Huck acha que “o chip é o Senhor e ele nos salvará”

Atenção para o “programa” do candidato disponível a Presidente da República Luciano Huck, em artigo na Folha.:

Sim, os carros serão autônomos muito em breve. Sim, o córtex humano estará conectado à nuvem. Sim, vamos poder fazer download de nossa memória. Sim, vamos usar minérios vindos do espaço. Sim, você poderá escanear seu corpo em casa, gerando um diagnóstico imediato. Sim, a inteligência artificial é uma realidade e irá engolir o mundo.”

Severino, D. Sebastiana, Mano Tico, garoto de rua, formado sem emprego, povo em geral, antenção, seus sofrimentos são transitórios.

Logo chegarão os aplicativos que os tirarão da dor, do sofrimento, da  carência, da brutalidade.

Não tenho nenhuma dúvida de que a tecnologia e a ciência de ponta podem ser chaves mestras para destravar o país e nos tirar do atraso em inúmeras frentes, tornando nossas estruturas mais ágeis, eficientes, modernas e, principalmente, transparentes.

Eu também não tenho dúvida de que a ciência e a tecnologia (a ordem é esta) ajudam a aliviar o sofrimento humano. Deveria ser – embora tantas vezes não tenha sido – a sua finalidade, aliás.

Mas o próprio Huck, ao narrar seu passeio pelo Vale do Silício, para conhecer a “criatividade diruptiva (sic, disruptiva) com impacto exponencial.”, diz que seus colegas de excursão “estavam lá em busca de oportunidades de empreender ou de ressignificar seus negócios.”

Tradução: ganhar dinheiro.

A tal disruptividade, que Huck possivelmente  conheceu pelo livro-bíblia dos “startupeiros” – The Innovator’s Dilemma, do professor da Escola de Negócios de Harvard Clayton Christensen é, basicamente isso, como pequenos podem lucrar com inovações e grandes são pouco adequados a isso.

Como Luciano Huck tem o nível de voo intelectual de, digamos, um Luciano Huck, talvez não saiba que, no campo das políticas públicas, “disruptura” costuma significar um desastre, porque, ao contrário do que ocorre nos negócios, você não pode conviver com a ideia de que o risco de fracassar – destino da maioria ou de boa parte das “grandes ideias” de negócios – a não ser para quem vendeu o “gadget” inovador.

Na revista New Republic, a editora Judith Shulevitz, para usar uma linguagem que Huck pode entender, “lacra”:

 Christensen sugere que as empresas contornam sua própria inércia criando spin-offs para testar inovações disruptivas e ver quais delas se mantêm. Essa idéia, uma boa para corporações, não é tão boa para os governos. Spin-off nas funções públicas significa na prática é privatizá-las, ou pelo menos boa parte delas. Os beneficiários disto geralmente não são contribuintes, mas as empresas que fornecem tecnologias disruptivas.

Pretender transferir o microcosmo de nichos de negócios privados – vá ver se no hardcore do capitalismo eles olham isso com o encantamento de bocós – dá ideia do grau de estupidez de gente que acha que gestão pública é o mesmo que um circo de “novidades”. A tal turma da “jestão”.

Desculpe, Huck, mas é por isso que o Chacrinha dá de dez em você. Só oferecia bacalhau, não era candidato a nada, só se meteu na política para defender a volta das eleições diretas e o “relojão” que usava era aquele de cartolina, pendurado no pescoço, não um Rolex.

Para aparecer, funcionava melhor.

Fernando Brito:

View Comments (29)

  • Pior do que a merda do fundamentalismo religioso só a bosta do fundamentalismo tecnol´gico cientifico tucano

  • O Golpe nos conduziu a isso, ao inviabilizar a democracia, nos deparamos com a direita completamente sem rumo em que cada dia aparece um palhaço a se candidatar porque sabem que a midia e o judiciário afastaram o povo das decisões do país , nós o povão não existimos mais, o que temos é a vontade do mercado, os pseudos candidatos herdeiros do golpe não tem a menor noção do que seja a nação brasileira e suas necessidades, não vou escrever nada sobre estas figuras patéticas como Doria, Huck porque nem eles mesmos sabem porque vieram ao mundo, a não ser o seu deslumbramento com suas mediocridades. Se a justiça impedir a candidatura do Lula, única saída possível para o Brasil, teremos um país sem futuro prestes a explodir em uma crise de proporção inimaginável, realmente temo o futuro de fome, miséria e violência sem igual.

  • A grande inovação "diruptiva" dele foi ter, à moda Marinhos, construído uma casa em área de preservação ambiental. Este é o grande empreendedor Luciano Huck...

  • De acordo com o blog 247 atualmente no Brasil de cada 5 famílias uma não tem qualquer renda para sua manutenção, o desemprego aumenta de forma acelerada, fruto da destruição das nossa empresas da construção civil pela lavajato e desmonte dos programas sociais pelo governo Temer. Mas o STF manda pagar 300 milhões para 30 pessoas ligadas ao judiciário por auxílio moradia em 2016, todos com salários acima de 30.000 por mês. Estão brincando com fogo.

    • Mas a vida dos funcionários públicos federias esta tudo em ordem.
      Bons salários, não tem chefes, e cada um faz o que quer do seu gabinete, sala, etc.

  • Provavelmente UM BRASILEIRO PISARÁ NA SUPERFICIE "SOLAR" ( Só que vai à noite que está escuro); 2 brasileiros irão a Júpiter ( nesse pode ir durante o dia), aposentadoria aos 95 anos com direito aos planos de saúde ( internacional), ganharemos 2 prêmios Nobel, com 1 filme ganharemos 12 Oscar, no nosso zoológico teremos o Curupira, papai Noel de janeiro a janeiro. Quantas alegrias sendo o VICEpresidente o Tom Cruise

  • Grande, Britto. Deu no meio do abobalhado.
    -
    Ele, por acaso, mencionou as previsões sombrias para o emprego que estão sendo feitas devido à chegada da inteligência artificial? Há especialistas afirmando que, em menos de duas décadas, a inteligência artificial deve ceifar 35% a 40% dos postos de trabalho no mundo.
    -
    E aí, meu caro Huck, para quem as tais empresas inovadoras vão vender sua novidade? Tu esqueces de que o mesmo trabalhador que está sendo despido de seus direitos e aviltado em seus salários ou mesmo sendo chutado de seu emprego, é o consumidor dessas "novidades"?

  • Meirelles, ministro da economia, diz que o PIB em 2017 crescerá 3%, fruto do consumo da população. Mas que consumo ? De onde virá esta gastança? A realidade é que a economia afunda a cada trimestre, mas a imprensa publica uma asneira como essa para dar credibilidade ao golpe que patrocinou e que esta levando o país para o abismo

  • Se faz de honesto qdo interessa ,qdo interessa ser sacana é igual aos amiguinhos das fotos .um homem honesto não consegue ser amigo de tanto político e empresário corrupto,ladrao ,canalha e outras coisas mais ao mesmo tempo.

  • Fundamentalista do mercado, Huck tenta nos convencer de que o capitalismo nos reserva um mundo róseo no futuro, um quase-paraíso. O quadro que ele pinta não convence.
    -
    O que o capitalismo reserva à humanidade é ainda mais desespero, destruição e morte, ou seja, barbárie em doses cavalares.
    -
    O dilema está colocado. Ou engendramos um sistema sócio-econômico-produtivo para substituir o capitalismo ou os que sobrarem vivos neste planeta, muito provavelmente, estarão invejando os que tiverem morrido.

  • Veja só nem o pessoal da grande mídia sabe mais separar e diferenciar o marketing e propaganda da REALIDADE.

Related Post