Agora que Sérgio Moro substituiu o justo pelo feroz como atributo mais necessário a um magistrado, parece que deixamos, definitivamente, o terreno do bom-senso para viver numa república de razões absolutas, onde o dogma da religião punitiva substitui, com folga, a demonstração de sua lógica.
Janio de Freitas, hoje, mostra em sua coluna na Folha o completo non-sense da investigação aberta por Teori Zavascki contra a presidenta Dilma Rousseff e Lula por uma suposta obstrução à Justiça que, paradoxalmente, seria levar o ex-presidente a ser julgado não por Sérgio Moro, mas pelos Ministros do STF.
Quer dizer, então, que ser julgado pelo STF é uma forma de impedir que se faça Justiça?
Dilma e Lula não tentaram obstruir Lava Jato
Janio de Freitas
O juiz Sergio Moro proclamou sua competência –no sentido de poder, direito– para julgar Lula e outros por obstrução à Justiça, em especial à sua Lava Jato, na pretendida e frustrada nomeação do ex-presidente para o ministério de Dilma. Ninguém duvida, Deus nos livre, da competência reconhecida ao jovem juiz para mandar prender, engaiolar pelo tempo que quiser, acusar do que queira, julgar, condenar, dar liberdade a criminosos delatores, seja quem for o seu alvo. Competência a que o Supremo Tribunal Federal se curva mais uma vez, autorizando o inquérito contra Lula e Dilma.
Já que seria fútil lembrar outros respeitos devidos, talvez se possa ao menos mencionar um respeito modesto e, ainda por cima, desvalorizado. É o respeito à palavra, a essa pecinha generosa da linguagem em que nos desentendemos.
Dilma e Lula não fizeram e não tentaram fazer obstrução à Justiça, nem sequer à Lava Jato. Obstruir, aplicada ao caso, seria obstar impedimentos, totais ou parciais, efêmeros ou definitivos, à efetivação de procedimentos judiciais. Mas ministros não desfrutam de imunidade. Por lei, bem entendido, que não faltam outros caminhos –estes, fora do alcance de Lula, Dilma e qualquer petista.
Se nomeado ministro, inquéritos e possíveis julgamentos de Lula não seriam evitados nem sustados em seu decorrer. Apenas subiriam de instância no Judiciário, passando a tramitar no Supremo Tribunal Federal. Não mais na mesa, nas gavetas e nas celas do juiz Sergio Moro em sua primeira instância.
Para cima ou, como no mensalão do PSDB mineiro, para baixo, a mudança de instância é um direito das defesas, muito comum. E procedimento previsto nas normas dos processos em geral. Atribuir obstrução a Dilma e Lula por ato que mudaria a instância de eventual processo é, para dizer o mínimo, alegação sem fundamento. Inverídica.
A menos que as palavras e seu sentido também já estejam na competência do juiz Sergio Moro.
21 respostas
No Brasil de 2016, as togas tomaram o lugar das fardas de 1964.
O mensalão tucano do Eduardo Azeredo não foi julgado no stf por obstrução da justiça ou por que não vem ao caso ? A lógica da justiça nacional é muito mais do que o NÃO VEM AO CASO é simplesmente que a JUSTIÇA É SELETIVA E NÂO VALE PARA TODOS IGUALMENTE.
Ocorre que o Vovô Teoria da Pipoca…de tanto comer pipoca, pela gordura saturada e pelo sal, obstruiu as artérias e está à beira de um aneurisma cerebral… Traduzindo, falta aeração e está “caducando” de vez. Dai acrescentou à teoria da Pipoca do stf a teoria da “Poesia do Moro”…Moro, num país tropical…abençoado por Moro…e Jurídico por Natureza, mas quê beleza…E como a Teta Toga foi homologada até os 75 anos, imaginem as asneiras que estão por vir…Haja ouvido pinico, pra tanta merda jurídica!
Versão do “Moro”:
…Moro, num país tropical…abençoado por EU…e Jurídico por Natureza, mas quê beleza…quê beleza…tem carnaval, no STF…sou o Moro e tenho uma “filha” chamada ju$$$tiça…eu sou o Moro e não RESPONDO pra ninguém, por isto eu sou o Moro e faço o quê entendo BEM!…Moro…num país tropical…abençoado por EU !!!
É o reino do poder absoluto, indiscutível e descontrolado. Um dia, esses que o criaram também sucumbirão porque nada pode se interpor no caminho dos reizinhos absolutistas. Nem lei, nem justiça, nem parlamento, nem constituição, nada. Será interessante e instrutivo ver os próximos capítulos. Destruído o PT, irá o reizinho ficar satisfeito com um papel na novela das nove? ou uma presidência do STF? duvido. Uma vez instalado o vírus do absolutismo, nada deve parecer suficiente a esses tipos.
DEVEMOS AVISAR AOS NAZISTAS DE TOGA QUE NÃO SEREMOS PACÍFICOS COMO FORAM OS JUDEUS,RETALIAREMOS ATE QUE NOS MATEM OU OS MATEMOS.
E porquê tua achas que o Kojak Pcc da Ju$tiça quer “armar” mais o Brasil Deles???
Estamos chegando no limite, não dá mais para aguentar tanta injustiça e hipocrisia.
A quem iremos nós???
Nos resta somente uma saída, e não existe e nem existirá alguém que poderá nos OBSTRUIR.
Quem viver verá.
Genaro
STF – Tem lado
Nada aconteceu aquele pessoal do ,” vamos estancar aquela porra “ . Em nenhuma instância , nenhum procurador sugeriu inquérito sobre o assunto .
Sabemos porque , os senhores ministros do STF e o procurador geral temem a aceitação pelo presidente do senado , Renan Calheiros de abertura de impeachment dos pedidos que chegam lá , e não foram poucos os rejeitados e sim todos os rejeitados . Essa parceria tem que acabar e a única saída e o voto ou mesma a participação representativa de 1/3 de cada setor da sociedade em listas com três indicações , mantendo se nos modos atuais os ritos , excetuando se aceitação á abertura de impeachment a ser regulado fora do senado.
Desvincular , desatrelar o indicado dos fatores pol´ticos e manobras por eles realizadas , o pedido poderá ser feito por iniciativa popular , pelo congresso , e pelo pleno .
Do jeito que as coisas estão hoje esse político partidário do STF não permite que exista isenção jurídica , imparcialidade . Enfim respeito e defesa da constituição .
As reformas políticas e do judiciário se fazem necessário . O STF tem lado . Partido do Bolso.
A Mídia e seu capataz Moro se adonaram do Brasil porque temos um stf medíocre, incapaz, golpista, covarde, acoelhado que permite que isso aconteça pois esse só tem preocupação com seu, cada vez maiores e polpudos rendimentos. Se stf fosse extinto em nada afetaria a população, pelo contrario teríamos poupado altos recursos financeiros. Francamente, o Brasil não merecia um destino tão vergonhoso.
É verdade. Ele disse que o STF é incompetente. E o STF ratificou. Vai entender.
Republiqueta de Bananas tem judiciário de m… fanfarrões que vivem no luxo e na hipocrisia! Covardes lambe-botas a troco de migalhas!
O TCU, e todos os TC´s tribunais de contas não são coisa séria.
A escolha para os tribunais superiores não é coisa séria.
A urna eletrônica não é coisa que se leve a sério.
As regras para escolhas republicanas do STF não é… vc sabe o que não é.
As tais Agencias de Regulação, ANEEL, Anatel, Anvisa, CVM e algumas outras não são absolutamente reguladoras do interesse dos usuarios/consumidores e portanto nao é coisa minimamente séria.
O BC, ou por outra, BACEN é um mix de Ari Toledo com Tiririca.
O processo de impixment todo o mundo ja viu que não é coisa séria.
Porem o eixo Temer/Cunha/PGR/Stf, que passa pelo Jardim Botânico no RJ, é coisa muito séria.
Resumindo tudo: as instituiçoes estão funcionando.
É GOLPE!
TODO MUNDO SABE, INCLUSIVE O STF!
***
É golpe de estado e quem diz é o STF, por Diogo Costa
QUI, 18/08/2016 – 16:03
(…)
FONTE [LÍMPIDA]: http://jornalggn.com.br/blog/diogo-costa/e-golpe-de-estado-e-quem-diz-e-o-stf-por-diogo-costa
No ultra pessimista comentario acima, faltou dizer de fato que o Congresso entre nós, na sua gênese, composiçao e modus operandi nao é melhor que os outros ali.
Eu quero nova Constituinte, soberana!
Em 1987, 88 estavamos na ressaca de um longo desastre.
E nao havia internet mas a Constituinte afinal saiu.
Ora, considerando que não ha nada mais forte que as ideias, que um piramidal desastre se aproxima e considerando que temos a internet…
queremos Constituinte e soberana para dar um ar de decência minima as instituiçoes.
FB, na minha opinião sabe o que está acontecendo com nossos juízes(e juízas) do STF?: Eles/elas estão “magoados(as)”, pois numa das falas de Lula, ouve-se o seguinte: “eles estão todos acovardados”, referindo-se aos/as ilustres ministros(as)…Lembra?
É esse o ódio que impera no mundo e que, de uns tempos para cá, está contaminando inúmeras pessoas no Brasil..!
Estamos vivendo a era do ódio. Infelizmente.
Obstrução à justiça do Paraná, que certamente tem uma hierarquia superior à Constituição do Brasil.
Além do mais, provas são meros detalhes, afinal a literatura jurídica permitirá condenar Lula sem elas.
Falta de um macho nesse Brasil para dar um basta nos usurpadores de poder. Numa altura dessas do campeonato, até um de farda, desde que defendesse os interesses do país.
Moro ´juiz de primeira instância.
Ainda vai ter de segunda e de terceira: haja holofote pra gaiato pernóstico…
É um monte de menino amarelo criado em apartamento, CDF de concurso querendo ter pela igorancia juridica, o que os grandes só obtiveram pelas balas: a imortalidade.
Em dez anos, Moro talvez não seja nem nome de curso pre-vestibular…
O Morão e o Janota ordenam ao Teoria do STF: Abra processo contra Lula e Dilma por obstrução da justiça! Mas o Teoria, sem entender nada, pergunta: – cuméquié? Aí o Morão explica: Ô Teoria, tô dizendo que se o Lula for ministro, o caso contra ele sai das minhas mãos e vai para as suas, e eu não confio que você vai agir contra ele como eu agiria. Você e o STF obstruirão a (minha) justiça. Entendeu agora?
Aí o Teoria, depois de matutar e teorizar muito e de consultar a opinião publicada (do PIG), resolve a questão: veste a carapuça, põe o rabo entre as pernas e decide abrir processo contra Lula e Dilma por ‘obstrução da justça’.
complementando: Ao mesmo tempo em que assume que o STF é instância que obstrui a justiça (do Moro) ,Teoria vai pra cima de Lula e Dilma, para mostrar que não obstrui a justiça (do Moro).
Será que o Teori vai mandar investigar a si mesmo e ao STF, já que na tese por ele acatada ao abri inquérito contra Lula, seriam eles próprios – os juízes do STF – os obstrutores da justiça?
A tese é tão ridícula e descabida, que é inacreditável que esse juiz do stf tenha vestido a carapuça e acatado o pedido absurdo feito pelo pgr, o inacreditável Janot. Para ser verdade, primeiramente se assumiria que o STF é uma instituição obstrutora da justiça! Depois, se admitiria como verdade que presidentes da república nomeariam ministros, não para exercerem suas complexas atribuições de ministro de estado, mas para blindá-los de punições penais, e com a cumplicidade do STF! Mas, se assim fosse, como explicar o fato de que não houve até o momento, nenhum pedido semelhante do PGR, e nem decisões do STF, para barrar nomeações e abrir processos contra os diversos ministros do interino Temer, que foram citados ou delatados na Vaza Jato? E como sustentar a existência de toda essa ‘estratégia’ arriscada, que teria sido usada para blindar Lula, se Dilma estava para ser afastada do cargo no processo (golpista) do impeachment, que então já estava bem adiantado na Câmara, após o qual todos os seus ministros seriam (como foram) imediatamente exonerados? Ah, mas se Lula se tornasse ministro, dizem os acusadores, Dilma poderia obter maioria no Parlamento e derrotar o impeachment… Tchan, tchan, tchan, tchan! Chegamos no ponto: o que se tentou de fato, ao barrar a nomeação de Lula, foi garantir o impeachment dela, pois Lula fortaleceria o governo Dilma. O que incomodou mesmo aos acusadores não foi a fantasiosa e inexistente obstrução da justiça, mas sim ao que julgaram ser a tentativa de obstrução de um golpe de estado.