Janio e a coação do PMDB sobre Dilma

 

Dificilmente se encontraria para descrever as circunstâncias políticas por que passa, com grandes dificuldades, a Presidenta Dilma Rousseff do que aquela contida no artigo 158 do Código Penal: “Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa”.

 

Substituída a vantagem econômica por política – e nem sempre se substitui, como sabemos – a narrativa penal é precisa.

 

Levada a este ponto por erros próprios do isolamento, sim, mas todos eles  pequenos ante a guerra político-midiática que destroça a economia e não se deteve nem mesmo com o resultado das urnas, é assim que se tem de avaliar e definir os caminhos políticos de sobrevivência da democracia e de nossos direitos. A construção de um ambiente histérico de moralismo que – a começar pela ação dos jornais sobre a classe média – prescinde de provas e seu julgamento, ironicamente, favorece a exacerbação dos mecanismos de sobrevivência política que, alegadamente, se diz combater.

 

E, então, o governo cede e dá parcelas de si próprio senão, na expressão popular, como diz Janio…

 

Ou desce

Janio de Freitas, na Folha

Na aparência, um PMDB que decide salvar o “ajuste fiscal” e o governo, curvando-se a dezenas de vetos presidenciais a medidas só aprovadas pelo Congresso porque sustentadas pelo mesmo PMDB. Na realidade, uma chantagem política, urdida passo a passo, por meses, até o governo sentir-se em sua penúltima hora. E entregar, entregar-se, ao PMDB que lhe disse o que queria e o que fazer, para ser salvo na salvação do seu “ajuste”. O PMDB em plena forma.

Visto como um gesto altruísta de Michel Temer, ou de ressentimento desse peemedebista com ares de esfinge, a recusa em fazer indicações na mudança do ministério foi, de fato, o abandono de Dilma às feras: “negociação”, só com a bancada na Câmara. Além de feras peemedebistas, centuriões de Eduardo Cunha. Jogo decido antes de começar.

Para esse PMDB, impeachment ou não, pouca diferença faz. O PMDB deu-lhe uma derrubada como efeito colateral, na ocasião mesma em que Aécio propalava negociações para a adesão dos peemedebistas à derrubada de Dilma. Tal efeito não alivia tanto as expectativas de Dilma, porque suas possíveis dificuldades vêm mais da Justiça Eleitoral e do Tribunal de Contas da União do que de Aécio e seus aprendizes de golpistas. Alteram, porém, o confronto de forças políticas, em favor de Dilma.

Certa turbulência continua, no entanto. Mas com o PMDB instalado em conforto no governo, sobre um colchão de R$ 106 bilhões da saúde e outros bilhões menos visíveis e também divisíveis, a configuração geral fica menos agitada e menos difusa. Por quanto tempo, só o PMDB poderia sugerir. E não diz.

Fernando Brito:

View Comments (12)

  • Alguém já disse que só 3 coisas são certas nesta vida:
    a morte
    os impostos
    e o PMDB no governo.

    • pode acrescentar mais um poste na presidencia e um partido covarde ,safado e que agora virou entreguista tambem.

      • Tenha, pelo menos, respeito pela Presidenta Dilma, já que a coragem dela tu não tens, não é? "Mineiro"

  • Acho que no Chile também existe Aécios & cia:

    Bachelet desmintió los rumores de renuncia

    "No veo ninguna razón para renunciar, ni quiero renunciar", afirmó ayer tajante la presidenta de Chile, Michelle Bachelet, al hacer frente a los rumores que especulaban con la posibilidad de incumplir su mandato —concluye en marzo de 2018— dada la baja aprobación que muestran las encuestas.

    http://www.elpais.com.uy/mundo/presidente-bachelet-desmintio-rumores-renuncia.html

  • Bom dia,
    como esse blog e demais defenderam o " temer" dizendo que era um santo que ver agora. Em meu comentário de balcão fiquei meio perplexo como o PMDB comportou-se em seu primeiro mandato e agora atira as ovelhas nas covas dos leões. Vamos acorda, a Presidenta tá cercada e lutando bravamente contra esse bandidos que assumiu o Brasil.

    • o pmdb nunca gostou do pt e da dita esquerda, foi jogo de interesses. porque todo mundo sabia que o lula iria vencer as eleiçoes, e o escroque do pmdb bandiou para o lado deles. e esse vice pres. é o pior deles , nao tem diferença nenhuma dos outros . a verdade é uma so ta todo mundo doido pelo poder e esta sentido que podem entrar pela portas dos fundos. o pmdb ajudou na demoliçao dos patrimonio , ajudou o fhc maldito a privatizar tudo, precisa mais de alguma coisa.

  • Convém lembrar a todos,que o PMDB,faz parte da coligação de governo.As características que possui no momento,não são muito diferentes das que sempre tiveram,ou seja,um bando de oportunistas com poucas exceções.O que o PT tem de fazer,é ter "TÁTICA",e isto é o que está observando somente agora.Partidos sob a DITADURA DA SOCIEDADE DE CLASSES BURGUESAS que não tem táticas,vai pro brejo.Não vão em hipótese nenhuma,assumir o PODER,porquanto somente se assume o PODER,pela força.O resto são argumentos de " DEMOCRATAS ",que não ousam confessar que a tal DEMOCRACIA DE CLASSES,somente protege de fato,A CLASSE DOMINANTE.OS GREGOS,QUANDO A FUNDARAM,CONTINUARAM COM escravos e suas mulheres andavam " OLHANDO PARA O CHÃO "!

  • vamos fazer uma analise pelo que eu venho acompanhado dos blogs progressistas alguns. porque eu so acompanho noticiario atraves dos blogs progressistas. eis a questao que todo mundo vinha alertando la atras, que o pt virou tucano , se acovardou diante do pig , nao lutou por nenhuma reforma inclusive uma das principais , a lei de medios. e para piorar tudo porque pra fim foi a chave de disso tudo , foi no episodio da sathiagara , o que o bundao do lula enfiou para debaixo do tapete e anulou as acoes da pf , mp contra os poderosos. que ate aquele momento invesigava tudo , nao so do pt bundao. e depois foi esse poste ser pres . do brasil , ai a coisa desandou , pra começar foi fritar bolinhos no pig mor , depois jantou com a falha de sp. ela so pos gente nos min. a maioria da direita . ela vem enfiando o pe em nos desde o primeiro mandato. ai para desandar de vez usou os movimentos sociais e nos todos para ganhar as eleiçoes e uma banana para nos, e por fim a derrota na disputa da pres. da camara e caminhou para isso que nos estamos vivendo hoje. um desgoverno acuado , sem açao , sem moral e sem coragem para dar uma virada. em resumo nessa simples avaliaçao é isso. logico que tem mais coisas , mas so os profissionais para analisar.

  • A teoria de que a corrupção no Brasil começou com o PT à 13 anos atrás, que muitos, mas não maioria do PT tenha sido pego em operações da PF e exemplarmente condenados, durante 13 anos de investigações, de operações da PF autônoma há 13 anos, e do MP independente há 13 anos. Tem comparação por ai, sugerindo entregar para quem vendia estatal à preço de banana, quando não existia compra de apoio político em nenhuma esfera de poder, nem re-eleição, combateu-se corrupção na Petrobras desobrigando a realização de licitação. Coisa de gênio. E o pior, não tinha investigação da PF, do MP, nem barulho na Imprensa, reinava a tranquilidade de não saber como, quem e de onde vem os Bilhões da Corrupção, deputados e senadores não caiam por falta de decoro. Zombavam da sociedade e do Judiciário, nessa época, antes do PT, deputado justificava na tv a origem de grandes somas em dinheiro em suas contas pessoais como contemplação milionária das loterias da CEF por duas vezes, só fazia um barulhinho rápido.

  • Ministro Teori do STF, salve o Brasil dessa ameaça antidemocrática, com risco de perder as importantes conquistas dos último 13 anos, o que penaliza de forma cruel o nosso povo. Prove ao mundo que quem manda neste país é a Carta Magna, da qual V. Excelência é um dos guardiões. Não permita que a mídia infiel e, a serviço de grandes grupos de investidores especulativos e corporações poderosas, mal intencionadas e golpistas interfiram na vida de nosso país. Suspeitos que representam risco de retrocesso para o nosso país e, que pululam na Câmara de Deputados e Senado, são a grande ameaça à ordem pública do momento. A legalidade é a maior arma do povo brasileiro e, está em vossas mão, já que a soberania do voto livre está ameaçada por Eduardo Cunha e seus seguidores.

Related Post