A pergunta cortante é do mestre Janio de Freitas, sobre a prática contumaz da hipocrisia em que vem se especializando o candidato do PSB, Eduardo Campos, que danou a dizer só o que agrada o conservadorismo.
Poderia, sem dificuldade, ter dito que essa é uma decisão que a Justiça terá de tomar, sobretudo agora que lhe são apresentados, concretamente, casos escabrosos como o da tortura, morte e ocultação do cadáver do deputado Rubens Paiva e do atentado do Riocentro.
Mas preferiu se lambuzar dizendo que é contra o reexame das responsabilidades por crimes de lesa-humanidade.
O discurso do “revanchismo” é apenas dos que o usam para ocultar, também, a verdade.
Atividade na qual Campos vem se mostrando dedicado aprendiz.
Muito à vontade
Janio de Freitas
A definição de Eduardo Campos contra qualquer mudança na Lei da Anistia, para possível punição legal de criminosos da repressão, divide-se em duas partes bem distintas. Na primeira, o pré-candidato à Presidência adota o chavão dos militares acusados de tortura, assassinatos e desaparecimentos: “Acho que a Lei da Anistia foi para todos os lados. O importante agora não é ter uma visão de revanche”. Na segunda, Eduardo Campos reforça, por um dado pessoal, a sua identificação com aqueles militares: “Falo isso muito à vontade porque a minha família foi vítima do arbítrio”.
Uma das maiores vítimas imediatas do golpe em 1964 foi Miguel Arraes, então governador de Pernambuco. Retirado do palácio sob a mira de armas, Arraes foi preso e, depois dos maus-tratos esperáveis, deportado para a ilha de Fernando Noronha como prisioneiro sem condenação e sem prazo. Quando, afinal, pôde voltar ao continente e à vida civil, a iminência de nova prisão levou-o a asilar-se e daí ao exílio.
Eduardo Campos é neto de Miguel Arraes. Por isso diz estar “muito à vontade” quando subscreve o pretexto da “anistia para os dois lados”. Nas duas condições, está, portanto, desafiado a indicar os crimes de que seu avô foi anistiado. Os crimes cuja anistia justifica, no que lhe cabe, a anistia do lado dos que o prenderam depois de o derrubarem do governo conquistado pelo voto e exercido com o que sempre se achou ser impecável dignidade.
No exterior, residente na Argélia e depois na França, Arraes integrou a oposição ativa à ditadura brasileira. É possível que, do ponto de vista de Eduardo Campos, oposição ao regime dos generais ditadores fosse prática criminosa, como os próprios consideraram. A identificação de Eduardo Campos com o pretexto usado pelos militares reforça tal hipótese. A ser assim, porém, sua pretensão a concorrer à Presidência de um regime democrático não poderia ser vista senão como farsa. Farsa perigosa, como sugerem as identificações que exibe.
Não menos sugestivo é que esse mesmo Eduardo Campos integra, com os seus conceitos, o Partido Socialista Brasileiro. Vê-se que aprecia essa coisa de “para todos os lados”. Mas, se não tem fatos a narrar que justifiquem a anista de Arraes como compensação para a anistia do “outro lado”, então Eduardo Campos está manchando a história de um homem honrado. Da qual e do qual até agora só tirou proveito: sem ambas, não se sabe o que seria, mas por certo não teria sido o que já foi e não seria o que é.
28 respostas
Tá com cheiro de que vai jogar a toalha.
Essa é a maior trairagem do Eduardo Quem?, trair o avô para agradar a direita. Talvez seja a nova maneira de fazer política que ele aprendeu com. Marina Tartaruga sem Casco.
É espantoso como Eduardo Campos consegue se mostrar de forma pior do que imaginávamos. Além de traidor e oportunista, ao jogar aos leões quem sempre o apoiou politicamente,cospe agora sobre a história do próprio avô! Assume-se portanto, como bem cabe aos pretensiosos,como canalha! E Jânio de Freitas, para variar, certeiro!
Este ‘cidadão’,que só deixou pepino aqui no Estado,é um traíra cruza de
Domingos Fernandes Calabar(nos traiu e passou-se p/os holandeses,no iní-
cio do século XVII)e Joaquim Silvério dos Reis, mais conhecido e mais
recente,traidor da Inconfidência Mineira,principlalmente de Tiradentes,
no século XVIII.Seu nome:Eduardo Calabar Reis Neves,o último sobrenome
pela semelhança com Aécio Campos,como muito bem definiu Ricardo Kotscho.
O cearense Miguel Arraes pernambucano de alma e coração não merece a traição do Neto.
Depenou o Dudu! José Saramago estava certo. Para se conhecer uma pessoa ou coisa, deve-se olhar pelos 360º. Esse Dudu! Quando perder seu uso, vai para o lixo da história.
E pensar que Lula preparava esse calabar para ser o candidato em 2018.
Traduzindo: Eduardo campos = TRAIDOR
Traiu Lola, traiu Dilma, traiu o senadorzinho do Leblon, e agora trai seu avô.
Com a palavra LUIZA ERUNDINA de SOUZA
Essa “nova política” do Dudu cheira a mofo.
Eduardo campos e marina nao tem projeto nenhum o unico e’ atacar a dilma mas sao fracos no que fazem ela(marina) nao conseguio nem registrar seu partido e ele nao alavanou poblemas sociais em pernanbuco e’ fraquinho.
Eduardo Campos é uma galinha atucanalhada covarde.
“ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS ‘MERCADO’ & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS CORRUPTOS INIMPUTÁVEIS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! “O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
No artigo ,Janio de Freitas desnuda com maestria o caráter ( ou seria a falta de )do candidato pelo PSB. Dias atrás tentei ( sem sucesso ) localizar texto antigo do articulista ( final do desgoverno do Príncipe da Privataria ), no qual , profeticamente ,escreve sobre o caráter do candidato tucano , então presidente da Câmara. Fica como sugestão ao Tijolaço a tentativa de encontrar essa pérola.
Se o Eduardo Campos tivesse um mínimo de honradez, depois de ler este artigo do Jânio de Freitas, desistiria imediatamente de concorrer a qualquer cargo eletivo.
E mais não precisa ser dito.
Reclamamos de Dilma porque ela pega leve para poder governar. Este menino antes de ser presidente já lustra a bota dos financistas e poderosos, imagina no governo. Outro fhc nem pensar! Fim de netos e filhos de antigos políticos, caráter não é hereditário.
Arraes passou algum tempo em Fernando de Noronha e depois foi para a Argélia, onde ficou ainda mais rico com negócios de petróleo. Em programa de TV, o entrevistador perguntou sobre as transações com petróleo que ele realizava. Arraes se levantou na hora e deixou o programa. Alguma coisa ele escondia.
Ele foi preso, mas os carcereiros permitiram que ele saísse da prisão para o casamento da filha, hoje ministra do TCU.
Depois desta gostaria que o grande Ariano Suassuna nos esclarecesse em que Eduardo campos é BRILHANTE?
na careca.
Ariano é outro da direita. Contra Lula e Dilma, em suma: contra o povo. Não a tõa a globo fez filminhos com as estórias dele. Comprou a consciência do mesmo. Lixo.
Nunca chame golpistas de militares, militares respeitam a lei e a hierarquia, nunca depõe pela armas um governo democraticamente eleito. Chame corretamente, não passam de “civis fardados”. O Militar perde automaticamente esta condição ao aderir ao golpismo. A partir de então é um criminoso comum.
Na mosca!…..
Eduardo Campos é um oportunista dos mais safados, usa o próprio avô, para justificar uma anomalia que é a lei da anistia no Brasil.
Total desprezo à esse senhor.
A cada dia que passa fica cada vez mais provado que a TRAIÇÃO está profundamente arraigada na natureza deste indivíduo, que como bem disse Jânio de Freitas, se não fosse pelo avô e, mais recentemente, por Lula seria um zero à esquerda na vida pública. A traição está em seu coração e em sua mente. É um energúmeno que não merece confiança nem dos seus aliados.
Como o PSB vai reagir a esta guinada conservadora? Erundina e Roberto Amaral vão subir no palanque e sorrir ao lado deste farsante??
Estou a espera da manifestaçao da querida Erondina. Foi dificil ser vice do Haddad por causa do Maluf e agora??????Estou esperando, ou vira-virou tudo e nos somos direita e essa corja agora é esquerda.
com a palavra. a família arraes.
hora da entrevista bomba.
quem se habilita?..
ninguém quer lavar a honra do vovô?..
ou estão todos com esse campos?.. duvido.
..
cartas para o tijolaço. [ hehe. he.
..