89 ‘reloaded’: Bolsonaro reencarnará Collor; Haddad representará Lula

É provável que o “neo” Datafolha, planejado para sair na segunda-feira, mostre índices inéditos para Jair Bolsonaro, na esteira da megaexposição que recebeu depois da agressão a faca em Juiz de Fora.

É natural, previsível.

Como é natural algum crescimento da candidatura  de Fernando Haddad, fruto de uma exposição – ainda precária e pequena – nos horários eleitorais.

O crescimento de Bolsonaro implica, provavelmente, em prejuízo para Geraldo Alckmin, principalmente e em menos espaço fora do eleitorado de Lula para Marina Silva e Ciro Gomes.

Este eleitorado, fidelíssimo, do ex-presidente começará a saber, em grande escala e abertamente, que Fernando Haddad é Lula na urna.

O programa de TV da terça-feira já será totalmente o do Haddad, candidato do Lula.

Vai daí que os últimos 26 dias de campanha eleitoral tendem a se transformarem numa polarização entre os eleitores  de Lula/Haddad e os de Jair Bolsonaro.

Se ainda havia alguma dúvida de que a direita poderia obter a chance de ter um candidato “convencional” no segundo turno, a faca de um ensandecido, ontem, em Juiz de Fora, matou-a.

29 anos depois, teremos o embate entre um Lula rejuvenescido na figura de Haddad e um Collor envelhecido na imagem de Bolsonaro.

Fácil? Não, de jeito algum. Haverá um terceiro personagem, presente e decisivo em  1989: a Globo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

59 respostas

  1. o povo temmque ser muito buro pra acreditar nesse ataque feke…a camisa amarela dele sem sangue nenhum…suas mãos limpas….quem acreditar nesse suposto atentado é muito idiota!!!

    1. Também acho. Gostaria, sinceramente, de entender o que o titular deste blog espera obter com esse “murismo” que desafia a própria lógica.

      1. Nao é murismo, trata se de Fernando Brito.
        São decadas de jornalismo serio.
        Se ele nao tem provas, como vai inventar um fake news?
        Brito nao faz isso, por isso venho aqui todo dia…

      2. Murismo? Fernando Brito? Você não sabe do que está falando.
        Respeite a biografia do Brito!

          1. Desculpem-me, os dois, pois não é de minha conta, mas veem como os ânimos estão ficando acirrados no Brasil? Tristes tempos né?

          2. Penso eu que estamos abdicando da nossa capacidade de pensar e distinguir as coisas para que evitemos a catástrofe desse horrível momento que estamos vivendo.

          3. Estou muitíssimo calmo, cara Viviane. Se fui um pouco rude, desculpe-me.

          4. Imagina! Como eu disse, o momento é de muito nervosismo, pois a situação do País é grave. Mas vamos respirar fundo e seguir…

      3. Murismo? Fernando Brito? Você não sabe do que está falando.
        Respeite a biografia do Brito!

    2. Perguntei pra minha esposa, que é médica, e ela me disse que o sangramento provavelmente era interno. Era algo público demais e com muita gente filmando para tentarem uma bolinha de papel. Tratar como um “suposto atentado” é como tratar como “suposto” o atentado a bala no ônibus do Lula.

  2. Não acho que desta vez a Globo tenha tanta força como teve em 1989, quando editou descaradamente um debate para derrotar Lula. Agora temos você, Fernando, e muito outros, observando e escrevendo. Vamos em frente!!

    1. Escrevi uma vez, e repito: A Globo gosta do desemprego como política econômica anticíclica porque assim as pessoas não têm dinheiro para possuírem um pacote de internet e fugir da manipulação deles.

      Não é mesmo, Míriam? Não é mesmo, Sardenberg?

    2. Permita-me discordar, Vicente, pois, a globolixo usa e usará todos os meios sujos que ela, como ninguém, sabe usar. Ela é nosso câncer que precisa ser extirpado para depois pensarmos em outros meios de resistência ou nunca seremos um país.

  3. A GLOBO/VEJA VEM COM TUDO COM A FAMOSA BALA DE PRATA CONTRA O PT. DEPOIS DA FACA DE PRATA DO BOLSONARO.

  4. O HADDAD NÃO PODE BAIXAR A GUARDA CONTRA O ALCKMIM . É PRECISO ATACA-LO TAMBÉM , NO CASO DO AMOR DE PSDB COM PCC. O ALCKMIM FEZ ACORDO COM O MARCOLA PARA NÃO SEREM TRANSFERIDOS PARA OS PRESÍDIOS FEDERAIS. ESTÃO TODOS OS LÍDERES NOS PRESÍDIOS DE SÃO PAULO. EM PRESIDENTE WENCESLAU E PRESIDENTE BERNARDES.

    1. O PCC PROMETEU PARA O ALCKMIM , CASO FOSSEM TRANSFERIDOS PARA PRESÍDIOS FEDERAIS ELES VIRARIAM MAIS DE CEM PENITENCIÁRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, ONDE ELES CONTROLAM COM O APARELHO CELULAR !

  5. Ainda tem muita história pela frente. Uma bolinha de papel pode atingir o Chuchu, por exemplo… As manipulações ocorrem a todo momento… Não sei nem se teremos eleições.

  6. Pelo monitoramento das redes sociais ninguem ta levando a sério a facada
    Aqui na minha cidade 90% nao acreditam inclusive Bolsonaristas
    To achando que a facada saiu pela culatra se o objetivo é angariar novos votos.

  7. Uma polarização entre os eleitores de Lula/Haddad e os de Jair Bolsonaro/Mídia Golpista/ STF vendido. E isso se o STF Vendido deixar o Haddad seguir candidato. Digita 13 e confirma!

  8. O perigo do BOLSOBOSTA morrer de uma septicemia, devido ao ferimento nos intestinos, está completamente descartado. A MERDA, tá toda na cabeça do PALHAÇO.

  9. E, INOVADORA E MARAVILHOSAMENTE, DIFERENTEMENTE DE 1989, A LUTA CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DE UM ATOR ESQUECIDO E NÃO REFERIDO PELO ARTICULISTA…
    A MÍDIA ALTERNATIVA…. E OS FANTÁSTICOS EFEITOS DOS QUERIDOS “BLOGUES SUJOS”!
    GRAÇAS À TECNOLOGIA E À RESISTÊNCIA IDEOLÓGICA DE JORNALISTAS LUTADORES HAVERÁ REAÇÃO SOCIAL!
    VIVA A MÍDIA ALTERNATIVA!
    HANDDRÁDI E MANU 2018!
    LULA LIVRE!

  10. De fato, a polarização está desenhada, LULA / HADDAD e MANUELA x extrema direita… Claro que a grobo quer botar a sua colherinha, como fez em favor do desconhecido, na época, e jovem collor …
    SÓ que a colher da grobo encolheu muuiittoo….vivemos em outra época, a época dos smartphones, na velocidade 4G…as notícias correm muito antes do rádio e da TV, temos os Blogs progressistas cobrindo tudo e desnudando a verdade….pois é…VAi DAR 13 !!!! É 13!!!!
    LULA / HADDAD / MANUELA 13 !!!!!
    Pros Brasileiros sonharem de novo !!!!

    1. Lamento discordar, mas há uma realidade factual imbatível: o acesso à internet só está disponível para menos de 60% da população brasileira, fundamentalmente urbana. Mas 98,7% dos lares brasileiros têm televisão de sinal aberto. Eis a razão do poder das Organizações Golpe. E seguramente isto será novamente usado da maneira adequada aos desígnios da classe social privilegiada, em troca da manutenção da hegemonia publicitária que detém.

  11. Ontem coloquei minha raiva (isso não é bom) pra fora,duvidando da veracidade do fato ,errei .Hoje mais calmo,vejo que mais uma vez , somos os comprensivos ,é de nossa natureza e eles não podem ser tão poderosos como para mudar isso.Mas,isso fará que agora com mais razão fiquemos na torcida para que a maioria MANIPULADA deste país,finalmente enxergue a realidade ,e isso é pouco ,muito pouco visto o que aconteceu os últimos anos.
    Ficaremos com a consciência tranquila de continuarmos a ser o que eramos,não exploraremos o fato (dizer a verdade da truculência e imbecilidade do bolsoasno que levaram a este estágio das coisas) não o faremos ,eles sim o farão,porque eles são o que são e nós somos os bons. Isso é suficiente ? de novo a cruz sobrou pra nós??

  12. Quem está sendo ‘sFACHINhado’ é o honesto povo trabalhador brasileiro!
    O ‘sFACHINhamento’ fake do BOSTAnossauro enterrou de vez foi a determinação da ONU em favor do presidente LULA!
    Alguém já viu alguma gota do sangue de barata?
    Antes de romper internamente, o instrumento pérfuro-cortante secciona, necessariamente, a pele e o tecido subcutâneo, estruturas ricamente vascularizadas!
    E a toalha albina (sic) sobre o abdome do BOSTAnossauro?
    De modo que, com a patifaria ocorrida em ‘Juiz de Fora temer’, o Projac da Globo/CIA livrou o BOSTAnossauro dos debates!
    (…)

    NOTA ACAUTELATÓRIA:
    também neste fake news do século, os blogues ‘sujos’ devem exercer o bom jornalismo investigativo! Nada de embarcar na narrativa fajuta do PIG nazigolpista!

  13. Parece que a globo e o bolsonaro conseguiram o que queriam. Até os Blogs Progressistas deixaram de falar no LULA para fazer campanha para eles.
    Desde ontem só se fala em bolsonaro.

  14. OS VOTOS DO CIRO VÃO QUASE TODOS TRANSFERIDOS PARA O HADDAD.NO SEGUNDO TURNO. CASO TENHA SEGUNDO TURNO.

    1. Não tenho dúvidas que o centro-esquerda irá se unir num eventual segundo turno, qualquer que seja seu representante.

  15. Globo apoiou a ditadura em 1964 e o golpe de 2016. Manipula a mente dos analfabetos políticos, dos espertalhões e está alinhada com o entreguismo das riquezas brasileiras. Alem de odiar o trabalhador.

  16. Ciro Gomes por óbvio representa o papel de Leonel Brizola naquela eleição que você teve o privilégio de acompanhar de perto, Brito.

    Não apenas por ser candidato do PDT, 12, mas por encarnar a candidatura mais nacionalista, que representa a parte mais genuinamente brasileira do campo de esquerda.

    Tal qual em 1989, como você bem lembra Fernando, o sistema vai fazer de tudo para que o campo popular seja representado pelo PT no segundo turno, muito mais fácil de ser derrotado agora como foi em 89 além de ter como candidato um legítimo quadro da USP (nada contra a instituição, mas não podemos esquecer as origens comuns do PT e do PSDB).

    Espero sinceramente que o povo brasileiro não se veja obrigado a uma escolha dessas que não vai tirar nosso país dessa crise sem fim.

    Ciro Gomes enfrenta basicamente o mesmo bombardeio pela esquerda que Brizola enfrentou.

    Ali Brizola demonstrou uma generosidade e um comportamento de estadista no segundo turno – pensando apenas no interesse do Brasil e do povo brasileiro – apoiando incondicionalmente o Lula (dando vitórias avassaladoras no RJ e no RS que poupou Lula de um vexame no segundo turno) que eu ingenuamente achei que ele, Lula, agora tivesse um comportamento similar, buscando pensar no povo e no país e não apenas no partido, permitindo que superassemos esse clima de racha na sociedade brasileira.

    Mas, enfim, não tem como comparar o espírito público e a estatura política de um gigante como Leonel Brizola assim com qualquer líder popular.

  17. Se os meios de comunicação tivessem ainda a força que tiveram não estariam a beira de um ataque de nervos há poucos meses da eleição. O Caçador de Marajás e o Príncipe da Sociologia foram os últimos produtos que ela conseguiu embalar. Depois disso só conseguiu emplacar o Golpe de Estado de 2016 e essa campanha persecutória que acabou gerando essa figura escatológica e disfuncional. Seus modelos ainda são os últimos presidentes antes do advento dos Governos Petistas, por hora o “monstro” que seus heróis de fancaria não conseguem vencer.

    1. Na verdade, os americanos tiveram que meter a mão na massa para concretizar o Golpe de 2016, usando a CIA e o agente Moro, porque os capatazes do Cartel da Mídia são muito burros e incompetentes.

  18. Botzonaro está na mídia há 24 hs sem parar. O fator imponderável entrou no jogo. Só não vai para o segundo turno se acontecer algum outro fato de força maior. A marcha da insensatez continua, agora com força redobrada. O bozo saiu da condição de vilão para vítima. Nenhuma campanha de marketing conseguiria isso em 24 hs. Datenas, sardenbergs e a classe média em êxtase!

  19. Haddad não é Lula Srta que esse plano de largar Lula na cadeia e colocar esse escárnio de Raddad…Basta LULA ou Nada

    1. O nada não satisfaz a ninguém.
      As forças populares têm grande chance de ocupar o Poder Executivo e isto é muito melhor do que o “NADA” que você propõe.
      SE LULA É HADDAD, EU SOU LULA-HADDAD!

  20. Não acredito que passem a votar no bozo por conta do atentado, e os votos úteis de outros candidatos da direita são poucos para lhe dar a maioria. Se eu fosse ele ficaria preocupado em virar um Tancredo. Essa gente que o apoia não tem pudores em descartar quem não lhe serve mais.

  21. Bastaria “89, de novo”, até com menos letras… ou “89, outra vez” . . . Grandes perspectivas de … ou de . . . Quem saberá ? Mas algo me diz, subliminarmente, que ainda não estamos no controle de nosso próprio entorno… Até quando ? … . . . … . . . … . . .

  22. Lula não é Haddad e Haddad jamais será Lula. A exemplo de Dilma, se Haddad for eleito vai querer exercer plenamente a Presidência da República e não admitirá ser sombra de Lula ou teleguiado por ele. É a História. Basta ver seu programa de governo e os últimos discursos de Lula antes de ser preso. É um professor, não um político com pelo menos algumas qualidades de Lula. Perdeu vergonhosamente em São Paulo em quase todos os bairros com exceção de dois. Se não houver outra solução mrelhor serei obrigado a votar nele a contragosto para evitar o pior mas não tenho nenhuma ilusão com esse professor cooptado pelas elites financeiras..Remember FHC ou o vice do Equador.

  23. Gritante a rapidez com que as autoridades estão apurando o caso de agressão ao candidato da extrema direita Bolsonaro e a lentidão com que apuram o assassinato, que é muito mais grave, da vereadora do PSOL Marielle. Dois pesos e duas medidas. O Bolsonaro por ser aliado do golpe existe todo o interesse de resolver o caso o mais breve possível, já o de Marielle deixam para as calengas do esquecimento e impunidade.

  24. Ciro gomes tem razao . A briga é entre mortadelas e coxinhas. Nao haverá espaço para discussao de projeto para o país. Lamentável

  25. A Globo é Bolsonaro, Bolsonaro é Globo.
    É nítida a aproximação. Na ausência do Bozo, em recuperação, os Marinho assumem !
    Esquecem, ou querem que o povo esqueça, da vida miserável que se leva….
    Preparem-se e façam das tripas coração : nossa Vitória será dupla !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *