A divulgação do elevado resultado do IPCA de março pelo IBGE – 0,92% – não causou surpresa.
Qualquer um que vá aos supermercado sabe que a elevação dos preços dos alimentos foi significativa.
Quando a gente analisa os números do INPC, que mede a inflação para as famílias com renda até cinco salários mínimos, fica claro o peso cruel da alimentação sobre os índices inflacionários.
Os produtos alimentícios aumentaram 1,88% em março, enquanto os não alimentícios ficaram com 0,37%. Em fevereiro, os resultados haviam sido 0,39% e 0,75%, respectivamente.
O lado bom é que o IGP-M do primeiro decêndio de abril, divulgado hoje pela Fundação Getúlio Vargas, apurado no final do mês de março (entre os dias 21 e 31 do mês passado), mostra uma forte desaceleração dos preços no atacado, que variaram 0,80%, nos dez últimos dias de março, quando no final de fevereiro subiram 1,55%.
Ainda é um valor muito elevado, não chegou aos preços ao consumidor e mesmo caindo ao longo do mês, vai fazer com que a inflação de abril, mesmo baixando significativamente em relação a março, suba no acumulado de 12 meses.
A aposta do Governo – incompleta, ao meu ver – é manter a desvalorização cambiam registrada de janeiro para cá, que foi de perto de 10% e que hoje compõe as contas do Governo.
Isso certamente foi observado pelos analistas quando, com o câmbio em torno de R$ 2,35, a Petrobras apresentou seu plano de investimentos levando em conta um dólar médio de R$ 2,23.
A falta de ânimo do Governo em combater o clima de pessimismo econômico vendido pela mídia e ajudado pela alta de preços provocada pela estiagem é preocupante.
É muito mais importante para o processo político que toda a “onda” em torno da Petrobras.
8 respostas
vi ao início do mes de março publicação no “agora.uol” sobre uma pesquisa em que haveria até 28% de diferença em preços nas gondolas para os caixas nos supermercados…, ou seja colocam um desconto nas prateleiras e os mesmos não ocorrem nos caixas, tenha a certeza, não existem mais planilhas de preços nos mercados como não existem nos automóveis
Não devemos ser ladrão do próprio dinheiro!!!
Interessante, terei que levar minha velha e boa calculadora.
E rapaziada, ja era, bye bye Dilminha, que em 2015, ficara sentada em frente a TV comendo pao de queijo com chimarrao e se deliciando com o seu controle remote!
Isso é vc. que pensa. É DILMA 2014 com força total!
Isso é vc. que pensa. É DILMA 2014 com a força do povo
Mariza, espero que vc esteja certa! So pra deixar claro antes que me chamem de tucano enrustido, eu voto nela, mesmo nao gostando dela.
Voto nela pelo Lula e pelo PT. Agora eu ando nas ruas, eu frequento locais publicos e por mais que digam o contrario a midia esta vencendo a batalha… eu sinceramente acho que ela vai perder no Segundo turno… e a culpa e dela mesma, que acreditou na tese do controle remoto!
Saí daí, troll! Vai babar a Reinaldete!
Eu tenho andado muito e conversado com pessoas de diferentes regiões e vertentes. Realmente a Dilma está deixando a desejar. Temos de exigir a volta do Lula ao combate, pois com ele o PT é imbatível. Não podemos correr o risco de ver interrompido o mais importante projeto de avanços e benefícios que o Brasil experimentou em toda a sua historia. Lula Já!