Ibope “misterioso” repete resultados do Datafolha

Sem identificar o autor da encomenda, Lauro Jardim divulga hoje, em sua coluna em O Globo, os números de uma pesquisa Ibope de intenção de voto presidencial.

Na essência, os números são quase idênticos ao do último Datafolha: “Lula fica com o mínimo de 35% e o máximo de 36% das intenções de voto” , diz ele.

O que dá, descontados brancos, nulos e os que não respondem, 48% entre os que teriam “votos válidos”. Temerária, embora aritmeticamente verdadeira, a afirmação de que “Lula e Jair Bolsonaro iriam para o segundo turno se as eleições presidenciais fossem hoje”.

A fatura, com estes números, poderia ser liquidada no primeiro turno, conforme a margem de erro.

Diferença significativa, talvez por fraternidade na hipocrisia afetada, tem nos votos de Marina:  ela aparece com 8% no Ibope, bem abaixo dos 14% que lhe dá o Datafolha.

A dupla tucana, apresentada separadamente, soma 9%, quase o mesmo que cada um tem (8%) no cenário do Datafolha.

É claro que qualquer candidato do PSDB vai crescer, porque terá mais de São Paulo, sua razão de viver, e não será em cima do naco lulista do eleitorado.

O eleitorado de Lula é sólido – 26% na espontânea – e está claro que sua exclusão do processo eleitoral vai abalar a legitimidade da escolha, desencadeando um fenômeno que estes ensaios de pesquisa “sem Lula” são totalmente incapazes de identificar.

Não há pesquisas sobre o incerto 2° turno, o que -mantida a semelhança com o Datafolha, daria vantagem a Lula sobre qualquer concorrente.

Seria muito conveniente que os senhores adeptos das “soluções judiciais” procurassem ler sobre o “Ele Disse” de Vargas em dezembro de 1945.

PS. Por razões de espaço, retirei do quadro que ele publica os candidatos Ronaldo Caiado e Chico Alencar, ambos com 1%, em ambos os cenários.

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • Só há um jeito da direita retrógrada, burra, entreguista e golpista vencer: retirar Lula do páreo via tapetão . Isso seria o ato mais vildo golpe até aqui e, com certeza, incendiaria o país. Portanto, só ha um caminho para o Brasil. Eleger Lula Presidente. Lula lá, brilha uma estrela! Lula lá, é a gente junto! Lula 2018.

    • Lula é criminoso condenado, além de réu em vários processos criminais. Se alguém vai tirar Lula do páreo é ele mesmo.

      • Hum. E ninguém tira Aécio do páreo: eis o novo santo da democracia brasileira. A sociedade não pede um santo, pede alguém que se preocupe com ela e não somente em cortar gastos e pagar dívidas que nem sabemos ao certo quem fez e porque. Alguém que vista a camisa deste País chamado Brasil. No momento há poucos assim. Mas se desejam santos, o Vaticano pode encaminhar uma lista : temos até brasileiros, embora os críticos não vão encontrar o Lula lá. Pois ele está aqui, pisando no mesmo chão que nós.

      • Tissó, o choro é livre; inclusive, vamos vender bastante lenços para não ocorrerem transbordamentos em 2018 de cidades como SP, BsB e Curitiba.

      • Cara, deixei de ser ridículo.
        Qual foi o crime que Lula cometeu, imbecil?
        A condenação de Lula pelo juizeco fascista e golpista no caso do triplex é ridícula.
        Não há uma mísera prova que sustente as acusações feitas contra Lula.
        Há apenas o desejo irrefreável, doentio, do juizeco de condenar o seu inimigo político-ideológico.
        Na verdade, quando se analisa os autos processuais, constata-se que há PROVAS DA INOCÊNCIA do Lula, que foram simplesmente ignoradas pelo juizeco safado.
        Se os juízes do TRF-4 julgarem o Lula com imparcialidade, com base no que está nos autos do processo, como deve ser, eu não tenho a menor dúvida de que Lula será absolvido.
        Quanto aos outros processos que correm contra o Lula, as acusações feitas contra ele são também ridículas, e também não há até agora uma mísera prova que sustente essas acusações.
        Trata-se claramente de uma perseguição odiosa,m criminosa a Lula (e ao PT) para impedir que a esquerda (ou a centro-esquerda) retorne ao poder.
        Só não vê isso quem não quer ou quem só se (des)informa pela mídia golpista, vagabunda, corrupta, representante da casa grande, que infelicita o Brasil.

          • Recordar ai se tiver sem memoria:

            "“Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”, disse a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, no julgamento de José Dirceu. "

            Por que se tem uma coisa que coxinha eleitor do PSDB não tem é memória dos governos de Fhc que quebrou o Brasil três vezes.

          • Amigo não perca seu tempo com gente da esquerda. Ouvi outro dia num programa da Globo News algo que é a mais pura verdade : todo esquerdista se julga mais culto e mais politizado do que a direita.
            O colega quer saber qual crime Lula cometeu ?
            1) 9 milhões na Previdência privada sem comprovação de origem.
            2) o tal sítio que não é dele só tem pertences, fotos e ocupação reservada à sua família (nada vincula o imóvel ao laranja que emprestou o nome para o registro no cartório)
            3) o triplex do Guarujá já provaram ter sido todo modificado a pedido dele e da falecida.
            4) falecida tinha mais 9 milhoes na Previdência privada sem comprovação de origem tbm.
            5) esse vagabundo nunca trabalhou o suficiente para amealhar tamanho patrimônio (calcule o quanto recebia de salários e verá que não teria nem 5 milhões)
            6) o vagabundo que limpava merda no zoo há uma década se tornou um fenômeno dos negócios com ajuda do papai (tráfico de influência e investimento de grandes empresas como sócias desse lulinha picareta)
            Etc.etc.etc.etc..

      • Criminoso é o dono das botas que você lambe, se é que você mesmo não é um deles, aqui enrustido.

  • Em 2006, Lula tinha 85% de aprovação no seu governo e foi pro segundo turno. Se Lula pudesse ser candidato, o que não poderá, seria Lula e Bolsonaro no segundo turno. Como estará inelegível, o segundo turno será entre Marina e Bolsonaro. Estou ansioso pra ver todos os blogueiros petizados que chamaram Marina de Blablarina torcerem por ela nas eleições do ano que vem. O que farão os militontos? Apagarão as postagens do Facebook de 2010? Espero que Fernandinho não apague certas postagens...

    • Oxê, quem djabo és tu? "Mãe" Tissó ou Moro Kavara? Já tornou Lula inelegível, passando por 'cima' do TRF-4, e cravou os finalistas da eleição presidencial 2018. Aconselho-o a avisar rapidamente ao pessoal do TSE quem será o próximo presidente da república, pois com este ato nobre poupará o País de um gastro na casa dos bilhões, valor que fará grande diferença nesta momento de crise financeira e fiscal, pelo qual receberá uma medalha, quem sabe a de Rio Branco.

      • Lula estará inelegível, não está ainda. Quer apostar um pacotinho de jujuba?

        • Eu aposto um pacote de farinada, daquela que o Dória da de papinha pros meninos do mbl/rl

  • Os golpistas são escravos de sua narrativa, mas agora depois de tantas voltas, de tantas farsas, de tantas contradições e mal entendidos, vão a reboque dela. O tempo corre contra eles. Têm um último coringa na mão, a inabilitação de Lula, que imaginam ser sua salvação, mas temem que possa significar sua definitiva perdição. Só existe duas sebastianas possibilidades eleitorais que vem sendo tentadas e testadas mas que por enquanto não encarnou em um candidato viável e aguardam ventos favoráveis: 1. o plano "caçador de marajás" e o plano "príncipe da moeda" ou uma fusão dos dois. Tic tac tic tac

  • Boa tarde,

    tô cagando e andando para 2018, quero é matar coxinha após as eleições!! Monta um grupo de extrema esquerda e boas... OU VCS ACHA Q VAI EXISTI 2000 ALGUMA COISA APÓS AS ELEIÇÕES. SÓ RETARDADO QUE PENSA QUE SIM!

  • Agora a coalizão Unidos pela Mentira (P$DB, PFL - a sigla "DEM" só pode ser piada...- , P$TF e PIG) mais do que nunca vão unir suas forças para ajudar o fragilizado P$DB. REsta ver quem fará o papel de Judith Brito

  • Deixa essa turma ai desrespeitando as leis, uma hora o caldo entorna. Barroso ja perdeu a paciência com gilmar mendes, e assim como eles milhões de brasileiros, o tomate ja chegou no IDP. Tem muitos endereços ainda...

  • Se o nove dedos se eleger de novo azar dos mortadelas.
    Eu vou continuar ganhando o meu e progredindo na vida. Não preciso de bolsa esmola, nem de sanduba de mortadela + ajuda de custo pra sobreviver.
    Quando o cara quebrar de vez o país ele vai botar a culpa no Temer e até na Dilma...kkk
    Afinal já botou tudo nas costas da falecida não foi ?? Covarde...

    • Covarde é você, que usa termos chulos para depreciar os que pensam diferente de você e os acusa sem provas. Como tantos outros INCLAMEs ou mesmo pessoas do estrato mais desfavorecido, mas que conseguiram alguma ascensão sócio-econômica nos governos do Ex-Presidente Lula e da Presidenta Dilma, você atribui o (seu) sucesso apenas a uma suposta meritocracia, insinuando que os excluídos social e econòmicamente sejam eles mesmos, responsáveis pela própria desgraça. Fala com desdém dos programas sociais (como bolsa-família) porque, certamente, nunca precisou deles. Mas sua hipocrisia e canalhice o traem , quando você tenta colocar no mesmo saco, na mesma cesta, o chefe de quadrilha que hoje ocupa a presidência de república com aquela que foi votada por 54.501.118 brasileiros para ocupar a chefia do governo e do Estado brasileiros até 31 de dezembro de 2018, mas que foi derrubada por um golpe midiático-policial-judicial-parlamentar. Analfabetismo político tem cura, mas primeiro é preciso reconhecê-lo, depois ler e estudar muito, escolhendo os livros certos. Sugiro um autor bem atual, cujos textos são simples e de fácil compreensão: Jessé Souza. Mas não é para ler com dois facões e armas de fogo nas mãos; leia, por exemplo, "Batalhadores brasileiros", "A ralé brasileira: quem é e como vive", "Tolice da inteligência brasileira", "Radiografia do golpe" e o recém-lançado "A elite do atraso: da escravidão a Lava a Jato".

      Ah, claro, depois de iniciado, leia também Thomas Piketty, gênio contemporâneo da economia política, autor da seminal obra "O capital no século XXI". Depois dessas e muitas outras leituras, experimente ler a mais recente edição da obra daquele barbudo alemão que viveu na Inglaterra grande parte da vida, estudou e compreendeu a obra de Adam Smith, dissecando o sistema capitalista e desconstruindo as teorias do liberalismo econômico, então tidas como "vacas sagradas". A tradução (a partir da primeira alemã) e edição são muito bem cuidadas. Vale dizer que Marx é mais estudado por aqueles que tentam combater as idéias dele. Entretanto, para combater e desconstruir a filosofia, a história a economia política e os estudos teóricos e práticos do gênio alemão é preciso ser tão brilhante quanto ele, o que muitos vêm tentando, sem sucesso, há mais de 120 anos.

  • Desde a pesquisa do DataFalha, que pode ter sido fraudada - como este blog e o Intercept mostraram em pesquisa do mesmo instituto, feita logo após o golpe de Estado -, afirmei: se os institutos piGais e golpistas atribuem a Lula no mínimo 35% dos votos é porque o Ex-Presidente já superou, e muito, essa marca. Eu disse mais: se esses institutos de pesquisa do PIG/PPv dão a Lula 35% do votos, ele deve ter cerca de 45%; considerando 25% de brancos e nulos, o Ex-Presidente Lula tem, na verdade, cerca de 3/5 ou 60% do votos válidos atualmente, com viés de crescimento, como TODAS as pesquisas, por mais manipuladas e desonestas que sejam não conseguem esconder.

    Outro dado no mínimo curioso é essa 'precisão' absurda e esse rigor estatístico que tentam atribuir a essa sondagens de intenção de voto. Raciocinemos: dizer que um candidato tem, no mínimo, 35% de intenções de votos e, no máximo, 36% dos mesmos votos, - considerando o mesmo universo de pesquisa - isso significa que o desvio (não confundir com desvio-padrão) máximo ou "imprecisão" do levantamento é de 1/35 ou 97,14%, ou seja, superior até mesmo ao intervalo de confiança adotado (que é de 95% e que, por definição, garante que. se feitos com a mesma metodologia, 95% da vezes os levantamentos serão aderentes ao resultado divulgado pelo IBOPE)

    Para tornar as coisas anda mais nebulosa e menos confiáveis, a coincidência entre os números do Globope e do Data-Falha indicam que foi feita manipulação dos dados e 'contas de chegada", para fazer coincidir os índices. Hoje mais cedo cheguei a ler uma notícia apontando que uma dessas pesquisas apontou Ciro Gomes com cerca de 11% de intenções de voto. ora, não é preciso ser estatístico para perceber que é pouquíssimo provável que em menos de um mês tenham dobrado as intenções de voto no pré-candidato do PDT; além disso, o programa eleitoral em que Ciro apareceu em rede nacional de TV foi ao ar quando os dados dessa "pesquisa" do Ibope já haviam sido levantados e já estavam sendo tratados estatisticamente. Ou seja: é muito provável que essa "gordura" que querem dar a Ciro Gomes seja uma manipulação, para manter o Ex-Presidente Lula no mesmo patamar de 35-36%.

    Em verdade Lula nunca deixou de ter entre 30% e 1/3 das intenções de voto e hoje, certamente supera, com folga, a casa dos 40%. A meu ver lula já caminha para cerca de 50% das intenções de voto e ganharia a eleição em primeiro turno, se ela fosse disputada hoje.

  • o metalúrgico mais inteligente do Brasil será novamente presidente para desespero da rede manipuladora Globo

Related Post