Guaidó pede invasão estrangeira na Venezuela. Maduro agradece

Vejam em que sinuca nos metemos com a ânsia de fazer politicagem com diplomacia.

Juan Guaidó, o tal autoproclamado “presidente encarregado” da Venezuela, hoje, indagado pela Folha,se estava defendendo uma possível intervenção militar estrangeira em seu país,  respondeu: “eu quis dizer exatamente isso, que devemos considerar todas as opções. A Constituição venezuelana dá à Assembleia Nacional o direito de solicitar apoio desse tipo”.

Opa!

Não há na história do mundo constituição que dê a alguém o direito de pedir intervenção de exército estrangeiro num país, salvo se ele estiver sendo invadido por tropas de outro ou outros países.

Se essa é a proposta do Sr. Guaidó, recomenda-se ao General Mourão que, simplesmente, ignore qualquer possibilidade de diálogo com ele.

Porque a nossa Constituição é clara.

De cara, no artigo 4°, diz que “a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (…)  III –  autodeterminação dos povos; IV –  não-intervenção; V –  igualdade entre os Estados; VI –  defesa da paz; VII –  solução pacífica dos conflitos”

Só o fato de aceitar discutir uma “solução” intervencionista, bélica, já é contrária à nossa Carta Magna.

Politicamente, Guaidó acabou dando razão a Nicolás Maduro, que denuncia um plano de invasão militar da Venezuela.

Ele assume expressamente o desejo de que ela ocorra.

O General Hamilton Mourão, enviado à Colômbia para discutir a crise, fará muito bem em deixar as tratativas se isso for proposto, e nisso terá todo o apoio da ala militar do governo.

Fernando Brito:

View Comments (41)

  • Só sei de uma coisa: Uma pessoa minimamente sensata, à esquerda ou à direita, a essa altura teria posto nosso chanceler para fora do Itamaraty, a pontapés.

  • Mourão é um personagem oposto a Bolsonaro: inteligente, político, discreto, etc. Mas tem uma característica pior, é muito menos transparente. Não me passa nenhuma credibilidade. Não sabemos até que ponto esse governo golpista está comprometido com os EUA e isto é que vai decidir nosso destino, não a vontade dos militares.

    • É exatamente isso, Antônio. Estamos na merda sem solução dentro da legalidade.

      • Quem sabe, consigamos sair dessa merda.
        Direto para uma bosta!

      • Legalidade inconstitucional.
        Com golpes do legislativo, judiciário e o Whatsalão.

    • É exatamente isso, Antônio. Estamos na merda sem solução dentro da legalidade.

    • Não acredito que Mourão esteja usando sua inteligência para evitar uma guerra por bons princípios.
      Mourão sabe que um confronto com a Venezuela vai fazer os miliquinhos voltarem para casa com o rabo entre as pernas, e aí vamos descobrir que não precisamos de exército que desrespeita constituição e não serve para nada. Só serve para maltratar seu povo.
      É melhor continuar fazendo de conta que temos um exército, que nos custa muito, mas está preparado para defender o país.

  • Estamos vivendo na pós verdade. Aqui no Brasil os bozos querem convencer a gente que lutar contra Maduro é importante para o Brasil não virar uma Venezuela. Quando na verdade os Bozos querem transformar o Brasil numa colônia dos EUA. Mas a mídia tradicional distorce tudo e cria essa confusão na consciência política do nosso povo.

  • Já que é assim, eu também vou me autoproclamar presidente dessa zona

  • General Mourão vai a uma reunião???? Não seria o caso de ir o Presidente da República ou o Ministro das Relações Estrangeiras?

  • O que esse títere dos EUA está fazendo é traição à Pátria. É caso de ser capturado, processado, julgado, e executado.

  • O tal Guaiaco, ou gaiato ou coisa parecida achou que as forças armadas venezuelana ia bater palmas para o Trump se borrar de medo. Bem que de outras países isso tem ocorrido, mas la eles tem patriotismo verdadeiro .Dançou, e Colombia, Brasil e Usa ficaram com cara de bobos. Solução pedir invasão a bala. Hoje o povo venezuelano pendurariam ele na corda como traidor. Mesmo seus ex seguidores.

  • Guaidó, apesar de ser engenheiro formado em Caracas, cursou uma pós-graduação em "ciência política" em uma universidade americana famosa por ter fornecido vários chefes da CIA e do FBI. Lá ele virou de vez um nativo latino que trabalha para os patrões estrangeiros.

    • Como Moro e todo cúpula privada e do funcionalismo federal.

    • Como Moro e todo cúpula privada e do funcionalismo federal.

    • Guaidó é um destes fantoches a soldo do império que apenas executa o que lhe é ordenado.
      Esteve envolvido com ações terroristas das guarimbas, que buscavam desestabilizar o governo.
      Guaidó é a versão venezuelana (piorada, ainda que pareça difícil) de kim kitaguiri O mesmo tipo de fantoche brotado do nada para fazer o serviço sujo que os serviços de espionagem e ingerência lhe determinaram.
      Suas últimas ações (notadamente safar-se do país para pedir intervenção militar estrangeira) passam recibo de que falhou o golpe intentado com a auto-proclamação como presidente encarregado (algo que não existe no ordenamento jurídico e constitucional venezuelano) assim como a farsa da ajuda humanitária.
      Gauidó é um inimigo da nação venezuelana a serviço do assalto imperialista às riquezas naturais da Venezuela (petróleo e ouro especialmente) da mesma forma que boa parte da canalha bolsonariana são inimigos do Brasil, submissos ao imperialismo.

  • ESSES IDIOTAS SÃO MUITO IDIOTAS
    MAS COMO TEM OUTROS TANTOS IDIOTAS IGUAIS OU PIORES - ELES CONTINUAM CONVENCENDO ALGUNS DESCEREBRADOS

  • A Damares está dando uma palestra na comissão de Direitos Humanos da ONU. E eu aqui passando vergonha. Veja lá no twitter dela.

    • E nessa palestrela sobre Direitos Humanos, a Damares trata especificamente de que, laranja ou goiaba?

    • DEUS ME LIVRE! Mais uma pataquada internacional? Pobre Brasil. Só falta o Frota palestrar na ONU! Aí desmoraliza geral.

Related Post