Finalmente, um juiz enfrenta Moro

Se os ministros do Supremo Tribunal Federal tivessem metade da coragem do desembargador Ney Bello, presidente da 3ª Turma do Tribunal Federal, o juiz Sérgio Moro não seria o onipotente que “faz e acontece”, de acordo com suas vontades – e, pior, seus ódios.

O caso, resumidamente, é o seguinte: para conseguir de Portugal a extradição de Raul Schmidt, acusado na Lava Jato, Moro levou o Ministério da Justiça a prometer reciprocidade em outras extradições daqui para lá. Ocorre que Raul é português nato e, neste caso, a reciprocidade representaria a extradição de brasileiro nato, o que é impossível, como se sabe.

O juiz Leão Alves deu decisão suspensiva não a um ato de Moro, mas do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica (DRCI) do Ministério da Justiça, que solicita a extradição com base nesta promessa, em tese, impossível.

Moro, para usar uma expressão mais adequada ao mundo jurídico, ignorou solenemente a decisão e mandou a Polícia Federal consumar a extradição.

Ney Bello, que preside a turma na qual Leão é desembargador convocado,  disse ser “intolerável” o desconhecimento “dos princípios constitucionais do processo e das normas processuais penais que regem estes conflitos, sob o frágil argumento moral de autoridade, e em desrespeito ao direito objetivo”.

-A instigação ao descumprimento de ordem judicial emitida por um juiz autoriza toda a sociedade a descumprir ordens judiciais de quaisquer instâncias, substituindo a normalidade das decisões judiciais pelo equívoco das pretensões individuais. 

Moro – ou mesmo o Ministério Público – poderiam ter suscitado um caso de conflito de competência junto ao Superior Tribunal de Justiça, mas preferiram passar por cima da decisão de segunda instância. Foi, aliás, o que fez hoje o próprio juiz Leão, com petição ao STJ.

Tivessem os ministros do STF agido assim no caso das escutas ilegais sobre Dilma Rousseff, então presidente da República, Sérgio Moro não estaria pondo cada vez mais de fora suas manguinhas autoritárias.

Mas o STF preferiu, como com os abusos do MP, ficar no “ai, ai, ai”.

E a cobra criou asas.

Fernando Brito:

View Comments (73)

  • Outro dia ele enfrentou o stf e, parece, se deu bem. Ele é quem manda.
    Vão deixar por isso mesmo.
    Tudo o que o moro faz é ilegal e prevalece, por exemplo a condenação do Lula que nem sua sentença condena, apesar da condenação alí inserida a forceps.
    Perdemos o direito de pedir o que é legal.

    • Mas o ponto fraco do juiz moro tem nome e sobrenome. Trata-se do sr. Tacla Duran.

      • O DIA QUE VIER À TONA ,ÀS CLARAS ,SERÁ QUE OS IDÓLATRAS DO MORO VÃO QUERER ENXERGAR!!??? PRA MIM POUCO INTERESSA,CONTANTO QUE DÊ A CESAR O QUE É DE CESAR!!!

      • POR EXTENSÃO... O PONTO NEVRÁLGICO DO NAZI-JUIZ DE CURITIBA SERGIO NARCISO MORO CHAMA-SE ZUCOLLOTINHO!
        SÃO TODOS MAÇONS E MAFIOSOS....

      • Bem lembrado! Se deixarem o advogado Tacla Duran falar o juizeco de Curitiba e sua parceira Rosangela serão a decepção da vez, como aconteceu com o mineirinho AECIM. Fala, Tacla!

      • Inclua-se aí o doleiro Dario Messer, que sabe tudo sobre o Banestado.

      • O ponto forte também, chama rede globo. E o poder da rede globo sobre o stf também tem nome, é chantagem.

      • Além de nome e sobrenome tem compadre nessa campanha contra a Constituição

    • Concordo. O esperneio do desembargador não vai passar disso: esperneio. sergio moro já deu provas mais do que cabais de que faz o que quer, com qualquer juiz de qualquer instância e nada aconteceu a ele. Até mesmo já anulou uma penhora do tal triplex que uma juíza de Brasília tinha mandado fazer.

    • A perguntas que fica no ar, são: Quem respalda naziMoro? Quem esquenta as costas do juiz fascista? Por que o STF está tão acovardado?

    • Até a hora que um mais decidido venha a fazer o que fizeram hoje em Curitiba...aí aparecerão os Marinhos, os que mais merecem morrer no Brasil, falando em terrorismo.

  • Que é que o Moro vai fazer? Vai mandar a CIA investigar o desembargador?

