Governo tucano difama Raul Seixas na Wikipédia

raulseixas

A manchete é irônica. Mas segue rigorosamente a lógica da Globo, cuja manchete foi essa:


E não é mentira, por incrível que pareça.

A rede pública do governo de São Paulo, através da Companhia de Processamento de Dados Do Estado De S Paulo (Prodesp), foi usada para a realização de centenas de alterações no Wikipédia (clique aqui para ver a lista).

Inclusive chamar nosso querido Raulzito de homossexual. O que não é nenhum xingamento, apenas uma calúnia grosseira, visto que ele foi casado diversas vezes, com mulheres.

Só para constar: o governo de São Paulo é administrado pelo PSDB de Aécio Neves, principal adversário de Dilma Rousseff nas eleições presidenciais deste ano.

ScreenHunter_4495 Aug. 09 20.35


wiki1


A mentira sobre Raul Seixas, acrescentada à sua página na Wikipédia foi essa:

“Raul foi considerado homossexual, por caos [sic] que teve com Cazuza, e também foi considerado “Maluco” por dizer que avistou uma nave espacial quando estava fazendo fezes em seu banheiro, em sua fazenda. A banda Pedra Letícia gravou uma música chamada “Eu não toco Raul” pois todas as pessoas pediam as músicas do Raul em seus shows.”

Convenhamos que é muito pior do que alterar a página da Miriam Leitão na Wikipédia, acrescentando a informação de que suas “análises são desastrosas”.

A rede da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, uma rede pública, governamental, também foi usada para fazer uma alteração no perfil de Dilma Rousseff, mas a mudança foi cancelada.

ScreenHunter_4497 Aug. 09 20.44


 

Na verdade, o escândalo é uma farsa. A Globo explorou a característica tipicamente brasileira, presente em todas as grandes redes públicas, de não exercer nenhum tipo de controle sobre o uso da internet.

No caso do Palácio do Planalto, a sua rede de internet podia ser acessada por qualquer um, dentro do prédio ou nas proximidades.

Importante observar que qualquer um pode alterar mudanças na wikipédia. Não é preciso nenhuma tecnologia de governo para fazer isso.

O governo de Minas Gerais também, através da Companhia de Tecnologia de Informação de Minas Gerais (Prodemge), fez dezenas de mudanças em páginas da Wikipédia, como se pode observar clicando aqui.

Alguém usando a rede do Prodemge participou de uma discussão sobre a Satiagraha, só que eu preferi não dar destaque porque não consegui entender se é contra ou a favor a operação da Polícia Federal que prendeu Daniel Dantas (clique aqui para conferir você mesmo).

O IP do governo de Minas:

ScreenHunter_4496 Aug. 09 20.41


 

Mesmo sendo leigo em programação, eu achei com relativa facilidade esses dados na internet. Com um pouco de esforço, ver-se-á que praticamente todas as grandes redes públicas de internet, do Palácio do Planalto, dos palácios estaduais de governo, das prefeituras, das estatais, são usadas livremente por servidores, visitantes, jornalistas, etc.

Agora, a Globo foi maliciosa. Ela fez um tremendo escarcéu, sem explicar nada, depois ligou para a ABI, cujos membros têm idade média acima dos 80 anos, e lhes fez perguntas agressivas sobre a matéria. Como o presidente da ABI provavelmente nunca ouviu falar em IP, ele passa a acreditar que a própria presidenta ou algum assessor diabólico usou uma tecnologia especial, importada da Coréia do Norte, para alterar criminosamente a Wikipédia de Miriam Leitão e Sardenberg. O presidente da ABI também não deve saber o que é Wikipedia. Então ele faz declarações bombásticas, sobre “práticas da ditadura”, como se o governo tivesse alterado um verbete na Enciclopédia Britânica.

Qualquer um pode alterar, a qualquer momento, qualquer verbete na Wikipedia.

A mudança pode ter sido feita por um servidor, por um prestador de serviço, por um visitante, por um dos jornalistas que frequentam a sala de imprensa do Planalto.

Por exemplo, eu estive no Palácio do Planalto, junto com pessoas do Brasil inteiro (jornalistas, blogueiros, hackers, editores, ativistas, etc) para um debate público, transmitido ao vivo, com Gilberto Carvalho. Tive acesso à senha de wifi do Palácio. Poderia ter sido eu a mexer no verbete do Sardenberg. Só que eu estive por lá este ano, a mudança ocorreu em 2013.

Lembro-me que todos tinham acesso à senha do Palácio. Era liberado.

A desonestidade da mídia abandonou todos os escrúpulos. Fernando Rodrigues, editorialista da Folha, escreve texto furibundo contra o “Estado aparelhado”. Só quero ver se ele vai defender Raul Seixas contra os ataques que sofreu de alguém usando a rede pública do Estado de São Paulo, que é sustentado pelos impostos dele.

Quem vai ligar para as ex-mulheres de Raul, para seus amigos, ou repercutir a matéria junto aos fãs do roqueiro?

Quem vai acusar o governo de São Paulo de usar “práticas da ditadura nazista”?

O Globo publica hoje editorial raivoso, intitulado “Aloprados agora atacam do Planalto”, imprecando contra “sites / blogs chapa-brancas, sustentados com dinheiro público”. A Vênus está com obsessão por blogs, porque eles a estão desmascarando.

Aproveito para avisar que um passarinho contou-me que a íntegra do processo de sonegação da Globo – com milhares de páginas – está pintando a qualquer momento por aí.

E ainda tenta mostrar os blogs como corruptos, por receber “dinheiro público”. Ora, dentre centenas de blogs, apenas alguns recebem – merecidamente – publicidade institucional.

Quem é a Globo para falar em “dinheiro público”? Mostra o Darf primeiro!

Eu nunca recebi um centavo de verba pública. E critico duramente o governo em sua política de comunicação, por permitir, com sua omissão, que a mídia nos ataque desta maneira.

Se houvesse uma política de estado, republicana, pela qual sites e blogs de todas as cores ideológicas, cadastrados junto à Secom, recebessem de acordo com a sua visitação, não estaríamos nessa situação ridícula.

Situação ridícula de sermos a todo momento atacados pela Globo, que, ela sim, recebe bilhões de reais de recursos públicos por ano. Está tudo lá, na internet.

É revoltante ser chamado de bêbado sem nunca ter posto uma gota de álcool na boca.

O caso do Raulzito, para mim, é muito pior do que as críticas à Miriam Leitão, que são fúteis.

Ela é viva, rica e pode se defender. Tem espaço ilimitado em concessões públicas, como a TV Globo e rádios, afora a Globonews, jornais, revistas, internet. Pode até publicar um novo livrinho infantil atacando o governo, se achar conveniente.

Raulzito morreu quase na miséria e não pode mais se defender.

A nossa mídia tem que aprimorar sua pontaria, porque essas balas de prata estão atingindo seus próprios pés.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

33 respostas

  1. Miguel também não me lembro de ver toda essa indignação de algumas pessoas quando se disseminaram boatos criminosos (injúria e difamação) contra o filho de Lula, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, o apontando como dono da Friboi, de um avião de R$ 100 milhões e de uma fazenda de R$ 47 milhões, que fazem parte do submundo da Internet, já extensamente desmentidas, mas que pessoas com ódio do Lula ainda insistem em repercutir numa vã tentativa de criminalizar o maior Presidente que esse país já teve, algo que nem mesmo a nossa valorosa “grande mídia” ousa fazer, com exceção da InVeja, mas a InVeja não faz jornalismo. Não é mesmo? Suspeita-se que os boatos tiveram origem no IP do Instituto Fernando Henrique Cardoso. Daniel Graziano, filho de um ex-ministro de FHC, Xico Graziano, está sendo intimado, mas vem fugindo de prestar esclarecimentos. Vá ao site boatos.org. Lá você pode ler sobre isso em http://boatos.org/politica-2/lulinha-fazenda-fortaleza-47-milhoes.html e http://boatos.org/politica-2/boato-aponta-lulinha-filho-de-lula-como-dono-da-friboi-e-jbs.html e http://boatos.org/noticia-falsa/lulinha-aviao-gulfstream-giii.html

  2. Infelizmente a mídia está se aproveitando da ignorância tecnológica do povo e não está esclarecendo a verdade. Qualquer cidadão consegue entrar no Wikipédia de qualquer pessoa e fazer as alterações que bem entender porém, a mídia quer jogar “fumaça” nos olhos do povo. Para o incauto é capaz de eles acharem que quem faz isto é Dilma, sentada no computador dela. Enfim, aquilo que interessa, de verdade, a mídia esconde….

  3. Eles alegam que se houve uso indevido,foi com dinheiro público,contudo eles embolsam com sonegação o dinheiro público!Então,o dinheiro é do público,o deles esta guardado nos paraísos fiscais!Que canalhas!

  4. Minha resposta à globo: votarei Dilma! Vou torcer muito para que a vitoria seja no primeiro turno, e que ela leve adiante a lei da mídia e o plebiscito da reforma política.

  5. Ser chamado de “homossexual” não é difamatório nem aqui nem em blogs progressistas! Mesmo vc dizendo que é calunioso por ele ter sido casado com mulheres e não com homens o titulo sugere ser esta a difamação “dizer que Raul era gay” ao final, o que não é e inclusive ele não ligaria pois dentre a spciedade alternativa consta a não-reprodução de estereótipos e preconceitos. Entendi onde pretende chegar, na banalização, mas é preciso estar atento para também banalizar conceitos que caíram por terra. O título não está despregado do texto

    1. Leia o texto com atenção. No caso de Raul, é difamação, não porque o acusam de homossexual, mas porque é mentira. Ele foi casado diversas vezes. No máximo, seria bissexual, o que nem é o caso.

  6. Eu quis dizer “esteriótipo” “sociedade alternativa” e “tomar cuidado para não banalizar”. Eu não ia fazer este comentário, mas depois pensei que “significa”.
    Agora gente, a Globo não passou a inauguração da Ferro Norte-Sul e passa mimimi sobre os comentaristas que depressiam diáriamente há anos a nossa economia… Pra vc ver o que tem de ~jornalismo~ e de ~economia~ no falido padrão Bobo.

  7. Esses veículos poderosos chegaram a um ponto tal sobre a finalidade do trabalho que desenvolvem que bem podem ser identificados como exemplo da “corrosão do caráter” do verdadeiro jornalismo. Se antes se justificava o medo do Estado domesticar o jornalismo para o seu próprio benefício em prejuízo da consciência social e política, típico das ditaduras, o que se tem hoje, no Brasil, são os próprios meios, em face da liberdade que desfrutam, violentar a própria liberdade para desqualificar a dignidade profissional. Não fazem jornalismo, criam factoides, exploram a liberdade que desfrutam de modo trapaceiro.

  8. Errr, é com estereótipo é com “e” mesmo…
    No final a Globo usa da inversão pra tentar se blindar, algo como “Não somos nós quem mentimos, difamamos e distorcemos, são eles”
    Só que a inversão é tão fácil de ser percebida quanto o mal jornalismi. Altofagia pura

  9. Essa globosta está mesmo é com um medão danado de Dilma. Eles farão de tudo para que perca a eleição. Mas vão “sifu” do “primeiro ao quinto” (como se dizia antigamente). O medo: a Lei da Midia. Mostra o DARF Po##@….!!!!!

  10. Até parece que este é o maior escândalo da Terra. kkkkk
    Em época de eleições, os tucanos e a Globo, seu braço midiático, já foram capazes de criarem factoides mais elaborados.

  11. … Quanto mais o PIGolpista chafurda, mais mostra as vísceras em decomposição miasmática!… Uma lástima!…

  12. “A nossa mídia tem que aprimorar sua pontaria, porque essas balas de prata estão atingindo seus próprios pés.”

    Por conspícuo jornalista Miguel do Rosário

    Permita-me:

    “A nossa mídia tem que aprimorar sua pontaria, porque essas balas de prata estão atingindo suas próprias PATAS IMUNDAS!”

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    República de ‘Nois’ Bananas

  13. … A alteração que interessa:

    PIB deve ter crescido quase 5% a mais de 2010 a 2012

    ENVIADO POR GENTILHOMME DOM, 10/08/2014 – 07:27

    ATUALIZADO EM 10/08/2014 – 07:28

    Por Gentilhomme

    Notável reportagem da Denise Neumann no Valor Econômico de quinta não recebeu a devida atenção. No dia 24 de julho, com um mês de atraso e sem nenhum alarde, o IBGE divulgou a Pesquisa Industrial Anual referente a 2012. Os dados mostram um “PIB industrial” (chamado VTI) de R$ 902 bilhões – é quase 90% a mais (SIC) do que a aferição do PIB daquele ano sugeria para aquele ano.
    Isso se deve ao fato de o IBGE se encontrar em meio a um longo processo de reformulação das Contas Nacionais, que era previsto para terminar neste ano, mas que foi sucessivamente adiado e agora deve acontecer só em … março de 2015, portanto muito depois da eleição cujo debate deve ter como um ponto central a chamada “anemia do PIB”, ou, em algumas versões xiitas, a “estagflação”, no meio do febeapá geral.
    Aí está a reportagem e o respectivo link:

    do Valor

    Pesquisa anual mostra indústria com alta bem superior à do PIB

    Por Denise Neumann

    Claudio Belli/Valor

    Bráulio Borges, da LCA Consultores: “PIB pode estar subestimado”

    Os dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA) de 2012, divulgados sem alarde pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 24 de julho, mostram que a trajetória da indústria brasileira desde 2009 pode ter sido mais benigna do que aquela até agora contabilizada pelo Produto Interno Bruto (PIB). Pela pesquisa…
    (…)
    “Nosso exercício sugere que a revisão do cálculo do PIB e a incorporação de novos dados aos preliminares pode revelar que o PIB brasileiro é maior e cresceu mais do que se imagina nos últimos anos”, pondera Borges. O economista-chefe da LCA lembra que quando saírem os dados definitivos eles já virão dentro do novo sistema, o que torna mais difícil o exercício de estimar o novo tamanho do PIB. O estudo da LCA considerou o modelo antigo das contas nacionais porque o “novo” ainda não é conhecido.

    FONTE: blog do jornalista Luis Nassif – http://jornalggn.com.br/fora-pauta/pib-deve-ter-crescido-quase-5-a-mais-de-2010-a-2012

    #########################

    Para os ‘urubólogos’ [Carlos] SARDAemBerg e Mirian Suína: hehehehehehehehehehehehehehehe…

  14. Acredito que alguém ligado a própria Globo, estando dentro ou próximo do Palácio do Planalto, utilizou-se da rede Wi-Fi procedendo a alteração.
    Aguardou o tempo necessário para que os dados gravados na sede do governo fossem expurgados para então botar a boca no trombone. Assim fica a palavra do PIG contra o governo, que não tem como provar que focinho de porco não é tomada.

  15. Fernando,PHA costuma ser irônico com as ” Organizações Globo” lembrando a frase do insípido Galvão Bueno no outro Brasil X Holanda onde ele dizia: a coisa já esteve melhor para o Brasil . Parece metáfora da vida mas a coisa já esteve melhor para a nossa gloriosa oposição.
    Parece desespero de causa tentar transformar um episódio menor de personagens pequeninos politicamente em cavalo de batalha eleitoral . Aliás falando em pequenos personagens quando será que o Catão dos Pinhais vai pedir a correspondente CPI do caso .

  16. Alem de ser um artista,no termo tecnico,de cantar e compor,Raul tinha luz,e foi imcompreendido, como qualquer luz incorporada,
    só podia escrever,Gita quem conhece o transcendentalismo da alma,e no mais devemos respeitar a ignorância do pensamento simplório, faz parte
    da existência do mundo não se conhecer nem entender os outros em sua luta…
    Porque não e’ a luz que combate as trevas e’ as trevas que não aceita a luz.

  17. Quem alterou os perfis dos famigerados
    colunistas da Globo foi alguém do PSDB, ou da própria Globo.
    A tempestade perfeita, não passa de brisa preguiçosa.

  18. Pingback: Anônimo
  19. E toda essa sujeira vai ser assim até às vésperas das eleições, é óbvio. Vamos ter que tapar o nariz para tudo isso. No entanto, os blogs sujos, únicos meios para desmascarar a mídia que manda no país, com a exceção de raras revistas semanais, têm que continuar a denunciar, diuturnamente, os excrementos lançados por eles. Parabéns, Miguel, pelo artigo.

  20. O presidente da ABI, tem que deixar de ser um velho caquetico, para ser um mais atualisado com as ferramentas de internet, como você falar sobre a utilização de Wikipedia se você não domina.

  21. Tem que colocar a PF no caso. Qualquer jornalista do PIG no Planalto naquele dia é forte suspeito. É armação deslavada.

  22. Fernando Brito na veia! Não é à toa que o Tijolaço é leitura obrigatória. Há anos a imprensa mineira é uma espécie de assessoria de imprensa extra-oficial de Aécio Neves. O diário Província de Minas hoje: “No Dia dos Pais, Aécio Neves deixa hospital com filho nos braços”. Acho que vou vomitar…

  23. Foi amplamente noticiado que um dos marinhos teve duas reuniões não agendadas com a presidente, do que trataram nessas reuniões? De suma importancia saber, pelo visto um dos motivos é desmoralizar o governo lhe grudando a pecha de autoritario e bolivariano, como eles gostam tanto de chamar o governo seja lá o que isso siginifique, justamente para ter subsidios para se vitimizar quando o processo do darf explodir, oras isso se ensina em qualquer manual de liderança mequetrefe, a vitimização, o nós contra eles, os malvados contra os puros, é isso que eu vejo no horizonte, por que esse pessoal, instruido, se prestar a um papel ridiculo desses não pode ser á toa.

  24. Pelamor … E dizer que a Ditadura Militar espremeu o RAUL para saber: “que SOCIEDADE ALTERNATIVA é essa, meu” ?!? Quem é mais ESTÚPIDO, os DITADORES TROGLODITAS, ou os PSEUDO HACKERS DE WIKIPÉDIA DIREITOPAZZOS MIDIOTAS TELEGUIADOS ?!?

    “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  25. “novo escândalo”
    “grave atentado à liberdade de expressão”
    “ataques a jornalistas”
    “reputações manchadas”
    “a gravidade do assunto”
    “uma sequência de ataques”
    “a coisa passou de qualquer limite”

    Tudo isso por causa de um artigo na Wikipédia? Tenha santa paciência… Jornalistas também devem ser criticados sim! A mídia vive destruindo reputações e disseminando mentiras. Se a vítima for apelar para o direito de resposta, só terá o direito no mínimo em uns 5 anos, se conseguir! Manipuladores hipócritas. A cada dia que passa vocês perdem mais a credibilidade e enganam menos pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *