O editor do The Intercept Brasil, Glenn Greenwald divulgou, pelo Twitter, nota em que reage às acusações feitas a ele ontem pela Rede Globo.
Reage, mas não se perde na polêmica e percebe o essencial: a empresa , tal como os personagens que fazem a troca de mensagens comprometedoras, que centrar a questão na forma do vazamento – o suposto hacker – e não sobre seu conteúdo e implicações.
“Entrar em disputas com a Globo agora seria dar gás aqueles que pretendem desviar a atenção do que vai ficar o assunto principal: a conduta dos procuradores da força-tarefa da Lava Jato e do ex-juiz e agora ministro Moro.””, diz o jornalista.
Leia a íntegra:
View Comments (59)
Mal posso esperar para ver a bolsocomunidade latindo que a Globo não tem compromisso com a verdade. Mas por via das dúvidas, espero sentada.
Já estão a chamando de comunista ... agora vão perdoá-la novamente e vestir amarelo, enfiar a panela no c* e sair às ruas a cada chamada desta ...
Objetiva e precisa a resposta do Glenn. Não nos percamos nas meadas confusas que a Globo gosta de semear pelo caminho dos fatos. Vamos ao que interessa: a Lava Jato foi toda baseada nas ações criminosas e antiéticas de juízes e procuradores com interesses político-partidários e econômicos (promessas de altos cargos, dinheiro da Petrobras, prestígio para passar o resto da vida faturando com palestras, etc). São bandidos de alta periculosidade que colocaram no chão a credibilidade do poder Judiciário no Brasil. O que acontecerá com eles é a grande questão que se coloca.
Foi também muito inteligente da parte de Glenn/Intercept ter convidado a Globo para participar da divulgação do material. Obviamente a Globo não aceitaria, não por considerar ilegal (como faz de conta agora), mas porque o conteúdo vai contra todos os interesses dos Marinhos. Mas o fato de ter convidado e o convite ter sido recusado não só deixa claro o desinteresse da emissora pela divulgação da verdade, como tira a possibilidade de acusarem o Intercept de ter menosprezado, por motivos supostamente escusos, a importância da Globo como principal meio de comunicação de massa no Brasil (infelizmente, é).
Desde sempre o compromisso do grupo globo é com a grana . A verdade não importa , e muito menos a democracia .
Rede Globo e sua famiglia Marinho são criminosos lesa-pátria. À famiglia Marinho cabe um julgamento por traição e paredón. À organização criminosa Rede Globo cabe ser estatizada e dividida em dezenas de partes independentes.
Moro foi cúmplice da Globo nesse particular crime de lesa-pátria. Julgamento por traição e paredón para ele também.
Eu prefiro esvaziar, implodir e jogar sal nos terrenos. É uma influência maligna que só piora com o tempo. Nem pra entulho vai servir num país democrático de fato.
A estrutura física e os equipamentos tem que ser estatizados. O nome tem que ser mudado, também como tem que ser mudados todos os trabalhadores com comando ou que puxam o saco do patrão.
Meu Deus, o capitão não consegue esconder sua verdadeira natureza. O problema é que se julga no direito de ser homofóbico e joga pedras nos seus irmãos. Digo isso porque acabei de ler no portal UOL / Folha de São Paulo que ele disse o seguinte hoje: "Olha, ontem foi o Dia dos Namorados. Em vez de eu chegar em casa e dar um presente para a minha esposa, eu dei um beijo nela. Não é muito melhor? Eu dei um beijo hétero no nosso querido Sérgio Moro. Dois beijos héteros". Em vez de jantar com a esposa foi sair com Sérgio Moro e ainda tem a falta de bom senso de falar em beijo hétero. Então tá capitão.
SEM QUERER ESPECULAR TENHO ME ATENTADO A UMA TESE DO NASSIF
ESSES VAZAMENTOS PODEM SIM SER FEDERAIS DA INVESTIGAÇÃO CONTRA FAKE NEWS FEITAS PELO STF QUE A PROCURADORIA E O MPF FORAM CONTRA E FOI SUSPENSA. ELES SIM TERIAM COMO SABER DE TUDO POIS SÃO DETENTORES DO PODER DE GRAMPEAREM A QUEM QUISEREM.
CADA DIA ME CONVENÇO MAIS QUE ALGUMA ALMA INDIGNADA DO STF VAZOU PARA O INTERCEPT.
LEMBREM DA GRITA GERAL QUE EXISTIU CONTRA ESSA INVESTIGAÇÃO POR PARTE DOS ACUSADOS E DE QUEM NO STF FOI CONTRA. UMA RÁPIDA PESQUISA E O PRIMEIRO NOME É FUX,O SEGUNDO FACHIM E O TERCEIRO BARROSO.
É bem possível.
Isso sim é jornalismo. Que triste fim terá esse jornalismo da globo.
A Globo ainda se acha o maximo
É a OCG (Organizações Criminosas Globo) tentando desviar a atenção como um quero-quero!
Uma resposta irretocável. O tsunami de lama que está apenas começando é assustador. Acho que nunca o Brasil viveu situação nem próxima desta, em termos de ameaça aos poderosos. É bom que Glenn e sua equipe tomem todas as precauções.
Ainda bem que Glenn é um jornalista AMERICANO mundialmente reconhecido e premiado por seu profissionalismo e competência.
Se fosse um jornalista brasileiro, por mais competente, profissional e honesto que fosse, hoje sua reputação estaria destruída e sua vida correndo muito mais risco.