  • Mas, em compensação, nos libera a descumprir a lei, segundo entendi da declaração do desembargador.

  • Moro é mercenário, uma figura carregada de imperil, uma substancia que provoca a postura imperial, a serviço do imperialismo ianque

  • ...E a cobra criou asas . Graças a quem ?quem ? quem ? . Ele por si só jamais seria minhoca . Se não é a mídia golpista liderada pela rede globo a apoia lo e ao mesmo tempo impor medo a onze abutres covardes , nada disso estaria acontecendo .

  • Quando o Chaves escurraçou uma cambada de entreguistas e golpistas na Venezuela, a famigerada globo e o PIG papagaio disseram que ele era "autoritário" e estava perseguindo os "opositores" ao seu "regime ditatorial". Temos na república da cloaca hoje um juizinho de merda, que faz e acontece porque lamentavelmente Lula e a Dilma acreditavam na honestidade da tais "instituições fortes". Temos hoje assentados nas cadeiras do outrora respeitado stf, golpistas que se acham "atores" e "celebridades" que ao invés de cumprirem a lei, respeitarem a constituição, perseguem o PT, jogam para o PIG e "julgam" conforme os seus interesses políticos. Lembram que queriam até mudar a lei para impedir que a Dilma indicasse mais alguém para o stf, porque segundo a globo e seus papagaios, diziam que o PT estava "aparelhando" o mesmo?

    • O supremo nunca foi respeitável, sempre foi uma corre pusilânime, tanto que referendou a farsa da lei de anistia e negou-se a revogá-la mesmo ele indo de encontro a protocolos internacionais aos quais o paîs assinou, mas que vc está coberto de razão no q toca à “ingenuidade” de Lula e Dilma em relação às instituições republicanas isso não há como negar. Mas quem eu queria ver pendurado pelas bolas é aquele maldito ministro da justiça da Dilma, o José Eduardo Cardoso. Sujeito mais imprestável e moleirão.

    • Quem não se lembra da grita pela "liberdade de imprensa" quando Chavez fechou a Globo Visión, que teve participação comprovada no golpe que chegou a prender o presidente?

    • "Queriam" não, mudaram a lei para que Dilma não indicasse um novo ministro para o STF. O próprio Eduardo Cunha na época articulou para aumentar a o prazo de aposentadoria compulsória de membros do STF, evitando que abrisse nova vaga na gestão Dilma.
      O mais interessante foi que depois do áudio vazado de Jucá, na qual reclamam que um ministro do STF indicado por Dilma Rousseff era um cara fechado e que atrapalhava o estanque da sangria, este sofre um acidente e morre.
      Ou seja, o medo real para mudar a lei não era o aparelhamento do STF, e sim o medo de que Dilma indicasse mais alguém que fosse difícil de negociar: um "cara fechado" como o ministro Teori.

  • MORO O CRIMINOSO,LEI 9296/96,.
    NA CABEÇA DESSE MEGALOMANÍACO,PSICOPATA, IMORAL ,TODO LHE É PERMITIDO ,TODO ELE PODE.
    TÁ ACABANDO TEU BRILHO NEGRO MOROLINI ,TÁ CHEGANDO O FIM,A CADEIA TE ESPERA.
    É melhor que ir pros states,eles apagam logo seus arquivos vivos.

  • Xeque mate: "A instigação ao descumprimento de ordem judicial emitida por um juiz autoriza toda a sociedade a descumprir ordens judiciais de quaisquer instâncias, substituindo a normalidade das decisões judiciais pelo equívoco das pretensões individuais."
    Parabéns Desembargador Ney Bello, presidente da 3ª Turma do Tribunal Federal, pela coragem de enfrentar Moro !!!

  • A cada dia essa nossa justiça vai para o buraco. Temos que pensar qual punição merece esse juizeco da roça curitibana. O castigo deve ser proporcional ao estrago que ele fez na economia. Um Brasil em franco crescimento aos olhos do mundo e ora uma republiqueta de bananas. O pobre que experimentou uma vida melhor não merece a traição desses justiceiros que servem aos interesses estrangeiros. Preparem o paredão!

  • Será que o juiz de Curitiba entende de Direito Brasileiro ou apenas do seu direito de fazer o que quer e com quem atravessar seu humor? A Constituição é clara: O Brasil não extradita seu nacional. AssIM, propalado acordo feito pelo Ministério da Justiça brasileiro com seu congêre português é inconstutucional. SERA QUE A MAIORIA DO STF NAO HONRA SUA TOGA?

Related Post