Greenwald responde à Globo e diz que não se desviará da Lava Jato

O editor do The Intercept Brasil, Glenn Greenwald divulgou, pelo Twitter, nota em que reage às acusações feitas a ele ontem pela Rede Globo.

Reage, mas não se perde na polêmica e percebe o essencial: a empresa , tal como os personagens que fazem a troca de mensagens comprometedoras, que centrar a questão na forma do vazamento – o suposto hacker – e não sobre seu conteúdo e implicações.

“Entrar em disputas com a Globo agora seria dar gás aqueles que pretendem desviar a atenção do que vai ficar o assunto principal: a conduta dos procuradores da força-tarefa da Lava Jato e do ex-juiz e agora ministro Moro.””, diz o jornalista.

Leia a íntegra:

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

59 respostas

  1. Mal posso esperar para ver a bolsocomunidade latindo que a Globo não tem compromisso com a verdade. Mas por via das dúvidas, espero sentada.

    1. Já estão a chamando de comunista … agora vão perdoá-la novamente e vestir amarelo, enfiar a panela no c* e sair às ruas a cada chamada desta …

  2. Objetiva e precisa a resposta do Glenn. Não nos percamos nas meadas confusas que a Globo gosta de semear pelo caminho dos fatos. Vamos ao que interessa: a Lava Jato foi toda baseada nas ações criminosas e antiéticas de juízes e procuradores com interesses político-partidários e econômicos (promessas de altos cargos, dinheiro da Petrobras, prestígio para passar o resto da vida faturando com palestras, etc). São bandidos de alta periculosidade que colocaram no chão a credibilidade do poder Judiciário no Brasil. O que acontecerá com eles é a grande questão que se coloca.

    1. Foi também muito inteligente da parte de Glenn/Intercept ter convidado a Globo para participar da divulgação do material. Obviamente a Globo não aceitaria, não por considerar ilegal (como faz de conta agora), mas porque o conteúdo vai contra todos os interesses dos Marinhos. Mas o fato de ter convidado e o convite ter sido recusado não só deixa claro o desinteresse da emissora pela divulgação da verdade, como tira a possibilidade de acusarem o Intercept de ter menosprezado, por motivos supostamente escusos, a importância da Globo como principal meio de comunicação de massa no Brasil (infelizmente, é).

  3. Desde sempre o compromisso do grupo globo é com a grana . A verdade não importa , e muito menos a democracia .

  4. Rede Globo e sua famiglia Marinho são criminosos lesa-pátria. À famiglia Marinho cabe um julgamento por traição e paredón. À organização criminosa Rede Globo cabe ser estatizada e dividida em dezenas de partes independentes.

    1. Moro foi cúmplice da Globo nesse particular crime de lesa-pátria. Julgamento por traição e paredón para ele também.

    2. Eu prefiro esvaziar, implodir e jogar sal nos terrenos. É uma influência maligna que só piora com o tempo. Nem pra entulho vai servir num país democrático de fato.

      1. A estrutura física e os equipamentos tem que ser estatizados. O nome tem que ser mudado, também como tem que ser mudados todos os trabalhadores com comando ou que puxam o saco do patrão.

  5. Meu Deus, o capitão não consegue esconder sua verdadeira natureza. O problema é que se julga no direito de ser homofóbico e joga pedras nos seus irmãos. Digo isso porque acabei de ler no portal UOL / Folha de São Paulo que ele disse o seguinte hoje: “Olha, ontem foi o Dia dos Namorados. Em vez de eu chegar em casa e dar um presente para a minha esposa, eu dei um beijo nela. Não é muito melhor? Eu dei um beijo hétero no nosso querido Sérgio Moro. Dois beijos héteros”. Em vez de jantar com a esposa foi sair com Sérgio Moro e ainda tem a falta de bom senso de falar em beijo hétero. Então tá capitão.

  6. SEM QUERER ESPECULAR TENHO ME ATENTADO A UMA TESE DO NASSIF
    ESSES VAZAMENTOS PODEM SIM SER FEDERAIS DA INVESTIGAÇÃO CONTRA FAKE NEWS FEITAS PELO STF QUE A PROCURADORIA E O MPF FORAM CONTRA E FOI SUSPENSA. ELES SIM TERIAM COMO SABER DE TUDO POIS SÃO DETENTORES DO PODER DE GRAMPEAREM A QUEM QUISEREM.
    CADA DIA ME CONVENÇO MAIS QUE ALGUMA ALMA INDIGNADA DO STF VAZOU PARA O INTERCEPT.
    LEMBREM DA GRITA GERAL QUE EXISTIU CONTRA ESSA INVESTIGAÇÃO POR PARTE DOS ACUSADOS E DE QUEM NO STF FOI CONTRA. UMA RÁPIDA PESQUISA E O PRIMEIRO NOME É FUX,O SEGUNDO FACHIM E O TERCEIRO BARROSO.

  7. Uma resposta irretocável. O tsunami de lama que está apenas começando é assustador. Acho que nunca o Brasil viveu situação nem próxima desta, em termos de ameaça aos poderosos. É bom que Glenn e sua equipe tomem todas as precauções.

    1. Ainda bem que Glenn é um jornalista AMERICANO mundialmente reconhecido e premiado por seu profissionalismo e competência.
      Se fosse um jornalista brasileiro, por mais competente, profissional e honesto que fosse, hoje sua reputação estaria destruída e sua vida correndo muito mais risco.

  8. Essa coisa de ” articulação com os americanos” põe em dúvida a lisura de todos os acordos feitos pela Lavajato com os EUA, especialmente o acordo que envolveu a tal fundação que eles pretendiam usar para fazer política. Esse é o ponto. Aposto que Gilmar Mendes tem a mesma opinião.

    1. Fosse eu da equipe de advogados da Odebrecht, OAS e outras grandes empreiteiras, ou mesmo se a Petrobras ainda tivesse uma equipe isenta de advocacia, o tamanho das indenizações faria tremer o que resta do território brasileiro. E americano. Que paguem seus crimes, em dinheiro, todos aqueles que destruíram a indústria de engenharia pesada brasileira, a indústria naval e a cadeia de empresas do setor de óleo e gás.

      1. Esse dia há de chegar.
        E quando o Brasil voltar a ter um governo patriótico, tem que entrar com uma ação contra os EUA por perdas e danos, seja na OMC ou qualquer outra instituição competente. Inclusive, pedindo a anulação das privatizações resultantes das fraudes.

    2. http://www.brasilwire.com/sergio-moro-imperialist-pawn-of-the-doj/
      (excerto trad.)
      [ “a revelação do The Intercept mostra o q todo mundo já sabia, mas não conseguiu provar concretamente: a condenação a Lula foi uma gigantesca farsa legal.
      esta, entretanto, é uma pequena parte da história.
      a Operação Lava-Jato, distorcida e politicamente motivada, foi criada e orientada pelo Departamento de Justiça dos EUA. informação pública e notória: a influência dos EUA no Ministério Público brasileiro é mostrada em comunicados diplomáticos dos EUA q vazaram para o Wikileaks e q foram amplamente divulgados. os EUA usam as leis d seu próprio sistema legal para impor seus interesses ao mundo.
      a operação de Moro e Dallagnol contribuiu para destruir a cadeia produtiva brasileira d petróleo e gás natural, levou à venda reservas de petróleo do pré-sal, solapou a competitiva indústria da construção civil e comprometeu projetos estratégicos d defesa nacional como a construção d submarinos nucleares.
      Moro e Dallagnol foram peões em um jogo de poder mundial q desconheciam ou serviram propositadamente.
      em uma nação soberana tudo isso seria rigorosamente investigado e quaisquer culpados seriam punidos.
      Lula repetidamente alertava: a questão chave é a soberania.” ]

    3. Essa articulação vem desde, pelo menos, 2013.
      A lavajato iniciou-se em março de 2014.
      “Coincidentemente” no mesmo período em que os EUA reduziram suas importações de petróleo e começaram a explorar seu óleo de xisto, com um custo muito superior ao do petróleo importado. Com isso, o preço do barril de petróleo caiu a preços baixíssimos, o que afetou o valor de todas as petroleiras do mundo, visto que o patrimônio dessas empresas é basicamente o petróleo.
      Tanto a imprensa mundial como a brasileira diziam que essa estratégia dos EUA tinha como objetivo prejudicar a Venezuela e a Rússia. Obviamente, o Brasil também fazia parte do pacote. A desvalorização da Petrobrás foi creditada apenas à corrupção, quando o motivo principal era a queda acentuada do preço do barril do petróleo no mundo.
      Associar a lavajato com os interesses americanos (se apropriar da Petrobrás e de todo o petróleo brasileiro, a preço de banana) é como somar dois mais dois e chegar a quatro.
      Além disso, se em 2014, no máximo 2015, tivessem fechado com as empreiteiras investigadas Acordos de Leniência, essas empresas poderiam ter continuado operando normalmente, mesmo que seus proprietários e principais executivos fossem presos. Isso é o que se faz em todos os países do mundo, quando uma grande empresa está sendo investigada. Nenhum país minimamente civilizado combate corrupção quebrando uma empresa que gera milhares de empregos e lucro para o país.
      Dilma quis fechar os acordos de leniência. Mas o MP, desnecessariamente, consultou Moro, que foi contra, alegando que isso poderia prejudicar a investigação.
      Resumo da Ópera: Moro é responsável pelo golpe, pelo desemprego, pela entrega do nosso patrimônio para os estrangeiros, pela derrocada da economia, pela injusta prisão de Lula, enfim, por todas as desgraças que se abateram sobre o Brasil a partir de 2014, incluindo a chegada da extrema direita ao poder.

  9. A globo está acostumada a vociferar e todos calarem a boca. Agora, estão brigando com alguém que tem a verdade ao lado. É uma briga de Davi contra Golias. Acho que vai dar Davi de novo…

  10. Mandou bem o Glenn. Ele tem uma pérola nas mãos. Que o trabalho frutifique e purifique o sistema judiciário no país.

  11. Fachin, Fachin, feche a boca, seu comportamento da indícios de chantageado, não acredito que voce seja tào burro assim, o rei está nú meu caro.

  12. Lendo as notícias e ouvindo CARTOMANTE numa interpretação magnífica e atualíssima de ELIS REGINA.

  13. Todo muito bom ,continúo confiando e alentando a divulgação dos fatos que tinhamos a certeza e foram diversas vezes denunciados pela defesa de Lula.
    Mas,questionador que eu sou ,me pergunto,:por que o Greenwald pensando o que pensa da Globo,sabendo o que a Globo faz e sabendo que ela está até o pescoço nessa sujeira A PROCUROU DE NOVO? qual sería a sua atitude quando fatalmente como todos pensamos comença-se a aparecer a relação da globo com os criminosos ?????
    E vejam que não me baseio na informação que a Globo divulgou ontem ,e na que NÃO ACREDITEI sobre sua proposta de parcería.
    Eis que eles tinham razão.

    1. Por ele não ser brasileiro, talvez ele acreditasse que essa organização criminosa fosse uma empresa séria e honesta que quer trabalhar com a verdade. Se até mesmo o Zé Dirceu acreditou que a famiglia Marinho defendia o Brasil e pediu para o Lula dar crédito à essa organização criminosa, imagina um estrangeiro!

    2. Minha opinião:
      Foi muito inteligente da parte de Glenn/Intercept ter convidado a Globo para participar da divulgação do material. Obviamente a Globo não aceitaria, não por considerar ilegal (como faz de conta agora), mas porque o conteúdo vai contra todos os interesses dos Marinhos. Mas o fato de ter convidado e o convite ter sido recusado não só deixa claro o desinteresse da emissora pela divulgação da verdade, como tira a possibilidade de acusarem o Intercept de ter menosprezado, por motivos supostamente escusos, a importância da Globo como principal meio de comunicação de massa no Brasil (que, infelizmente, é).

      1. —–É por isso que colaborei com a Globo no caso Snowden e é por isso que propus que colaborássemos novamente —

        Acho que isto não deixa dúvidas,mas,vc acredita no que quiser.

    3. Leonardo Attuch, do 247, faz a mesma pergunta e alimenta a tese de que a intenção fosse induzir a Globo a contatar Moro. Daí porque, enfim, teria o Savonarola aparecido com a conversa de invasão de seu celular, tentando forjar uma barreira de auto proteção para a tempestade que se seguiria.
      https://youtu.be/CxpWKlZjWQo

  14. Tem muita coisa e muita gente para dançar , ministros do $TF , a turma de bandidos do TRF 4 , procuradores do MPF , delegados da PF , e por ai vai mas tentar passar o pano pode ficar pior , a globo não sai desse atoleiro sem se sujar mais ainda.

  15. O culpado por tudo isso chama-se Lula.
    Um dia, Franklin Martins levou a ele o projeto de regulação da mídia e com a ampla base parlamentar que ele tinha na época, era possível aprová-la.
    Mas, Lula preferiu se reunir com João Roberto Marinho por toda uma tarde e colocar o projeto numa gaveta.
    Franklin foi embora e o que aconteceu depois, todos sabemos.
    Fazer essa regulação, hoje, é impossível e a médio prazo, improvável.
    O Mais importante, agora é retirar Lula da prisão – Primeiro porque ele está preso injustamente…Segundo porque somente ele tem condições de fazer um grande pacto pelo País e, terceiro, porque que a força que ele terá, quem sabe, fazer a tão sonhada regulação…
    Não precisa ser uma forte como a dos EUA, ou Inglaterra mas, uma que quebre as pernas desta máfia midiática que aí está.

  16. Não sei se é permitido por lei, mas se sim, eu no lugar do Gleen, contratava uma equipe de segurança particular!

  17. Beleza. Da parte dele faz todo sentido focar no principal, mas, o Tijolaço ou outros, podem sim se voltar nas investigações das relações que a Globo manteve com a lava jato. Não da pra esquecer do triplex e o total abafamento, por parte da lava jato, fos desdobramentos nos paraísos fiscais.

  18. Segundo post que li no DCM, o Nicodelis – que não sei quem é – disse que “para provar se os diálogos são falsos , basta quebrar o sigilo telefônico de Moro e Dallagnol”. Portanto, se assim for, sugiro a Moro e ao Dallagnol autorizarem a quebra do sigilo telefônico deles já que seus defensores estão colocando em dúvida a veracidade dos diálogos. Não basta alegar. Tem que provar .
    Até parece que um jornalista que tem um prêmio Pulitz iria colocar sua carreira em risco. Até parece.

    1. Nicolelis é um neurocientista brasileiro mundialmente conhecido e respeitado. Parece-me que mora nos EUA. Ele frequentemente se posiciona, de forma progressista, sobre os grandes problemas sociais brasileiros.

      1. Nicolelis assumiu posição corajosa e veemente contra o golpe de 2016. É uma voz importantíssima em âmbito internacional, um dos cientistas mais prestigiados lá fora. Mas aqui, como sempre, a mídia da bruzundanga prefere ouvir a opinião do FHC, da Regina Duarte, da Janaína Paschoal, do Frota, etc…

    2. Essa decisão não caberia à Dupla Dinâmica da Farsa Jato.
      Como são telefones funcionais, com bem lembra o ex-ministro Eugênio Aragão, são aparelhos funcionais, não particulares. Então, a quebra de sigilo dependeria do MPF e do Judiciário, os quais, supõe-se, nada teriam a temer.
      Supõe-se. Do jeito que tem gente de rabo preso nessa história, o mais provável é que imponham todos os óbices a tal medida e defendam com unhas e dentes a “isenção” e a “honestidade” da “Dupla Dinâmica”.
      Claro, ainda resta a possibilidade de o Congresso fazer a solicitação!
      Em tempo: Desculpem-me Batman e Robin, fictícios integrantes da Dupla Dinâmica verdadeira. É que até para personagens de fantasia é dose para leão ser comparados a esses bandidos!

  19. Meu Deus, o capitão não consegue esconder sua verdadeira natureza. O problema é que se julga no direito de ser homofóbico e joga pedras nos seus irmãos. Digo isso porque acabei de ler no portal UOL / Folha de São Paulo que ele disse o seguinte hoje: “Olha, ontem foi o Dia dos Namorados. Em vez de eu chegar em casa e dar um presente para a minha esposa, eu dei um beijo nela. Não é muito melhor? Eu dei um beijo hétero no nosso querido Sérgio Moro. Dois beijos héteros”. Em vez de jantar com a esposa foi sair com Sérgio Moro e ainda tem a falta de bom senso de falar em beijo hétero. Então tá capitão.

  20. Além do fato extremamente positivo de estar sendo provado aquilo que todos os que não são globobos já sabiam, que a lavajato foi direcionada, parcial, imoral e ilegal, é preciso estar atento a outras coisas.
    Questão de prestar muita atenção às duas mãos dos mágicos/ilusionistas para não ser ludibriado.
    No pano de fundo de tudo está a geopolítica.
    A grande mídia e a mídia alternativa, progressista ou não, têm, nas últimas 24 horas, aventado/sugerido/levantado ou mesmo afirmado que haveria uma participação russa por traz dos vazamentos. A quem essa afirmação interessaria?
    No meio militar se está difundindo, desde alguns anos, a ideia de que China e Rússia estariam promovendo uma guerra híbrida no/contra o Brasil.
    ¡Ojo!

  21. A Globo queria mesmo desviar todo o processo do escândalo de seu eixo central. Não deu certo. Qual será o seu plano B? .

  22. Boa!! A globo e os bandidos de Curitiba pensam que estão lidando com um bobo ingenuo.

  23. Sei não. Não me convenceu. A divulgação fez bastante barulho sem precisar de qualquer apoio da Globo. Se ela não é “compromissada com jornalismo investigativo e destemido”, nao entendi por que procurá-la. Novamente, o desejo de obter visibilidade não parece justificativa suficiente

  24. É a velha rede bobo GOLPISTA, inimiga dos fatos e da verdade, se desviando do assunto e tentando, como sempre fez, mudar o foco da atenção, enquanto tenta jogar lama nos que a incomodam. No entanto, a greve parou o país, as pessoas estão pensando, conversando entre si – e a mobilização servirá para acordar os iludidos e sacudí-los rumo ao entendimento do GOLPE e de seus atores, bandidos que não se importam em destruir um país inteiro e e seu povo para atender sua “excessiva ambição em realizar-se financeira e economicamente”. MORO NA CADEIA

  25. A Globo ainda não entendeu que NÃO está lidando com amadores… Não sabe como age um jornalista sério e competente como Glenn. Essa cortina de fumaça não engana mais.

  26. Tem toda razaão “Se fosse um jornalista brasileiro, por mais competente, profissional e honesto que fosse, hoje sua reputação estaria destruída e sua vida correndo muito mais risco.” ….Acrescento, e/ou se corrompia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *