Haddad e os inquisidores da Globo. Assista

Desenvolveu-se na imprensa brasileira uma prática que a Globo leva, quando interessa, ao extremo.

Quando passaram a dar o nome de “sabatina” às entrevistas com os candidatos a cargos públicos, era simples consequência que os entrevistadores tomassem a si o papel de “professores” oniscientes e prontos a dar “certo ou errado” às respostas. Ou, como maus mestres, fazerem perguntas do tipo “pegadinha” para constranger o interlocutor.

Já era ruim. Mas ontem, na Globonews, o que se viu com (ou contra) Fernando Haddad foi pior.

Miriam Leitão, Merval Pereira e, em ordem decrescente de empáfia, Gerson Camarotti, Cristiana Lôbo, Fernando Gabeira e Heraldo Pereira  portaram-se, ao receber Fernando Haddad, como padres inquisidores.

Não apenas interrompiam raciocínios e respostas – coisa comum para quem acha irrelevante o que o outro diz – como exigiam adesão às suas teses políticas e econômicas e exigiam “confissões de culpa”.

Haddad foi “tranquilão”, como sempre e deu bons nós nos seus inquisidores, sem perder a linha ou tergiversar nas questões essenciais.

Acabou ficando na posição simpática do sujeito que sofre uma tentativa de linchamento e escapa dela sem reproduzir a selvageria.

Era visível o constrangimento de Merval Pereira diante da reversão da pergunta sobre a recusa da lava Jato em ouvir o advogado Rodrigo Tacla Durán, chamando-o de “foragido”, mesmo sabendo que a Justiça espanhola recusou-se a extraditá-lo, por sua dupla cidadania, e que a Interpol o retirou da lista de procurados em que Moro o colocara.

O programa, apesar do desempenho de Haddad, foi lamentável para o jornalismo.

Os que deveriam deixar serem ouvidas as opiniões do candidato, afinal,  tornaram-se exegetas da “Ordem Política, Econômica e Social”.

Ao menos, quebraram a cara.

Fernando Brito:

View Comments (49)

  • Alguém disse que ele tinha sido fraco e estava sendo massacrado: fui conferir e achei que ele esteve forte e razoável, o "tranquilão" dele é incisivo o suficiente e pra variar quando a resposta não agrada, tentam emendar outra "pergunta" como se ele não estivesse oferecendo a resposta que querem. Mas eu duvido que algum membro da inquisição ache que quebrou a cara em algum sentido: a hostilidade é patente, mas os hostis têm a cabeça autenticamente feita pelas manchetes que eles mesmos fizeram. Não é diferente de qualquer conversa que eu tente travar com um antipetralha resoluto.

  • Haddad se comportou muito bem. E como não era entrevista, mas um jogo, Haddad teu um nó táctico neles/as como se diz no futebol. Quebraram a cara!

  • Haddad se comportou muito bem. E como não era entrevista, mas um jogo, Haddad teu um nó táctico neles/as como se diz no futebol. Quebraram a cara!

  • Poucas vezes vi uma pessoa ser atacada e impedida de falar o tempo todo conseguir falar e ainda calar o entrevistador violento. Haddad não so' impos seu raciocionio completo como repetiu sempre que necessario para deixar bem claro o que estava defendendo. O cara é muito preparado e não se intimida diante dessa corja de abutres vampiros. Ficaram tristes os meliantes… Patéticos e viciados no discurso pobre da midia latrina.

      • E o golpe segue desesperado para barrar a esquerda com ou sem ONU. Vale tudo e Bozo é o q sobrou. Não consigo acreditar na facada. Vi os videos e ñ dá para confirmar nada. Cadê o furo na camiseta já q ñ tem sangue? Muito estranho e consequentemente muito assustador a histeria armada pela direita. O PCO grita manipulação e fraude. Cafezinho, Altman, Attuch e Brito acreditam na história? Sei não...

        • Pelo que vi e me informei, o atentado aconteceu e o ferimento é cerdadeiro e muito grave.
          Nada disso, contudo, impede que tenha acontecido uma fraude. O próprio Bolsonaro poderia não saber da armação, que saiu do controle e resultou em ferimento mais sério do que esperado, quase matando o fascista.
          Se acha que isso não faz sentido, é bom lembrar que Bolsonaro é agora o virtual candidato da Globo, tudo o que lhe sobrou, e podem estar tentando "vitaminar" sua candidatura com algo que possa ou pudesse causar comoção nacional.
          Falta de escrúpulos é algo que a Globo (e semais golpistas) tem de sobra, como bem demonstrado ficou até, com tudo o que fez e faz acontecer para impedir a candidatura Lula. Então, fazer uma armação mantendo na ignorância um sujeito que já não é mesmo a quintessência da esperteza seria apenas mais um "pequeno" ato. Só não esperavam que a "mordida" resultasse tão mais profunda do que o pretendido.

  • Poucas vezes vi uma pessoa ser atacada e impedida de falar o tempo todo conseguir falar e ainda calar o entrevistador violento. Haddad não so' impos seu raciocionio completo como repetiu sempre que necessario para deixar bem claro o que estava defendendo. O cara é muito preparado e não se intimida diante dessa corja de abutres vampiros. Ficaram tristes os meliantes… Patéticos e viciados no discurso pobre da midia latrina.

  • Não se trata de sabatina, enteevista, enquete... trata-se de PROPAGANDA POLÍTICA DO PARTIDO DA GLOBO. Basta observar que as “perguntas” não passam de enunciados de teses neoliberais e escravagistas. As colocações, longas e estreitas como corredores poloneses, só comportam alinhamento automático. O melhor mesmo é dar por irrelevante a pergunta e expor ao espectador alguma canalhice da Globo, como apoio ativo à Ditadura, a edição do JN contra Lula ou a fraude do Proconsult. A Democracia agradece.

  • Por que Fernando Haddad não esfregou na cara destes(as) bandidos(as) inquisidores(as) da Globo/CIA LIXO tóxico estrangeiro o mega escândalo das sonegações de impostos, o processo roubado da Receita Federal, o FIFAgate, a mansão 'Paraty House' da filhinha de um dos filhos do Robert(o) Marín(ho), patrimônio registrado em nome da empresa 'laranja' Mossack Fonseca...?
    Ou seja, enquanto o PT republicano não denunciar o PIG fora e, principalmente, dentro do PIG, não haverá trégua por parte destes(as) canalhas!
    Ou ainda, "a esquerda que a direitona adora"!

  • Quero ver a delicadeza se processar com o geneal truculento brucutu que declarou que eles são os donos da violência. Vão piar como pintinhos recem nascidos.

  • Foi horrível essa inquisição, eu fiquei constrangido e tenho certeza absoluta que isso vai entrar pra história como a pior "campanha" de uma eleição falsa do Brasil.
    Haddad como sempre, foi ótimo e Lula, ao escolhe-lo sabia o que estava fazendo.

Related Post