Gaspari: Trensalão ultrapassa de longe mensalão

Elio Gaspari arriscou-se a dar uma sopradinha mais forte no trombone. Em sua coluna dominical, publicada nos dois jornais de maior circulação no país (Folha e Globo), encontrei a seguinte nota, de potencial altamente explosivo:

ALSTOM

Ou o tucanato paulista tem uma estratégia capaz de causar inveja ao comissariado petista que pretende livrar seus caciques das penitenciárias pelo mensalão, ou está numa tática suicida, jogando o escândalo do propinoduto denunciado pela Siemens para dentro da campanha eleitoral do ano que vem.

Pelas provas, depoimentos e cifras, esse caso ultrapassa, de longe, o mensalão. Ali não há domínio do fato, o que há são fatos dominantes.

*

Bem, se o trensalão “ultrapassa, de longe, o mensalão”, como diz Gaspari (e eu concordo), teríamos de ver o seguinte:

1) O Ministério Público Federal teria de publicar em seu portal uma “historinha para crianças” sobre o trensalão igual àquela que fez para o mensalão petista.

2) Os jornais deveriam escalar a mesma quantidade de repórteres que usaram no mensalão para sondar os bastidores das campanhas tucanas abastecidas com dinheiro do trensalão.

3) A quantidade de editoriais sobre o trensalão, e suas implicações morais, teria que ser multiplicada por cem para chegar perto do mensalão.

4) Os jornais têm de publicar enormes infográficos, a ocupar páginas inteiras dos jornais, trazendo os rostos de todos os implicados no trensalão tucano.

5) Chico Caruso, chargista d’O Globo, teria que fazer umas duzentas charges sobre o trensalão.

6) Os movimentos anticorrupção, sobretudo no Facebook, tem que começar a fazer pressão nas autoridades, para que o trensalão chegue à cúpula do poder, e aos financiamentos de campanha.

7) Os ministros do STF deitarão discursos raivosos e épicos sobre o trensalão, dizendo que se trata do maior escândalo de corrupção da república. E que, à diferença do mensalão, não há necessidade de se usar nenhuma teoria do “domínio do fato”, porque há provas abundantes.

8) Ex-ministros do STF, como Ayres Brito, e ex-procuradores gerais da república, como Antônio Fernando de Souza e Roberto Gurgel, que atuaram de maneira tão virulenta no mensalão, darão entrevistas dizendo que o trensalão tucano é um caso muito pior, porque há provas, emails, depoimentos, além de uma investigação internacional em curso.

9) Roberto Freire denunciará essa “ignomínia” e dirá que o PPS se decepcionou profundamente com o PSDB paulista, que achava ser um grande bastidão da ética.

Eremildo, o idiota criado por Gaspari, acredita piamente que tudo isso pode acontecer.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

33 respostas

  1. Como toda instituição criada no Brasil, o Ministério Público foi dominado pelos medíocres, os carreiristas, os subservientes aos donos do dinheiro. O que demonstra que o problema não são os políticos, mas os homens.

    1. Porque estão todos do mesmo lado, são sustentados pelo mesmo poder, apenas cada um usa a arma que tem.

  2. Se não houve Mensalão, como o triplo de Zero é TRIPÉ?????
    Vamos ser coerentes.

    Não houve mensalão
    O que há é Trensalão.
    O bonde do TRIPÉ
    Parece o FUNK do ZÉ.

  3. Como era de esperar, há um conluio entre a grande mídia e essa corrupção da direita (PSDB,DEM, PPS, e outros. A dita moralidade tão apregoada na é?oca do julgamento do citado mensalão agora está às escondidas, esperando passar o tempo. Porra, até A PGR de são Paulo, sempre tão ciosa de seus deveres, esquece numa pasta documentos importantes provenientes dos procuradores da Suíça e esses documentos vão literalmente para a lata do lixo. O Zé Dirceu acusa essa PGR. Levanta q suspeição e pede o afastamento do procurador De Grandis. Não é pra menos.

  4. Acho que é hora do pessoal do PT, deixar de ser covarde e botar o bloco na rua. Munição é que não falta.

  5. Quem está cobrando o mensalão não são os tucanos, é o povo !
    E por que o PT não cobra o trensalão com a mesma intensidade ?
    Parece que a matéria propõe que o fato de um partido ou governo ter apresentado falha tira o direito de cobrar as falhas de outro, como se isso fosse normal, como se um erro justificasse outro.
    Esquece que no meio dessa guerra de poder, que é a política brasileira, está o povo, que banca tudo e arca com o prejuízo, financeiro e social.

  6. Essa imprensa é uma baita mentirosa! agora só falta dizer que tem outro presidenciável PSDBista cheirador de cocaína!!!

  7. Parabéns, Brito, mais uma excelente análise sobre a questão do leilão. Complemento, adotando o mesmo estilo ultra didático, com uma analogia para os que são contra o modelo partilha e acham que a Petrobrás poderia explorar sozinha o campo de Libra. Tirante as questões de risco e investimento, que são por si só fundamentais, importa aqui apenas enfatizar a questão geopolítica, estratégica e militar. Suponhamos que você mora numa comunidade dominada por milícias e que essa comunidade esteja sofrendo uma terrível escassez de alimentos que indica que muito em breve não haverá alimento suficiente para que os moradores da comunidade possam ter acesso a uma porção diária mínima de alimentos. Suponhamos que você descobriu que no seu quintal há uma espécie de feijão super nutritivo que brota com extrema facilidade e dá para alimentar sua família fartamente e ainda sobra. O que você imagina que aconteceria quando, diante da crise de alimentos na comunidade, as milícias soubessem que seu quintal está repleto de feijão? O que é mais sensato: encarar as milícias e defender o seu feijão, ou entrar num bom acordo com algumas delas?

  8. Eu nunca tinha visto isso na minha vida, esse bando de loucos querendo destruir uma nação onde todos tem o direito de comer pelo menos uma vez por dia. Isso é brincadeira de mal gosto desse bando de idiotas metidos a POLÁTICOS.

  9. Parabéns, Brito, mais uma excelente análise sobre a questão do leilão. Complemento, adotando o mesmo estilo ultra didático, com uma analogia para os que são contra o modelo partilha e acham que a Petrobrás poderia explorar sozinha o campo de Libra. Tirante as questões de risco e investimento, que são por si só fundamentais, importa aqui apenas enfatizar a questão geopolítica, estratégica e militar. Suponhamos que você mora numa comunidade dominada por milícias e que essa comunidade esteja sofrendo uma terrível escassez de alimentos que indica que muito em breve não haverá alimento suficiente para que os moradores da comunidade possam ter acesso a uma porção diária mínima de alimentos. Suponhamos que você descobriu que no seu quintal há uma espécie de feijão super nutritivo que brota com extrema facilidade e dá para alimentar sua família fartamente e ainda sobra. O que você imagina que aconteceria quando, diante da crise de alimentos na comunidade, as milícias soubessem que seu quintal está repleto de feijão? O que é mais sensato: encarar as milícias e defender o seu feijão, ou entrar num bom acordo com algumas delas?

  10. Li a longa entrevista e acho que ela contém pontos interessantes entre os quais a questão envolvendo as sementes suicidas, a Monsanto, e o banimento de tais sementes na Europa e Estados Unidos que ainda não foi adotado no Brasil. Essa, de fato, é uma questão fundamental pois o uso de tais sementes dá, na prática, a Monsanto e outras poucas grandes corporações, o monopólio e controle sobre a alimentação de toda a espécie humana. É fácil imaginar que consequências nefastas isso pode ter, de caráter planetário. No que diz respeito à análise das manifestações em todo o mundo e sobre os black blocs, achei fraca. Em nenhum momento soube colocar, no mínimo em pé de igualdade, o outro lado da questão: as agências de inteligência e organizações paramilitares a serviço da “Empresa” globalitarista que criam as “false flags”. A análise do ilustre sociólogo em muitos pontos me lembrou a de técnicos que se puseram à disposição da mídia para analisar como as torres gêmeas tinham caído sob o efeito da colisão dos aviões. Todos tinham análises técnicas rebuscadas tentando explicar o que era impossível explicar simplesmente porque se tratava de uma armação, uma “false flag”.

  11. “São coisas que só acontecem na França, país onde o jornal da direita, Le Figaro, se fosse traduzido para o português e publicado no Brasil, seria considerado um periódico de centro-esquerda. O principal jornal do país, Le Monde, é de esquerda, e o partido socialista (PS) domina amplamente o parlamento francês.”

    Tirou isso daonde campeão?

  12. Fala-se como se o problema do mensalão fosse o desvio de verba.
    O problema do mensalão é a morte da democracia.
    Quando o poder executivo COMPRA a aprovação de leis a democracia morre e essas leis perdem legitimidade.
    Leis como Estatuto do desarmamento foram votadas na vigência do mensalão e portanto não têm legitimidade.
    Perto desse ataque ao principio federativo e à separação de poderes, o desvio de verbas, não importa o valor, perde toda importância.
    Na necessidade de optar entre um e outro Eu prefiro um corrupto que quer apenas enriquecer à um corrupto que subverte a Democracia para fazer suas vontades e também enriquecer (o próprio conceito de um Ditador).
    O primeiro tira meu acesso aos serviços públicos previstos na Constituição, o seguindo tira minhas liberdades e meu direito de democracia, enfim, tira a própria Constituição.
    Aliás, o correto seria o STF ter julgado todas as leis e MPs do período do mensalão Inconstitucionais e parado o congresso para Revotar tudo de novo, pois lei com voto comprado é tão nula de pleno direito quanto eleição com voto comprado, e qualquer jurista mequetrefe sabe disso.
    Assim, qualquer um que queira defender os Mensaleiros comparando a quantidade de dinheiro desviado devia simplesmente tirar a palavra “Democracia” de seu vocabulário.
    Por fim digo que um crime maior não torna outro crime menor.
    Um assassinato não torna um estupro menos terrível.
    E fazer este tipo de afirmação é simplesmente ser infantil.

  13. Sou Zootecnista e trabalho com producao de leite. O Sr. Gianette deveria ficar calado, pois para mitigar a emissao de gases que provocam efeito estufa temos e que aumentar a produtividade dos rebanhos, e quando isso ocorre, os custos diminuem. Peco ao senhor para melhor se informarsobre mitigacao de gases, com o metano, produzido pelos animais. Se quiser posso lhe dar uma aula.
    Este cara e mesmo Economista????? Esta do lado certo de bla-bla, campriles (os dois sao trairas) e neoaliados (a direitona). Quem pode acreditar nesse povo!!!

  14. Não adianta a presidenta Dilma enfrentar em discurso o presidente Obama na ONU e um mês depois, mesmo com todas as provas de espionagem contra ela e a Petrobras, entregar o campo de Libra um bilhete premiado, com um super premio.

  15. O cantor Roberto Carlos pediu um coro de passarinho. Esse guru deve ter-se inspirado num de bovinos, que lhe rendeu gás para propagar essas aberrações antissociais, “iluminando” o novo casal neoliberal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *