Itaú baixa de 2% para 1,3% previsão do PIB. Grave a crise

Previsões econômicas costumam ser alteradas, não é novidade.

Mas é impressionante o grau de redução das expectativas para a economia divulgado agora há pouco pelo Banco Itaú, casa bancária de onde veio o até pouco tempo atrás presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.

É quase cortar à metade o que se previa no início do ano.

E, diria o outro, “por enquanto”, porque o banco diz que “os índices de confiança apresentaram recuo generalizado em março e indicam risco de arrefecimento adicional da atividade à frente.”

Ninguém descarte que logo estejamos perto do 0% de crescimento.

Sabe como é, o próprio presidente diz que não entende nada de economia.

O problema é que as nossas autoridades econômicas, ao que parece, também não, pois preferem apostar em fatores econômicos tipo “brilho nos olhos”, “instinto animal”e outras bobagens do tipo.

Fernando Brito:

View Comments (27)

  • O "posto Ipiranga" não passa de um posto de bandeira branca, todo encardido de graxa e que vende combustível grosseiramente falsificado.

    Mas talvez fosse isso que os empresários quisessem.

    • Bicho,não entendo o que passa na cabeça dessa turma.Veja junho de 2013...pra que aquilo,porque aquilo?É muito ódio e o ódio alem de bestializar emburrece.O PT deveria ter taxado a gente rica,feito auditoria da dívida pública e fez o contrário;desonerou demais,esqueceu a dívida pública e o pior:afastou-se da periferia despolitizando,desmobilizando. Vi isso em 2002 já.Por isso após a eleição de LULA optei por me desfiliar sem rancor pra não levar desavenças internas devido minha boca grande e suja e fui ser um militante na periferia entre os boias frias trabalhando triplicado pelo que acredito e defendo.

      • Sobre o ódio, é como diria o Spock do "Jornada nas Estrelas":

        - Ilógico, pensaram com as glândulas.

      • Continuaremos por um bom tempo pagando pelos erros cometidos pelos pts.Esse mesmo erro repetiu-se com os fardados , a mídia e os togados.
        A vida ensina ,mas,será que teremos outra chance?

        • Outra chance teremos, pois os ciclos se repetem com o passar do tempo.O Brasil é um país fertil em gerar mártires, por exemplo, já tivemos Antônio Conselheiro, Zumbi, Tiradentes, Vargas, JK e agora Lula.Em outras nações, como a França, não foram necessários tantos para que o povo se levantasse, aqui, não sei quantos mais.

      • Se fizemos o que fizemos, "impicharam" a Dilma, ameaçaram prender Gushiken, prenderam Genoíno, (Genoíno!), Dirceu, João Paulo e até os "amigos" Palocci e Delcídio e decretaram a perpétua de Lula, o que fariam se por exemplo copiássemos a fiscalidade nórdica com alíquotas que chegam a 50,70, 80% da renda? Paredão, gulag, genocídio?
        O Brasil é um país em que a palavra reforma social tem o valor de uma revolução social. Sem as ruas, sem os 70% do nosso lado (os que querem justiça social e democracia) não faremos nada. A revolução fica da porta de casa para a rua. E por hora nosso quinquilhoes de trilhões de bytes não tem movido essa gente.

          • ...e se esfumou.... Popularidade muitas vezes é um fenômeno inorgânico, desorganizado, reactivo e atomizado. Ditaduras totalitárias de direita e de esquerda, seus líderes, também eram figuras que detinham altos índices de apoio das massas....e também esse apoio se esfumou tão logo cairam suas ditaduras e seus lideres.

            O que temos que ter é um alinhamento político, ideológico e de interesses sociais orgânicos, organizados em torno de partidos, sindicatos e movimentos sociais, únicos instrumentos existentes, válidos e provados até o dia de hoje (se inventarem outras instituições quaisquer mais eficaz e mais bem organizada que represente os interesses das maiorias sociais e a que são os interesses dos trabalhadores serei o primeiro a defendê-lo, antes disso não)

    • Guedes e Bolsonaro põem água no tanque de gasolina do carro dos bombeiros e gasolina no hidrante.

  • tem aquele famoso ditado que diz que se as pessoas soubessem como são feitas as salsichas não as compravam. O mesmo vale para as projeções do mercado. São feitas na abertura do pregão e não ficam de pé até o almoço. São piores que aquele jornalista da Reuters que dizia que se o sr. editor quiser eu modifico e alivio..

    • rssrsrsrs....verdade...me lembro que em 2008 antes da quebradeira de vários bancos americanos, as tais agencias de risco viviam dando nota A para tudo quanto era investimento duvidoso....Algumas foram até processadas depois disso...Resumindo: o mercado financeiro é cheio de "mães Dinah", videntes, cartomantes etc...etc...(com o devido respeito a esses profissionais....).

      • vivem do respeito injustificado que o distinto público desavisadamente lhes concede.

  • É. Aí, do brilho nos olhos eles passam para o "realce" e tudo vai bem. Mas, quem vai ao mercado comprar tomates, por exemplo, sem cheirar nada, percebe que a coisa está ficando complicada.

  • A estratégia do governo para o estímulo ao crescimento econômico, é baseada em 3 “importantes” fatores, como diria o publicitário de botequim, Nizan Guanaes:

    “Previdência, Previdência, Previdência”.

  • E como erram sempre pra cima quando o governo é conservador, espera-se do Papai Noel um saco murcho se tivermos sorte ou vazio como pode-se esperar.

    • Acho que Papai Noel, esse ano vai ficar lá pela Europa mesmo....Sem chance dele dar uma volta aqui no sul.

  • Itaú manda o primeiro tiro de advertência: Ou faz aprovar a nossa sonhada capitalização (mais de 300 bi para os bancos anualmente) ou vamos abatê-lo. Míriam PiGão sendo atiçada, já já vão soltar a coleira dela para pular na jugular do Bozo...

  • O Paulo Guedes disse ser mais inteligente que os outros, kkkkkkkk, prepotente ele é, mas confundiu interesse pessoal com interesse nacional. Esperto para ele mesmo ele é. O povo é que se lixe.

  • Hoje ao abastecer o carro , me enterar do preço da gasolina e berrar contra a mãe(coitada) do miliciasno ,o frentista me diz " eu votei nele ,mas, me enganou" .
    Fui obrigado a dar os parabéns pela sinceridade, finalmente foi o primeiro eleitor do asno que ví assumir seu erro.
    O desastre continúa seu roteiro.Nada que não fosse previsto ,nada a esperar de incompetentes imorais,que não tem nem sequer talento para maquiar suas intenções de nos tornar uma colônia.
    Lembro de falar lá pelo 2015 que o propósito do GOLPE era nos submeter a um processo de "africanização".
    É o que seremos ,uma bela e conservadora colônia produtora de matéria prima ,para o deleite dos senhores do Norte.
    Que isso não aconteça ,depende de nós.

  • Quanto mais o mercado se ferrar, mais rápido ASNOBOZONAZI, será ejetado.

Related Post