Ibope por estados, avassalador: Lula vence em 17, empata em 6 e perde em 2

O Jornal GGN e o G1 publicam uma versão mais atual e completa do placar da disputa presidencial por estado da federação.

Os resultados, que estão no título, são acachapantes.

Dão vitória a Lula os estados do Nordeste mais AP, AM, MT, MS, PA, RJ, RS e TO. Bolsonaro vence no DF, Roraima e Amapá. Estão em empate estatístico, pela margem de erro, no Paraná, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Rondônia e Espírito Santo. Nos seis,  apenas entre os catarinenses Jair Bolsonaro tem vantagem numérica

Nem mesmo se pode invocar o peso dos grandes estados como fator que pudesse equilibrar a disputa, pois os maiores colégios eleitorais pesquisados (Minas não foi), Lula tem vantagem numérica sobre Bolsonaro: 26% a 21% em São Paulo e de  29% a 22% no Rio de Janeiro.

Além de comporem a tendência geral da pesquisa nacional, os números têm outro significado.

É o quanto as mobilizações das campanhas locais empurrarão ou ignorarão os candidatos presidenciais.

Nem as campanhas a deputado, nem as para senador e governador querem carregar “peso morto” e  candidato a presidente “espanta-eleitor”.

Isso tem peso na hora da fixação de nomes e números de candidatos, vitais para a chapa Lula-Haddad.

De todos os dados estaduais que vieram à tona nesta rodada de pesquisas do Ibope, nenhum é mais desesperado que os 12% alcançados por Geraldo Alckmin em São Paulo, nada para quem esperava sair de lá com, no mínimo, 35% dos votos, mesmo com Bolsonaro na disputa.

Também para ele, ainda mais com Dória jogando todas as fichas para conseguir vencer no photochart o pato da Fiesp, Paulo Skaf,  poderá ser fatal ver esgarçarem-se as teias da poderosa máquina tucana em São Paulo.

 

Fernando Brito:

View Comments (22)

    • Esses caras são uns canalhas. Estão sendo muito bem bancados para fazer esse bloguizinho mequetrefe.

  • Fernando,
    Você esqueceu o Estado do Maranhão, onde Lula é avassalador.

    • Está no início do texto, todos os estados do nordeste.
      Mas não menciona Minas e lá o Lula também ganha.

  • Eu sou do DF e tenho dito que não esperava nada diferente daqui. É um dos lugares mais atrasados do Brasil, com o maior número de classe média se achando rico. O cara comprou o carrinho 1.0 com o financiamento e os juros do Lula e colou adesivo contra a Dilma. Eu não estou falando mal, como se rico fosse. Eu digo isto porque sou vizinho destas mesmas pessoas e uso carro 1.0, como elas.

    • Caro amigo, eu também sou do DF e fico impressionado com a quantidade de eleitores do Bolsonaro, mesmo sabendo que sua campanha é para destruir cargos públicos e as empresas públicas. É como se apostassem no candidato que irá destruir eles mesmo. A quantidade de funcionários públicos imbecilizados e analfabetos políticos é impressionante! Ainda bem que não representa o Brasil!!!

      • tipica sindrome de estocolmo que ainda nao se tocaram, precisam de tratamento de choque de realidade

      • tipica sindrome de estocolmo que ainda nao se tocaram, precisam de tratamento de choque de realidade

      • Sim. Basta ver o apoio maciço dos servidores ao golpe. Justamente um golpe patrocinado por quem odeia servidores públicos.

  • Votar contra o golpe, inclusive para deputados e senadores. Isto é importantíssimo. Lula é a maior liderança contra o golpe mas votarei naquele que representa o anti-golpe ou seja Lula ou Hadad. Proposta única, voltar à democracia, o resto é lero lero de campanha, sem a menor importância. Assistir debates é fingir de bobo. Voto definido.

  • Como é bom um blog como o do Tijolaço para fazer um contraponto nessa mídia manipuladora. Mas cabe ressaltar aqui que há uma certa mida de "ixquerda" que anda fazendo um terrorismo contra o Haddad. Surreal para não ser tão patético. O tal blog Duplo Expresso teve a coragem de dizer que Haddad está sendo bancado pelo ITAÚ. São os ciristas que aplaudem quando o seu candidato vira uma "bela, recatada e do lar" ao debater com o COISO (vulgo, mico) e só falta chamar o 'picolé de chuchu" para um café na FIE$P, tamanha a gentileza com que o candidato "progressista" trata esses canalhas. Ao passo que ao tratar de Lula e Dilma, o "cabra-macho" (que todos os seus eleitores diriam que ia botar o mico no seu lugar no debate) vira machoooo.

  • A se confirmar a última sondagem em Minas, na qual Lula tinha 41%, será, muito provavelmente, primeiro turno.

Related Post