Num raríssimo pronunciamento, o embaixador do Irã no Brasil, Seyed Ali Saghaeyan, disse que, diante das negativas do Brasil em abastecer os cargueiros iranianos que estão com uma enorme carga de milho comprado aqui nos porões, impedidos de zarpar, que “talvez as autoridades em Teerã possam tomar alguma decisão porque este é um mercado livre e outros países estão disponíveis”.
Tradução direta: vamos comprar em outra freguesia, fácil de achar.
E, claro, o Brasil terá de vender para outros fregueses, nem sempre tão disponíveis.
Um país não pode colocar seus interesses comerciais a serviço de ideologias, não é isso que os liberais vivem dizendo?
Seria pouca coisa? No caso, informa O Globo, “os iranianos são responsáveis por comprar um terço de todas as exportações brasileiras do produto”.
Teremos adotado o “Comércio com Partido”?
Lamento informar, mas não iremos vender este milho para os EUA, que são também exportadores deste grão.
A nossa parte, no negócio de obedecer ao governo Donald Trump é o prejuízo.
19 respostas
O agronegócio colhendo o que plantou. Literalmente.
Literal e figurativamente.
Verdade…….imagine se resolverem fazer o mesmo com a China para agradar o Trump….Daí o agronegócio vai surtar.
Dando nome aos bois, agronegócio é a velha oligarquia latifundiária com maquiagem de miss pig.
Vai lá Irã, não negocie com bandidos !
Imagino a cara de felicidade dos nossos ruralistas com esta perda bilionária de mercado…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O governo de Teerã demorou a tomar essa solução, pela falta de respeito no ocorrido. Envia um navio tanque para abastecer seus navios, pois petróleo e dinheiro lá não falta, e vai comprar milho em outra praça. Talvez até de melhor qualidade. Deixa o milho brasileiro para os “trogloditas do bozonegócio” comerem. Talvez eles ainda aproveitem o sabugo do milho para fazer arminha e enfiar no… .
Não informaram o Planalto que o Irã é nosso quarto maior parceiro comercial ? desse jeito a conta não vai fechar nunca mais.
Quero que o agronegócio quebre por muitos anos. Que os ruralistas idiotas se obriguem a pedir desculpas para o PT e para o LULA, depois da falência. E comam toda sua produção destinada a exportação. Mercado interno jamais será suficiente para comprar toda a produção.
Imagine o cenário de destruição, com todo o oriente médio deixando de comprar no Brasil, a Rússia deixando de comprar carne do Brasil, a Europa deixando de comprar do Brasil ( esses por causa do agrotóxico ), vai sobrar fazenda para os ruralistas e seus filhos capinarem com enxadas. Todo o maquinário financiado na época do PT com juros subsidiados vão virar sucata imprestável.
Valeu meu caro.
VERDADES.
Caso o mercado externo se feche repentinamente, inicialmente os preços internos tendem a desabar, até desovar o que for possível da produção. Num segundo momento, a produção diminui, o desemprego acelera e os preços dos alimentos disparam. Terra arrasada, caos e fome, uma situação pré-revolucionária.
Tem uma coisa no direito Internacional que se chama RECIPROCIDADE…
O governo messiânico mito(i)lógico vai descobrir o que isso significa com a República Islâmica do Irã…
Muita gente do agrobusiness que apoiou este lunático vai perder rios de dinheiro que, seja feita este reconhecimento, foi um mercado aberto e patrocinado por e durante o governo petista.
Antes do governo Lula o comércio exterior com o Irã era inexpressivo, HOJE o mito arrisca o quarto maior parceiro comercial do Brasil que em 2018 gerou um superávit a favor do Brasil de 4,551 bilhões de dólares, só para ser capacho simpático americano…
Comercio Exterior com ideologia sai MUITO CARO…
Vai sobrar milho. O preço vai cair. O compromisso com os bancos vai estourar. A carne de porco e de aves vai encalhar, porque em toda parte se vai engordar. Um problema dos diabos para cima de quem prefere se arruinar do que vender aos inimigos da gloriosa pátria dos… americanos.
Anos, talvez décadas, de trabalho para conquistar mercados no exterior estão sendo jogados ao lixo pela idiotia reinante no país desde que um demente assumiu a presidência. Até quando empresários e pessoas de bem continuarão apoiando esse louco e essas loucuras?
Agora os eleitores de Bolsonaro terão milho abundante e barato em seus cochos…
Vão comprar dos EUA que não são idiotas. viva o Bolsonaro. Kkkkk
E quando ocorrerem as primeiras denúncias europeias e internacionais de que produtos brasieliros estão contaminados por excesso de agrotóxicos, bem, aí vai ser um horror!
E segue o baile!
Quem paga a sobrestadia do navio? Caso o milho se estrague, quem paga?