS UMA AMEBA OU UM DIVULGADOR DE NOTÍCIAS FALSAS,TALVEZ SEJA SÓ UM MANÉ MESMO.
            BICHO VEJA O HISTÓRICO DO CORONÉ E NÃO ME FAÇA PERDER TEMPO.

          • Amigo, os capachos da direita, os cães que se dedicam a calúnias e difamação em busca de petiscos, feito pet de burguês, não merecem o mínimo de perda de tempo. Perde tempo com cadelos da burguesia não, passarão o resto da vida abanando e latindo em busca de petiscos da burguesia.

          • Coitado nem conhece pra julgar kkk Pena de trastes como vc! Que só latem não argumentam!

          • Esse é o nível das duas seitas hj no país, ! Falam dos mínimos e faz igual! O tempo de vcs acabou!

          • Olha aí, o analista do coroné, como você é brilhante e como fala verdade, kkkk. Aumenta a dedicação e se prepara pois inveja e ódio nunca são suficientes pra ter apoio social, conversa com o coroné que ele é primeiro colocado...em derrota.

        • hahahaha, ideias progressistas de um coronel birrento e covarde que foge pra Paríiii (sic). Vai construindo teorias chucras, contando lorotas aos montes e o que mais puder, mas vai seguir morrendo de ódio e inveja com o coronel covarde capacho da direita suja. Vai, segue aí com calúnias aos montes, a direita suja adora e vai dar uns petiscos a mais pra seus cães.

    • O PT tem 30 a 35% de seguidores, é o maior partido popular do Brasil, os outros são nanicos e o povo não os segue: Simples Assim...

  • Então, eu não tenho rancor nenhum, mas pra juntar seria necessário isso que falta. E sou muito cética e acho que vai continuar faltando e é por isso que estamos aqui. Depois, conforme aprendi neste Tijolaço, desconfio que Brizola tivesse razão e li o editorial do G1 ontem, que era similar a esse da Folha. Muita cara de pau envolvida. Existe uma queda de braço 30-30-30 e os 10 que flutuam são os que decidem a eleição. Salomão ameaça partir a criança e quem ceder não ganha.

  • Alguém já diz por aí,para superarmos o fascismo,é essencial que OS IMBECIS superem o anti-petismo.
    Tarefa quase impossível,e que exigirá (mais uma vez) concessões aos eventuais "aliados",tão caras e importantes como foi a NÃO PUNIÇÃO DOS GENOCIDAS DE FARDA em épocas passadas .
    É de se prever que o resultado dessas concessões será tão nefasto como foi o das anteriores.

    • O grande acordo deles eh o Lula se sacrificar mais do que jah se sacrificou ao perder a esposa.

    • Se a ideia de esquerda, de luta comprometida com as causas populares, se diluir em um caldo de interesses obscuros de oportunistas, o fascismo agradecerá.

  • Esse gesto é o que não consta no manifesto "estamos juntos". Como é que se quer reeditar o clima das Diretas Já, com ausência de efetivas lideranças partidárias sobreviventes que estavam naquele movimento?

    Sendo mais claro, de ex-presidentes lá só tem um. O que justifica isto? Não souberam como ou não houve tempo para encontrar os outros? Talvez seja a única justificativa, embora inverossímil. É um nome de consenso e unanimidade? Não dá para conter o riso. Fez um governo onde não tinha corrupção? Aí vão querer que a gente se molhe nas calças.

    Nós estamos em pleno século XXI discutindo a ameaça de golpe militar, com militares da reserva lançando manifestos e outros fazendo desmentidos. Existe isso em alguma democracia moderna? Nem manifesto, nem desmentido para o que é impensável numa democracia. Estamos com a aparência da pior das repúblicas bananeiras possível e não de um país que soube construir um sofisticado poder diplomático que o colocou como uma das principais nações no mundo.

    O gesto é um manifesto de todos os ex-presidentes reafirmando o espírito das Diretas Já e em defesa da "Cidadã" — muitos de seus ex-ministros o fizeram sobre assuntos pertinentes as respectivas pastas. Um manifesto apontando para a necessidade de construir um país mais justo e democrático, que promova maior Igualdade com Liberdade em busca da sincera Fraternidade, com respeito das diferenças, a única forma de superar ressentimentos e o ódio. Um manifesto pela supremacia do poder civil e de repúdio a qualquer tutela.

    O espírito das Diretas Já não era outro que não fosse o que se faz mais necessário agora: o de mandar definitivamente de volta a milicada golpista para o lugar de onde nunca deveriam ter saído para ocupar poder na República, ainda mais representado por uma figura que parece ter saído das latrinas dos quartéis — talvez a massa inerme de lá recolhida não fosse tão nociva para a vida republicana e se constituísse na imagem tão asquerosa e aviltante para o país que temos agora.

  • Somos 30% fixos, e agora com mais 37% que oscilam conforme o vento. Acontece que o vento está temporariamente a nosso favor. É agora ou nunca.

    • De novo, resultados sem politizacao. Tem tudo pra dar certo... #SQN

  • tarefa hercúlea ..FAZ PARTE do DNA do brasileiro - dessa nova geração com certeza - a criminalização da política (e olha que péssimos exemplos tb não faltaram)
    Tá td aí pra indicar que vai dar em nada ..um chama o outro de corrupto ..o outro de ladrão ..o outro diz que sabia de tudo e fica por isso mesmo ..políticos preso em flagrante são soltos ..e OUTROS, sem prova, só no beiço, ficam presos ..pra muitos a Justiça NUNCA anda, pra outros só bastam indícios

    ..e enquanto isso, as FALSAS correntes moralistas, vão ganhando com tal divisão
    GENTE, a culpa mesmo esta no JUDICIÁRIO, um Poder que, independente da LEI, faz do direto e da justiça gato e sapato
    fica difícil

    • ... E que os(as) ministros(as) do STF acordem da omissão que beira a cumplicidade!

      • Ninguém cobra do chileno maldito as dezenas de pedidos de impeachment enfiados no lordo.

        • O 'Botafogo' filho do César Maia é da mesma laia do bozomorovírus, do eduardo cunha, do GÂNGSTER Robert(o) jefferson et caterva!

  • A pior desgraça política foi a anistia,a esquerda estava presa,processada,e muitos exterminados,a esquerda foi injustamente punida na luta pela liberdade e os algozes perdoados.
    Lembro-me bem de uns amigos que consegui permissão para visitar e me pediram:-"Lute contra essa covardia,nós estamos presos,logo sairemos,suportamos tudo,essa auto anistia militar só serve a eles e aos exilados que vivem em melhor situação que nós".

  • Que Lula fique em casa. Caso vá às ruas correrá risco e ele não merece sofrer mais.
    A maioria dos brasileiros não o perdoam por ele mostrar que o povão pode ser o que quiser, caso tenha uma chance.

Related Post