Ibope “misterioso” repete resultados do Datafolha

ibopelauro

Sem identificar o autor da encomenda, Lauro Jardim divulga hoje, em sua coluna em O Globo, os números de uma pesquisa Ibope de intenção de voto presidencial.

Na essência, os números são quase idênticos ao do último Datafolha: “Lula fica com o mínimo de 35% e o máximo de 36% das intenções de voto” , diz ele.

O que dá, descontados brancos, nulos e os que não respondem, 48% entre os que teriam “votos válidos”. Temerária, embora aritmeticamente verdadeira, a afirmação de que “Lula e Jair Bolsonaro iriam para o segundo turno se as eleições presidenciais fossem hoje”.

A fatura, com estes números, poderia ser liquidada no primeiro turno, conforme a margem de erro.

Diferença significativa, talvez por fraternidade na hipocrisia afetada, tem nos votos de Marina:  ela aparece com 8% no Ibope, bem abaixo dos 14% que lhe dá o Datafolha.

A dupla tucana, apresentada separadamente, soma 9%, quase o mesmo que cada um tem (8%) no cenário do Datafolha.

É claro que qualquer candidato do PSDB vai crescer, porque terá mais de São Paulo, sua razão de viver, e não será em cima do naco lulista do eleitorado.

O eleitorado de Lula é sólido – 26% na espontânea – e está claro que sua exclusão do processo eleitoral vai abalar a legitimidade da escolha, desencadeando um fenômeno que estes ensaios de pesquisa “sem Lula” são totalmente incapazes de identificar.

Não há pesquisas sobre o incerto 2° turno, o que -mantida a semelhança com o Datafolha, daria vantagem a Lula sobre qualquer concorrente.

Seria muito conveniente que os senhores adeptos das “soluções judiciais” procurassem ler sobre o “Ele Disse” de Vargas em dezembro de 1945.

PS. Por razões de espaço, retirei do quadro que ele publica os candidatos Ronaldo Caiado e Chico Alencar, ambos com 1%, em ambos os cenários.

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

24 respostas

  1. Só há um jeito da direita retrógrada, burra, entreguista e golpista vencer: retirar Lula do páreo via tapetão . Isso seria o ato mais vildo golpe até aqui e, com certeza, incendiaria o país. Portanto, só ha um caminho para o Brasil. Eleger Lula Presidente. Lula lá, brilha uma estrela! Lula lá, é a gente junto! Lula 2018.

    1. Lula é criminoso condenado, além de réu em vários processos criminais. Se alguém vai tirar Lula do páreo é ele mesmo.

      1. Hum. E ninguém tira Aécio do páreo: eis o novo santo da democracia brasileira. A sociedade não pede um santo, pede alguém que se preocupe com ela e não somente em cortar gastos e pagar dívidas que nem sabemos ao certo quem fez e porque. Alguém que vista a camisa deste País chamado Brasil. No momento há poucos assim. Mas se desejam santos, o Vaticano pode encaminhar uma lista : temos até brasileiros, embora os críticos não vão encontrar o Lula lá. Pois ele está aqui, pisando no mesmo chão que nós.

      2. Tissó, o choro é livre; inclusive, vamos vender bastante lenços para não ocorrerem transbordamentos em 2018 de cidades como SP, BsB e Curitiba.

      3. Cara, deixei de ser ridículo.
        Qual foi o crime que Lula cometeu, imbecil?
        A condenação de Lula pelo juizeco fascista e golpista no caso do triplex é ridícula.
        Não há uma mísera prova que sustente as acusações feitas contra Lula.
        Há apenas o desejo irrefreável, doentio, do juizeco de condenar o seu inimigo político-ideológico.
        Na verdade, quando se analisa os autos processuais, constata-se que há PROVAS DA INOCÊNCIA do Lula, que foram simplesmente ignoradas pelo juizeco safado.
        Se os juízes do TRF-4 julgarem o Lula com imparcialidade, com base no que está nos autos do processo, como deve ser, eu não tenho a menor dúvida de que Lula será absolvido.
        Quanto aos outros processos que correm contra o Lula, as acusações feitas contra ele são também ridículas, e também não há até agora uma mísera prova que sustente essas acusações.
        Trata-se claramente de uma perseguição odiosa,m criminosa a Lula (e ao PT) para impedir que a esquerda (ou a centro-esquerda) retorne ao poder.
        Só não vê isso quem não quer ou quem só se (des)informa pela mídia golpista, vagabunda, corrupta, representante da casa grande, que infelicita o Brasil.

          1. Recordar ai se tiver sem memoria:

            ““Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”, disse a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, no julgamento de José Dirceu. ”

            Por que se tem uma coisa que coxinha eleitor do PSDB não tem é memória dos governos de Fhc que quebrou o Brasil três vezes.

          2. Amigo não perca seu tempo com gente da esquerda. Ouvi outro dia num programa da Globo News algo que é a mais pura verdade : todo esquerdista se julga mais culto e mais politizado do que a direita.
            O colega quer saber qual crime Lula cometeu ?
            1) 9 milhões na Previdência privada sem comprovação de origem.
            2) o tal sítio que não é dele só tem pertences, fotos e ocupação reservada à sua família (nada vincula o imóvel ao laranja que emprestou o nome para o registro no cartório)
            3) o triplex do Guarujá já provaram ter sido todo modificado a pedido dele e da falecida.
            4) falecida tinha mais 9 milhoes na Previdência privada sem comprovação de origem tbm.
            5) esse vagabundo nunca trabalhou o suficiente para amealhar tamanho patrimônio (calcule o quanto recebia de salários e verá que não teria nem 5 milhões)
            6) o vagabundo que limpava merda no zoo há uma década se tornou um fenômeno dos negócios com ajuda do papai (tráfico de influência e investimento de grandes empresas como sócias desse lulinha picareta)
            Etc.etc.etc.etc..

      4. Criminoso é o dono das botas que você lambe, se é que você mesmo não é um deles, aqui enrustido.

  2. Em 2006, Lula tinha 85% de aprovação no seu governo e foi pro segundo turno. Se Lula pudesse ser candidato, o que não poderá, seria Lula e Bolsonaro no segundo turno. Como estará inelegível, o segundo turno será entre Marina e Bolsonaro. Estou ansioso pra ver todos os blogueiros petizados que chamaram Marina de Blablarina torcerem por ela nas eleições do ano que vem. O que farão os militontos? Apagarão as postagens do Facebook de 2010? Espero que Fernandinho não apague certas postagens…

    1. Oxê, quem djabo és tu? “Mãe” Tissó ou Moro Kavara? Já tornou Lula inelegível, passando por ‘cima’ do TRF-4, e cravou os finalistas da eleição presidencial 2018. Aconselho-o a avisar rapidamente ao pessoal do TSE quem será o próximo presidente da república, pois com este ato nobre poupará o País de um gastro na casa dos bilhões, valor que fará grande diferença nesta momento de crise financeira e fiscal, pelo qual receberá uma medalha, quem sabe a de Rio Branco.

  3. Os golpistas são escravos de sua narrativa, mas agora depois de tantas voltas, de tantas farsas, de tantas contradições e mal entendidos, vão a reboque dela. O tempo corre contra eles. Têm um último coringa na mão, a inabilitação de Lula, que imaginam ser sua salvação, mas temem que possa significar sua definitiva perdição. Só existe duas sebastianas possibilidades eleitorais que vem sendo tentadas e testadas mas que por enquanto não encarnou em um candidato viável e aguardam ventos favoráveis: 1. o plano “caçador de marajás” e o plano “príncipe da moeda” ou uma fusão dos dois. Tic tac tic tac

  4. Boa tarde,

    tô cagando e andando para 2018, quero é matar coxinha após as eleições!! Monta um grupo de extrema esquerda e boas… OU VCS ACHA Q VAI EXISTI 2000 ALGUMA COISA APÓS AS ELEIÇÕES. SÓ RETARDADO QUE PENSA QUE SIM!

  5. Agora a coalizão Unidos pela Mentira (P$DB, PFL – a sigla “DEM” só pode ser piada…- , P$TF e PIG) mais do que nunca vão unir suas forças para ajudar o fragilizado P$DB. REsta ver quem fará o papel de Judith Brito

  6. Deixa essa turma ai desrespeitando as leis, uma hora o caldo entorna. Barroso ja perdeu a paciência com gilmar mendes, e assim como eles milhões de brasileiros, o tomate ja chegou no IDP. Tem muitos endereços ainda…

  7. Se o nove dedos se eleger de novo azar dos mortadelas.
    Eu vou continuar ganhando o meu e progredindo na vida. Não preciso de bolsa esmola, nem de sanduba de mortadela + ajuda de custo pra sobreviver.
    Quando o cara quebrar de vez o país ele vai botar a culpa no Temer e até na Dilma…kkk
    Afinal já botou tudo nas costas da falecida não foi ?? Covarde…

    1. Covarde é você, que usa termos chulos para depreciar os que pensam diferente de você e os acusa sem provas. Como tantos outros INCLAMEs ou mesmo pessoas do estrato mais desfavorecido, mas que conseguiram alguma ascensão sócio-econômica nos governos do Ex-Presidente Lula e da Presidenta Dilma, você atribui o (seu) sucesso apenas a uma suposta meritocracia, insinuando que os excluídos social e econòmicamente sejam eles mesmos, responsáveis pela própria desgraça. Fala com desdém dos programas sociais (como bolsa-família) porque, certamente, nunca precisou deles. Mas sua hipocrisia e canalhice o traem , quando você tenta colocar no mesmo saco, na mesma cesta, o chefe de quadrilha que hoje ocupa a presidência de república com aquela que foi votada por 54.501.118 brasileiros para ocupar a chefia do governo e do Estado brasileiros até 31 de dezembro de 2018, mas que foi derrubada por um golpe midiático-policial-judicial-parlamentar. Analfabetismo político tem cura, mas primeiro é preciso reconhecê-lo, depois ler e estudar muito, escolhendo os livros certos. Sugiro um autor bem atual, cujos textos são simples e de fácil compreensão: Jessé Souza. Mas não é para ler com dois facões e armas de fogo nas mãos; leia, por exemplo, “Batalhadores brasileiros”, “A ralé brasileira: quem é e como vive”, “Tolice da inteligência brasileira”, “Radiografia do golpe” e o recém-lançado “A elite do atraso: da escravidão a Lava a Jato”.

      Ah, claro, depois de iniciado, leia também Thomas Piketty, gênio contemporâneo da economia política, autor da seminal obra “O capital no século XXI”. Depois dessas e muitas outras leituras, experimente ler a mais recente edição da obra daquele barbudo alemão que viveu na Inglaterra grande parte da vida, estudou e compreendeu a obra de Adam Smith, dissecando o sistema capitalista e desconstruindo as teorias do liberalismo econômico, então tidas como “vacas sagradas”. A tradução (a partir da primeira alemã) e edição são muito bem cuidadas. Vale dizer que Marx é mais estudado por aqueles que tentam combater as idéias dele. Entretanto, para combater e desconstruir a filosofia, a história a economia política e os estudos teóricos e práticos do gênio alemão é preciso ser tão brilhante quanto ele, o que muitos vêm tentando, sem sucesso, há mais de 120 anos.

  8. Desde a pesquisa do DataFalha, que pode ter sido fraudada – como este blog e o Intercept mostraram em pesquisa do mesmo instituto, feita logo após o golpe de Estado -, afirmei: se os institutos piGais e golpistas atribuem a Lula no mínimo 35% dos votos é porque o Ex-Presidente já superou, e muito, essa marca. Eu disse mais: se esses institutos de pesquisa do PIG/PPv dão a Lula 35% do votos, ele deve ter cerca de 45%; considerando 25% de brancos e nulos, o Ex-Presidente Lula tem, na verdade, cerca de 3/5 ou 60% do votos válidos atualmente, com viés de crescimento, como TODAS as pesquisas, por mais manipuladas e desonestas que sejam não conseguem esconder.

    Outro dado no mínimo curioso é essa ‘precisão’ absurda e esse rigor estatístico que tentam atribuir a essa sondagens de intenção de voto. Raciocinemos: dizer que um candidato tem, no mínimo, 35% de intenções de votos e, no máximo, 36% dos mesmos votos, – considerando o mesmo universo de pesquisa – isso significa que o desvio (não confundir com desvio-padrão) máximo ou “imprecisão” do levantamento é de 1/35 ou 97,14%, ou seja, superior até mesmo ao intervalo de confiança adotado (que é de 95% e que, por definição, garante que. se feitos com a mesma metodologia, 95% da vezes os levantamentos serão aderentes ao resultado divulgado pelo IBOPE)

    Para tornar as coisas anda mais nebulosa e menos confiáveis, a coincidência entre os números do Globope e do Data-Falha indicam que foi feita manipulação dos dados e ‘contas de chegada”, para fazer coincidir os índices. Hoje mais cedo cheguei a ler uma notícia apontando que uma dessas pesquisas apontou Ciro Gomes com cerca de 11% de intenções de voto. ora, não é preciso ser estatístico para perceber que é pouquíssimo provável que em menos de um mês tenham dobrado as intenções de voto no pré-candidato do PDT; além disso, o programa eleitoral em que Ciro apareceu em rede nacional de TV foi ao ar quando os dados dessa “pesquisa” do Ibope já haviam sido levantados e já estavam sendo tratados estatisticamente. Ou seja: é muito provável que essa “gordura” que querem dar a Ciro Gomes seja uma manipulação, para manter o Ex-Presidente Lula no mesmo patamar de 35-36%.

    Em verdade Lula nunca deixou de ter entre 30% e 1/3 das intenções de voto e hoje, certamente supera, com folga, a casa dos 40%. A meu ver lula já caminha para cerca de 50% das intenções de voto e ganharia a eleição em primeiro turno, se ela fosse disputada hoje.

  9. o metalúrgico mais inteligente do Brasil será novamente presidente para desespero da rede manipuladora Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.