No Facebook, o escritor Fernando Morais chama a atenção para o “infográfico” que O Globo publica na cobertura – que virou novela – do acidente – felizmente sem graves consequências – do apresentador Luciano Huck e sua família.
Como você vê, todas as pessoas que estavam no avião e que correram riscos iguais não são iguais.
A família Huck e os pilotos têm nome, as babás, não, embora, provavelmente, tenham pais, mães, irmãos e, talvez, filhos.
Não se chamam Helena, Maria, Antônia, nem mesmo Cleide ou Dilcéia.
Aliás, em poucos lugares, entre eles o boletim médico da Santa Casa, pode se saber que se chamavam Marciléia Garcia e Francisca Mesquita.
Embora suas vida valham tanto quanto a de qualquer outro, que merece ser identificado por seu nome.
O anonimato das babás é um ato falho do pensamento elitista que toma conta, inconscientemente, de nossos profissionais de imprensa.
Como toma conta das mentes de todos os que orbitam a elite dominante, seja econômica, seja (aspas necessárias) “culturalmente”.
Quem puder achar, leia o livro “A história de Garabombo, o Invisível”, do magnífico Manoel Scorza, peruano que se dedicou a contar a vida e a luta dos descendentes dos pré-colombianos do altiplano andino.
E como e por que era invisível aquele índio, que servira, porém, ao Exército peruano, onde acabara, por motivo fútil, mofando numa prisão?
Uso os excertos do ótimo trabalho de Elda Firmo Barros, da Universidade Federal Fluminense, para explicar.
− Não me viram. − Mas eu vejo você! − É que você tem nosso sangue, mas os brancos não me vêem. Passei sete dias sentado na porta da repartição. As autoridades iam e viam, mas não olhavam para mim. (…) Na prisão, compreendera a verdadeira natureza de sua doença. Não o viam porque não queriam vê-lo. Era invisível como eram invisíveis todas as reclamações, os abusos e as queixas.
Talvez, porém, eles tenham um momento em que são vistos: aquele em que votam.
E, por isso, neste momento, não lhes são indiferentes. Mas são odiados.
28 respostas
Para mim as babás apesar de invisíveis, sem nome, são melhores do que eles e a Globo juntos. Loucura, loucura,loucura ou inutilidades das inutilidades. E segue o jogo.
Fernando,
Uma explicação, também possível, para a “invisibilidade das babás” é o fato de que essa “profissão” ou esse lugar na nossa história foi majoritariamente ocupado por negras. Ralph Ellison, também tem um romance muito interessante sobre o Homem Invisível. “Sou um ser humano invisível. Não, eu não sou um fantasma como os que assombravam Edgar Allan Poe” (Trecho do livro acima citado)
João Benicio
Fernando,jamais por querer me exibir, mas chamei a atenção ontem sobre este fato (das babás sem nome)-quando comentei no post do posto de saúde que fostes consultar e narrei meu episódio com a UPA aqui em Floripa. Este é o modus operandis dos “globais” com honrosas exceções. A “casa grande” trata a “senzala” por números, apelidos, assovios…quando não chicote. Triste elite desumana!
Isto partindo da casa grande não é novidade nenhuma.
Individualistas estúpidos como ‘SERGIO ROSA’ e primadonas otárias e dondocas como LUANA PIOVANI, que ficam mandando o LULA se tratar no SUS, são pessoas desalmadas, BURRAS e sem noção que não percebem que a questão não é igualar os salários de todos, isso sim seria uma ditadura, mas que cada um ‘contribua conforme as suas possibilidade e que cada um receba conforme suas necessidades’, esse é o verdadeiro socialismo, que é um humanismo.
“O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
Embora suas vida valham tanto quanto a de qualquer outro, que merece ser identificado por seu nome.Discordo camarada , avida das babas valem e muito mais que as de Luciano e sua família , afinal elas trabalham.
Brito sempre se superando!
Muito boa essa reflexão!
Aliás, para melhorar o mundo em que vivemos, reflexões como essas são muito valiosas, pois desfazem as amarras obscuras que mantem o poder constituído do capital, baseado no egoísmo, na competição e nos privilégios a quem tem dinheiro.
Aconteceu uma situação semelhante quando da queda do avião do candidato Eduardo Campos.
E continuamos sem saber de quem era o avião.
Embora estivessem no mesmo avião e nessa hora por circunstâncias todos são “iguais”, na visão elitista as duas babás foram simplesmente ignoradas pelo noticiário dessa mídia bandida e canalha…Aliás, na entrevista concedida ao JN da Tv Globo o casal elitista nem citou o nome das babás…..O problema é que as duas babás não pertencem à Casa Grande, embora prestem serviços relevantes ao casal global…..Elas pertencem à Senzala…..Aí está o grande problema…..
São tão acostumados a desprezar os trabalhadores simples, que nem se dão conta de que não os citam pelos nomes…
as babas foram atendidas em campo grande ? não sofreram nenhum arranhão ?
Para quem está com o pepino de ter que segurar a lava jato, na suas pautas..
Na desgraceira que a própria Ivete Sangalo hoje falou que o jornal traz a noite,e que ajuda a não dormir bem… depois deu um ops! e veio junto com a luz do celular.
Uma bem aventurança vem a calhar…..
E transforma-lo num ícone para ser usado a qualquer momento prospero!!
Numa discussao desse assunto um amigo levantou que a nao divulgacao do nome das babas envolve questao de seguranca. Algum marginal sabendo os nomes poderia ameaca-las pedindo informacao qto a rotina do casa, por exemplo, visando ilicito.
Ainda que fosse isso, seria muito mais digno que a midia divulgasse ao menos o primeiro nome das mesmas.
Cita-las apenas como babas da familia para mim e profundo preconceito.
:
Ouvindo A Voz do Bra*S*il e postando:
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
.
D ilma, coração valente,
I magem de todo o bem em que se sente
L ivre o amor maior pela brasileira gente
M uito humana e inteligente
A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
.:.
D uas vezes contra o espectro atro
I nscreveu já seu nome na história
L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
M ulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
* * * * * * * * * * * * *
Ley de Medios Já ! ! ! !
Tem gente por ai falando que é incrível, o babação da globo sofre um acidente destes e nem sequer quebra o nariz.
Mais eu também já li por ai que o nariz dele parece mais um pinto mucho.
Não tem como quebrar.
Sensacional!
Não teve como se ficar alheio ao tal do acidente, a menos que não se tivesse contato com canais abertos de TV, jornal ou internet. Por isto me perguntei quanto vale a vida de um dos filhos para o casal Huck/Angélica, será que vale pelo menos um mês de salário de cada um deles? Esta questão se deve ao fato de uma das avós ter afirmado que uma das (inonimadas) babás ter protegido uma das crianças de tal forma como se a tivesse ‘engolido’: protegeu a criança com a própria vida. Será que ela(s) vão ganhar um extra DE VERDADE ou só um meio sorriso, afinal o casal ‘conseguiu’ o transporte pelo Samu e o atendimento pelo SUS para elas…
Sete pessoas e Duas Babás…
DA FAMIGERADA SÉRIE ‘TUDO A Veja’!
###################
Um crime de imprensa: como o Fantástico matou o futuro de cinco crianças
O CASO DO TRÁFICO DE BEBÊS EM MONTE SANTO-Ba
TER, 26/05/2015 – 14:01
Por jornalista Luis Nassif
FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/um-crime-de-imprensa-como-o-fantastico-matou-o-futuro-de-cinco-criancas
REDE GLOBO É DESMASCARADA NO CASO DAS ADOÇÕES DE MONTE SANTO-BA
https://www.youtube.com/watch?v=92GRBDUPI0c
Se enfiarem-se um no outro não valem 10 por cento de quem não compra Globo.
É mais que preconceito, é uma questão de paranóia de segurança da elite,e do valor monetário que esta mesma elite se atribui em uma sociedade de 3.o mundo desigual e violenta.
O princípio de se manter os nomes das babás no anonimato,é o mesmo do carro blindado,da cerca elétrica, dos seguranças trogloditas,dos altos muros de alphaville.
Manter os de 1.a classe inacessíveis aos de 1.a classe,seja para se apriximarem para pedir algo,seja para praticarem um crime.
Sim,babas tem famílias, geralmente oriundas de comunidades, geralmente mais expostas ao contato mesmo que involuntario com meliantes que circulam nestes meios,e portanto vulneráveis ao assédio deste tipo de gente, caso soubessem que prestam serviços a milionarios como os acidentados.
A paranoia do sequestro dos filhos,de que hábitos, horários, costumes sejam fornecidos por conta da perda do anonimato destas trabalhadoras,leva a que seus nomes sejam omitidos.
Foram omitidos por conta própria da imprensa? Foram omitidos a pedido dos patrões? A questão é que se forem divulgados e repercutidos,ambas irão para o olho da rua.
Questão de segurança.
“Manter os de 1.a classe inacessíveis aos de segunda classe”
Além da invisibilidade das babás, outro invisível é o SUS, quando bem cumpre sua função social.
Gente, o Adilson disse tudo. Sensacional rapaz! Na hora de baixar o pau a midiazinha não tem dó nem piedade, quando funciona fica calada.
Sim a culpa é sempre dos brancos…
a culpa é sempre de Cartago, diziam os romanos…
A culpa é sempre dos Judeus, dizia Adolph Hitler.
A esquerda brasileira se reduziu a algo patético!
Coordenador de Samu é demitido por causa de Luciano Huck! Veja isso
Depois das declarações do coordenador do SAMU na Capital, Eduardo Cury, houve repercussão nacional, segundo o Coordenador o hospital que atendeu Luciano Huck e Angélica negou atendimento a 6 pessoas na manhã de domingo.
A repercussão foi bombástica para o hospital, em nota responsável pela Santa Casa, lamenta as declarações do coordenador do SAMU, e diz que “Cabe ao regulador municipal, enquanto autoridade sanitária, decidir pela melhor assistência ao paciente. Se estes se encontram na UPA porque o regulador decidiu que diante das circunstâncias, esta unidade é o local disponível mais indicado”, explica.
Depois das declarações o Coordenador do SAMU foi demitido, por falar a verdade, é bom lembrar que Huck e Angélica foram atendidos pelo SUS, isso quer dizer que o hospital não vai receber do Luciano Huck e nem da Angélica e sim do governo pelo atendimento, mas se vai receber do Governo, Qual o motivo do hospital constantemente se negar a atender cidadãos de bem que não são celebridades?comunicado
O piloto Osmar Vaz, da MS Táxi Aéreo, recebeu os primeiros socorros na Unidade de Pronto Atendimento do município, após ter sido retirado da área de pouso da aeronave e transportado em helicóptero fretado pela empresa. Segundo Cury, o piloto sofreu leves escoriações e não requeria atendimento hospitalar na Santa Casa. Vaz, contudo, foi levado ao hospital para atendimento junto com os demais envolvidos no acidente, a pedido do Secretário de Saúde do Estado, Nelson Tavares. O transporte de Vaz do pronto-socorro à Santa Casa foi feito pessoalmente pelo Secretário. “Tínhamos atendimentos muito mais graves que requeriam ambulância e não podíamos disponibilizar uma unidade para transportar o piloto. Por isso negamos o pedido de transporte feito pelo Secretário”, afirmou o coordenador do SAMU.
Acidente – A família dos apresentadores Luciano Huck e Angélica sofreu um acidente na manhã deste domingo. A aeronave de pequeno porte que transportava o casal, seus três filhos, duas babás, o piloto e o co-piloto, fez um pouso forçado próximo à rodovia MS 080 na fazenda Palmeiras, em Rochedo (a 30km de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul).
A razão do pouso forçado foi uma pane no motor da aeronave 820-C, matrícula PT-ENM, da Embraer. Durante a aterrissagem, o piloto teve de desviar de um rebanho de gado.
O casal voltava da Estância Caiman, em Bonito, e seguia para Campo Grande. Angélica foi para o Pantanal para gravar o programa Estrelas. No episódio, recebeu os proprietários dos restaurantes Dona Onça e Attimo, que preparam suas especialidades. Huck foi ao encontro da mulher e retornava com eles no avião.
Segundo informações consultadas no site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave, com matrícula PTENM, estava com a certificação em dia, válida até junho de 2019.
Fonte:blogspot/Veja