Das duas uma, ou ambas.
Ou a Globo fez bom jornalismo e foi obrigada a atropelar seus próprios profissionais, abandonando uma história sólida depois de ser publicamente ameaçada de perder sua concessão ou fez mau jornalismo e publicou uma história gravíssima sem checar se o que recebeu de sua fonte – seja a polícia, o MP ou o próprio governador Wilson Witzel – era confirmado por fatos.
Na segunda hipótese, a história fica muito mal para os dirigentes do jornalismo da emissora, a quem caberia garantir que todas as informações fossem buscadas para confirmar ou desmentir aquelas que recebera por vazamento do inquérito. E não seria nada difícil, pois se até um sujeito como Carlos Bolsonaro, em poucas horas, as foi buscar, sem maiores problemas, mais ainda o seria para quem tivesse o sobrenome “Globo” no crachá.
Na primeira, fica pior ainda, porque a emissora não defendeu o trabalho de seus profissionais e recuou do que ele afirmava covarde e silenciosamente.
Vale lembrar que não se tem qualquer obrigação de sigilo de fonte quando esta fonte mente e induz o jornalista a propagar sua mentira. E, mesmo havendo parca checagem dos dados, é preciso, junto com o reconhecimento do erro de boa-fé, expor quem age de má-fé com coisas tão graves e sérias.
Deixa escancarada a porta para acharmos que não o fez por medo de perder sua boca riquíssima.
Pela qualidade dos profissionais da emissora, tendo a acreditar nesta hipótese.
O episódio, porém, traz algo que deveria servir para refletir sobre a importância do trabalho do The Intercept e das equipes de jornalistas de outros veículos em que atuou em parceria.
Nada, embora buscassem em tudo, desmontou nenhuma de suas histórias. As checagens foram tantas e tão prudentes que os “pavões misteriosos” ficaram a ciscar no vazio.
Porque se fez jornalismo, que exige responsabilidade tanto quanto exige e coragem.
É triste quando se procura um Glenn Greenwald e só se encontra Ali Kamel.
View Comments (39)
ONTEM A ESQUERDA NAMASTE,A ESQUERDA PAZ E AMOR APRENDEU UMA LIÇÃO:
TODO PODER,TODA INSTITUIÇÃO SEJA EXÉRCITO,MARINHA,AERONÁUTICA,MINISTÉRIO PÚBLICO,JUDICIÁRIO OU A IMPRENSA QUANDO ENFRENTADOS COM VIGOR COM RAIVA RECUAM.
GOSTEMOS OU NÃO O BANDIDO BOLSONARO VENCEU.
Temer já havia vencido a Globo
Sim. Venceu e está se consolidando.
Para nós, brasileiros conscientes, só existe um caminho possível: fronteiras por mar, ar ou terra.
E quem pariu Mateus que o embale.
GLOBO E ADÉLIO ,TUDO A VER?
O que é triste no Brasil, é que só existe a Globo e o Glenn Greenwald em termos de jornalismo investigativo. A primeira trabalha com a mentira o segundo com a verdade. Não existe NINGUÉM mais capaz de correr atrás de uma história como essa.
Penso que a ameaça de cassação ou não da concessão pública à Globo não é o problema que a aflige no momento. Por outro lado, os Marinhos não dariam um tiro no escuro e tampouco sozinhos. E na cabeça deles, tão desprezíveis quanto um Bolsonaro, um porteiro a mais ou a menos ...
O que ficou disto tudo que aconteceu entre anteontem e ontem é o fato de que no imaginário popular ficou a dúvida se Bolsonaro e seu clã têm ou não a ver com o crime de assassinato de Marielle Franco. Não fará muita diferença se os bolsominions ficaram mais irritados com a Globo. No curto prazo a Globo se "lasca", é verdade. Mas, no médio prazo o desgaste de Bolsonaro será muito maior, pois o seu colchão de apoio, fincado na classe média intelectualmente indigente estará enfraquecido.
Só que o condomínio não tinha e não tem "interfone". Ligam pra celulares e fixos.
Como é que as autoridades policiais que tomaram o depoimento do porteiro deixaram uma peça tão importante do inquérito como o arquivo de som das ligações telefônicas da portaria do condomínio e a lista original de entradas e telefonemas à disposição de qualquer um, no caso o Carluxo, sem terem guardado sequer uma cópia deste importante material? Neste caso, a perícia tardia se transforma em juiz supremo.
Seja como for, Já estão dizendo por aí que esta foi a segunda facada. Este assunto do porteiro já era conhecido do Bolso há bastante tempo, o próprio Witzel já o tinha informado sobre isso. E tudo isso teria sido tudo uma diabólica armação para que o Bolsonaro saísse como vítima de "notórias fakenews e campanhas difamatórias", e a Globo teria sido usada sem desconfiar de nada. Quem fez o vazamento já sabia que havia uma resposta do clã muito bem preparada, inclusive o célebre discurso indignado já estava bem ensaiado, e a Globo teria ido fisgar e foi fisgada.
O raciocínio é o seguinte: Se ficar provado para todos que houve uma armação para inculpá-lo, então daqui para a frente tudo o mais que o incrimine, mesmo que seja verdade provada e incontestável, será também visto como mentira e tentativa de difamação.
Se foi isso, então terá sido mesmo uma armação à altura da célebre "facada". Há ainda a hipótese de que não foi armação, mas teriam conseguido com incrível velocidade transformar o limão em uma bela mousse, embora de sabor duvidoso. E há por último a hipótese de que a própria Globo tenha sido conscientemente uma peça da armação, o que é menos plausível. Seja como for, parece que a Globo só poderá se salvar se voltar a atacar imediatamente com algo que seja muito forte e inquestionavelmente verdadeiro.
Quanto plano! Muito mais fácil o jornalismo da Globo ter tomado a decisão de publicar varias matérias sobre isso e o departamento Comer$$ial ter mandado voltar atrás.
Mais fácil de explicar, para quem quer explicar de qualquer maneira. Não é entrando na porta mais fácil que se descobre a verdade. Na perspectiva de implantação de uma ditadura feroz, não se admite que nada dê errado. E por outro lado, com bilhões de dólares em perspectiva, o departamento comercial da Globo é uma titica que nada apita. Se a Globo investiu forte, foi porque evidentemente não estava só. Uma parte importante da Casa Grande, que quer defenestrar o Bolso o quanto antes, está sem dúvida com ela.
que explodam ambos
Tá tudo dominado, Trevas Puras!!!
Talvez a Globo tenha sido ameaçada de "abandono" pelos anunciantes:
Bancos privados e estatais, montadoras e laboratórios (gringos), varejo (Havan, Casas Bahia e etc), telefonia, o próprio Governo e, claro, a Petrobrás.
São bilhões...
Mas a guerrilha digital depende do google adsense. Fodase globo e havan. Faz um video no youtube e aparece anunciozinho do veio da havan dançanndo... Dindin
$$$$ que agora tá indo pros gringos diretamente.
É Flávio, como todas as estrada (Mídias) são deles, e mal podemos trafegar (agir) precisamos desenvolver estratégia usando esses meios ao nosso favor.
Outra hipótese é a Globo achar que ainda era PT no governo e que tinha um Procurador ou Juiz dela pra fazer o caso andar. Como não tem nada disso, levou uma traulitada e uma engavetada.