Os jornais noticiam que os militares teriam se sentido em uma “saia justa” com a atitude de Jair Bolsonaro de ir fazer um minicomício pró-golpe na frente do Quartel General do Exército em Brasília – de resto algo articulado, pois as demais manifestações bolsonaristas pelo país foram, quase todas, à porta de quartéis.
“Saia justa”, como metáfora para o desconforto inerte e silencioso, neste caso é um eufemismo para covardia. E de recusa em evitar as consequências de suas más escolhas.
Há muitas maneiras de fazê-lo sem praticar um golpe.
Bastaria, por exemplo, uma declaração de um ou de todos os comandantes militares de que as Forças Armadas não permitirão atentados contra a independência dos poderes republicanos, aliás o que está expresso no malsinado Artigo 142 que o bolsonarismo invoca para pedir uma “intervenção militar com Bolsonaro no poder”.
Lá, diz-se com todas as letras que as Forças Armadas destinam-se ” à garantia dos poderes constitucionais”.
Poderes, no plural; constitucionais, na essência.
Toda esta agitação cessaria e o próprio Bolsonaro, diante do anúncio da oposição ativa e resoluta a qualquer quebra da ordem constitucional, ira para a quarentena política em que se encontra bufando, mas inofensivo.
Não fazê-lo em nome da hierarquia devida ao cargo que dá o comando das Forças Armadas ao presidente faz com que, em nome deste pilar da organização militar, quebre-se o outro, tão indispensável: o da disciplina.
O presidente da República, em praça pública, pregando um golpe contra a ordem constitucional é um convite a que a força armada real: a média e baixa oficialidade, a soldadesca e as forças auxiliares, representadas pelas polícias (já tão milicianizadas) sintam-se à vontade para apoiá-lo e repeti-lo, na certeza de que há espaço para isso.
E onde se vai a disciplina, vai-se a hierarquia, ao ponto que os generais acabarão sendo por eles comandados e tendo de lhes seguir as loucuras, para não serem atropelados.
Jair Bolsonaro provou-se hábil em usar o sentimento corporativo dos militares para subverter seus princípios, tanto que de oficial indisciplinado, à beira de uma expulsão desonrosa, foi capaz de, com a demagogia e o voto dos quartéis, fazer-se deputado para, enfim, arrastar altos oficiais para uma aventura que parecia lhes dar o poder, mas deu-lhes a vergonha pública.
É inútil esperar que Bolsonaro cesse sua ofensiva alucinada sem que encontre uma linha de resistência que a sociedade, por conta da pandemia, está impedida de dar, enchendo as ruas contra o genocida, que não vai parar por conta dos tiros levíssimos das notas de repúdio.
O paraquedista presidencial já está atrás das linhas de comando dos generais fechando o cerco do qual só se vê o lado das matilhas furiosas, mas que carcome, a cada dia, o poder hierárquico que se a indisciplina constitucional enfraquece.
View Comments (30)
Fiquem descansados aqueles que acham e aspiram por um golpe do bozo ou sua deposição. Isto não vai ocorrer. Somente nos últimos 10 dias 4 ou 5 leis foram aprovadas na surdina e sem a presença dos congressistas em plenário que favorecem as elites e os empresários que destroem os direitos dos trabalhadores. Pode ser que a direita prefira o bozo menos estrídulo e mais comportado, mas tudo está acontecendo rapidamente e do jeitinho que ela quer. As ameaças e as palhaçadas do bozo são um preço a pagar pelos demais poderes que, calados, se locupletam. Bozo só cai quando todo o serviço sujo tiver sido feito. Se necessário, até sua reeleição vai acontecer. Enquanto isso, as esquerdas mantêm-se caladas só pensando naquilo, em se eleger este ano e em 2012.
Não está tudo tão pacífico assim para os roedores do país. Uma ameaça se antepõe a seus propósitos, e é isto que está a futucar o Bolsonaro, e a desesperá-lo. Bolsonaro não é apenas um bobo, ele está consciente desde o princípio de sua missão anti-nacional de destruir o protagonismo econômico do Brasil no cenário mundial. Esta ameaça crescente vai levar de roldão meio mundo e uma banda de lunáticos que a ela se anteponham, na esperança de escondê-la ou de minimizá-la. Nem o Trump terá como resistir a ela. Precisamos pensar o país depois da ameaça, porque sua reconstrução não poderá se dar se não for de maneira politicamente compartilhada.
Uma união sem esquecer e punir quem praticou, ajudou, fomentou o golpe é a eleição de um psicopata. Não devemos aceitar angústias, esquecimentos. Nunca foram punidos. Agora deverá ser diferente ou nunca sairemos dos sucessivos golpes e suas destruições.
Prezado, e qual seria essa ameaça ?
Inútil é esperar que esse exército faça alguma coisa em defesa da Democracia ou da Constituição. Desconforto inerte e silencioso? Só figuração. Covardia? Tampouco. Os militares apoiam o golpe. Só depois do golpe é que eles vão dar um fim em bolsonaro. O poder, é claro, estará nas mãos deles. E eles alegarão que o tiraram para defender a democracia e a Constituição. Farsa? O golpe contra Dilma também foi farsa, mas foi oficializado.
perfeita a ilustração. Os limites todos já foram rompidos, há muito tempo, desde a AP 470. Já estamos sob coturnos, com ou sem bozo.
Toda esta lambança está sendo debitadas na conta das FORÇAS ARMADAS que sempre foram golpistas de "carteirinha"
Resumindo, somos um país de bundas moles.
Somos um país de gente do bem, exceto é claro esses 5% de bolsominions que têm problemas mentais.
FORA FORÇAS ARMADAS VERDUGOS DA DEMOCRACIA,COVEIROS DA LIBERDADE,INIMIGOS DO POVO.
RODRIGO MAIA É UM CRIMINOSO, LIMPANDO A BUNDA COM DEZENAS DE PEDIDOS DE IMPEACHMENT.
BRITO, dá logo o spoiler duma vêz, pô !!!!
nt inicial - lembrem-se de que todo o comando do GOVERNO FEDERAL já esta tomado por militares, qdo não, de fascistas e/ou fanáticos.
Deixe relembrar aos colegas que no SÁBADO MESMO foi noticiado que o Vice Mourão chamou o CONSELHO DE SEGURANÇA da AMAZÔNIA que esta sendo formado somente por MILITARES das TRÊS ARMAS, e nenhum civil ou representante dos povos indígenas, muito menos da FUNAI ou IBAMA.
..convenhamos, isso é um indicativo de que a "turma se prepara", que já esta a campo e preocupada com o flanco e com o butim que deverá ser ofertado pelo empenho, ou omissão, AMERICANO.
Até quando vocês vão se enganar ?
Sempre ilustrei o cenário em que vivemos como o período havido entre 64 e 68 ..esse é o jeito do GOLPE se instalar aqui no BRASIL, devagar, devagarinho.
Não se iludam, o que vemos parece GOLPE, tem cheiro de GOLPE, cor de GOLPE ..e já é o GOLPE
HABEMUS GOLPE !!!!
e a melhor maneira "institucional" de revelá-lo é ENFRENTÁ-LO, provoca-lo pra que ele saia DUMA VEZ POR TODAS da toca (ou deveria dizer, da toga também?), é com a abertura dum processo de impeach, por exemplo, ou com uma denuncia do STF.
PS - Tardiamente me ocorreu uma outra forma de revelarmos esse GOLPE, seria com CELSO DE MELO julgando a suspeição de SERGIO MORO (o maior agente americano do golpe), com isso restabelecendo não só a JUSTIÇA, como os direitos políticos de LULA DA SILVA ..e então? Como será que os GOLPISTAS encastelados irão reagir, hein ? ..aposto que sairiam da toca, ou debaixo da toga, rapidinho
Tudo isto aconteceu de verdade e está acontecendo, mas, podes crer, isto foi antes do Coronavírus. Não existe nem STF, Legislativo e Forças Armadas capaz de conter esta praga e a quebra da economia. Dar golpe quando tudo está bom talvez seja mais fácil, mas a situação está cada dia mais degringolada. Água de morro abaixo e fogo de morro acima, não tem como conter.
Talvez seja mais fácil dar um golpe quando a situação esteja um caos ... Saques, quebradeira, ... Aí tudo se justifica (prisões, torturas, autoritarismo...) umas cestas básicas aqui outra ali, um circo e um pão, e entraremos em mais um longo e tenebroso inverno sombrio ...
e com o caos os militares ainda vão posar de salvadores, pcificadores da Pátria ..bem ao gosto deles
E por isso que o facínora psicopata presidente esteja por aí espalhando o vírus para seu gado e consequentemente para todos.
O GOLPE foi dado e efetivado quando o entrevado Gen. Eduardo Villas Bôas fez aquela fatídica nota exigindo a extinção sumária da candidatura do LULA das eleições.
E o Haddad ainda foi pedir a bênção ao general. O que nos mata e devora é a falta de Inteligência da esquerda. Enquanto não criarem um organismo de Inteligência farão as escolhas erradas. Lembro-me da escolha do Fux. Ele iria matar no peito o mensalão. Agora é um câncer no STF.
E os políticos de esquerda ficam cheios de memes. Não querem encarar a realidade. Parece que não caiu a ficha deles que já houve o golpe. Já tiraram a Dilma e prenderam o Lula. Tudo que a direita mais gosta é de uma esquerda que reclama muito, mas efetivamente não faz nada.
Alguém precisa puxar as rédeas do pangaré capitão , antes que ele se torne um manga larga machador .
A CF foi rasgada.... até o STF a desrespeita frontalmente, quando permite a redução salarial sem o acordo com sindicatos, ambos vetados pela constituição..... vergonhoso...