Israelenses vão embora. A propaganda atolou-se na lama de Brumadinho

Os 136 militares israelenses estão deixando a área do desastre da barragem de Brumadinho.

É evidente que nenhum deles, como pessoa ou profissional de resgate, merece qualquer condenação e as críticas que se fez – e se faz – não é pelo fato de serem judeus: valeria o mesmo se fossem turcos, javaneses ou extraterrestres.

O fato é que também eles foram vítimas de uma irresponsável e abjeta operação de propaganda política dos governos brasileiro e de Israel.

Durante dois ou três dias foram saudados como se fossem seres superiores, carregando varinhas mágicas tecnológicas, capazes de localizar sobreviventes e corpos num passe de mágica, num estalar de dedos.

Depois, quando se viu que isso não existe, ao menos da maneira que se propagava, desapareceram do noticiário. Trabalharam, com muita dificuldade e parquíssimos resultados, durante apenas dois ou três dias, também.

Agora, talvez até por serem profissionais corretos e perceberem que não faziam qualquer diferença em matéria de capacidade de resgate de corpos, decidiram – antes de qualquer comunicado oficial de Governo – deixar o local.  Tropas militares, de qualquer nacionalidade, não gostam de amargar fracassos.

São os bombeiros, desde o primeiro momento, os grandes e únicos responsáveis pelos trabalhos e continuam a ser, com colegas que chegam de outros estados, agora que homens e mulheres, depois de uma semana se arrastando pelo barro mole, dão sinais de exaustão, diante de dificuldades que não deixaram recuperar até agora nem um terço dos prováveis corpos que jazem no lamaçal.

Compreensível, normal e humano.

O que foi e é incompreensível é que se tente justificar a ausência de militares brasileiros – exceto por um ou outro helicóptero – nesta ação em que  poderiam ter feito diferença desde o início.

Não se ofenda as Forças Armadas brasileiras dizendo que não têm especialistas em resgate.  Têm e é inexplicável que não tenham sido empregadas rapidamente.

Como não é crível que o governo de Minas Gerais tenha recusado essa ajuda. Aliás, ainda que  insanamente recusada, o governo mineiro, quebrado e dependente do governo federal como está sequer teria condições de impor esta maluquice.

A justificativa “não cola” e se verdadeira, pior: como é que se aceita uma tropa estrangeira, mas não se aceita as de seu próprio país?

O que prevaleceu, está muito claro, foi um cenário pronto para a operação de propaganda político-ideológica, a mais desumana e delirante que se poderia imaginar.

Propaganda que  se atolou na lama de Brumadinho.

 

Fernando Brito:

View Comments (45)

  • "não é pelo fato de serem judeus: valeria o mesmo se fossem turcos, javaneses ou extraterrestres."

    Brito, só o fato de você ter de fazer essa ressalva no texto mostra a insanidade a que chegamos: explicar o óbvio a quem não quer entender.

    • O próprio Estado de Israel tem que compreender que estará se arriscando a passar grandes vexames, se continuar a acreditar na prosopopeia de um governo tantã.

      • Uma pergunta: contaram todos os judeus para ver se não ficou nenhum perdido por aqui a caminho de Caracas? Outra perguntinha, se me permitem: embarcaram de volta a tralha que, inexplicavelmente, trouxeram, após perceberem que não havia em Brumadinho mulheres e crianças palestinas para serem assassinadas e mutiladas? Que pilantragem esse negócio! Está muito mal contado. Algo me diz que, nos próximos dias, teremos algum movimento armado contra o governo da Venezuela. E será com "equipamento de busca e salvamento".

  • Seria agir como os boçaisminions e seu ídolo, condenar esses militares. A culpa maior é do boçalnaro que incompetente e ignorante e desconhecedor da realidade brasileira e da capacidade dos brasileiros, quis "aparecer" em cima da tragédia. O que tem de idiota boçalminion postando suas imbecilidades no you tube e outras plataformas da rede, como diria o "velho deitado". não está no gibi.Um deles disse que o que aconteceu em Brumadinho é culpa do Lula. Desconhece o otário que quem entregou a Vale a preço de banana a interesses internacionais foi o tucano fgagac. Desconhece que quem "indicou" o atual presidente da mesma foi outro tucano, o aébrio.

    • Já está rolando um vídeo de um "soldado israelense" que resgata um bebê e chora comovido.

      Em verdade, trata-se de um soldado resgatando uma criança na Síria, há uns dois anos (imagens feitas pela norte-americana ABC).

      Goebbels não faria melhor que esses bolsominions.

      • Mas, me digam uma coisa? Não era esta turma que açambarcaram o poder através uma eleição fraudada que gostavam de dizer que o PT era uma lama só. Mas, é como dizem lá em Minas: quem deve a Deus paga ao Capeta. Tenho dó é dos flagelados.

        • Essa turma não tem a menor vergonha de mentir nas redes sociais, que são públicas. Imagine então as mutretas que são decididas nos gabinetes a portas fechadas.

  • artigo sereno, pra não colocar a culpa/responsabilidade sobre os soldados. De todo modo, boa viagem

  • A tática do Estado assassino de Israel deu muito errado, imagina a repercussão disso em Israel, onde a imprensa pode pensar e publicar o que acha correto.

  • Um escândalo não terem chamado as Forças Armadas brasileiras, que tem divisões inteiras super treinadas em busca e resgate de pessoas e corpos. Só na FAB, o Para-SAR, serviço de busca e salvamento, tem uma história lindíssima de trabalho. Indecente a safadeza de Bozo e seus asseclas mineiros, liderados pelo horrendo Zema. Pergunto: por que Mourão não se manifestou a respeito? ou os outros generais, tão tagarelas quando se trata de dar palpite em assuntos civis?

  • Este governo se atolou e se atolará mais, pois os paises árabes estão a mandar recados para estes bostas pararem de fazer discursinhos da mudança da capital de Israel para Jerusalém, ou seja, vai ficar ruim para a nossa pecuária exportadora. Estes idiotas estão brincando de WAR e de governar. O Bolsonaro acha que vestiu uma faixa de miss Brasil.

  • #SoltemLULA é nosso grito! Caracas, saudades demais do Lula, de sua fala, de sua inteligência, de sua generosidade e capacidade de nos unir. FREE LULA seus milicianos e togados abjetos!
    https://youtu.be/ObuDuM--wVM

  • Aguardemos agora a destemida força-tarefa de Israel para dessalinar nossas salgadas águas marinhas.

  • O desfecho da história israelense em Brumadinho já era esperada, como é esperado o desfecho da história dos socorristas brasileiros que lá se esforçam: tal qual o final da operação de resgate no Morro do Bumba em Niterói, ao final de um período se dará o final das buscas por impossibilidade de resgatar todos os desaparecidos devido à quantidade e extensão dos danos.

Related Post