Greenwald ironiza Globo: não fizeram jornalismo como o ‘Tijolaço’

Greenwald ironiza Globo: não fizeram jornalismo como o ‘Tijolaço’

Longe de aborrecer-se com a divulgação de seus ganhos profissionais, o jornalista Glenn Grenwald ironizou hoje, no Twitter, o fato de que o imenso império Globo não foi capaz de publicar, como fez este Tijolaço, quanto e de quem recebe por seu trabalho.

“Um blogueiro do @tijolaco, trabalhando sozinho, explica como ele levou 15 minutos para fazer o que o @JornalOGlobo se recusou a fazer: encontre as *informações públicas* mostrando (uma parte da) nossa renda familiar muito além do que o COAF/MP vazou”.

A pesquisa fácil que o Tijolaço fez é o que O Globo teria feito se estivesse interessado em fazer jornalismo (e os valores que publicaram são na verdade uma fração da nossa renda familiar). Mas O Globo não queria fazer jornalismo: só servir o MP-RJ e Moro para retaliar.”

A pesquisa não foi fácil, até porque, sem equipe, não dá para ir além do que posso pesquisar pela internet.

Não foi fácil, não, porque foi facílima.

O The Intercept informa no seu site quem é a empresa mantenedora e seus financiadores, a mantenedora tem no seu site links para todos os seus relatórios financeiros apresentados ao Departamento do Tesouro e quanto paga à empresa de Glenn e David Miranda, que por sua vez é declarada.

Sem fofoca, bastidor, sussurro, vazamento ou violação de sigilo algum.

E o próprio jornalista diz que o que publiquei é “uma fração” de sua renda familiar.

Jogar para a mídia as suspeitas de ganhos irregulares antes de pesquisar se o valor movimentado nas contas provém de fontes legítimas é que, ao contrário, não é jornalismo. Pois não é para esclarecer, mas para confundir.

Coisa que só tinha graça, no meu tempo, com o Chacrinha.

Fernando Brito:

View Comments (27)

  • Mas a gente não tá cansado de saber que a dona grobo NÃO SE INTERESSA PELA VERDADE!!??? Que ela não faz jornalismo??? Ela sempre fez e continua fazendo POLÍTICA!!!!

    • A Globo so tem um departamento - o financeiro e o unico regime que segue é o contábil

      • Ainda mais por esses tempos, em que o Governo Federal, até agora, não tem sido muito generoso com ela.

  • De longe fazem jornalismo , pouco se salva os tempos de Armando Nogueira . Pode até constar nas documentações de constituição da empresa : Comunicação ; Jornalismo . Mas o que eles fazem e política partidária . E a grande maioria de idiotas e néscios que assistem o JN se acham bem informados .

  • UAU que moral para o Tijolaço e para Brito!!!
    E até para nós, leitores e comentaristas do Blog, pois mostra que sabemos reconhecer jornalismo profissional de qualidade.

  • Tsc, tsc... Vão ter que dar uma volta no pescoço para encarar a realidade, mais dia, menos dia. E a realidade vem com o Tijolaço.

  • Chupa, Globo. E chupem todos os que se "informam" pela Globo.

  • Parabéns ao senhor, por mostrar o que é jornalismo de verdade. O senhor fez o que muitos poderiam ter feitos se quisessem fazer. Tijolaço deveria ser leitura obrigatória para todos os brasileiros.

    • Ah se todos brasileiros lessem TIJOLAÇO esse país evoluiria para primeiro mundo em questão de tempo.

  • A globo é uma fábrica de burrice e estupidez, 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.
    Por isso a parcela imbecilizada por eles diuturnamente com suas baboseiras, votou em um psicopata com surtos diários, para ser seu presidente da república. E o resultado da ação dessas duas bestas quadradas, a da frente da TV e a que está atrás da TV, é essa anarquia delirante e idiocrática,que vai sufocar a nação,como uma nuvem tóxica e mortal de radiação, até 2022, quando nem Brasil, nem globo e nem os seus 57 milhões de telebostas existirão mais.

  • O velho Marinho dizia que "o Globo é o que é não pelo que publica mas sim pelo que NÃO publica". E ainda há palhaços que compram, leem essa porcaria e dão audiência na TV. É a manada global.

Related Post
whatsapp
line