Filme “Lava Jato”, diz crítica, vira “Partido da Polícia”

Bernardo Mello Franco, na Folha, analisa o filme “A Lei é para Todos” , o – isso digo eu – próximo fracasso de bilheteria do cinema brasileiro.

O roteiro não tem vergonha de nada: retrata investigadores como heróis quase infalíveis e recorre à caricatura para barrar qualquer empatia com os investigados.

A produção assume um partido desde o título: o partido da polícia. A ação é comandada por um trio de delegados determinados a prender políticos corruptos e passar o país a limpo.

O protagonismo dos homens de preto é tanto que os procuradores da força-tarefa e o juiz Sergio Moro, representado pelo galã Marcelo Serrado, ficam relegados a papéis secundários.

O filme adota tratamento desigual até na apresentação dos personagens.

Políticos e empreiteiros aparecem com nomes reais, como Lula e Marcelo Odebrecht. Os investigadores são protegidos por pseudônimos, embora alguns pareçam clones dos originais.

Um filme da Lava Jato dificilmente deixaria de ser parcial – o que já é difícil em qualquer situação no cinema – como a própria operação.

O diretor do filme se “defende”, dizendo que “votou no Lula” e que as falcatruas de tucanos, Temer & companhia, que não vieram ao caso no filme,  ficarão para uma “continuação”.

Está certo. Saímos do thriller para entrar na comédia.

Fernando Brito:

View Comments (44)

  • FB

    Pra complementar seu certeiro post.

    O Kiko Nogueira, DCM, em artigo impagável, acaba com esse "direitor" do filme!!!

  • Essa porcaria não foi feita para passar no cinema, foi feita para ser repetida à exaustão na televisão da rede gRoubo e associadas.

  • Estamos no pior período de nossa história com um judiciário envolvido novamente em um golpe contra o povo brasileiro onde a justificativa sem provas e a corrupção é imputada apenas em um partido político que tanto lutou pela liberdade e desenvolvimento de seu povo...

  • Algumas questões:

    1) Beneficiou-se da "petralhista-bolivariana" lei Rouanet?

    2) Quem foi a produtora-distribuidora desse atentado cinematográfico? Se for a Globo Filmes, nenhuma surpresa.

  • Sabem quando sairá a continuação de um filme que já nasceu fracassado? NUNCA!

    • Você que pensa.
      Caganeira sempre sai em série!
      E quando faltar gente burra o suficiente para essas porcarias, sempre haverá os coxinhas!

  • Pelo jeito o cachorro desse coxa/bozonaro é mais inteligente que o próprio dono. Tenho certeza que o cão escreveria comentários melhores.

  • Uma possível continuação que seja realmente interessante é a acusação do Tacla Duran ao amiguinho do Moro.

    Mas não vão fazer alegando falta de verba.

  • Ora , os fins justificam os meios . ter votado em Lula e delatar incluindo o seu nome dá "ibope" , provavelmente uma bilheteria coxinha , a final de contas todo o séquito já foi pago . Os financiadores colherão dividendos políticos sem aparecer ?. Todos nós sabemos quem são eles , o verdadeiro filme " A lei é para todos " , está sendo escrito pelo Supremo ministro do supremo Gilmar Mendes . O nosso curupira .

  • Será exibido pela Globo no horário nobre (com chamadas pirotécnicas) em consonância com o melhor momento do calendário eleitoral 2018

Related Post