A caminho do duelo Haddad/Lula contra Bolsonaro

No post anterior, registrei as semelhanças que o confronto eleitoral de 2018 vai tomando em relação ao de 1989, o primeiro da redemocratização brasileira.

Semelhanças, não igualdade, porque neste existe um fato dominante: o de que o favorito do povo brasileiro para o cargo de presidente está encarcerado e amordaçado, impedido de falar à população, embora dentro de sua memória e identidade.

A candidatura Bolsonaro, porém,  virou uma febre dos medíocres e dos fanáticos,  tal e qual virou Collor em 1989.

Mesmo assim, numa análise que parta do princípio de que, dado o seu favoritismo, Lula transferirá a Haddad votos suficientes para ir ao segundo turno e de que, tanto fez a direita, lhe caiu um Bolsonaro ao colo  – porque os tucanos se comprometeram, como o PMDB de Ulysses Guimarães fez com Sarney, com o desastre de Temer – e que Bolsonaro, ainda mais agora,depois de ter conseguido, com a facada de um louco, o que ainda lhe faltava: exposição na mídia convencional, o que só tinha de sobra nas redes sociais.

Caminha-se para um segundo turno entre ele e Haddad, como reconhece até mesmo a pesquisa Ipespe/ XP/Itaú que reproduzo acima.

A quase todos os candidatos que ficarem pelo caminho, inclusive Geraldo Alckmin, apoiar Bolsonaro se tornou uma porta fechada.

Por isso, engana-se quem acha que Fernando Haddad abrirá fogo sobre Ciro e Marina, para ser o “único” candidato da esquerda e centro-esquerda, ainda que cada vez menos essa classificação caiba na ex-senadora do Acre.

Haddad será o anti-Temer e o pró-Lula, a maior parte do tempo.

Bolsonaro é assunto apenas para o segundo turno, quando puder se posicionar como a esperança que enfrenta o medo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

16 respostas

    1. Olha o que o currupto disse sobre o SUS… quer privatizar…
      O senhor defende a manutenção do SUS?
      É outro problema. A questão da saúde é crítica no Brasil. Não vem um pré-candidato dizer que vai aumentar recursos porque não tem. Não tem folga no orçamento. Tem que ter um bom gestor para ver onde está sendo o maior gasto e onde pode ser diminuído esse gasto com medidas preventivas.

  1. A História se repete como farsa, já disse alguém há muito, muito tempo. Em 1964, um certo general Mourão, da ativa, saiu no dia 31 de março de Minas Gerais com uma divisão de tanques e deu no que deu. Intitulou-se depois, com o bizarro senso de humor que os fascistas cultivam, ao se eximirem de responsabilidades como meros cumpridores de ordens (quem se lembra de Nürenberg?), de “vaca fardada”. Hoje, outro general Mourão, reformado e decrépito, babando ódio na túnica de Caxias, O Pacificador, não percebe que a vaca do seu homônimo e antecessor já foi pro brejo. Aliás, a faca foi junto. Também em Minas Gerais.

  2. Bolsonaro é a maldição que se abateu sobre o golpe e a direita. Nem esse atentado “estranho e providencial” para sua campanha vai conseguir mudar sua imagem deplorável. Nem lhe dará inteligência.

  3. Ainda tenho a esperança de que o segundo turno seja Ciro x Haddad. Apesar das facas do caminho…

  4. Mas me preocupa o fato de que, nessa pesquisa, a soma dos candidatos à centro-direita (Bolsonaro, Alckmin, Dias, Amoêdo, Meirelles, Daciolo) é 7% maior que a soma dos candidatos à centro-esquerda (Haddad, Ciro, Marina, Boulos, Vera). E que 22% afirmem votar em nulo/branco.

  5. Corretíssima a estratégia anti temer. É o q agrega votos.
    E no segundo turno, quem for de ciro ou fadinha não se constrangerá em apoiar haddad na segubda volta.

  6. Acho sinceramente que o PT não tem resposta para a crise institucional que estamos vivendo. Haddad eleito não terá condições minimas de fazer um bom governo. Foi o melhor prefeito de São Paulo, sem duvidas, muito a frente do seu tempo. Mas para presidente, no momento em que estamos vivendo, Ciro Gomes é o cara que representa a melhor alternativa para o Brasil.

  7. Bla-blá-rina, tal como fez em 2014, irá apoiar outro corrupto de direita… agora irá apoiar o bostonaro… Chupa povo tonto que vota nessa santa do pau oco… quer votar em Santo, vota no original … que rouba mas faz…

  8. Collor era novidade nacional. Bozo já vem com uma taxa de rejeição enorme. A outra diferença é que na época de Collor, TV’s e jornais ditavam o fluxo de informações e notícias. Hoje é a internet.

  9. * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando: Cê tá muito pessimista, ainda, Brito : Haddad, na minha expectativa, mesmo com e$$e es-fake-ado (ou não) possivelmente angariando imediatamente mais alguns votos, Haddad poderá vencer já no primeiro (e único) turno… Viva Lula 2018 ! ! ! ! ! Lula/Haddad/Manuela, o trio parada dura bom de luta rumo ao penta 2018 ! ! ! ! !
    Poesia contra a distopia ( = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia.) : Poema(s) acróstico(s) de autoria do PoeTa anarcoexistencialista Cláudio Carvalho Fernandes para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : Luiz Inácio LULA da Silva :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
    U m homem simples, como as coisas boas da vida,
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira,
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
    I magem perfeita do homem de si senhor,
    O humano defensor de humana lira.

    L uz de nossa gente, lutador incansável,
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro.

    D igno e sincero, fraterno e muito humano,
    A migo do povo, honesto e sempre lhano.

    S eja o meu/nosso canto para te louvar,
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
    V itória da melhor sorte no número treze,
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
    .:.
    L uz do povo brasileiro,
    U m digno e fiel lutador,
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
    U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    .:. ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? * * * * * * * * * * * * * ? ? ? ? * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * * ? ? ? ? * * * * * * * * * * * * * ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? ::
    .:. ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? ::

  10. O unico garantido no segundo turno se houver e o Haddad/Manuela. Depois disso a gente vai ver se vai haver outro turno para derrotar qualquer outro candidato e continuar lutando pela inocencia de Lula.

  11. Tudo que aconteceu e está acontecendo só vem ajudando o PT. Será que se a Dilma tivesse ficado até o final do mandato, o PT estaria tão forte como está hoje. Será que se o Lula não tivesse sido preso injustamente ele conseguiria lançar um candidato novo e com perspectiva de manter o partido por muito mais tempo no poder. A mídia e o judiciário golpista só estão ajudando a candidatura do PT. Isso só está acontecendo porque eu nunca vi o pessoal tão burro como essa direita brasileira. Eu acho que o PT agora não vai mais se enfraquecer quando o Lula se afastar, estará bem forte na passagem do bastão. Obrigado direita golpista, por mostrar ao povo quem é quem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.