Guerra entre a Globo e Bolsonaro só tem balas de festim,até agora

Nos anos 70, um programa humorístico da Globo, escrito por Max Nunes e Haroldo Barbosa e estrelado por Jô Soares e Renato Corte Real – “Lelé e Da Cuca”, lembrarão os mais antigos – tinha o título de “Faça Humor, Não Faça a Guerra”, brincando com a referência hippie, em ritmo de iê-iê-iê.

Era humor – engraçado e irreverente – mas que nada tinha de enfrentamento com o poder autoritário do qual a Globo era cúmplice e sócia.

Sinto o mesmo quando vejo nos humorísticos da Globo, hoje, os ataques hilários – e nada difíceis, sem demérito aos roteiristas – a Jair Bolsonaro.

Nada de mais, é mesmo tosco e caricato o comportamento do presidente e sua prole, destas de dar descanso aos cartunistas que tanto amo – e exploro, cá no blog, reproduzindo seus traços – porque a piada, copyright Zé Simão, é pronta.

Não é o mesmo o que ocorre com o lado “sério” e magistral da emissora, no jornalismo ou no que assim se intitula, que mais mereceria o nome de “editorial”.

Fala-se, é fato, de Jair Bolsonaro com um certo desprezo, como aquele tratamento que as elites dão aos subalternos: torce-se o nariz à grosseria, ao filhotismo, á falta de modos.

Mas é-lhe reconhecida a condição de serviçal eficiente.

Bolsonaro jamais é atacado no que de mais danoso ao país e ao povo faz, porque o que de mal e danoso faz é exatamente o que querem que ele faça.

O problema é que o clown que puseram como rei, rei quer ser e continuar sendo.

A destruição da política que promoveram deixou-os sem políticos para lançar mão.

A alternativa que têm é algo por demais “da casa”, de quem não quiseram lançar mão, por arriscado, em 2018, mas que deixam a mão para 2022, seu bom moço Huck..

Tê-lo candidato, num quadro onde as forças da direita não estão unificadas – Bolsonaro é presidente e João Dória é governador de São Paulo, e isso os faz fortes apenas pelo cargo – é submeter-se a uma disputa onde não terão o monopólio que marcou a existência do Império Globo.

Outro império, o dos os romanos, aceitou os bárbaros como garantidores de suas fronteiras, mas não soube ceder-lhes poder político quando chegaram os hunos.

A Globo, até agora, dispara balas de festim contra Bolsonaro, o que só provoca reações da fera. Paquidermes como ele têm couro grosso, e foi sua natureza e agressividade de rinoceronte que o elegeram.

Não se sabe se a Globo tem outra munição. E menos ainda se quer usá-la.

Fernando Brito:

View Comments (20)

  • Eu acho impossível não ter mais munição, porque eles são, não apenas piada pronta, mas também "crime pronto". Praticamente todas as vezes que abrem a boca, cometem crimes. A impressão que se tem é de que não resistem a quinze minutos de investigação. Estão sendo protegidos de forma vergonhosa, por todas as instituições. O Brasil se tornou um chiqueiro, não é exagero dizer isto. É uma imundície, uma bandidagem explícita que não sei se tem paralelo. Para completar o cenário, temos um povo inerte, passivo, abestalhado.

  • Eu acho impossível não ter mais munição, porque eles são, não apenas piada pronta, mas também "crime pronto". Praticamente todas as vezes que abrem a boca, cometem crimes. A impressão que se tem é de que não resistem a quinze minutos de investigação. Estão sendo protegidos de forma vergonhosa, por todas as instituições. O Brasil se tornou um chiqueiro, não é exagero dizer isto. É uma imundície, uma bandidagem explícita que não sei se tem paralelo. Para completar o cenário, temos um povo inerte, passivo, abestalhado.

    • Concordo com vc. A Globo, quando quer, derruba qualquer presidente que não lhe agrada. Portanto, acho que ela está escondendo o jogo ou será que há algum acordo sendo costurado?

  • À globo apenas interessa saber o preço da barganha e se vale a pena o custo da negociata.

  • O povão vive assombrado , retalhação , tem ministro ameaçando , o poderio da direita com todas as armas ao seu lado , o povão fica acuado , essa Globosta passou os anos do governo do PT fazendo manipulação das elites , o povão ainda está com o gigante Lula , o gigante saindo dessa prisão injusta e política as coisas pode mudar, é exatamente esse o desespero da elite podre e dessa família de milicianos bostanaro . Todos se borram de medo e a globosta também se borra de medo do gigante Lula , essa guerra safada do bostanaro e marinhos é tudo uma farsa , é audiência que vive jornalismo e sensacionalismo também, a Veja faz as capas do domingo com conteúdo interno mentiroso mais tem impacto na elite podre e assim fica essa guerra feito briga de duas mulheres de puteiro só com Gillette nas mãos ! Briga safada !

  • Sr.Fernando.Tenho-lhe apreço,pelo que escreve e ainda mais,por ter tido no passado,proximidade com o sr.Leonal,cujos méritos são inegáveis.Hoje,me dou conta,de como teria sido bom,se ele e o Sr.Luis Inácio,tivessem feito acordo no passado.Mas,passou.Quanto a citada intenção dos globais,preparand o futuro,acho que não arriscariam o que o senhor afirma,em relação ao futuro candidato deles,para as próximas eleições presidenciais,pois conseguiram botar um PAQUIDERME,pra cuidar de seus negócios,mas o tiro saiu pela culatra,e outro PAQUIDERME para dar continuidade,duvido.Ate porque,o atual PAQUIDERME,esta fazendo o dever de casa,ou seja,destruindo o pouco que se conseguiu,até o momento.A burguesia nacional,que chamam de elite,mas não passa de sub,nas duas versões,o que quer mesmo,esta explicito no que o PAQUIDERME ATUAL,esta fazendo.E isso que chamam IMPRENSA OU JORNALISMO,esta a cumprir seu papel histórico,ou seja,servindo A BURGUESIA,sua PATRONESSE DE ESTIMAÇÃO.Outrora,serviram também,aos ROMANOS E GREGOS que a criaram, à sua semelhança.Então,fica além disso,o que afirma aqui abaixo,o missivista que classifica o POVO BRASILEIRO,como abestalhado,na sua plenitude e dado todos esses fatores,O DIABO ESTA SOLTO.Quero agregar,relativo ao POVO,que alem de abestalhado, é de uma SENVERGONHICE SEM PAR.

    • Confesso que a Vaza Jato começou a me decepcionar. Eu estou esperando pelas revelações bombásticas contra a Lava Jato do Brasil desde setembro e a Vaza Jato vem agora com essa revelação sobre o Peru...... Caramba, The Intercept!

  • Enquanto o circo dos horrores continua, o Paulo Guedes engendra seu pacotão. E ainda por cima quer que o Congresso vote uma emenda constitucional que transforme sua destruição neoliberal em 5cláusula pétrea.

    É a medida mais ousada que nenhum país dito democrático jamais ousou tomar. Se outro governo entrar amanhã, com outros sonhos, outros projetos e outras promessas aos brasileiros, não poderá adotar nenhuma política econômica que não seja o neoliberalismo pinochetiano do Guedes. Trata-se de uma piada prestes a se tornar em realidade, com a ajuda diversionista da gritaria que vem do segundo andar..

    • Se 4000 prefeitos e 50000 vereadores acham isso natural quem sou eu p achar diferente?

      • Apenas um bolsomínion no país da procura de outros meios de legitimidade que não a ordem democrática.

      • Apenas um bolsomínion à procura de meios alternativos de legitimidade de poder que não sejam os da ordem democrática.

  • A Record gastou meia hora de seu precioso espaço para provar por A+B que o Jair Bolsonaro não matou a Marielle! Acompanhou de minuto a minuto tudo o que "ele" fez em Brasília no dia e na noite daquele assassinato. "Ele" esteve em audiências, encontros e jantares, portanto, seria incapaz de ter desferido os tiros que tiraram a vida da vereadora, pois não poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo!

    • É verdade. E todo esse espaço de defesa de Bolsonaro foi inútil. Não foi o Bolsonaro que disparou os tiros. Mas o envolvimento do Bozo na morte de Marielle tem indícios tão fortes que a TV amiga se esmera em produzir matérias para despistar. A participação dos Bozos no crime é tão provável que foi criado um "gabinete de crise" no Planalto juntando Executivo, Justiça, Congresso e Ministério Público para destruir qualquer elemento de prova e melar qualquer investigação séria.

  • De tudo o que estamos vendo uma coisa é certa. O Brasil esta sendo jogado ladeira abaixo com essa politica econômica e pouco a pouco estamos sentindo os efeitos desse desastre. Quando acordarmos para essa triste realidade vamos perceber que almejamos apenas por um pão e conseguir pagar nossas contas mais urgentes. E o povo oh esta esperando para ver onde é o fim do túnel. Somos o espelho do Chile e da Argentina. É isso que nos aguarda.

Related Post