Gilmar pede o fim do “ciclo dos falsos heróis” de Curitiba. Veja

A entrevista de Gilmar Mendes a Tales Faria (UOL) e Taís Arbex (Folha) é, fora de dúvida, o maior sinal de que se formou um cenário fortemente adverso à Lava Jato no Supremo Tribunal Federal.

Embora em tom incomumente sereno, as palavras de Mendes são duras e diretas.

Resumo:

  • Moro e Deltan Dallagnol – As pessoas percebem que esse promotor não está atuando de maneira devida. Esse juiz não está atuando de maneira devida.(…)isso é errado, que essas pessoas estavam usando as funções para outra coisa. Isso ficou cada vez mais evidente.
  • A República de Curitiba – Quando se diz que não se pode contrariar a Lava Jato, que não se pode contrariar o espírito da Lava Jato —e muitos de vocês na mídia dão um eco a isso—, nós estamos dizendo que há um poder soberano. Onde? Em Curitiba.(…) Aprendemos, vendo esse submundo, o que eles faziam: delações submetidas a contingência, ironizavam as pessoas, perseguiram os familiares para obter o resultado em relação ao investigado. Vamos imaginar que essa gente estivesse no Executivo. O que eles fariam? Certamente fechariam o Congresso, fechariam o Supremo.
  • Popularidade de Moro – Se um tribunal passar a considerar esse fator, ele que tem que fechar, porque ele perde o seu grau de legitimidade. (…) Do contrário, a nossa missão falece. Se é para sermos assim legitimados, entregamos, na verdade, a função ao Ibope.
  • Cumplicidade do STF e da mídia – Beberam tanto que se embriagaram, com poder e com bebida, talvez. Nós fomos co-responsáveis por isso. Eu, numa sessão, já disse que nós fomos cúmplices, mas de alguma forma a mídia coonestou tudo isso. (…) Vamos encerrar o ciclo de falsos heróis. (…) O Dr. Janot tinha 11 repórteres e seu gabinete para vazar (…) O Janot vazava sistematicamente e com isso construiu uma auréola indevida. Ele foi santificado.
  • Crimes de Moro – Isso tem de ser verificado. Agora, de fato, o conúbio entre juiz, promotor, delegado, gente de Receita Federal é um conúbio espúrio (…)
  • Delações e prisões – Eu sempre disse que nós tínhamos um encontro com as “prisões alongadas de Curitiba. Agora se provou que eles estavam usando as prisões alongadas de maneira indevida, como elemento de tortura: “vamos deixá-lo preso para que ele de fato fale e fale o que queremos que ele fale e delate quem nós queremos que ele delate”.

Selecionei a parte que julguei mais significativa da entrevista, que reproduzo abaixo, enquanto a íntegra pode ser acessada aqui.

 

Fernando Brito:

View Comments (22)

  • Gilmar sendo Gilmar.
    Faz o trajeto fora da curva para se mostrar diferente e quando de fato deveria limpar a alma, ele simplesmente lava as mãos.
    Tinha que ter honradez suficiente pra dizer: errei, fui parcial com o ex-presidente Lula. Poderia até dizer que foi induzido pela gangue da mídia e lava jato, tentando passar um verniz na desculpa, mas não consegue.
    Poderia dizer agora que pelo DOMÍNIO DO FATO e por ter CONVICÇÃO por tudo que já foi revelado pelo The Intercept que o Lula é Inocente, mas a índole do escorpião não permite.
    Triste ver um homem na idade que tem, no cargo que exerce, com a enorme responsabilidade que deveria ter com o país, ser tão MINÚSCULO.

    • Perfeito, só um ponto. Intercept, como outras empresas de comunicação publicaram, quem revelou foi quem vazou as conversas para eles. Esse ou essa na minha opinião por hora deveria ser considerado nosso Maine, nosso Snowden!

  • Gilmar Mendes é um desses falsos heróis. Ele esteve ligado ao golpe, foi um dos canalhas, canalhas, canalhas, que deu corda para o golpe achando que o mesmo faria o poder desembocar nas mãos dos incorruptíveis tucanos. Quando o golpe saiu do controle e caiu no colo dos insano bolsominions e seu mito de merda, ameaçando os ministros do olimpo STF, ele arregalou os olhos e viu que o golpe foi longe demais.

  • e nós o fim do "ciclo" golpistas, autoritário, antidemocrático, do vale tudo, da destruição da economia, o fim do "ciclo" antinacional, antipopular, antisocial, medieval, regressivo...

  • Tenho dito e repetido, e levado cada pedrada !, que, ATUALMENTE, Gilmar Mendes é o ministro mais atuante, mais aguerrido, na defesa de Lula e do Estado de Direito. Se isso for uma ação continuada, não me interessam quais sejam seus motivos, bem vindo Gilmar !

    • Não! Errado! Esse pensamento vai mudar NADA! Gilmar Mendes não acredita NUMA VÍRGULA do que diz! Tudo o que ele quer é uma justiça que garanta a impunidade dos amigos tucanos. Garantindo isso, Lula que apodreça na cadeia. Esquecer tudo o que GM fez é ou ingenuidade ou OPORTUNISMO.

  • Falou o grande defensor dos tucanos. Não há tucano que não deva sua liberdade ao honorável ativista. Já os pardais comuns........

  • Tudo muito bom sr. Gilmar Mendes, tudo muito óbvio desde dos primórdios da farsa-jato. E a consequência direta da que o Sr. disse, vai resultar da soltura e anulação do processo do Lula ou vão continuar enrolando?

  • Gilmar Herói do PSDB , FHC , Aécio , Serra , Alckim , Beto Richa , entre outros . O supremo está cheio deles . Não deixam rastros , mas quem vai investiga los ? . Indignação de " crocodilos " . Gilmar é mais verdadeiro que uma note de R$ 30 reais . .

  • Quem diria, o Gilmar o único no STF que dava a cara a bofete era a Geni no judiciário simplesmente estava certo, maldita Geni

Related Post