Hormônios para coxinhas

O sempre lúcido José Roberto de Toledo, no Estadão, vai direto ao ponto: “Hoje, nada é mais valioso na política do que determinar a agenda – e eleger quem será lavado em público a cada ciclo noticioso.”

Aqui, nas terras tupiniquins, a concentração da mídia facilita a aplicação da  hipótese do agenda-setting, formulada nos anos  60 e 70  pelos professores Maxwell McCombs e Donald Shaw, segundo a qual os meios de comunicação são capazes de, a médio e longo prazo, influenciar sobre o que pensar e falar e, aqui, com um rápido gesto de prestidigitação midiática, retirar disso um fator de mobilização relativamente rápida de parcelas da opinião pública.

A direita vem atravessando uma quadra de desgaste, passado algum tempo de abocanhado o poder: a crise não cedeu, embora a inflação tenha dado um “refresco” pela falta de poder de compra da população, o desemprego cresceu, os escândalos se sucederam no Governo Temer, o protesto contra a reforma da Previdência deu sinais de ser mobilizador e, para completar, vem o aumento de impostos, por enquanto posto na base do “prevejo mas não anuncio” com que se amacia a carne do pato.

No campo eleitoral, diretamente, Lula, depois de todas as tentativas de incriminá-lo com “triplex e sítio” vem dando sinais não só de resistência, mas de fortalecimento eleitoral, e o ato em Monteiro, na Paraíba, por mais que boicotado pela grande mídia, algum impacto alcançou.

Com o governo em frangalhos, à exceção de João Dória, o tucanato se depenou, ainda mais que as denúncias contra eles, também tratadas discretamente, os enfiaram no saco do “é tudo a mesma coisa”.

A direita parecia ter perdido a rua e dos coxinhas não se tinha notícia. O ato de domingo parecia fadado ao fracasso e mesmo nos seus quartéis políticos, soavam as trombetas de “alerta” de seu tipo mais simbólico, Reinaldo Azevedo, avisando do esvaziamento e da “bolsonarização” da coxinhatas da Paulista.

Com o timing sempre preciso da agenda, porém, surge o vazamento das acusações da Odebrecht, agora mirando diretamente Lula e Dilma, até agora sem o endosso de provas, vazado do Tribunal Superior Eleitoral para um site de ultradireita e, já nas primeiras horas da noite, transportado para o ambiente limpinho e cheiroso dos grandes sites e jornais e para a Globo.

É evidente a pretensão de dar uma injeção de hormônio no ato de domingo, quem sabe para mostrar de novo “famílias inteiras que vieram aproveitar o domingo”, como diz a idílica Globonews. É possível que algo se consiga, para não mostrar a avenida vazia,  sinal claro da perda das ilusões da classe média antes útil e agora estorvo.

O golpe dos políticos se consuma na tomada do poder. O da mídia é permanente e segue em curso.

Não basta apenas tomar o poder; é preciso evitar a todo custo que se o tenha de devolver, pelo voto.

Fernando Brito:

View Comments (28)

  • Sr.Fernando.Por favor,PODER PELO VOTO? Onde?Quando?Até onde sei,o PODER SE CONQUISTA,pelas ARMAS.Nos países onde as ARMAS SÃO O MELHOR ARGUMENTO,esse PODER nos países ARMADOS,sustenta tanto internamente quanto fora dele.Não fosse assim,os E.Unidos da América do Norte,não precisaria de estender seguidamente seu poder,para além de suas fronteiras.O Dolar,é moeda mundial,pela força e não por outra coisa qualquer.Sei que não estou lhe ensinando algo,que já sabe,mas se algum internauta ler o que posto,faça a crítica ao que digo.Poder e Governo,sem armas,são coisas diferentes.

  • O desgaste é muito grande, essa de acusar Dilma e Lula uma semana sim, e a outra também, não cola mais. Virou papo de piada pronta. Não ha muito o que fazer além de pagar mico no circo de domingo na Paulista.

    Prefiro ver Mino Carta dizendo que depois do 15 de Março prefere ser "otimista na ação" ! O Mino sempre tão critico e duro diz sentir um certo alento em relação a resistência. Concordo com ele, tb acho que o vento dirige seu tornado para o lado dos limites do Sul.

    https://youtu.be/4IAZUGTqskM

    E tem greve geral no 31 de Março !!!!!!!!!!!!

  • ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA

    O [mega]corrupto Marcelo Odebrecht é tão mentiroso quanto o congênere MT do CUnha!
    Entenda

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    “Eu *acho que a presidenta Dilma Rousseff sabia de caixa dois na campanha”, diz Marcelo Odebrecht ao TSE

    23/03/2017

    (…)
    Marcelo isentou Michel Temer da negociação de R$ 10 milhões da Odebrecht para o PMDB em jantar ocorrido no Palácio do Jaburu.
    (…)

    FONTE [IMUNDA!]: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/03/1869251-dilma-sabia-de-caixa-dois-na-campanha-diz-marcelo-odebrecht.shtml

    NOTA:
    dileto(a) leitor(a), o "eu acho" do mentiroso &$ [mega]corrupto Marcelo Odebrecht tem o mesmo [não] significado de "nós temos convicções [seletivas]" propalado pelos boquirrotos irresponsáveis integrantes da 'PORCA-tarefa' da Operação midiático-fascigolpista 'Farsa a Jato', ou 'Vaza a Jato', como queira o cliente da suruba!

  • Se esses cânceres deixarem haver eleições, o Lula vai ganhar! Que ele tenha maioria, e que venha com espírito de Robespierre!!!

    • ... Conciliação de classes nunca mais!
      Quem ganha no voto define os rumos da nação e do seu povo!

    • Sinceramente, não creio Marat, l'ami du peuple !! O Lula sempre foi mais uma espécie de F D Roosevelt, não chegando isso a ser um defeito, só que o espaço proposto por FDR já está ocupado pelos EEUU.

      Precisaríamos de algo mais forte e intenso, rápido e certeiro, algo nos moldes de Stálin, coisa que a raça brasileira é impossível de produzir.

      Sigamos sonhando....levando chibata no lombo e dançando samba.

      • Iskra e Messias, espero que ele aprenda com o Ciro e com o Requião...
        Que não haja guilhotinas suficientes para esses lesa-pátria!

        • A Nação sempre poderá contar com bons égourges !!! Só precisamos distribuir foices e facões suficientes...além das fogueiras fartas em cada praça.

    • Não vão deixar haver eleições, claro. Se elas houverem, será porque eles não as conseguiram evitar.

  • Acho que devemos começar a "comer" os coxinhas, preferencialmente moídos e sem papelão.

Related Post