Inquérito da PF investiga corrupção em Pernambuco, veja os “grampos”

grampo

O Conversa Afiada e o Carta Maior republicam post de Noélia Brito – procuradora do Município do Recife – em que ela revela que um inquérito da Polícia Federal, em 2007, investiga corrupção no Governo Pernambucano e teria, diz ela, grampos telefônicos feitos  com autorização da justiça, dentro das Operações “Farda Nova” e ”Zelador”,”para investigar ações do doleiro Jordão Emerenciano, com o “Jogo do Bicho” (objeto da Operação “Zebra”), acabou por flagrar a intensa atividade de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva, de políticos e empresários, dentro do governo Eduardo Campos e até do que nas conversas se chamou de negócios com “petróleo”.

Veja, abaixo, as graves e detalhadas denúncias de Noélia, com reproduções do conteúdo do inquérito:

 

Investigações revelaram intensa atividade de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e corrupção de empresários e políticos ligados ao PSDB e ao PSB.

 

(*) Publicado originalmente no Blog da Noelia Brito

Grampos realizados pela Polícia Federal, com autorização da justiça, dentro das Operações “Farda Nova” e ”Zelador”, iniciadas ainda em 2007, para investigar ações do doleiro Jordão Emerenciano, com o “Jogo do Bicho” (objeto da Operação “Zebra”), acabou por flagrar a intensa atividade de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva, de políticos e empresários, dentro do governo Eduardo Campos e até do que nas conversas se chamou de negócios com “petróleo”.
Dentre os flagrados pelos grampos da Polícia Federal, destacam-se, pela desenvoltura com que operavam e direcionavam licitações e negócios de empresários em SUAPE, em troca de comissões que chegavam a 35% do valor contratado pelas mais diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado de Pernambuco, o ex-vereador de Jaboatão dos Guararapes, Geraldo Cisneiros, hoje um dos coordenadores da campanha de Aécio Neves, em Pernambuco e extremamente ligado a tucanos da mais alta plumagem, o ex-deputado federal Bruno Rodrigues, hoje do PSB, mas quando das práticas criminosas filiado ao PSDB e o até hoje presidente da CEASA de Pernambuco, Romero Pontual, do PSB e ex-tesoureiro de campanha do Partido Socialista Brasileiro e do ex-governador Eduardo Campos.

Da “Operação Zelador” surgiu a Operação “Farda Nova”, onde Romero Pontual é apontado pelos agentes federais como integrante de uma “verdadeira quadrilha” destinada a fraudar licitação para compra de fardamentos para alunos da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Já ali, chama a atenção dos agentes federais, o fato de que Pontual fora “tesoureiro da campanha” do então governador Eduardo Campos

Nos grampos, é possível acompanhar a desenvoltura com que o ex-tesoureiro de campanha de Eduardo Campos e do PSB, juntamente com o doleiro Jordão Emerenciano, direcionavam as licitações milionárias nos mais diversos órgãos do Estado de Pernambuco, para favorecer as empresas comprometidas com o esquema de corrupção de seu grupo: fardamento, combustível, merenda, medicamentos, empreiteiras, Petrobras, influência política, instalação de empreendimentos em SUAPE, nada ficava fora do esquema do que a própria Polícia Federal chamou de “Organização Criminosa”, que usava a própria sede da CEASA para reuniões de “negócios”:


Em um dos relatórios a que o Blog teve acesso, fica claro que o doleiro Jordão Emerenciano era uma espécie de Alberto Youseff dos esquemas de corrupção, em Pernambuco, que não poupava nem o FUNDEPE – Fundo de Pensão dos Servidores do Estado de Pernambuco, numa espécie de conluio com o então deputado federal do PSDB, depois filiado ao PSB, Bruno Rodrigues: “aparecem indícios de que o mesmo poderia estar envolvido na prática de crimes de tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, possível pagamento de propina a políticos dentre outros crimes contra o Sistema Financeiro, e operações ilegais de câmbio e corretagem, o que, pelo menos em tese, se constatado mediante investigação policial, formaria verdadeira Organização Criminosa”:


O relatório da Polícia Federal chega a comparar o esquema montado pelo doleiro Jordão Emerenciano juntamente com o ex-deputado Bruno Rodrigues com aquele arciculado pela Corretora Bônus Banval: “O esquema montado pelo DEPUTADO FEDERAL BRUNO RODRIGUES e por JORDÃO EMERENCIANO se assemelha ao esquema praticado pela BANVAL CORRETORA que se aproveita dos fundos de pensão para fazer operações(…):


A Polícia Federal flagrou, ainda, nos grampos, articulações do então vereador de Jaboatão dos Guararapes, Geraldo Cisneiros e do doleiro Jordão Emerenciano, junto  ao que chamaram de “caciques da política pernambucana ligados ao PSDB” para “aprovarem projetos e instalações de empresas no PORTO DE SUAPE”:

Outro fato que chama a atenção nos grampos da “Operação Zalador” é o próprio ex-governador Eduardo Campos ser flagrado cobrando Romero Pontual sobre a licitação da Saúde, apesar de Romero Pontual ser presidente da CEASA, órgão, portanto, totalmente dissociado da área a ele cobrada pelo ex-governador. Em outra conversa interceptada entre Romero Pontual e o ex-governador Eduardo Campos, observa-se que o assunto tratado é a licitação da “Educação”. Confiram:


Os grampos ainda apontam para a influência de Romero Pontual, juntamente com Jordão Emerenciano na Casa Militar, além de possível tráfico de influência do ex-deputado Bruno Rodrigues, junto ao governador de São Paulo, também do PSDB, que, na época, era o recém eleito senador José Serra:


Os grampos ainda apontam para vários contatos de Pontual com Antônio Figueira, à época presidente do IMIP, o que leva a crer que o contrato a que se referia o então governador Eduardo Campos, era a terceirização dos Hospitais e UPAS para a entidade presidida por seu futuro secretário de Saúde, que também aparece nos grampos da Operação Assepsia do Ministério Público do Rio Grande do Norte, que resultou na cassação da prefeita de Natal, Micarla, do PV.

O presidente da CEASA de Pernambuco, Romero Pontual, de acordo com as investigações realizadas pela Polícia Federal, nas Opreações “Farda Nova” e “Zelador”, mantinha rotina de almoços com o ex-governador Eduardo Campos, ao mesmo tempo em que manipulava os resultados das licitações e negócios nas mais diversas secretarias e órgãos do governo de Pernambuco, o que demonstra o alto grau de confiança e proximidade do Chefe do Executivo pernambucano com seu subordinado, chefe do esquema de achaques ao Erário, flagrado pela Polícia Federal:

O filho de Romero Pontual, conhecido como Romerinho, é dono de várias empresas fornecedoras de merenda escolar, entre elas a “Casa de Farinha”, fornecedora, por coincidência, de todas as prefeituras do PSB, inclusive para a Prefeitura do Recife, Ipojuca, São Lourenço da Mata, Paulista, Moreno e para o governo do Estado de Pernambuco.
As empresas de Romero Pontual Filho também já foram alvo de Operações da Polícia Federal. Em um trecho das gravações, os policiais flagram uma conversa entre pai e filho sobre um cheque que haveria para eles na sede da Construtora Moura Dubeux e que foi considerada uma “conversa obscura” pelos agentes federais:

O que causa estranheza é que tendo sido iniciadas em 2007, nenhuma dessas operações, apesar dos flagrantes de crimes gravíssimos, até agora resultaram nem no afastamento do senhor Romero Pontual e nem muito menos em processos ou prisões para os criminosos flagrados, pela própria Polícia Federal, com o conhecimento do Ministério Público Federal, em atos atentatórios contra o Erário.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

32 respostas

  1. caro Fernando, esse material explosivo não deveria estar sendo publicado aqui e ali (nos blogues sujos) de forma compartimentada. deveria sim ser feito um pool, algo conjunto, envolver Barão de Itararé, sei lá, forças de esquerda que ainda acreditam num país melhor e fazer de tudo isso Notícia, fazer chegar ao armazém da esquina. ando rouco, por assim dizer, e não tenho poderes maiores de penetração, nem rede social virtual eu uso. acho que todas as armas que tivermos, nós os progressistas (pois assim me vejo), devemos usar de forma mais contundente denúncias como essas. o Minas sem Censura tem minhas críticas (deputados do bloco estão de volta com minha ajuda, meu voto) e talvez esteja agindo tarde demais, inclusive no seu papel de fiscalizar o executivo corrupto que mandou em MG nos últimos anos. enfim, é isso.

    1. Também acho que este material todo está bem confuso e difícil de ser clareado para fins de informação e propagação imediata. Apesar de todo o seu potencial, não tem tempo para ser digerido pelo eleitor agora e já. Talvez seja perda de tempo ficar muito colado em cima disso, além do que aí se possa sintetizar com um quarto de lauda. Se fossem duas ou três frases bombásticas, ainda melhor.

      1. Tb acho! Até pq o Aécio esquiva disso fácil, fácil… Já que ele pessoalmente não tem nada a ver com o escândalo, se isso crescer, ele simplesmente afasta os envolvidos da sua campanha e ainda faz propaganda que “corta na carne” ou vai perseguir corruptos, etc…
        Acho melhor investigar MG, coisas que ele tenha envolvimento direto….

  2. O tucanato não deixa pega fácil não , são espertise no assunto corrupção, lavam dinheiro e ainda usam amaciante.

  3. E aí, Ministério da Justiça?
    E aí, Ministério Público?
    E aí, Judiciário?
    Que república é essa?
    Temos, todos, que virar Virgulinos, Jesuínos, Marias Bonitas?

  4. Camaradas.
    As provas são contra o Campos, sinceramente não vejo como incriminar Aécio.
    Infelizmente, ademais não há explosivo suficiente para movimentar o PIG.
    Mas continuemos na luta.

    1. A única maneira de tocar nos brios dos pernambucanos é chamar isso aí de “Podridão Pernambucana”. Foi em se chamar de “Mensalão Mineiro” que se tocou nos brios dos mineiros, resultando em derrota de Aécio naquelas plagas.

    2. Tb acho que isso não pega em Aécio, até pq, sejamos francos, ele não tem nada a ver com essa história… É mais fácil isso espirrar na Dilma, que o PSB era aliado do PT em 2007… Tá cheio de coisas em MG para serem investigadas, acho que o foco tem que ser esse!

  5. Vão abafar esse escândalo, para lançar as novas ‘bombas’ segundo aquela calunista da Foia e do GNews que seriam uma fraude em MG em que um jatinho estava levando não sei quantos mil ou milhões para compra de votos e a velha mesma CPI que detona todo mundo do PT. Como não acredito que logo em MG, bordel de playboys, com a família tradicional mineira sempre vigilante, isso tenha acontecido, não memorizei o montante do novo escândalo. Jornais mineiros todos a favor. Tão jogando de volta a acusação que lhes cabe. Não sei se alguém leu no uol ou estadão na Internet, pequena matéria que dizia que Aécio estava pagando para pessoas acompanhá-lo em passeata, até que topou com o mineirinho que negou-se a cumprimentá-lo. Foi amplamente noticiado. De novo, a CPI para funcionar como bala de prata, youssef, contadora do youssef e blábláblá geral. Esse escândalo envolvendo Campos e seu governo talvez seja, junto com o jato fantasma que virou pó, o motivo porque já logo no funeral, terem cooptado a família de uma vez por todas. De repente, Campos pode não ter morrido, virando nosso Elvis Presley. Nós não vimos o corpo, tudo pode ter acontecido. É viagem? Talvez sim, talvez não. Acho que irei começar um romance brasileiro baseado nas conspirações americanas. Agora, falando seriamente de forma concreta, esses escândalos do PSB e seu governo em Pernambuco, são a chave para compreender tanto imbroglio e tanta adesão. Além de tanta blindagem. O PSB psdbizou.

  6. Pessoal já tomei meu grogue agora dá pra ter estômago pro resto.
    Agora dá pra perceber os motivos pelos quais aquele vagabundo daquele Campos lançou-se a Presidência.
    Servir de escada ao moribundo psdb, isso fica claro com a adesão de nomes totalmente alheios à esquerda no PSB do pateta do Roberto Amaral e da embusteira da Erundina, claro, para garantir os votos do comitê para definir um apoio no segundo turno.
    Tudo perfeitamente arquitetado antes, inclusive com D. Marina ( aquela santa p….).
    Muita sujeira, por isso inclusive , Dilma cortou as pernas dele e vinha dando gelo naquele vagaba.
    Com a palavra a impoluta D. Renata !
    Isso tem que vazar em Pernambuco, pra o povo de luta.

    Outro assunto: Ate Leilane Neubarth tirou uma lasquinha dos nordestinos, que se tiverem sangue nas veias votam 90 % na Dilma neste segundo turno.

    Vide abaixo:

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/156351/Jornalista-da-Globo-debocha-do-Piau%C3%AD-por-apoiar-Dilma.htm

    Mas o bacana é que a maioria absoluta defenestrou o comportamento canalha da global. Por isso continuo dizendo, por favor, não malhem os paulistas, nem todos são doentes.

  7. Inclusive , hoje é Dia do Nordestino, parabéns a todos eles.

    Filhos, netos, amigos, vizinhos, companheiros.

    Viva O NORDESTE E SEU POVO ! HOJE A VANGUARDA DESTE PAÍS !

  8. Mais uma BOMBA do PIG, mais um depoimento do PR Costa detona PT, PMDB e PP.
    Isso é que dá fazer omelete na Ana Maroa Brega.

  9. Vamos que vamos: Dilma de novo com a força do povo ! ! ! !

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

  10. Claro que essas revelações nunca serão divulgadas na Globo, nem na Itatiaia (rádio tucana de Minas), nem na Folha, nem na Veja, nem na Band, nem no Estadão, nem em órgão algum da chamada grande mídia. Vivemos uma ditadura midiática anti-petista. Foi a mídia golpista que garantiu os votos de Aécio em SP, estado cujo povo é o mais bombardeado pela mídia anti-povo brasileiro. O PT tem uma dose de culpa na situação que vivemos, de um governo com muitas conquistas sociais sendo bombardeado 24h por dia por uma mídia golpista, e sem qualquer direito de defesa. É o preço por ter se acovardado no combate ao monopólio da mídia. Dilma só terá apenas 20 minutos de campanha por dia, durante alguns dias; Aécio terá 23h40m diariamente, saltando para 24h nos três dias antes e durante as eleições.

  11. Brito, isso provavelmente é apenas aa ponta de um iceberg .

    Não foi atoa que Campos saiu candidato com dobradinha com aécioporto .

    Sabia juntamente com o pessoal de Pernambuco que os tucanos são íntimos do PIG e Judiciário . Ficarão livres de qualquer ato corruptivo . A tesoureira do Yussef desmentiu a Veja, mas as notícias são que tudo é culpa dos petistas .
    Dilma, será obrigada a lançar tudo na cara do Aécio . Por essa e outras não acredito em eleições. Urge um encontro dos partidos que discordam do projeto neoliberal/entreguista dos tucanos/PSB pára tratar da resistência no Congresso e principalmente nas ruas . Não estou dizendo que Roussef perderá as eleições, pois acho que vencerá, mas é urgente uma reorganização dos que defendem um Brasil mais jutos. União campo/cidade, enfim de todas correntes pró país para os brasileiros e não para os gringos.

  12. Brito é fora de pauta , mas peço licença para publicar aqui uma carta endereçada a Luiza Erundina:

    Exma Deputada.
    Luiza Erundina.

    Mais uma vez me manifesto em tema espinhoso, contudo, por entender que a democracia requer discussão dos opostos e ter a certeza absoluta do caráter democrático e plural com que a nobre deputada exerce não apenas o mandato, mas sobretudo a delegação de poder dada pelo povo, sinto-me a vontade para faze-lo.
    A pouco mais de um mês quando da homologação da candidatura de Marina Silva à Presidência da República por este partido, manifestei minha insatisfação com o que considero uma guinada a direita do PSB e por via de consequência, também da deputada.
    Hoje, infelizmente, mais um capítulo deste trágico caminho foi escrito e de forma indelével ficará marcado na história do PSB, PSB inclusive que já não existe mais como Partido de esquerda programática e ideológica, mas que por um mínimo de coerência histórica e honestidade para com seus milhôes de eleitores, jamais poderia ter dado as mãos ao que existe de mais arcaico, nefasto, retrógrado , corrupto e imoral no cenário politico nacional – a candidatura do senador Aécio Neves, seu partido o PSDB e seu coadjuvante maior o DEM.
    Não se faz necessário expor os motivos de minhas afirmações, pois que a senhora bem conhece o quadro vivo no Estado de São Paulo, governado por este consórcio a mais de 20 anos, ademais , viveu e sentiu o desastre que foi o des-governo do Sr, FHC em todos os sentidos e sobretudo na castração de direitos da classe trabalhadora e do ataque e desmonte do Estado Brasileiro que tantas vidas e sangue de nosso povo custou a sua formatação, sem adentrar demais no aviltamento absoluto da soberania nacional.
    Como eleitor, cobro uma resposta da nobre deputada, uma vez que minha primeira carta resta sem nenhuma consideração sequer de sua assessoria.
    Aliar-se , ainda que o vosso voto tenha sido divergente, com esta proposta arcaica, divisionista e reacionária representada pelo PSDB, sem dúvida cobrará um preço por demais caro ao PSB e a nobre deputada, pois se aceitar Marina Silva filiada ao partido, aceitar o cargo de vice governador no Governo Alckmin e ainda, após a tragédia que ceifou a vida de Eduardo Campos, efetivar a aventureira Marina Silva como candidata do PSB quando se sabe que esta apenas usou o partido como uma barriga de aluguel em si já denotam a perda de rumos e de idéias e ideais, entretanto, aprovar uma adesão acrítica a um projeto muito distante dos anseios do País que temos por construir para todos reveste-se numa traição histórica ao nosso povo e ao grande líder deste partido ( na minha opinião ) o sertanejo Miguel Arraes.
    Por fim, reitero minha admiração pela sua figura pública, pela sua trajetória política mas do alto da humildade de um anônimo eleitor, com profundo desgosto, declaro que desconheço a Luiza Erundina que coerência e luta sempre representou.
    Neste momento, nobre deputada, figuras como Pastor Everaldo, Levy Fidelix, Silas Malafaia, FHC, Geraldo Alckmin, Aloisyo Nunes, Ronaldo Caiado, Roberto Freire e tudo que existe de mais reacionário, retrógrado, escravocrata e obscuro na política nacional, conta com a força de suas mãos honradas para ajuda-los a destruir o pouco que existe de cidadania e civilização em nossa pobre sociedade.
    Com uma profunda decepção no coração.
    Aguardo uma resposta.

    Respeitosamente.

  13. E o diretor,demitido e preso,e do PSDB,deitou falação e os jornais da direita,inclusive o Correio do Povo aqui de P.Alegre estão mancheteando,um monte de mentiras,que ninguém pode desmentir,já que a imprensa esta aproveitando qualquer denúncia,para espalhar entre os eleitores.E os leitores e tele-expectadores desses lixos,acreditam.Citou somente o PP,PT e PMDB.Imaginem não ter nenhum outro de outro partido,para montar tamanha mentira.

  14. Por que a PF vaza tudo nesta hora? Especialmente contra o PT? Por que Gilmar Mendes assegura que esse lixo da Veja fique impune apesar dos seus factoides, prejudicando a democracia do país e nada acontece à revista e, muito menos, a esse juiz? Por que há um post no Blog do Nassif que sugere não ser confiável o sistema operacional de totalização de dados do STE? E nada é verificado? Por que os tucanos, como FHC, deitam a falar bobagem (o que não é novidade) numa hora dessa, dando a entender que não se contém da certeza da vitória, mal terminado o primeiro turno, no qual Aécio termina há mais de seis pontos atrás de Dilma e, três dias depois, surge, uma pesquisa, supostamente mandrake, mostrando que Aécio têm mais de 50% dos votos, mais de 15% do que obteve no primeiro turno, enquanto Dilma permanece com a mesma votação? Sabendo-se que não houve nenhum acontecimento que justificasse fantástica mudança? Nada parece verossímil. Tudo parece fraude e, nada acontece.

  15. Para a votação de Dilma melhorar em SP não adianta falar dos programas sociais, as pessoas já reconhecem e até a oposição teve que “prometer” que vai continuar. As obras que o PIG escondiam também já foram mostradas à exaustão no primeiro turno.
    Aqui o que está pegando é o rótulo de partido corrupto e mensaleiro que foi colado pelo PIG e explorado 24 horas pela oposição.
    Para reverter isto tem que ir para a jugular e mostrar, de fato, quem é o partido mais corrupto do Brasil – o PSDB.

  16. Agora é denúncia de corrupção para todo lado, com um detalhe importante: A CORRUPÇÃO PEGA NO PT.
    Podem notar que essa denúncia não será matéria do JN.
    Já o caso do avião transportando dinheiro de Belo Horizonte está pulando na mídias do país.

  17. Ontem, pouco antes do início da reunião, eu fui à sede do PSB e deixei lá uma carta ao Dr. Amaral.

    Na carta, eu expressei frustração e escrevi que me sentia esbofeteado pelo partido.

    O PSB não soube conter Eduardo Campos, na sua sanha de poder inconsequente.

    Agora, surgem montanhas de fatos incontestes que desnudam o que foi , verdadeiramente, o governo do PSB em Pernambuco.

    O que se percebe é a falta de comando e a anuência à vontade de se tornar um partido hegemônico, jogando no esgoto nomes ilustres e toda uma história.

    É isso aí. O PSB cometeu suicídio político , a exemplo do PPS.

    Sergio Govea.

  18. Por vezes parece que o maior alienado deste país se chama PT. A absurda ingenuidade dos governistas do PT é causa de desalento ou de impaciência geral. Pode se sentar quem estiver em pé, para não cair: – Hoje o Guido Mantega foi atraído para uma armadilha dentro dos estúdios da Globo News, onde fará um “debate” com ninguém menos que Armínio Fraga, tendo Míriam Leitão como moderadora! Óbvio que não há a menor, a mais mínima possibilidade, do governo e de sua candidata Dilma se saírem bem de uma arapuca como essa. Na mais otimista e longínqua das possibilidades, um colóquio amigável de Mantega estará legitimando a figura de Fraga, um neoliberal entreguista notório, como pessoa a ser levada a sério pelos brasileiros, e quando ele viesse a assumir a Fazenda, todos já estariam acostumados com o lobo famélico em pele de cordeiro.

  19. Baader tem razão. Esse material tem que ser difundido à exaustão. É uma arma e tanto. Mas tem que ser rápido. Bem rápido, pois não temos muito tempo.

  20. Aprendi como Advogado que o SIMPLES MOSTRAR os documentos e informar a situação do processo na justiça gerava uma confiança e convicção do Reclamante, muito embora nada tenha lido. No mundo político acredito que mostrar os documentos probantes gera psicologicamente uma situação positiva.

  21. Hoje tem a pré-estreia do novo filme do Silvio Tendler “Privatizações – A distopia do capital”, a partir das 18h30, no Cineclube Silvio Tendler, no Museu da República (Catete). O filme é uma realização da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

    Seguem abaixo e em anexo o teaser, o flyer e o release de divulgação. Qualquer dúvida, falar com Camila (Fisenge), Katarine (Senge-RJ) ou Jean (CUT-RJ). Destacamos que este evento é exclusivo para comunicadores, formadores de opinião e militantes do nosso campo. Por favor, não repassem para outras listas. Qualquer sugestão de divulgação entre em contato conosco.

    Esperamos vocês lá! Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=t_WtFr61n0w

    Privatizações: a Distopia do Capital
    O novo filme de Silvio Tendler ilumina e esclarece a lógica da política em tempos marcados pelo crescente desmonte do Estado brasileiro

    A visão do Estado mínimo; a venda de ativos públicos ao setor privado; o ônus decorrente das políticas de desestatização traduzidos em fatos e imagens que emocionam e se constituem em uma verdadeira aula sobre a história recente do Brasil. Assim é Privatizações: a Distopia do Capital, que terá sua pré-estreia amanhã, quinta-feira, às 18:30h no Cineclube Silvio Tendler, no Museu da República, Catete.

    Realização do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), com o apoio da CUT Nacional, o filme traz a assinatura da produtora Caliban e a força da filmografia de um dos mais respeitados nomes do cinema brasileiro.

    Em 56 minutos de projeção, intelectuais, políticos, técnicos e educadores traçam, desde a era Vargas, o percurso de sentimentos e momentos dramáticos da vida nacional. A perspectiva da produtora e dos realizadores é promover o debate em todas as regiões do país como forma de avançar “na construção da consciência política e denunciar as verdades que se escondem por trás dos discursos hegemônicos”, afirma Silvio Tendler.

    Vale registrar, ainda, o fato dos patrocinadores deste trabalho, fruto de ampla pesquisa, serem as entidades de classe dos engenheiros. Movido pelo permanente combate à perda da soberania em espaços estratégicos da economia, o movimento sindical tem a clareza de que “o processo de privatizações da década de 90 é a negação das premissas do projeto de desenvolvimento que sempre defendemos”.

    Dia: 9 de outubro de 2014, quinta-feira
    Hora: 18:30h
    Local: Cineclube Silvio Tendler, Museu da República
    Endereço: Rua do Catete, 153 – Catete.
    Metrô: Estação Catete

  22. O áudio do depoimento do Paulo Roberto Costa é…chocante…devastador.
    Caras! Como ignorar isso? O que aconteceu com o PT? O que fizeram com o PT?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *