Inaugurada há poucos dias – depois de um atraso devido a vazamentos inadmissíveis numa obra deste porte – o sistema de transposição das águas da represa Billings (Complexo Rio Grande) para o minguante AltoTietê – hoje o mais sacrificado reservatório de água de São Paulo – foi interditado pela Prefeitura de Ribeirão Pires, noticia o Estadão.
Agora, em lugar de vazamentos, o problema são as enchentes do córrego Taiaçupeba-Mirim, onde as bombas que puxam água da Billings jogariam quatro mil litros por segundo de água.
Como o córrego não foi desassoreado devidamente e preparado para um brutal aumento de vazão, desde o início da operação houve enchentes e desbarrancamento das margens. Isso fez com que o volume de água bombeado tivesse de se restringir a um quarto do previsto.
Isso quando não foi, simplesmente, suspenso, porque nem assim dava vazão.
É a premiadíssima gestão hídrica do Governo paulista, que está transformando uma empresa tecnicamente capaz como a Sabesp numa comédia de erros, manchando sua imagem tanto que nenhuma chuva vai lavar.
Não se faz obras, fazem-se gambiarras, canais em meio da lama, mangueiras de borracha, dutos improvisados. Tudo feito às carreiras (veja abaixo Alckmin anunciando a obra, em maio ) como se não soubessem do desastre hídrico há quase dois anos.
Além de água, falta vergonha.
24 respostas
Grande Jestor! Jênio…serto?
Reparem no gesto sutil que o homem desta foto fez com a mão. A quem seria endereçado, aos que não se deixaram hipnotizar feito zumbis pela mídia golpista?
http://www.viomundo.com.br/denuncias/antonio-de-souza-alckmin-superlota-as-escolas-publicas-do-estado-matando-o-futuro-e-as-expectativas-dos-nossos-jovens-especialmente
O eterno Fla- Flu, neste ponto os blogues sujos e o PIG são semelhantes, é nhé- nhe dos dois lados.
Tem que manter as tropas afiadas, os dois lados não sedem nem um pouquinho.
Tá. E sobre o assunto do post, nenhum comentário?
Oi Fabio
Como assim os dois lados não cedem nem um pouquinho?!
Um lado já cedeu tanto, que o Brasil continua sendo um dos países de maior desigualdade social.
Um dos lados já cedeu e muito.E esse lado tem direito a muitos mais.O lado Alckmin, Aécio, entre outros, é que não permitem ceder nada.
Infelizmente é fla flu sim, ou casa grande e senzala.É o que Marx chamou de luta de classes.
Mas isso não existe.
Avelino vc tá afiado, to vendo que não vai ceder nem um pouquinho.
tá falando isso pra proteger os tucanos?
acha que o assunto devia ficar em sigilo, né!
mas a matéria é do pig (estadão), já que no Brasil não existe pluralidade dos meios de comunicação, praticamente, só o pig produz conteúdo.
o fernando simplesmente pinça os conteúdos que ficam escondidinhos, e não são reproduzidos por rádio e tv, faz um comentário, e nos repassa.
Não Pedro não estou protegendo tucano, é que besteira em obra os dois partidos fazem, tanto do PT quanto do PSDB, isto deveria ser visto de maneira diferente , existem obras importantes que estão feitas para conter a seca no Nordeste e a seca em SP, o resto é picuinha para achar quem faz a bobagem maior.
Foi feito estudo de impacto ambiental?
Obviamente, se foram feitos estudos, estavam errados. E faltou fazer um estudo sobre como escoar 4 MIL LITROS por segundo num córrego minúsculo. Esse é o tipo de “jestão” que os tucanos fazem em SP há duas décadas. Por exemplo: o tal monotrilho, que ficaria pronto para a Copa, até agora não está pronto, não tem planejamento, o preço da obra cresce assustadoramente, mas os paulistas (não todos) reclamam dos corredores de ônibus e das ciclovias.
Só uma ressalva: quando se fala em monotrilho fico aflita. Parece praga. Nunca un deles funcionou no Brasil. Sendo o de Alkmin o mais absurdamente caro. Nem feito por empresa canadense funciona. Sera mais um elefante branco ou cor concreto de 6bi?
Faltou principalmente comprovar o milagre pelo qual o governo tucano premiado de SP conseguiu limpar a água poluidíssima da Billings, que tem em sua composição inclusive resíduos de metais pesados. Estão contaminando o Alto Tietê, ou melhor, o que resta do Alto Tietê. Pensando bem, o desbarrancamento do córrego é até uma boa notícia para a população porque recebe menos contaminação por litro de água. Dentro de alguns anos quero ver alguém provar a relação entre doenças e água contaminada oferecida pela Sabesp. Vai ser difícil, até porque o tucanato sabe administrar um sigilo como ninguém!
imaginem se fossem trens comuns com 2 trilhos. Teriam feito só metade .
kkkkkkk
O pior é que a paulistada midiotizada irá eleger esse incompetente quantas vezes ele se candidatar, não importa que fiquem sem água, segurança e escolas. São cegos políticos….
VEJA COMO A AGUA DE REUSO DO ALCKMIN VAI MATA-LO???
ONDE TEM PSDB, NADA MAIS IRA CRESCER”…..duvidas, entao o exemplo do RGS onde a YEDA CRUZES faliu o Estado??? Aecio-pó-rtos em MG onde faliu o Estado em beneficio proprio e da sua irma??? no PR onde o Beto Richa, faliu o Estado e massacra os professores??? FHC vendeu todas as empresas publicas do Brasil a preço de banana e lucrou bilhoes que estao em paraisos fiscais para todo o PSDB, DEM, PPS até hoje protegido pelo bandidos de toga do STF e do PODRE JUDICIARIO BRASILEIRO??? Em SP onde o SERRA e ALCKMIN esta falindo o Estado, e acabaram com a água potável, e estão servindo a população com água de REUSO, que daqui 5 ou 10 anos todos estarão com CANCER, por consumir metais pesados que estao na agua da SABESP AMERICANA??? DUVIDAS!!! entao vejam esta analise da USP
http://www.icb.usp.br/bmm/mariojac/index.php?option=com_content&view=article&catid=13%3Atemas-de-interesse&id=33%3Ametais-pesados-um-perigo-eminente&Itemid=56&lang=br
Tem também o Espírito Santo que quando foi governado pelos tucanos o crime organizado tomou conta do Estado e roubavam até a merenda das crianças. Assassinaram até um juiz criminal chamado Alexandre que os investigava.
LEI COMPLEMENTAR Nº 75, DE 20 DE MAIO DE 1993 (Lei do Ministério Público):
Art. 5º, d) à seguridade social, à educação, à cultura e ao desporto, à ciência e à tecnologia, à comunicação social e ao meio ambiente;
Art. 5º, III) a defesa dos seguintes bens e interesses:, d) o meio ambiente;
Art. 6º, b) a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente, dos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico;
Art. 6º, XIV – promover outras ações necessárias ao exercício de suas funções institucionais, em defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, especialmente quanto:; g) ao meio ambiente;
Art. 6º, XIX – promover a responsabilidade:; a) da autoridade competente, pelo não exercício das incumbências, constitucional e legalmente impostas ao Poder Público da União, em defesa do meio ambiente, de sua preservação e de sua recuperação; b) de pessoas físicas ou jurídicas, em razão da prática de atividade lesiva ao meio ambiente, tendo em vista a aplicação de sanções penais e a reparação dos danos causados;
Art. 37, II – nas causas de competência de quaisquer juízes e tribunais, para defesa de direitos e interesses dos índios e das populações indígenas, do meio ambiente, de bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, integrantes do patrimônio nacional;
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp75.htm
Quando é que o MP-SP vai acusar o Alckmin? Só quando ele se filiar ao PT?
Falta agua nas sedes no PIG? Não?
Ah, então o problema não existe.
Todo mundo sabe que o PSDB não faz obras! E quando faz, faz mal. O que eles sabem e gostam de fazer é entregar o que as gerações passadas fizeram. Ah, fazem também muito marketing (bem mais fácil do que obras…). Contam também com a boa vontade da mídia gorda, para iludir o povo, e inclusive garantir-lhes a impunidade perpétua. Se não fosse a mídia manipuladora não se elegiam nem para síndico de prédio.
Eles fazem obras sim Irion , quando vão privatizar o bem. Reformaram a 040 como nunca dantes e entregaram com altas tarifas à iniciativa privada. Sanearam a Vale, para privatizar. O governo ficou com o ônus e os amigos dos amigos com o bônus. Deixaram montes de obras deste tipo.
O pior ainda é ter que ouvir, quase a toda hora, a propaganda dessa gambiarra, como se o grande gestor hídrico estivesse resolvendo o problema de vez. E há quem acredite nisso. Até elegeram o cara em primeiro turno.
Os larápios já estouram champagne comemorando os lucros da sabesp. Essa história nós já vimos varias vezes antes: sucatear pra entregar de graça
Mas está transposição não iria ser feita por meio de tubulações de 1,20 de diâmetro, conforme disse o governador ou a sabesp abriu valetas a um custo de 130 milhões para a água escorrer até chegar ao seu destino? Estranho.