Inspetora da ONU: rebeldes é que usaram armas químicas

Essa notícia deveria estar na primeira página dos jornais, mas o arco midiático em apoio aos lobbies da guerra restringiu severamente sua disseminação. Uma das inspetoras da ONU encarregada de checar o uso de armas químicas na Síria declarou, em maio deste ano, que todos os indícios apontavam para a responsabilidade dos rebeldes. Os rebeldes é que estariam usando armas químicas, e jogando a culpa no governo.

A declaração de Carla Del Ponte circulou em alguns veículos europeus (como a BBC) e em todos os sites árabes, mas foi abafada pela hegemônica mídia pró-americana. Autoridades russas, nervosas com a possibilidade dos EUA iniciarem mais uma guerra insana, voltaram a citar o testemunho de Ponte no intuito de amainar o frenesi guerreiro dos falcões americanos.

Apesar da declaração de Ponte não se referir aos ataques mais recentes, a informação colhida por ela reforça a teoria de que são os rebeldes é que usam gás sarin para chocar a opinião pública mundial e jogá-la contra o presidente sírio.

Segundo o New York Times, Obama deu um passo atrás, e afirmou que deixará a decisão de atacar a Síria nas mãos do Congresso. Mas é difícil acreditar que o Congresso resistirá a pressão dos bilionários lobbies da guerra e da grande mídia americana. O New York Times, como sempre, apoia a guerra; daqui a alguns, possivelmente, fará uma mea culpa.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

16 respostas

  1. Nós deveremos ter compromisso com a verdade. Esse negócio de alguém no mes de maio dizer que uma inspetora da ONU disse que as armas químicas eram dos rebeldes…. pelo amor de Deus. Porque não disse no mes de maio? porque só agora?. O TIJOLAÇO deve, também, ter cuidado com o que publica. Sabemos que Obama=Bush então tenhamos cuidado na informação. Desejo que o Assad seja preso perpetuamente mas não posso desejar sua morte em troca de mil outras.

    1. Filhote… FOI falado em maio.

      Pelo amor… leia direito as coisas antes de criticar, no próprio texto afirma que a declaração da inspetora foi trazida DE NOVO à tona, e os links no texto datam de maio.

  2. A mídia não é o terceiro poder, é o primeiro.
    E tem um exército de soldados em numero
    infindável.
    E eles depois da guerra, ressucitar a
    Bien Laden, que Retornará das profundezas
    do oceano.
    Porque 2/3 do planeta não tá nem aí para isto.
    Alguém acha que o povo da Síria aguenta esta
    pressão.
    Já era.

  3. Uma hora a coisa pode se incendiar e vocês sabem como começa uma encrenca deste tamanho, mas não sabem como termina. Isto ai é briga de Cachorro grande. A Rússia está lá e a Síria conta com muitos aliados. A Síria é um País de Povo valente. Ninguém espere que aconteça o que aconteceu na Líbia. Lá na Síria o buraco é bem mais embaixo. Uma encrenca deste tamanho pode sim, incendiar todo o Oriente Médio.

  4. Vamos lá Dilma. Faça do limão da subida do dolar uma limonada. O Lula fez quando entrou no governo. O país passou a exportar e gerar emprego porque o dolar mais alto estimula a exportação e afugenta a importação.

  5. Certamente, existem interesses manipuladores a incentivar o início de um conflito que resultará em guerra. Mas existem sim grandes possibilidades de terem sido os rebeldes que usaram armas químicas. Entretanto, todo o cuidado é pouco para que o Pentágono não cometa um grande erro. A maneira correta, deve ser em primeiro lugar a identificação do verdadeiro autor do ataque com armas químicas, localizá-lo prendê-lo e julgá-lo. Um ataque, é o mesmo que atirar a esmo não se importando onde os tiros irão acertar. É dar tiro no escuro. Um ataque somente fará com que vidas inocentes sejam ceifadas. Mas me pergunto; Onde está a inteligência do povo americano? Ou estão mesmo é interessados em mais desgastante atrito guerreiro para exibir forças?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *