‘Fogo é só onde o pessoal desmata’, diz Bolsonaro. Se desmata, não era mata?

Na sua já tradicional “paradinha para falar besteira” à saída do Palácio da Alvorada, o senhor Jair Bolsonaro soltou mais uma pérola, agora que desistiu e culpar o ongueiro de moto pelos incêndios na Amazônia.

— A floresta não está pegando fogo como o pessoal está dizendo. O fogo é onde o pessoal desmata.

E onde o pessoal desmata é o quê, presidente? Se “o pessoal’ desmata, era mata, ora.

Tanto que as imagens de satélite mostram os focos de incêndio exatamente nos limites das áreas já desmatada que avançam para a floresta, o que parece indicar expansões sobre espaços onde já houve a derrubada da floresta e o fogo serve para remover a vegetação caída.

Não é, na grande maioria, “fogo de roçado”, a velha coivara que aprendíamos no ginásio, em áreas já ocupadas há tempos, como fica claro no mapa publicado no NY Times. Qualquer um é capaz de perceber a pequena quantidade de focos de incêndio em áreas já desflorestadas, em amarelo no mapa.

E aí, sim, este fogo, pela extensão e intensidade, atinge e destrói trechos de mata viva, que de outra forma não queimaria na floresta úmida da região, mesmo com tempo seco.

Bolsonaro, porém, não tem qualquer compromisso com a verdade e não abre mão de continuar, como antes, no discurso de negação do problema.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

18 respostas

  1. AMEAÇAS A DEMOCRACIA,CHANTAGEM DE GENERAIS ONEROSOS,DECRÉPITOS DE IMERECIDAS MEDALHAS,AUSÊNCIA TOTAL DE AMOR A PÁTRIA E AO POVO,ASSASSINATOS PELO ESTADO,DESEMPREGO,FOME ,MISÉRIA,DESTRUIÇÃO DO PAÍS,ENTREGA DE NOSSAS RIQUEZAS NATURAIS.
    NADA DISSO DEIXAM AS FORÇAS ARMADAS INJURIADAS,INSULTADAS OU ENVERGONHADAS.
    SENTEM-SE INSULTADOS COM AQUELES QUE SE OPÕEM A ISSO.
    AS FORÇAS ARMADAS POSSUEM UM ORÇAMENTO MAIOR QUE SAÚDE E EDUCAÇÃO E DE QUE ISSO TEM SERVIDO AO BRASIL E SEU POVO?
    FILHAS DO PAPAI DE QUEPE NUNCA SE CASAM PARA NÃO PERDEREM A GORDA PENSÃO VITALÍCIA.
    FILHOS DE TRABALHADORES QUE SUSTENTAM A PANÇA FLATULENTA E ENGORDAM A BUNDA PEIDORRENTA DESSA GENTE JAMAIS SABERÃO O QUE É UMA PENSÃO VITALÍCIA DE UM MÍNIMO SEQUER.
    DE QUE NOS SERVEM ESSA CORJA SE SUA EXISTÊNCIA ALÉM DE ONEROSA ATERRORIZA,ATENTA O ESTADO DE DIREITO?
    QUE MÉRITO EXISTEM NESSAS MEDALHAS QUE JAMAIS VIRAM UM CAMPO DE BATALHA?
    O BRASIL PRECISA DECLARAR NEUTRALIDADE E EXTINGUIR AS FORÇAS ARMADAS.

    1. BOSÓNALHA É O TÍPICO FASCISTA ENTREGUISTA MILICO BURRO… E, APOIADO PELA ELITE IGNORANTE BRASILEIRA, ENVERGONHAM A NAÇÃO!
      MAS, VAI DERRETENDO RAPIDAMENTE…
      CORRE BOSÓ… CORRE MULÉQUI!

  2. A grande surpresa dessa vez, nas manifestações, é o panelaço nas áreas onde estão os coxinhas, brancos, que se alimentam muito bem. Panelaço, fazer ruídos com panelas vazias, é manifestação que nada tem a ver com queimadas, desmatamentos, mas com as dificuldades econômicas, falta de dinheiro e de emprego, falta de recursos para sobreviver com dignidade. São sinais de que não vai dar para esperar os dois anos que o ridículo ex-assessor do ditador chileno Pinochet, Paulo Guedes, pede para que seu plano de desmonte do estado, do desemprego e subemprego de 40 milhões de trabalhadores, retirada de direitos, com reduzidas possibilidades de aposentadoria, entrega de patrimônio público e de nossas riquezas, possam dar o mais do que improvável resultado que prenuncia, para beneficiar todos os atingidos por sua ação à frente da economia do país. Até lá, os ricos ficam ainda mais ricos. Os coxinhas que vivem de salários começam a ver onde tudo vai chegar e começam a ser atingidos. Lula livre. Diretas, já.

  3. Desculpe-me, mas essa declaração do Bozo é o ápice da imbecilidade tentando enganar a própria lógica. Que desgoverno!

  4. Só duas perguntas: terra pega fogo ? Nesses locais(desmatados) anteriormente existia o quê?

  5. 57 milhões de incautos que se somaram aos endinheirados IRRESPONSSÁVEIS produziram esse ESQUIZOFRENICO INCENDIÁRIO.

  6. Eu ouço isso e me pergunto: Ele aprendeu com Moro ou frequentaram o mesmo estábulo????????????? Sim porque as respostas são bem parecidas… “Não sei se fiz, mas se fiz não tem nada de errado e se tiver algo errado eu não fiz” (sejúmoro).
    “A floresta não está pegando fogo como o pessoal está dizendo. O fogo é onde o pessoal desmata”.( ????)
    Percebem a semelhança!?

    1. Tão logo o Bolsomerda tomou posse ele perdoou todas as multas que o IBAMA tinha aplicado nos agroboys e ainda deu “carta branca” para derrubar e por fogo. Agora o estrume dizendo que o fogo é só em áreas desmatada etc e etc. Ele deve ser responsabilizado por esta tragédia ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *