Intercept volta a ter a iniciativa do jogo

O silêncio da Globo , até este momento em que escrevo, sobre a declaração do hacker de Araraquara de que não recebeu dinheiro e repassou os arquivos de diálogos de Deltan Dallagnol, Sérgio Moro e procuradores da Lava Jato, é eloquente sobre sua tristeza.

Nos últimos dois dias, o morismo tinha tomado a iniciativa do jogo político na “Vaza Jato” e deixando o jornalismo que revelou as promiscuidades e ilegalidades praticadas em Curitiba diante da desagradável situação de ver-se associado a estelionatários, cheios de passagens na polícia e na Justiça.

Embora isso nada tivesse a ver com o conteúdo das informações reveladas, claro que era uma fragilização, muito embora a história da invasão de celulares estivesse – e ainda está – cheia de incongruências.

Não ter havido pagamento e identificação – seja o personagem de Araraquara ou não a fonte – tudo isso vem abaixo. O que resta ali, sendo ou não os hackeadores, é um grupo de estelionatários, que não tem ligação com o conteúdo dos arquivos, obtidos por eles ou não.

Apesar do silêncio global, está claro que Greenwald escapou de seu principal perigo: o de ficar isolado, por medo dos veículos que se associarem à divulgação das mensagens recuarem diante da história dos “hackers” pilantras.

Prevaleceu o óbvio: o que importa é a veracidade da informação, o fato, não o caráter do informante primário.

A Folha acaba de divulgar uma nota dizendo que “não comete ato ilícito para obter informações, nem pede que ato ilícito seja cometido neste sentido” mas que pode “publicar informações que foram fruto de ato ilícito se houver interesse público no material apurado”.

E há, é evidente.

Não sei se hoje ou se amanhã, o The Intercept moverá uma nova pedra no tabuleiro.

 

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (25)

  • Eu tenho a impressão de que mesmo sabendo tudo de ilegal que carrega no currículo, mr. Moro acredita que tem proteção da Globo (e que quem lhe nega proteção esteja corrompido pela avidez por fofocas e audiência) porque de fato prestou um serviço precioso ao país. Falta ter certeza de qual país ele está falando.

  • Mais uma vez ,estamos a teorizar sobre a narrativa criada por eles.Assim como no GOLPE ,todo o processo e os tempos do mesmo estavam nas mãos deles ,assim pretendem faze-lo novamente.
    E estão conseguindo neste momento.
    PASADO UM TEMPO ,FICARÁ CLARO QUE TODA ESTA HISTÓRIA DE HACKERS É UMA _____FARSA____,MAIS UMA DO DELINQUENTE MORO.
    HISTÓRIA MUITO MAL CONTADA E DESTINADA A GANHAR TEMPO E DILUIR O FOCO REAL DA QUESTÃO,OS CRÍMES COMETIDOS PELA QUADRILHA DA LAVA JATO CHEFIADA PELO MARRECO CRIMINOSO .

  • A sordidez da matriz originária do golpe - estacionada nos EUA - é suficiente para contratar mercenários para atuarem em favor de seus propósitos. Quero dizer que é possível a esses mercenários - contratados para essa versão estapafúrdia dos hackers de Araraquara - terem sido instruídos a dizerem que o encaminhamento do material vazado foi "...de forma anônima, voluntária e sem cobrança financeira.". Embora pareça contraditório (porque pode livrar Glenn de outras ações persecutórias, neste momento), essa versão dá tempo de reação aos golpistas, retoma a iniciativa do jogo, deixa o conteúdo vazado por Glenn em segundo plano, credita uma certa "competência" à Polícia Federal, permitindo adiante as variantes necessárias para uma narrativa em que os crimes cometidos não sejam investigados e seus autores - eventualmente - punidos, fazendo com que, como diz o filósofo popular: "mudar tudo que for possível para manter tudo exatamente como estava antes (do vazamento).

  • Como se dizia antigamente, está uma briga de foice no escuro. Só que, neste caso, os contendores enxergam com óculos especiais que nós não temos. Rssss

  • A Globo deve ter se tocado que nao da mais pra defender o Mofo sem jogar os proprios funcionarios aos leoes, porque se podem prender o Greenwald afora, por que nao prender outros depois? Afinal, onde passa bo passa boiada.

  • Ele não ficaria isolado por não contar a grande mídia nacional . O que for publicado no THE INTERCEPT BRASIL , seria replicado em toda a blogsfera e parte da mídia dominante . Teria sim a repercussão e efeitos desejados .

  • Globo equilibrando-se no fio da navalha...tem tudo para acabar sangrando. A maioria da população vai entender essa questão: The Intercept não teve envolvimento com bandidos, apenas transmitiu informações, se é que os documentos tiveram origem nesses russos (kkkkkk) de Araraquara.

  • Estelionatários ou não, se esses hackers realmente foram os responsáveis pelo vazamento das informações, merecem uma medalha. A maioria da esquerda vive andando num fio, receosa de escancarar a ditadura enrustida que estamos vivendo e duvido que tentaria entrar nos celulares desses cretinos da lava jato. Fizeram mais pelo Lula do que a maioria da esquerda brasileira.

Related Post