Haddad e os inquisidores da Globo. Assista

Desenvolveu-se na imprensa brasileira uma prática que a Globo leva, quando interessa, ao extremo.

Quando passaram a dar o nome de “sabatina” às entrevistas com os candidatos a cargos públicos, era simples consequência que os entrevistadores tomassem a si o papel de “professores” oniscientes e prontos a dar “certo ou errado” às respostas. Ou, como maus mestres, fazerem perguntas do tipo “pegadinha” para constranger o interlocutor.

Já era ruim. Mas ontem, na Globonews, o que se viu com (ou contra) Fernando Haddad foi pior.

Miriam Leitão, Merval Pereira e, em ordem decrescente de empáfia, Gerson Camarotti, Cristiana Lôbo, Fernando Gabeira e Heraldo Pereira  portaram-se, ao receber Fernando Haddad, como padres inquisidores.

Não apenas interrompiam raciocínios e respostas – coisa comum para quem acha irrelevante o que o outro diz – como exigiam adesão às suas teses políticas e econômicas e exigiam “confissões de culpa”.

Haddad foi “tranquilão”, como sempre e deu bons nós nos seus inquisidores, sem perder a linha ou tergiversar nas questões essenciais.

Acabou ficando na posição simpática do sujeito que sofre uma tentativa de linchamento e escapa dela sem reproduzir a selvageria.

Era visível o constrangimento de Merval Pereira diante da reversão da pergunta sobre a recusa da lava Jato em ouvir o advogado Rodrigo Tacla Durán, chamando-o de “foragido”, mesmo sabendo que a Justiça espanhola recusou-se a extraditá-lo, por sua dupla cidadania, e que a Interpol o retirou da lista de procurados em que Moro o colocara.

O programa, apesar do desempenho de Haddad, foi lamentável para o jornalismo.

Os que deveriam deixar serem ouvidas as opiniões do candidato, afinal,  tornaram-se exegetas da “Ordem Política, Econômica e Social”.

Ao menos, quebraram a cara.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

49 respostas

  1. Alguém disse que ele tinha sido fraco e estava sendo massacrado: fui conferir e achei que ele esteve forte e razoável, o “tranquilão” dele é incisivo o suficiente e pra variar quando a resposta não agrada, tentam emendar outra “pergunta” como se ele não estivesse oferecendo a resposta que querem. Mas eu duvido que algum membro da inquisição ache que quebrou a cara em algum sentido: a hostilidade é patente, mas os hostis têm a cabeça autenticamente feita pelas manchetes que eles mesmos fizeram. Não é diferente de qualquer conversa que eu tente travar com um antipetralha resoluto.

  2. Haddad se comportou muito bem. E como não era entrevista, mas um jogo, Haddad teu um nó táctico neles/as como se diz no futebol. Quebraram a cara!

  3. Haddad se comportou muito bem. E como não era entrevista, mas um jogo, Haddad teu um nó táctico neles/as como se diz no futebol. Quebraram a cara!

  4. Poucas vezes vi uma pessoa ser atacada e impedida de falar o tempo todo conseguir falar e ainda calar o entrevistador violento. Haddad não so’ impos seu raciocionio completo como repetiu sempre que necessario para deixar bem claro o que estava defendendo. O cara é muito preparado e não se intimida diante dessa corja de abutres vampiros. Ficaram tristes os meliantes… Patéticos e viciados no discurso pobre da midia latrina.

  5. Poucas vezes vi uma pessoa ser atacada e impedida de falar o tempo todo conseguir falar e ainda calar o entrevistador violento. Haddad não so’ impos seu raciocionio completo como repetiu sempre que necessario para deixar bem claro o que estava defendendo. O cara é muito preparado e não se intimida diante dessa corja de abutres vampiros. Ficaram tristes os meliantes… Patéticos e viciados no discurso pobre da midia latrina.

      1. E o golpe segue desesperado para barrar a esquerda com ou sem ONU. Vale tudo e Bozo é o q sobrou. Não consigo acreditar na facada. Vi os videos e ñ dá para confirmar nada. Cadê o furo na camiseta já q ñ tem sangue? Muito estranho e consequentemente muito assustador a histeria armada pela direita. O PCO grita manipulação e fraude. Cafezinho, Altman, Attuch e Brito acreditam na história? Sei não…

        1. Pelo que vi e me informei, o atentado aconteceu e o ferimento é cerdadeiro e muito grave.
          Nada disso, contudo, impede que tenha acontecido uma fraude. O próprio Bolsonaro poderia não saber da armação, que saiu do controle e resultou em ferimento mais sério do que esperado, quase matando o fascista.
          Se acha que isso não faz sentido, é bom lembrar que Bolsonaro é agora o virtual candidato da Globo, tudo o que lhe sobrou, e podem estar tentando “vitaminar” sua candidatura com algo que possa ou pudesse causar comoção nacional.
          Falta de escrúpulos é algo que a Globo (e semais golpistas) tem de sobra, como bem demonstrado ficou até, com tudo o que fez e faz acontecer para impedir a candidatura Lula. Então, fazer uma armação mantendo na ignorância um sujeito que já não é mesmo a quintessência da esperteza seria apenas mais um “pequeno” ato. Só não esperavam que a “mordida” resultasse tão mais profunda do que o pretendido.

  6. Não se trata de sabatina, enteevista, enquete… trata-se de PROPAGANDA POLÍTICA DO PARTIDO DA GLOBO. Basta observar que as “perguntas” não passam de enunciados de teses neoliberais e escravagistas. As colocações, longas e estreitas como corredores poloneses, só comportam alinhamento automático. O melhor mesmo é dar por irrelevante a pergunta e expor ao espectador alguma canalhice da Globo, como apoio ativo à Ditadura, a edição do JN contra Lula ou a fraude do Proconsult. A Democracia agradece.

  7. Por que Fernando Haddad não esfregou na cara destes(as) bandidos(as) inquisidores(as) da Globo/CIA LIXO tóxico estrangeiro o mega escândalo das sonegações de impostos, o processo roubado da Receita Federal, o FIFAgate, a mansão ‘Paraty House’ da filhinha de um dos filhos do Robert(o) Marín(ho), patrimônio registrado em nome da empresa ‘laranja’ Mossack Fonseca…?
    Ou seja, enquanto o PT republicano não denunciar o PIG fora e, principalmente, dentro do PIG, não haverá trégua por parte destes(as) canalhas!
    Ou ainda, “a esquerda que a direitona adora”!

  8. Quero ver a delicadeza se processar com o geneal truculento brucutu que declarou que eles são os donos da violência. Vão piar como pintinhos recem nascidos.

  9. Foi horrível essa inquisição, eu fiquei constrangido e tenho certeza absoluta que isso vai entrar pra história como a pior “campanha” de uma eleição falsa do Brasil.
    Haddad como sempre, foi ótimo e Lula, ao escolhe-lo sabia o que estava fazendo.

  10. Haddad foi show! Desmentiu tudo ao vivo, não se negou a responder nada e esclareceu muito. Só por seus méritos, é o msis capacitado candidato, e ainda sendo representante de lula, os outros são micróbios.

  11. O Ataulfo Merval de Paiva vai ficar com a mesma cara quando a Dilma ganhou do Aécim. . Com cara de bundão rabiscando papel com a cabeça baixa.

  12. O Haddad insistia em devolver ao Merval : ” a crise começou logo após a vitória da Dilma. onde o Aécio não reconheceu a vitória do adversário, as pautas bombas. a traição do vice presidente da Dilma, ,etc.”

  13. OS CANALHAS MOR DA GLOBO É SEM DÚVIDA O MERVAL NA POLÍTICA E A MIRIM LEITÃO NA ECONOMIA. . ELES NÃO ACEITAM AS EXPLICAÇÕES DO ADVERSÁRIO. É O QUE ELES ACHAM QUE O ENTREVISTADO DEVE RECONHECER AS TESES FURADAS DELES.

  14. Fernando LULA Haddad e os demais representantes do PT republicano (sic) têm que aprender com o Ciro Gomes como é que se lida com os(as) bandidos(as) ‘penas amestradas’ do *PIMG!
    *PiMG: Partido da imprensa Mafiosa &$ (nazi)Golpista, Globo/CIA Organizações MafioCriminosas à frente da destruição sórdida do Brasil!

    1. JOÃO BATISTA • 3 horas atrás
      Os candidatos progressistas precisam evoluir. Se deixou de ser entrevista para ser sabatina, é necessário responder a questão e completar cada resposta com proposta do plano de governo, que é o que os pistoleiros de aluguel não querem que ocorra. As interrupções devem receber ironias do candidato, como “administre sua ansiedade”, “você está com ponto eletrônico?”, “você está exaltado(a)”, etc. Além disso, os candidatos devem receber de seus assessores, antes do evento, os blefes/chutes/erros dos entrevistadores, pois todos eles fizeram apostas frustradas em suas colunas e apresentam-se donos do saber. Comparecer a esses eventos é importante.

  15. Estes FDP nao valem a merda que cagam.Vendidos, vagabundos, escrotos, ganham a vida obedecendo ao patrão para não morrerem de fome. Desonestos, nem quero ouvir estes fdp Haddad está muito acima deles.

  16. Entupir o merval no caso tecla duram.deixou cara sem palavras .competente.fino.educado e preparado Haddad!

  17. É bem facil de perceber a encenaçao, é feita qualquer pergunta e depois em tabelinha tentam interromper para que o entrevistado nao consiga falar. Equipe muito fraca, nao foi por acaso que a marca “globo” caiu em descredito no brasil, ta indo pelo mesmo caminho da falida editora abril.

  18. Aconteceu o que sempre aconteceu. A globo junta 5 canalhas acusando e cada um reforça a canalhada do outro; é assim que eles atacam e difamam.
    Basta alguém mais sério e os argumentos bandidos deles vão ao chão.
    O que eles sabem é caluniar, se houve possibilidade de qualquer contestação eles perdem sempre.
    A globo se afirma bandida.

  19. Como já falei em outro site. Já sabia do preparo do Hadad desde aquele fake do “kit gay” e do vazamento das provas do ENEM. E como bom prefeito de São Paulo que ele foi. Agora a nossa imbecilizada grande mídia, nunca trabalhou em prol do Brasil, só contra. Foi contra ele o tempo todo. Ele deu um banho naquela cambada. Ficava rindo vendo como ele respondia com fidalguia, mesmo todos tentando encurralá-lo. Se ele já tinha meu voto, só me tornou mais, um seu cabo eleitoral.

  20. E o PHA coloca esta manchete no blog dele: “Míriam e Merval atropelam Haddad 30 vezes na GloboMews!”
    Depois lendo a matéria, ela diz o contrário da manchete. É burrice ou canalhice isto ?

  21. E o PHA coloca esta manchete no blog dele: “Míriam e Merval atropelam Haddad 30 vezes na GloboMews!”
    Depois lendo a matéria, ela diz o contrário da manchete. É burrice ou canalhice isto ?

  22. Se eu já era Haddad, agora sou muito mais…
    Mas, em um ponto ele demonstrou falta de preparo. Míriam Leitão gritou que o PT destruiu a Petrobrás. Isto só é verdade para a Globo, que escondeu que os governos do PT entre 2002 e 2013 fez a Petrobrás se valorizar quase 10 (dez) vezes, e o lucro aumentar mais de 6 (seis) vezes no mencionado período. Vejam estatísticas oficiais…
    A partir de junho de 2014 a queda (criminosa) dos preços internacionais do barril de petróleo (caiu de US$ 105 para quase US$ 30,00 em meados de 2015) quase levou a Petrobrás à falência.

    Ademais Haddad, além de dizer que os diretores indicados pelo PT não sofreram processo por corrupção, deveria dizer que os 3 (três) diretores indiciados (mais de 40.000.000 de dólares em propinas) eram todos indicados por Temer. E foram todos os três demitidos por Dilma.
    Corrupção do PT na Petrobrás é Made in Globo, para colaborar com os inimigos do Brasil, para os quais ela trabalha e serve…

  23. O HADDAD tem estofo de estadista. Claro, conciso, tem os direitos, todos que são admitidos nos sistemas democráticos, como premissa fundamental para a coexistência do povo e o Estado. Está informado e maneja com traquejo o discurso e sabe como tratar gente como essa cambada da Globo. Gostei.

  24. Não foi uma entrevista, foi uma tentativa de massacre. Até onde eu vi Haddad se saiu muito bem. Não continuei pq já estava enojada. Se eu tinha alguma dúvida, já não tenho mais: meu voto é do Haddad!

  25. Os candidatos progressistas precisam evoluir. Se deixou de ser entrevista para ser sabatina, é necessário responder a questão e completar cada resposta com proposta do plano de governo, que é o que os pistoleiros de aluguel não querem que ocorra. As interrupções devem receber ironias do candidato, como “administre sua ansiedade”, “você está com ponto eletrônico?”, “você está exaltado(a)”, etc. Além disso, os candidatos devem receber de seus assessores, antes do evento, os blefes/chutes/erros dos entrevistadores, pois todos eles fizeram apostas frustradas em suas colunas e apresentam-se donos do saber. Comparecer a esses eventos é importante.

    1. Você falou algo pelo qual os progressistas ainda não se atentaram. Mesmo o Ciro Gomes errou nessa questão. Ironias finas, deixam esses entrevistadores bravos; imputar a eles erros em apostas feitas em seus artigos, os deixam em saia justa e tiram a credibilidade deles perante o público, que passa a dar mais valor a resposta do entrevistado do que a pergunta do entrevistador, o que eh importante, pois alguns telespectadores têm as perguntas como afirmações verossímeis e não como simples perguntas. Não precisa ser apelão igual o Bolsonaro, mas contra-atacar com fineza faz parte e eh recomendável.

  26. gn: você irá defender um indulto para o Presidente Lula?
    Haddad: não, eu vou pedir o reconhecimento de um erro do Judiciário.
    Assim que ele assumir a presidência do país, o PT tem que ir na jugular da globo. Drenar todo o “sangue” dela.

  27. Esses falsos jornalistas ficam perdidos quando encontram pessoas preparadas. Aí revelam toda sua ignorância, falta de educação e truculência. Têm se dado mal: Kátia, Ciro, até o Alckimin e o Bolsonaro os enfrentaram cada um com seu estilo. Ontem a ferrada foi elegante, educada, firme, com uma dose de ironia. Os patéticos faltaram zurrar de raiva. O poderio global esta chegando ao fim para o bem do Brasil. Haddad neles com as bênçãos de Lula.

  28. Nada diferente do que tem sido feito com alguns dos outros candidatos que não os agrada. Mas deve ser ressaltado que o Haddad mandou mto bem, não caiu nas provocações, mas o principal é que foi quase uma hora de programa no qual, principalmente a Miriam, abdicou-se das perguntas e partiu-se para acusações ou afirmações peremptorias sobre os assuntos que ele tentava discutir. Ou seja, os jornalistas, mas principalmente ela, tentaram conduzir a opinião de quem assistia, ao passo que tentavam, ao mesmo tempo, fazer o Haddad ratificar tais afirmações. Ele não caiu nessa.
    Noto, curiosamente, que em determinado momento, ele quase falou a posição da Miriam e da Globonews, e ela, falando do orgulho daquele “jornalismo”, ia tentar entrar em confronto, mas foi impedida pelo gestor do debate, pois ele notou que ela ia adentrar em um campo que o Haddad estava louco para comentar (via-se pelo sorriso q o Haddad abriu na hora).

  29. Depois dessa só me resta, no dia da eleição, chegar lá e:
    13xx confirma
    13xxx confirma
    13x confirma
    13x confirma
    13 confirma e por último, porém não menos importante,
    13 confirma
    E tenho dito!

  30. Alguém aí sabe dizer o que o gabeira faz da vida?
    Pra ir nessa merda aí, é pq tá feio o negócio…

  31. O mais interessante da situação é o Heraldo e os “jornalistas” chamarem repetidamente aquilo de entrevista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.