Igualdade não é ideologia. Igualdade é humanidade. Viva o Rio de Janeiro!

largodomachado

É evidente que vou votar em Marcelo Freixo neste domingo.

E é também evidente a quem acompanha este blog, que o farei sem um grama da paixão vibrante que, a cada eleição, sempre me acompanhou.

Dói-me ver o Rio submetido a uma disputa tão medíocre e, sobretudo, com a eleição transformada numa guerra religiosa.

Quem está aqui e assiste as peças de propaganda na TV e no rádio verifica isso. Quem não está, não pode imaginar.

Mas aí, em meio a este horror para quem ver quem é o mais “correto”, o mais certinho, o mais bem cuidado, eis que me surge uma luz, um retrato do Rio que ainda é (que ironia!) desenhado ao som de “Sampa” de Caetano Veloso.

Aquele pobre homem, homem pobre, largado, andrajoso, possivelmente com chagas pelo corpo, certamente com chagas de desilusão sobre a alma, olhando as delicadas moças que dançam, é, essencialmente, um homem como eu.

Não assim, como da mesma espécie animal, como fosse  vínculo longínquo de cromossomos, um parentesco distante como – alguns nem isso,  rejeitando Darwin – o de um símio.

Tudo o que me veio, ao ver a cena, preciosamente registrada por meu amigo Hayle Gadelha, foi só uma coisa: vontade de me sentar no chão ali, ao lado dele, e viver o mesmo encantamento.

Simples, gratuito, humano, gentil.

Mais ainda.

Sentar-me ao lado de alguém que tenha tido dificuldades maiores que as que tive, sortes menores, carinhos ínfimos, amores mais escassos, revezes mais terríveis.

E ainda assim tão igual a mim ao olhar uma linda cena.

Eu é quem devo procurar em mim o que é igual a ele e não ver se acho nele algo que seja igual a mim.

Também eu não vivo na praça, dizendo minhas sandices, coisas que fogem ao senso comum e, mesmo razoavelmente articuladas, chamadas de loucuras pelos “homens bem-sucedidos”?

Também eu não estendo o meu chapéu roto – embora cibernético – para viver do que me dão os que me ouve e acham sentido no que digo?

Também eu não sou fruto do amor, da solidariedade, da capacidade humana – mais,  da inevitabilidade – de sermos diferentes e amarmos igualmente o belo, o bom, o justo?

Por isso é que a vontade que me vem é a de sentar ali, nas pedras portuguesas do largo que tem o nome de um mulato, Machado de Assis, ao lado do meu irmão negro e olhar encantado o que é bonito.

Não sei se ele reza,ou para quem reza, embora duvide de que aqueles a quem reza lhes retribuam em graças pequenas.

Uma bem grande, porém, ele nos dá igual, a de sermos seres humanos, de reconhecermos nossa semelhança, onde um não é – apenas está , e olhe lá – melhor que o outro

Minha falta de fé não me faz melhor que a fé alheia, nem a fé – ainda que torta – alheia não faz ninguém melhor que eu.

O que faço, o que sou, o que tenho só me vale se eu continuar, até o último dos dias, tendo mais prazer de sentar ali, ao lado daquele homem, olhando as moças, e puder como o Chico Buarque, cantar minha cidade:

Rio do lado sem beira/Cidadãos Inteiramente loucos/Com carradas de razão/À sua maneira/De calção/ Com bandeiras/sem explicação/ Carreiras de paixão danada

Mas o que vejo são homens frios e mesquinharias, a disputar – como se pudessem ter – uma cidade que já foi, e será de novo, tão quente quanto é generosa.

Viva o Rio de Janeiro, a mui leal e heroica cidade de São Sebastião da Liberdade!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

34 respostas

  1. Fernando, este texto me lembrou outro que escreveu faz alguns anos. O título fazia referência a última noite de verão de um catador,  deitado em seu carrinho chamado de burro sem rabo. Lindo! Como este. Ambos – e muitos outros que assumem um formato mais de crônica – conseguem transbordar a sensibilidade de seu olhar e a generosidade de seu coração. É um privilégio ter acesso a estes textos. Eles nos confortam neste momento tão turbulento pelo qual passamos.

  2. Muito bonito, Fernando Brito, o seu texto.
    Acompanho o blog há tempos. E sempre você está a brindar os seus leitores com boas palavras. Eram os deuses internautas?

  3. Exato.
    Freixo amarelou. Não cumpriu o acordo com a esquerda. Não aceitou Feghali, PT, Lula e Dilma em seu palanque.
    Sentiu a pressão da Globo e da situação, em geral.
    Preferiu ficar neutro. Neutro ???
    Mal sinal.
    Mas votarei em Freixo, assim mesmo.

  4. Lindo texto.
    Mas o que mais salta os olhos nessa eleição é realmente que se trata de uma guerra religiosa.
    Vou explicar o que estou vivenciando: – na paróquia que frequento, vejo a maioria negando o voto, prometendo anular, pois se recusam a votar no Freixo por causa da ideologia de gênero e no Crivela porque notadamente a igreja universal se declara inimiga da Católica. Não enxergam que ao anular, favorecem o que está em vantagem. Serão os “isentões” os responsáveis por deixar o Crivela se eleger. Depois não venham reclamar.
    Pior é que alguns padres, fingindo isenção política, começaram há um certo tempo, ligar a ideologia de gêneros ao comunismo e chegam a dizer que os governos Lula e Dilma eram comunistas. Iludem o rebanho.
    Li um artigo de um padre do bairro Vila Isabel, que utilizou o Código de Direito Canônico, can 1933 para dizer que a igreja excomungava os comunistas. Omitiu que esse cânon fora revogado em 1966 pelo Papa Paulo VI. Pior ainda é que esse CDC de 1917 não é mais válido, pois o código vigente é de 1983. Ele sabe disso tudo, mas estava mal intencionado e enganou o rebanho. Quem sabe já está na lista do Edir Macedo como potencial bispo da universal?
    Muito triste vivermos uma eleição pautada na desinformação.

  5. Não voto no Rio , então resolvi fazer uma doação ao Freixo ( modesta ) , mas há evidentemente algo que soa estranho no Psol, algo tão messiânico quanto o pobre diabo Crivela.

    Mas há ai um fato que não pode ser desconsiderado, ambos serão massacrados pela Globosta, entretanto somente um deles pode atirar de volta.

    A ver…

  6. Fernando que coisa linda. Quando eu trabalhava como professora de música no Conservatório de Música de Niteroi, na Rua São João, centro, criei com outra professora, Conceição, um projeto chamado “Tardes musicais”. Era apresentação de alunos de canto, piano e bandas formadas pelos alunos, na pequena escadaria da escola, e os primeiros que chegavam era os moradores de ruas que viviam nas cercanias do Jardim. Era muito gratificante para nós e, com certeza para eles tb. Nunca tivemos problemas com eles. Várias vezes chorei escondido. Tiveram o prazer de assistir até o hoje famoso pianista brasileiro, radicado nos Estados Unidos Sérgio Monteiro, antes de ficar famoso, por duas vezes. É muito lindo o que essas moças fizeram.

  7. Esse candidato do psol no RJ deveria chamar Marcelo frouxo. Nunca vi um partido tão imbecil como esse psol , salvo alguns excelentes políticos desse partido, o resto é igual aos outros mesmos. Esse Marcelo frouxo não aceitou ninguém do lado dele mas aceitou o pig golpista fascista . Por isso que o rato da Record maldita vai ganhar.

  8. Vou desviar o foco só pra lembrar uma coisa. Porque os blogs não unem e não sei se é a palavra certa, mas o que importa é o seguinte. Porque não faz assinaturas nos moldes dos canais de TV. Assim toda verba arrecadada iriam para os blogs vamos dizer assim ,cadastrados . Com muita clareza explicando o povo assinaria.

    1. Simplesmente porque a maioria dos blogs sujos gastam sua energia no mercado do marketing pessoal; estão mais interessados em serem os formadores de “opinião da hora”. Eh triste mas é a realidade: meu umbigo primeiro, depois veremos.

  9. A direitalha de merda está metida numa guerra intestina (coerente com a condição de merdas). Antigamente indivíduos boçais como a canalha das quadrilhas do judiciario, mpf, pf, stf, psdb e dem não passariam num concurso para carroceiros: seriam considerados mais estultos que os animais que deveriam conduzir. O nível de edtupidez na classe dominante que está ai é constrangedora. Depois da projeção internacional que o brasil teve nos governos lula / dilma é motivo de espanto nos paises civilizados a constatação do grau de estupidez e atraso mental da classe dominante que existe aqui. Quando os governos lá fora trombam com um vigarista grosseiro como o serra se assustam. Esses bostas que chamam o lula de analfabeto não tem um milésimo da inteligência, postura de estadista e compostura que ele demonstrou no governo. Esse é motivo do ódio da classe dominante. Um pobre expor a incompetência e vigarice da classe dominante brasileira ao mundo não pode. Por isso temos esses merdas pagos que se esmeram em propagar a boçalidade da classe dominante nos blogues progrsssistas que deixam.
    Agora os merdas resolveram colocar nomes de mulheres talvez esperando que isso iniba as respostas mais incisivas do pessoal da esquerda. Então pessoal essas pretensas mulheres com esse vomitório padrão dos carroceiros da direitalha devem ser tratadas como tão filhas da puta como qualquer troll pago pelos fracassados da direita. Não passam de nomes falsos.
    Após este intróito o que se espera da eleição do crivella é uma guerra com a rede golpe. Pelo que se sabe o edir macedo tem um projeto de estado teocrático para o brasil. Vai ser ótimo ver a reação dos canalhas da rede golpe quando o edir macedo começar a tomar conta do país. Também será ótimo ver de que lado ficarão os patos vigaristas da fiesp?

  10. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    Ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ……………..……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………..………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ………….……………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Sempre
    .
    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob…
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Tão duro mas tão terno
    .
    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (Em la lucha de clases)
    .
    Em la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  11. Da Série ‘É tudo a mesma sopa [indigesta]’

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Procurador admite que acordo da Odebrecht é ameaçado por governo Temer

    SEX, 28/10/2016 – 17:50

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/procurador-admite-que-acordo-da-odebrecht-e-ameacado-por-governo-temer#comment-1009299

    … Este procurador manjado está reproduzindo os conchavos do [mega]escândalo Banestado no agora Petrolão!
    Em comum as asas podres dos DEMoTucanalhas!
    E o poleiro do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA!
    Combate à corrupção?
    Sei!
    Porra nenhuma!
    Além do Direito Penal do Inimigo!
    Enquanto a nação sangra!

    1. Mesmo procurador, mesmo juiz, mesmo doleiro e o mesmo PSDB.
      Lava jato e Banestado.
      Vão estancar essa porra.
      Que quadrilha.

      1. … Enquanto mais esta patifaria pra lá de surreal segue, continuam em prisão perpétua os senhores José Dirceu, João Vaccari Neto, Antonio Palocci, Henrique Pizzolato…
        Na verdade, a patifaria somente não é para além de surreal porque é golpe!
        E o golpe mais vagabundo da história universal!
        E ‘nois’?
        Um “rebanho” de cucarachas (baratas), segundo os nossos algozes estadunidenses genocidas!

  12. Vai escrever bem assim lá no Tijolaço. Este blog só pode prosperar, há sensibilidade, coerência e decência de sobra para seguir em frente. A lamentar,somente, as vozes destoantes que destilam diariamente aqui o fel da maledicencia, do ódio e até da inveja contra nossos heróis patrios, os eternos Lula e Dilma. No mais, tudo é uma grande festa. A festa da Democracia, a única que podemos brindar e comemorar. É muito bom ler e sentir textos como este acima que só engrandecem a alma e nos fortalecem para enfrentar os trogloditas destas direita raivosa e egoista que só olha o próprio umbigo. Parabéns Fernando Brito. Valeu!

    1. No PSDBosta “só tem ‘Santo'”!
      Entenda “mais um milagre dos DEMoTucanalhas que não virá ao caso”!

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      DEPOIS DE SERRA, ALCKMIN, O “SANTO”, CAI NA DELAÇÃO DA ODEBRECHT

      Um dia depois de vir à tona a denúncia de que José Serra recebeu da Odebrecht R$ 23 milhões em propina por meio de uma conta na Suíça, o fogo é disparado contra outro tucano; reportagem da revista Veja neste fim de semana aponta que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), também é citado na delação e confirma que Alckmin é o “Santo” das planilhas da empreiteira; a ele, foram pagos R$ 500 mil em duas parcelas, a pedido de um diretor de contrato da Odebrecht que era responsável pelas obras na Linha 4 do Metrô

      29/10/2016

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/262867/Depois-de-Serra-Alckmin-o-%E2%80%9CSanto%E2%80%9D-cai-na-dela%C3%A7%C3%A3o-da-Odebrecht.htm

    2. Precisavam ter destruído um país para destruir um partido? Destruíram sim, o país, não o partido. O que precisamos é de mais inteligência e menos estragos na arte de investigar. Sem a mídia participando do teatro investigativo, o estrago seria bem menor e o resultado muito mais eficiente. Quiseram assim, assim será. Só nos resta saber quanto tempo será necessário trabalharmos de sol a sol para recuperar o estrago econômico desta arrasa terra fértil que tem sido a Lava-Jato. Ninguém merecia tanta destruição.

  13. Parabéns Fernando.
    Continuas sendo uma ilha de humanidade e honradez em em meio a mediocridade de nossa mídia corporativa. Obrigado por nos dar a oportunidade de ter o seu blog para nos informar e pensar sobre nosso Brasil, tão atacado e maltratado por estes canalhas que não desistem de nos por de joelhos. Não passarão! O Brasil e nosso povo real é maior que tudo isto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *