Folha não quer que seca vire “assunto de elevador”. Por isso não mostra o poço?

cantareirao3

A Folha de S. Paulo, hoje, em editorial, alerta o Governador Geraldo Alckmin que a falta d’água, em São Paulo, corre o risco de virar “conversa de elevador” e, assim, influir na preciosa votação tucana na paulicéia.

O temor do jornal é o de que “o tucano corre o risco de ver paulistas debatendo o voto no elevador”.

De elevador, não sei se vira, mas de bar, já virou, como mostra reportagem do Estadão sobre os bares da badalada Vila Madalena estarem servindo bebidas em copos plásticos pela impossibilidade de, sem água à noite, lavarem os de vidro.

A Folha faria melhor por São Paulo, porém, se fizesse jornalismo, em lugar de editoriais.

Os fatos estão se sucedendo e nem mesmo míseras imagens da área de captação da represa têm sido atualizadas como deviam, quase que diariamente.

Se estivesse fazendo jornalismo como devia estaria registrando que, neste momento, dependendo da chuva que deve cair hoje e amanhã na região do Cantareira, está secando o canal de interligação entre o reservatório do Jaguari e o do Jacareí.

Os dois se ligam por um canal escavado na rocha e na terra, cujo fundo está na cota de 717,50 metros sobre o nível do mar.

E a água, esta noite, baixou para 717,52 metros.

Dois centímetros, apenas, num reservatório que baixa sete centímetros a cada dia.

Se a Folha quiser informar mesmo seus leitores, mande um fotógrafo repetir as imagens do dia em que Geraldo Alckmin inaugurou a “gambiarra do bombeamento” e todos verão que o que resta hoje é um braço de água cercado por um grande lodaçal.

Ou que diga a seus leitores que a quantidade de água mandada para a Estação de Tratamento de Santa Inês vem caindo aos pouquinhos, dos 31 metros por segundo normais para apenas 21,5 m³/s ontem.

Ou ainda que o Estado de São Paulo está gastando dinheiro público num lunático bombardeamento de nuvens, cuja eficácia jamais ficou comprovada, muito menos para quantidades de água compatíveis com o armazenamento de chuva (o que é totalmente diferente de pequenas precipitações que podem aliviar a situação de lavouras na seca).

O nível da água e seu consumo é mensurável, tão mensurável quanto o preço do asfalto astronômico na pista de pouso de Cláudio.

A única dúvida que se tem, hoje, é se faltará água em São Paulo alguns dias antes ou depois do primeiro turno das eleições.

Façam jornalismo, senhores.

Porque é com fatos que se formam opiniões.

Embora os jornais brasileiros, nos últimos anos, venha se especializando em transformar opiniões em fatos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. Infelizmente não tenho esperança de que isso afete a campanha tucana. Paulista é um povo tão burro que prefere votar nesse crápula e morrer de sede, mas preservar a pseudo supremacia e arrogância. Sou paulista e cansado deste triunvirato de fariseus.

  2. Do fato politico a tragedia e’ dois palitos(dito gaucho), por favor vamos falar de no minimo 3 milhoes de pessoas isto e passivel de intetvensao federal onde esta ministetio publico federal, ou essa gente tucana se acha guariao da popukacso e wue nsda recaira sobre seus suditos, isto de trata de utilidade publica atençao Brasil csde o babaca do datena puxa saco dos asad.

  3. O puxa saco do datena ontem acusou prefeito hadad sobre a santa casa de sao paulo so nao explicou esse estupdo que a santa casa e de administraçao estadual, o pt calado com isso botem a boca no mundo , e tem indicios de roubalheira atençao fernando brito bota teus perdigueiros nesse faro que tem carniça da braba.

  4. Fernando,veja a coincidência,valores iguais em casos diferentes acontecendo na contabidade de Minas Gerais:Caso 1-“Segue em anexo ação civil pública do ministério público de minas gerais contra a COPASA.O dinheiro teria sido tranferido do governo de minas para a COPASA para cumprir com a EC 29, mas a verba não consta na entrada de caixa da empresa. O prejuízo seria de R$ 3.387.063.363,00 entre os anos de 2003 e 2008.” Caso 2: “LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS – 2014
    ESTADO DE MINAS GERAIS
    Ação n.º 0166.08.018873-2 – Ação de desapropriação para implantação do aeródromo do Município de Cláudio(MG) R$ 3.387.063.363,00 -Possível(pagamento)……….. Precatório.”

  5. É a jeito tucano de governar: Choque de gestão, austeridade fiscal e enxugamento da máquina.

  6. Enquanto isso ..

    Israel: ”Brasil é anão diplomático”. É isso que afina com o discurso dos EUA, Inglaterra e PSDB. Na verdade é um elogio, pois preferimos ser anões do que P _ _ _ dos EUA.

    1. É “anão diplomático” que não engole a carnificina em Gaza. Que não fica em cima do muro e assume uma postura democrática e humanista. É um David diante do gigante Golias. A história dá voltas. CUIDADO COM A PEDRA!!!!!

  7. Alckmin está armando prá Dilma! Até a ministra do meio ambiente já participou de reunião da ANA sobre o Cantareira, tal a gravidade da situação.
    Se agora no início do mês de agosto, com outorga vencida e cantareira em colapso, a ANA/DAEE restringem drasticamente a retirada de água (o que já deveriam ter feito em janeiro), Alckmin vai alegar que a culpa do racionamento é do governo federal, que age eleitoralmente, e não está deixando ele tirar a agua do volume morto II.
    Se depois da eleição acabar a água, vai dizer que só estava retirando o volume autorizado pela ANA. Se acabou, é culpa do responsável pela outorga, o governo federal, que não controlou. O script será esse, e a mídia, como sempre, fará o seu papel.
    Prá mim as reuniões tem de ser é com o ministro de segurança institucional e de defesa, e não com a de meio ambiente, pois 15 milhões de pessoas sem água (cantareira e alto-tietê) será instabilidade na certa…

  8. Fernando, isso ainda não é suficiente para abalar Geraldinho e sua (múltipla)reeleição. Aqui em SP ele pode fazer o que quiser, literalmente, que vai ser reeleito. Temos investimentos em educação cada ano menores, as Universidades Estaduais estão agonizando aos poucos, estamos sem segurança pública, temos nossa área de transportes transformada num balcão de negócios, agora é a saúde que está indo para o mesmo rumo. Não temos mais água, e eu acho que mais coisa ainda vai aparecer. Mas ainda assim, está mais que garantido o primeiro turno. Se um governante leva quase 55% dos votos nessas condições, o que tem que ser feito para ele não se reeleger? Tanto que ele não abre a boca pra nada, nem uma declaração, nem uma aparição em lugar algum! Sabe que o dele está garantido e que abrir a boca só vai expor mais a incompetência. Então esse é o Paulista! Quando pior melhor! E o povo paulista ainda se acha mais inteligente que o resto do país

    1. Também reforçando o comentário do geólogo, assisti o Globo Rural (único programa “assistível” da Globo) sobre a recuperação dos mananciais e eu concordo ser uma das principais opções para resolver o problema de escassez de água em nossos rios.

  9. Espero , para o bem do país , que no ano eleitoral de 2014 seja confirmada a morte do PSDB ( mesmo sabendo que voltará travestido de outra coisa qualquer , mas pouco importa ,já que a oposição é feita pela mídia e esta deverá ser regulamentada ) . Gostaria de saber , apenas de seu túmulo : Será na cabeceira do aecioporto ou no fundo da Cantareira ?

  10. Como já disse anteriormente, os paulistanos vão receber água em esponjas, que será a única forma de tirar água dos reservatórios.

  11. ‘.****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar mudando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *