A Fundação Getúlio Vargas divulgou o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de dezembro, que subiu 2,9%.
É o mais alto apurado em um mês desde fevereiro de 2003, ainda na ressaca da eleição do ano anterior e de seu “efeito Lula”.
A última vez que o IGP-M passou de 1% foi na greve dos caminhoneiros de 2018, por motivos óbvios e, claro, rapidamente reversíveis com a normalização dos transportes.
Agora, porém, não se pode dizer o mesmo da influência dos preços da carne. E, ainda que este pare de subir, ainda há uma fieira de outros preços que se elevam: o diesel semana passada, o gás de cozinha hoje, provavelmente a energia elétrica, também hoje.
Entram aí também transportes públicos e cursos e escola que, em janeiro deste ano, tiveram alta ficou em 6,61%, em média, no ensino fundamental, e em 5,45% no ensino médio, segundo o IBGE.
View Comments (15)
Eita! Chame o Chapolim Colorado. O posto Ypiranga está pegando fogo.
A mídia e os bispos darão um jeito de manter o povo manso. Convencerão os idiotas de que isso é "herança maldita" do PêTê!
E na calada da noite...
https://diogoschelp.blogosfera.uol.com.br/2019/12/27/mudanca-de-guedes-em-fundos-de-pensao-pode-prejudicar-trabalhadores/
Oi, Fernando! Pelo gráfico, a última vez que o IGP-M passou de 1% foi em março de 2019; confere?
E A GLOBO TODOS OS DIAS JURA QUE A ECONOMIA ESTÁ UMA MARAVILHA!! OS BOLSOMINIOS ACREDITAM!!!!. E QUE ANO QUE VEM VAI MELHORAR!!!
Foi 2,09% e não 2,9%.
Não espero de Cardozo,Mercadante ou Haddad outra coisa a não ser falarem de eleição.
Mas de Dirceu pelo passado distante,muito distante e de Lula pelo presente recente eu espero clareza,espero coragem.
Que digam a militância e ao povo que rasgarão contratos,que negarão acordos que irão reaver as riquezas da Nação e os direitos do povo,não quero ser enganado como foram muitos enganados desde 2013 onde se prenunciava um golpe e avestruzes politiqueiras enterraram a cabeça na areia do pragmatismo político deixando que afundassem nossos sonhos,roubassem nossos votos e preparassem a cova dos mais humildes necessitados de governo.
Falo com a autoridade de militante,não falo como quem assinou a ata primeira sumida misteriosamente,não falo como quem se recusou a assinar e a participar da reunião da outra ata em respeito aos peões chão de fábrica e aos companheiros que pegaram em armas postergados em benefício de exilados vindos dos Estados Unidos.
Que esquerda se exilaria nos estados unidos?Se esquerda fossem seriam presos ,deportados e entregues aos milicos para tortura e assassinato.
Peço respeito a militância que é maltratada,humilhada,que toma tapa na cara,spray de pimenta nos olhos,suporta chuva de balas de borracha e cacetadas no lombo.
Peço a coragem e a verdade que o momento exige ou esqueçam minha humilde militância partidária.
Peço a Gleisi que critiquei e que me foi uma grata surpresa,que continue assim que assuma a verdade com sua coragem de mulher,pois dentre tantas lideranças ela é a mais verdadeira,mais digna e mais valente porta voz do Partido dos Trabalhadores.
SOMENTE A QUEBRA DE CONTRATOS OU A DERRUBADA DESSES MARGINAIS REERGUE NOSSO PAÍS OUTRA SAÍDA É MENTIRA!
Você fala do Lula, aquele que, após ser eleito com a ajuda dos votos de milhares de funcionários concursados do BB, que haviam sido colocados no olho da rua por Fernando Henrique Cardoso, negou a eles o direito de voltarem aos seus antigos empregos? E, quando Projetos de Lei foram levados ao Congresso para permitir a volta desses funcionários, o PT em peso votou contra, obedecendo às ordens do chefe? PS: mesmo assim, votei no PT em todas as eleições anteriores e posteriores. Mas agora, vendo o que (não) faz o PT, já não sei mais ....
Tic Tac...Tic Tac...a batata do Bozo tá assando....vamos ver quanto tempo os pastores canalhas conseguem manter o povo conformado e a espera de Jesus....e com a barriga vazia e devendo até as cuecas sujas...
https://uploads.disquscdn.com/images/f5ef2a7ea76f1bf7f833e6b500fa0546491ae364869e7ccd045943f0a1565427.png
Quando Pinochet institucionalizou o golpe no Chile, teve o cuidado de conservar todos os privilégios dos militares. Aqui, diz-se que houve uma nova forma de golpe, um golpe judiciário. E os juízes, como lhes parece justo, estão a esperar a aprovação pelo Congresso da sua lei da magistratura. Esta lei, como se já admitisse o fim do ensino público, concede aos filhos de juízes auxilio educação para pagar ensino em escolas e universidades privadas até os 24 anos de idade. Também consagra o auxilio moradia equivalente a 20% do salário, auxílio transporte quando não houver carro oficial, reembolso por despesas médicas e odontologicas não cobertas por plano de saúde e licença para estudar no exterior com remuneração extra. Como se vê, parece que os juízes se julgam merecedores do dobro daquilo que o povo vai deixar de ter. E logo deverão ser seguidos pelo Ministério Público, que também vai querer pular para o andar de cima, e não vai se conformar em ficar abandonado na planície poeirenta do Mad Max bolsonariano.