Fiori: “A direita e os seus juízes transformaram Lula num mito”

No excelente site Tutameia, de Rodolfo e Eleonora de Lucena,durante 10 anos diretora-executiva da Folha, publica-se uma entrevista cuja leitura é indispensável.

O cientista politico José Luiz Fiori, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, analisa com extrema lucidez, totalmente fora do “pragmatismo” do “perde-ganha eleitoral” a situação de Lula, da esquerda e a do pais:

 O ex-presidente Lula já não é mais apenas uma candidatura. Ele é uma causa e é a grande causa que unirá daqui para frente as forças progressistas do Brasil e da América do Sul. Não adianta pensar, no momento, em candidaturas “alternativas” que não vão ganhar ou simplesmente não vão governar nesse quadro que aí está.  Ou se muda esse quadro e se junta um conjunto de forças poderosas, ou não haverá governo progressista viável de nenhum tipo, seja quem for o indivíduo ou candidato. A menos que as forças progressistas queiram repetir a candidatura simbólica do dr. Ulysses Guimarães em 1974.

É bom que as pessoas entendam que essa crise aberta pelo golpe de Estado e essa divisão da sociedade brasileira –promovida ativamente pela imprensa conservadora– devem continuar ainda por muito tempo e exigirão uma enorme paciência estratégica. Não adianta achar que vai se virar a mesa na próxima meia hora.

Ainda assim, Fiori crê que a camada político-judicial que ocupa a ribalta da política do Brasil vai perder importância, talvez porque em lugar dela venham ou a força repressiva ou a representação direta do capital financeiro. Ou ambas.

TUTAMÉIA — Qual será o futuro político das pessoas que o julgaram e encarceraram?

JOSÉ LUÍS FIORI — O mais provável é que venham a ter o mesmo destino de todos os “savonarolas” que já existiram através da história. Apesar de que, no caso brasileiro, essas pessoas não têm o menor fôlego pessoal e intelectual para se transformarem em lideranças carismáticas. São figuras menores, já cumpriram o papel que lhes foi encomendado e devem voltar para o anonimato de onde vieram.

TUTAMÉIA — E qual o impacto mais geral sobre a sociedade brasileira?

JOSÉ LUÍS FIORI — Essa grande encenação –e, sobretudo, esse final patrocinado pelo STF –consolidou uma divisão e uma polarização da sociedade brasileira que que deverá durar por muitos e muitos anos. Vai ser muito difícil de reverter isso. Também vai ser muito difícil sair desse buraco imediato, porque o Estado, as autoridades públicas e a sociedade brasileira aparecem divididos de cima abaixo. Os golpistas estão completamente divididos. O Congresso está quase rachado e desmoralizado. O STF está partido ao meio, perdeu a sua aura de neutralidade e sua credibilidade foi rebaixada por suas brigas internas e por suas sessões infindáveis, marcadas pelo exibicionismo dos seus juízes com seu palavreado gongórico e quase sempre inócuo.

É também importantíssima a conexão que Fiori faz entre a rápida corrosão da aliança golpista e as mudanças no cenário mundoa provocadas a partir da eleição de Donald Trump. Ele suspeita que essa inesperada mudança no centro do mundo tenha influenciado  “na perda completa de rumo dos seus líderes tucanos, incluindo a desmontagem moral do seu candidato presidencial”.

Qualquer resumo que faça aqui, porém, será pobre perto do conjunto de argumentos que a entrevista levanta. Vale muito, inestimavelmente, cada minuto de sua leitura, aqui.

Fernando Brito:

View Comments (19)

  • O TRIPLEX É NOSSO

    "MTST e a Povo Sem Medo acabam de ocupar o triplex do Guarujá, atribuído a Lula por Moro. Se é do Lula, o povo poderá ficar. Se não é, por que então ele está preso?", questionou o líder do MTST e presidenciável do PSOL, Guilherme Boulos.

    Excelente iniciativa!!!! Será que vai aparecer um dono? Se é do Lula mesmo, então, tudo bem, né juizeco curitibano sem nome na história?! Nunca usufruiu do imóvel que é atribuído a ele. Já que esta preso e não pode usufruir e fazem questão de atribuir a ele, logo, Lulão pode emprestar pra quem quiser enquanto esse processo não se esgotar.

  • O triplex é nosso! Quem vai ingressar com ação de reintegração de posse?

    • Hahahahaha... Dar posse a quem? Sifu. Sinuca de bico, hein, fascistas.

    • Só o proprietário pode fazê-lo. Fudeu juizeco e company.

  • Maravilha, leitura obrigatória. Eu modestamente também sempre achei que a cisão do país não tem mais volta. Principalmente porque ela é apenas o afloramento do que sempre esteve aí. Ela se revelou porque os mais humildes "passaram a existir" com Lula. Antes eles eram "nada", não incomodavam, não tinham voz, poder nenhum, apenas diziam "sim senhor". Quando Lula lhes deu alguma coisa, não muita coisa, aí a farsa acabou e a verdade ficou nua.

    • É isso mesmo. Lula é a suprema razão da existência de todos eles. Ser fanático por Lula é normal, mas ser fanático por atacar o Lula é doença..

    • A elite rentista do país (que planejou o golpe), criou na classe média a ilusão de que eles também pertenciam a elite. Como bem explicou o professor Fiori, quando a recessão inevitável se aprofundar, serão descartados para o empobrecimento e a insignificancia junto com o resto do povão. Isso já começa a acontecer, e talvez explique a frustração e o ódio expresso por essas pessoas. O projeto neoliberal (um sintoma da globalização do sistema capitalista) acabou em 2008/2009 (só foi mantido artificialmente respirando com a ajuda dos Estados nacionais). Agora esse oxigênio acabou. Nos EUA, na China, na Rússia, na Europa,. o nacionalismo e o protecionismo retornam com força total. Cada país vai defender a ferro e a fogo seu território, seu mercado consumidor e cuidar da própria vida. A direita brasileira chegou no cinema no final do filme. Vai pagar um preço por isso.....

  • Quanto a "uma divisão e uma polarização da sociedade brasileira que que deverá durar por muitos e muitos anos", não aceito coxinhas vindo me falar em paz e união pelo País, depois que eles promoveram o GOLPE e, não satisfeitos, perseguiram o LULA.

    Não esqueceremos! Fascistas FDP!!!

    • Esta geração está dividida até a morte, não me reconcilio também, a não ser que nos peçam desculpas. Espera-se que nossos filhos ou netos consigam se reconciliar, mas para isso acontecer o país precisa voltar a ser democrático e progressista. LULA2018

  • É exatamente assim que penso. Não adianta uma candidatura alternativa, pelas razões que Fiori bem aponta. A nós cabe resistir. E resistir é eleger Lula na cadeira. Será um forma de desobediência civil muito significativa.

  • SOMOS TODOS LULA

    "Embaixo desse ser humano há mais do que carne. Atrás desse ser humano há uma ideia. E ideias são à prova de balas"

  • SE PEDIREM A REINTEGRAÇÃO DE POSSE NA CERTA APARECERÁ QUEM É O VERDADEIRO DONO PROPRIETÁRIO DO IMÓVEL COM CERTEZA! SERÁ QUE VÃO SE ARRISCAR A PEDIR A REINTEGRAÇÃO DE POSSE!

    • Somente o proprietário pode pedir a reintegração de posse. E aí, fudeu para o juizeco e os 3 patetas do MP-PR + TRF4

  • RESPOSTA A QUEM JULGA A DECISÃO DO LULA

    Resposta a quem julga os outros, a quem julga e critica a decisão do Lula de se entregar no dia 07 de abril, a tem arrogância para o chamar de covarde. Se Lula decidisse pela via mais radical, pela via da emoção dos manifestantes e não pela razão e por sua intuição.

    Estaria preso da mesma forma, porém com vítimas físicas. Quem estaria a perder a vida? Quem não tem filhos, quem não tem nada a perder? E quem tem pode ser chamado de covarde, se o final seria o mesmo (LULA PRESO)?

    Ou vocês acham mesmo que a PF não entraria?! A PM fascista de São Paulo estava pronta para agir de forma criminosa. Estaria você disposto a ver seu filho sangrando?

  • "essas pessoas não têm o menor fôlego pessoal e intelectual para se transformarem em lideranças carismáticas. São figuras menores, já cumpriram o papel que lhes foi encomendado e devem voltar para o anonimato de onde vieram."

    Moro, Dallagnol, desaparecerão, são descartáveis, como já foram Demóstenes, et caverna.

    Bye bye. A História não lhes reservará espaço nos livros...

  • Getúlio passou a história depois da morte.lula passa a história em vida! Mártir.mito. A direita e seus sequazes quiseram ver a crer! TAI O RESULTADO!!!! Lula uma ideia!

Related Post