Ipespe: nada muda na eleição presidencial

Nova pesquisa XP/ Ipespe, basicamente os mesmo resultados que se repetem há meses, confirmando que as preferências eleitorais na disputa presidencial seguem cristalizadas e, sobretudo, concentradas na dupla Lula (43%) e Jair Bolsonaro (26%) que vem mantendo os dois principais candidatos com somando cerca de 70% dos votos.

Isso, excluídos os que pretendem votar e “nulo/branco/nenhum”, deixa 20% para serem divididos por todo um leque de candidatos que, por enquanto, só aumentam seu número, embora não aumentem o “lote” de votos.

E, entre eles, também se mantém, desde o segundo semestre de 2021, igual desempenho (com um ou dois pontos a mais ou a menos), o desempenho de Ciro Gomes e Sérgio Moro, mas a este o Ipespe confirma o crescimento da rejeição ao ex-juiz, tal como aconteceu na pesquisa CNT/MDA, quando marcou 58,2% de declarações de que os entrevistados “não votariam de jeito nenhum”. Nesta, tem 54%

Os resultados de 2° turno, da mesma forma, não se mexem e Lula tem 54% a 32% contra Bolsonaro e 52% a 31% contra Sergio Moro.

Lula segue a dois pontos e meio de uma vitória no 1° turno, mas isso se mostra muito mais fácil na teoria do que na prática, porque ainda não caiu a ficha de que Bolsonaro não está derrotado e que vai atrair o voto do eleitor que teve sua cabeça envenenada por tantos anos de ódio.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *