Haddad deve fazer todos os gestos; serem aceitos ou não é outra coisa

Está clara a necessidade de formação de uma frente contra a ascensão do autoritarismo no país.

Se isso será possível ou não depende menos de Fernando Haddad do que dos demais agentes políticos.

É uma obviedade que ele não é um imprudente, que deseje dar um “cavalo de pau” nas regras econômicas.

E que nem o PT, com pouco mais de 10% da Câmara e menos que isso no Senado possa meter-se em alguma aventura legislativa.

Não desenha, portanto, nenhum projeto “petista” de poder e vai negociar cada passo. Fez isso expressamente em relação a Ciro Gomes, inclusive oferecendo um programa comum.

É Bolsonaro quem sinaliza um projeto imperial e tem os meios e a força para tentar colocá-lo em prática.

Quem, diante da perspectiva de sua eleição, ficar “neutro” corre o risco de ser tragado por um fracasso retumbante de um governos em estruturas políticas e dominado por um chefe cheio de poder e sua”entourage” cheia de ambição. Além de uma família “lotada” de poderes dados pelas urnas.

Portanto, na montagem do 2° turno, a decisão está mais com os candidatos – e eleitores – de centro, de saberem que tipo de risco querem correr e, sobretudo, dos riscos a que estão dispostos a lançar o país, com um “imperador da  extrema direita”.

À esquerda, paciência com as puerilidades de quem não entende que, diante de uma ameaça às liberdades, é possível ir de borzeguins ao leito nesta necessidade de união.  O PSOL, com maturidade, não entrou nessa e já anunciou seu apoio a Manuela D’Avila e Fernando Haddad.

Parecem claras duas coisas na entrevista que este concedeu em Curitiba.

Uma, que ele quer e se abre para esta grande concertação democrática, sem que ninguém seja obrigado a, por isso, assumir a defesa de Lula, o que lhe foi dito pelo próprio ex-presidente.

Segundo, que a sua campanha na TV será regada a povo, a debates (ou desafios para) e a projetos concretos, algo que falta a Bolsonaro.

Assista a entrevista de Haddad.

Fernando Brito:

View Comments (22)

  • Valter Pomar, burocrata do PT, já publicou artigo no site 247 detonando a formação de uma frente democrática. Para esse dirigente (que não tem voto popular) trata-se de uma "abstração". Para esse sujeito, os sindicatos e os movimentos sociais elegem Haddad. Se esse sectarismo prevalecer, será a repetição do mesmo erro e a assunção do fascismo.

  • Como "10% na Câmara"? 6 governadores, 70 deputados federais (A maior bancada por sinal) e Lula transfere a Haddad quase 30% dos seus 40% votos em apenas 24 dias! Isso sem falar que desde 1982 o partido é sistematicamente demonizado pela mídia.
    Apesar do crescimento importante de outros setores da esquerda ainda não está colocado num horizonte próximo o fim do protagonismo "petista" no campo da esquerda.Se os novos contatos com o campo progressivo, nitidamente o psol e o pdt, e até conversas com o psdb se traduzirem em apoio, será ótimo, principalmente para o país. Claro que eles virão com reivindicações, mas Haddad é do PT e sua comprovada ética reconhece que foi Lula que transferiu tantos votos num espaço de tempo tão curto.

  • Vamos lá. Estou gostando dessa estratégia. Todo esforço nessa candidatura. Ele deve lembrar o passado glorioso de Lula, sim, e mostrar suas propostas. E confrontar com Bolsonaro. Se possível, pode ter programas com Ciro, Boulos, FHC, Chico Buarque, Gilberto Gil, Atores Globais e até Padin Pade Serra e Reinaldo Azevedo pedindo votos para Haddad. Tudo para derrubar o coiso.

  • Sereno e assertivo. Vamos a luta pois quem está com a tranquilidade de lidar com os propósitos mais nobres não tem o que temer!

  • A última semana do primeiro turno foi caótica para a esquerda e só consigo atribuir isto à entrada do bispo Macedo. Alguns blogs chegaram a ridicularizar este apoio, quebraram a cara. Metade do nosso país está tomado, alienado, escravizado mentalmente por várias "doutrinações", desde a religiosa até a midiática. É assustador compreender o que está em jogo neste segundo turno. Simplesmente o futuro, o bem estar e as próprias vidas das gerações atuais e das próximas décadas.

    • tambem penso da mesma forma..... mas não podemos desisitir................

    • É lindo de ver quando uma pessoa está conseguindo sair da alienaçao religiosa.
      Minha mãe está nesse processo. Ela por mais de trinta anos frequenta igrejas neopentecostais. Primeiramente a universal, após "perceber" a podridão dessa, pulou nos braços da mundial do valdomiro. Só que, como diz brito, bolsonaro foi overdose pra ela. Claro que, desde o ano passado quando eu decidi parar de frequentar essas igrejas, venho conversando sobre o verdadeiro cristianismo. Mas foi o bozo que deu o clique, e ela hoje já pensa que lá não é lugar de Deus. Algo impensável de sair da boca dela antes do início dessa campanha. Ela ainda frequenta a mundial e me relata que o "pastor" espuma de ódio para induzir os membros a votarem no coiso. Ele conta mentiras e ofende o pt. Tudo implicitamente.
      Depois de presenciar isso tudo, tive mais certeza que conversar funciona e desaliena. Temos q ter paciência q vale a pena.

    • Meu amigo, pelo menos aqui no sertão baiano, as igrejas evangélicas já vinham pedindo voto para a Besta abertamente. Os especialistas em pesquisas falam em "maioria silenciosa", umefeito que talvez possa explicar isso melhor

    • O Coiso pode até ganhar mas nunca levará de verdade. O cara vai ser triturado pelos milicos de um lado, as máfias da política no congresso e o mercado e cia de outro. COISO é uma marionete q sabe estar indo para o matadouro tbm. Se Haddad perder terá sido ainda assim vencedor. Descobrimos q o Brasil é um país q tem ódio de si mesmo. Estarei de mudança para Marte.

  • Temos que ter confiança e pelo menos tentar esclarecer o povo do perigo de um governo fascista. não podemos nunca desisitir.

  • Se entrarmos na campanha do segundo turno com a "grandeza de espírito" que o Paulo Henrique Amorim demonstra, estamos ferrados. Rsss
    Pra ele o Bolsonaro só perde pra si mesmo. Vai ser otimista assim no inferno.

    • Ele está com encosto de um corvo. Precisa ir para Salvador tomar um banho de arruda com sal grosso. Ma eu gosto dele e as suas reflexões tem pertinência. rs

  • ALGUÉM JÁ DESCONFIOU DE FRAUDE NAS URNAS? LEMBRAM-SE DA DECLARAÇÃO DO BOLSONARO, CASO NÃO VENCESSE AS ELEIÇÕES? E DOS ERROS DO IBOPE E DO DATAFOLHA EM RELAÇÃO AS ELEIÇÕES PARA SENADORES? SÓ ACERTARAM PARA PRESIDENTE? SEI NÃO...SE A DIFERENÇA FOSSE OS SETE PONTOS QUE O VOX PUBLICOU...

Related Post