Inflação derruba urubus e cai. IPCA é o menor em cinco anos para janeiro

inflajaneiro

 

Desta vez, a turma que fica “urubuzando” o Brasil e torcendo para a inflação disparar e poder tirar umas casquinhas eleitorais já começou o ano quebrando a cara.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, medida oficial da inflação,  ficou em 0,55%, bem menos que os 0,92% de dezembro e os 0,86 de janeiro de 2013.

E os amigos e amigas não me xinguem, mas vou dizer que um pedaço significativo dessa inflação foi “bom”. É que o grupo de preços que mais influenciou para cima foi o de despesas pessoais e, dentro dele, o aumento do preço dos cigarros que, sozinho, respondeu por 0,08 do índice final.

Fumante inveterado, apesar de cardíaco, só posso defender que custe bem caro a gente se fazer mal.

O fato é que o Brasil atravessou um terço da “primeira ponte inflacionária”, composta pelos meses de janeiro, fevereiro e março, onde a alta dos alimentos e o reajuste de preços que tem bases anuais se concentram.

Embora preços dos hortifrutigranjeiros possa apresentar uma alta maior, em razão da seca que atinge o Sudeste e o Sul do país, os preços no atacado – que vão se refletir no varejo, adiante, caíram, segundo a Fundação Getúlio Vargas.

urubuinpcMas não pense você que a turma do “vudu” econômico descansa, não.

Olhe aí do lado o título da matéria do Estadão.

O índice de preços “subiu”. Subiu de 0,72% para 0,63%!

É o INPC, que mede a inflação para a renda mais baixa.

Bem, mas à parte estas manobras, o fato é que a inflação acumulada em 12 meses baixou de 5,92% para 5,59%.

E que este janeiro teve a menor taxa inflacionária desde que , em 2009, a crise mundial segurou um pouco o aumento dos preços.

A turma do “quanto pior, melhor” agora vai ter, por enquanto, de ficar só na sua nova coreografia, a dança da seca, para ver se chega com chances em outubro.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. Embora longe do ideal, os Governos do PT, estao a mil anos luz da lanbanca destrambelhada neoliberal.

      1. Minha cara amiga(o)

        Entao o bom ou boa é voce, vá procurar o Aecim,Dudu,Marina,Caiado…

        José Emílio Guedes Lages- Belo Horizonte

        1. Sou eleitor de Lula e Dilma, posto sempre comentários favoráveis aos seus governos e nem por isso me tornei seguidor cego, de postura elogiosa automática a seus governos, como parece ser seu caso. Comparado ao governo FHC, Lula e Dilma fizeram excelentes governos, mas porque a base de comparação é fraquíssima, terrível. O governo Dilma precisa melhorar muito, ou você estaria satisfeito com SeCom, min. Bernardo, falta de enfrentamento ao PiG, dentre outras leniências?

  2. Olha, as chances de qualquer vitória para os urubus neoliberais estão cada vez mais remotas. Este ano promete. Ele vão pro buraco de vez.
    E espero que de lá não saiam mais.

  3. A verdade é a seguinte: mais 4 anos de governo Dilma ninquém merece.
    Pagar + 288 bilhões para os Bancos qaundo destina para saúde e educação pouco mais de 170 bilhões; permitir que a SHELL assalte reserva do pré-sal via acordo PPSA (PPSHELL), conforme denunciado por Fernando Siqueira, da AEPET; destruir e desnacionalizar a industria nacional; desnacionalizar o ensino superior; contemporizar com a agressão ao estado de direito …

  4. Meus amigos do esporte,

    Esse pessoal, desde o ano passado, e anteriores fala sobre o racionamento de energia pelo qual o nosso país estava fadado, infelizmente, para eles tal fato nao ocorreu.

    Inflacao alta é o maior desejo desses jornalistas canalhas travestidos de oposicao,pseudo jornalistas…. Quebraram a cara

    Essa tropa é contra um Brasil mais decente. Abaixo a tropa indecente!

    José Emílio Guedes Lages-Belo Horizontee

  5. Mas nem que a vaca tussa o Brasil dará meia volta volver… O PT ganhou as eleições pra Presidente mas o poder sempre está e esteve nas mãos da direita -vide o Congresso Nacional – bancada ruralista e empresários são a maioria. representante do povo, alguns poucos.
    O PT faz o que dá pra fazer com esse Congresso em que a direita impera. e faz muito. Pra governar tem de fazer concessões. Sem isso, você está fora.
    O segundo mandato, com a Petrobras bombando na produção do Pré-sal e com as novas refinarias, será diferente na que se refere às contas externas e ao grau de investimento.
    Está chegando a hora de dar um pé-na-bunda do PMDB e uma pá-de-cal em cima do PSDB (que tomará o mesmo caminho dos DEMOs), e eles sabem disso.

  6. Temos que esperar tudo desta mídia… se o tomate não disparar, tem a questão da energia. A propósito, já começaram a falar do nível dos reservatórios….
    É de lascar! O melhor antídoto é se desligar completamente desta corja anti Brasil!

  7. amigos do esporte, muito boa tarde!

    Nao me dei conta bem antes, mas agora sou assaltado por uma grande e cruel dúvida:

    Não sei se a Globo é a SANGUESSUGA ou a CHUPACABRA do futebol do Brasil. Tudo a ver.

    Ps -Luciano mendonça estou contigo.

  8. A inflação de preços, que é reflexo de médio prazo da inflação monetária, só vai parar de subir no dia que o BACEN e os Bancos Públicos e Privados pararem de expandir a base monetária, com a benção do estado, acima da velocidade de expansão do que é produzido na economia.

  9. Todos sabemos que o governo neoliberal do PSDB, ajudado pelo DEM(O) quebraram o BRASIL.

    O que nao podemos esquecer é que o PMDB é um cancer que se instalou na nossa política.

    O PMDB é um parasita, vai para onde está o poder.

    Temos que dar um basta no PMDB para o bem do Brasil.

    Vamos votar em massa nos candidatos do PT e do PC do B., estes sao os partidos que teem compromisso com o futuro do Brasil.

    Fora PSDB,DEM,PSB, E O FAMIGERADO DO PMDB.

  10. Essa matéria do Estadão vai para a coleção da turma do quanto pior melhor. O importante é a manchete pessimista, ainda que o próprio texto matéria os desminta. Vai se juntar ao gráfico sobre inflação que a Globonews divulgou.
    Vamos lá, Fernando, sempre é hora para parar de fumar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *